Sunday, April 29, 2012

A mulher sábia edifica a sua casa!


A paz do Senhor a todos, nossa palavra hoje se inicia em Provérbios 14. Onde no verso primeiro temos: " Toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas tola derriba com as suas mãos. " Existiam muitos sábios no passado, mas havia um homem muito especial, escolhido por Deus o qual também era um grande sábio, seu nome era Salomão, sua sabedoria vinha exclusivamente de Deus. Salomão, sempre buscava falar sobre as mulheres e diretamente para elas. Ele entendia um pouco sobre mulheres até porque,  possuiu 1000 esposas, e algumas delas,  infelizmente,  perverteram o coração de Salomão, o qual passou a adorar deuses diferentes do nosso Deus.
A mulher possui muitas qualidades, uma delas a habilidade do convencimento, suas qualidades podem ser usadas para o bem ou para o mal. 
Sabemos que, qualquer pecado é condenável, e se houver um arrependimento sincero, Deus perdoa, porém, existem dois tipos de pecados que marcam a vida do homem para sempre, mesmo havendo a liberação do perdão da parte de Deus. Que são, a desonestidade e a infidelidade. 
Como vimos acima, Salomão, fala sobre a mulher no casamento, a mulher sábia, é aquela que teme a Deus, ela sempre toma cuidado com suas decisões e atitudes com a sua família, e muito menos passará pelo caminho do adultério.
Como viram com Davi, o seu pecado de adultério, não foi cometido de um dia para o outro, ele foi tentado dia após dia, teve tempo para pensar e tomar o impulso de partir para a conclusão do pecado dele. Deus é totalmente contra o adultério, inclusive sendo um crime perante a lei do homem. 
Podemos colocar que a mulher sábia, faz da casa dela um paraíso. Existem pessoas, que não conseguem lidar com a questão do adultério, não conseguem perdoar o companheiro (a), não é um perdão fácil de ser liberado, é muito difícil esquecer o sofrimento de passar pelo o adultério.
I Coríntios 7: 01-09 " Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher, mas por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. O marido pague à mulher a devida benevolência e da mesma forma sorte à mulher, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem -no a mulher.
Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração, e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tentes pela vossa incontinência. 
Digo, porém, isso como que por permissão e não por mandamento. Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo, mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira, e o outro de outra. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se. "
Aqui nos ensina sobre a regra do casamento. No verso 6, Paulo, não nos diz que o casamento é obrigatório, mas ele aconselha, aos que não conseguem ficar só, que se casem, para que não vivam em pecado. 
O solteiro que pratica o ato sexual, vive o pecado da fornicação, quem é casado e pratica o ato sexual fora de seu casamento, vive o pecado do adultério. Os dois tipos são pecados de prostituição e Deus pesa a mão sobre. 
Ao casal que realiza a separação de corpos, ou seja,  deixa de ter uma vida sexual ativa por um determinado tempo, não por motivo justo de período de consagração a Deus, mas por outro qualquer, está abrindo sim, uma grande porta para que Satanás entre no meio do relacionamento. Na maioria dos casos, ele induz o pecado da prostituição e do adultério na vida do casal.
Jezabel era uma mulher que matava os profetas de Deus, era muito bonita e atraente, usava de sedução, para fazer os homens caírem nos caminhos de Deus, e os matarem. Hoje, existem muitas mulheres com o Espírito de Jezabel e estão levando muitos crentes com elas.
A mulher sábia faz da sua casa um paraíso, os filhos, o marido, tem prazer de estar com ela, de desfrutar de momentos agradáveis em família, no ceio do lar.
Entendemos paraíso, como algo bom, agradável, limpo, um lugar bom de se estar, com paz e alegria, certo? É a mulher que cuida dos detalhes dos afazeres domésticos, não que o homem não possa ajudar, mas a responsabilidade maior de cuidar da casa é dela. É ela, quem faz do lar um paraíso, que deixa-o limpo, organizado, perfumado e agradável para a família.
I Coríntios 13: 4-8 nos diz : "A caridade é sofredora, é benigna, a caridade não é invejosa, a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita o mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade nunca falha, mas, havendo profecia, serão aniquiladas, havendo línguas, cessarão, havendo ciência, desaparecerá. "
Essa caridade descrita acima, é o amor. O amor pode não acabar, mas ele pode esfriar. Ele simplesmente acontece, você não vê mal, não existe desconfiança, suspeitas, interrogatório entre os dois. Até porque, Deus não permite nada ficar em oculto, e se houver algo a ser revelado, na hora certa, virá a tona. Nem que precise demorar até o leito da morte do adúltero, porém Deus revelará o pecado em oculto.
O adultério é um grande vilão e Deus não abençoa um lar que vive esse tipo de tormento. O peso da vergonha para as mulheres, ainda é maior que para os homens. A sociedade julga de forma mais recriminatória, e na maioria dos casos as tem como prostitutas. Por mais que o pecado seja o mesmo, e a falha é da mesma maneira abominável, as pessoas acabam esquecendo com mais facilidade, os casos onde o homem é o adúltero. E questionam o que a esposa fez, ou em que ela falhou, para que o homem chegasse ao ponto de adulterar.
O teu lar é muito importante, o que você for como solteiro, você acompanhará na sua vida de casado, seus atos e hábitos como solteiro, farão parte da sua conduta como casado.
As mulheres solteiras, cuidado com as ajudas recebidas, com quem tem se relacionado, como tem recebido as cantadas que as vezes acontecem. Aos homens solteiros da mesma forma, cuidado como se portam na rua, como tem a sua conduta, as brincadeiras e o oferecimento da ajuda, para com as amigas e mulheres ao redor.
Como lemos acima, existe o dom vindo da parte de Deus de ser casado, é realmente um dom, não são todos que são separados e preparados para o casamento, alguns Deus dá o dom de agir na obra como solteiros apenas. Porém, advertimos aos tais, solteiros do Senhor, não adianta estar solteiro, mas deixar a pornografia, a fornicação e a masturbação, fazerem parte da sua vida, é pecado e Deus condena.
Deus chamou a todos antes de tudo, para serem servos dele. Todos possuem um papel e uma obrigação perante Deus. 
A Bíblia nos relata, muitos casos de pecados entre as mulheres, muitas que deram péssimos exemplos. Eva foi uma delas, que se deixou dar ouvidos a serpente. Existem muitas mulheres que são verdadeiras serpentes, carregam o veneno e tentam contaminar muitos a sua volta. 
Irmão, é melhor desagradar sua esposa, do que desagradar a Deus, porque depois Deus tratará com ela, é mais fácil tratar com um só, do que Deus cobrar dos dois, pois sofreram no pecado, e não orientaram um ao outro de acordo com a lei de Deus.
Como Eva e Adão, se ele tivesse corrigido Eva e não tivesse se deixado levar e assim pecado junto com ela, Deus teria apenas expulsado Eva e não os dois.
Existem muitas mulheres camufladas de serpentes, mulher casada deve vigiar suas amizades e se possível ter poucas, porém boas amigas.
Muitas tem dado ouvidos para as amigas - serpentes, e não tem edificado seu lar, e sim feito deles verdadeiros infernos, em alguns casos perdendo o marido para a própria amiga, que antes a aconselhou de forma errada sobre o seu casamento.
Aquilo que tem te incomodado a respeito do seu casamento, peça a Deus em oração secreta, para que Ele mude, Deus vai ter misericórdia e vai mudar esse quadro, porém você precisar crer e permanecer firme em seu propósito.
Cuide bem de seu marido, ame a sua esposa, trate um ao outro bem e de forma amável, esse é o homem e/ou a mulher que Deus te deu. A Bíblia fala, que Deus vai cobrar do homem a vida de sua esposa.
Imaginem Salomão, que teve 1000 mulheres? Teve tantas mulheres, que deixou de amar as que eram de Deus, para se corromper para as adoradoras de ídolos estranhos.
Que dirá Sansão, que perdeu a visão por dar ouvidos e deixar seu coração ser levado por uma mulher que não era sábia e valorosa no Senhor.
Quando a Bíblia nos fala sobre a mulher tola, que derruba tudo com suas próprias mãos, nos fala sobre aquela que faz do lar, um inferno, que age tudo pelo impulso, que não obedece seu marido, deixa seu lar ser habitado pelo espírito de destruição.
Esposas, retirem o passado da vossa frente, não fiquem tentando achar que o Egito era melhor, que sua vida de solteira era mais agradável, que sua vida na casa de seu pai tinha mais conforto. Ajude seu marido, seja sábia.
Casal que passa pelo adultério, vive com uma cicatriz na alma, e como sabemos, cicatriz é para sempre, somente Deus pode liberar a cura do perdão e do sofrimento na vida de quem sofreu esse adultério.
Deus tem abrilhantado seus filhos com muitas bençãos, com muita felicidade, é tempo novo sobre sua vida, viva o presente de Deus e espere o seu futuro nele.
Tome muito cuidado com vilão do adultério, seja fiel para com Deus e com sua família. Não vacile, não pense que seu marido consegue ler pensamentos, tenha uma comunicação aberta e clara com ele, e vice- e- versa. 
Se seu marido não puder se abrir e dividir com você amada irmã, o que tem passado com ele, vai falar com quem? Com a amiga simpática do trabalho? Escute mais seu marido, se interesse pelos assuntos dele, pergunte como foi o dia dele. Some com ele, e não subtraia.
E você, irmão? Acha que o assunto dela é chato e desinteressante? Tenha paciência, uma esposa feliz e amada, faz do lar uma benção. Se você, não der atenção a sua esposa, ela vai desabafar com a amiga serpente dela, e quem dirá com aquele vizinho com o espírito do consolador, do ombro amigo, vigie!
Os pais são espelhos para os filhos, o que você tem vivido em sua casa, o seu filho levará para o casamento dele, seja bom exemplo de marido, de esposa, e acima de tudo de servos de Deus.
Sejamos sinceros, sejamos sábios em nossos casamentos, sejamos bons exemplos de cristãos. E que Deus possa nos livrar das ciladas do malígno e do espírito de adultério.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 25 de Abril  de 2012, culto noturno.

3 comments:

Vivi Rodrigues said...

Amém!
Que mensagem maravilhosa...
Sempre edificando quem precisa.
Creio que Deus sabe todas as coisas e que esse blog nasceu em seu coração para edificar muitas famílias.
Graça e Paz
Vívian Rodrigues

Unknown said...

Ohhh minha amada, realmente foi algo de Deus para minha vida, Ele tem propósito em todas as coisas, tem me edificado muito e ainda mais saber, que tem alcançado vidas, muito obrigada pelo carinho de sempre e por ser fiel ao nosso Deus em primeiro lugar e esse blog, que louvamos a Deus por nos permitir realizar esse trabalho e fazer o que Jesus nos mandou…Ide e pregai o evangelho a toda criatura. Deus te abençoe muito e continuemos firme, Maranata ora vem Senhor Jesus. A paz do Senhor. :)

Anonymous said...

AMEM GLORIA Deus q Deus ilumin a menti do meus esposo q Deus m faz uma mulé sabia q atravez d mim Deus traform meu esposo Amem