Saturday, April 21, 2012

A doutrina do ser cristão.


A paz do Senhor Jesus a todos. Hoje nossa palavra se baseia no livro de I Coríntios 15: 01, onde temos, " Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes, e no qual também permaneceis." e I Coríntios 14: 26- 40 " Que fareis pois, irmãos? Quando vos juntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. E, se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. Mas se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar, mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos, porque é indecente que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu de entre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém ignora isto, que ignore. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. " 
Nós, temos que tomar cuidado, ao que diz respeito a palavra de Deus, levar com toda a seriedade e reverência que se é devido. Até mesmo a palavra nos alerta sobre, ao que muito é dado, muito é requerido. A igreja de Coríntios era uma benção, possuía todos os dons espirituais, muito usada por Deus, porém, por ser uma igreja nova, ainda precisava de muitos ajustes. 
Deus é soberano e escolhe quem vai ser batizado com algum dom espiritual, e Ele não retira o dom da pessoa, no entanto a pessoa será cobrada, da parte de Deus sobre aquele dom dado a ela.
Existem muitos tipos de dons, o dom de profecia por exemplo, é Deus falando diretamente através de uma pessoa, a pessoa que recebe aquela palavra deve testifica-la.
O Apostolo Paulo em I Coríntios 14, fala para a igreja a respeito da administração dos dons espirituais. Tudo deve ser feito com cuidado, com carinho. Eles tinham louvor, tinham doutrina da palavra, tinham revelação, tinham língua, tinham interpretação delas. 
Devemos adorar a Deus, edificarmos e fortalecermos a nossa fé e nossa alma. Quando louvamos a Deus, devemos fazer com temor e tremor, da parte de Deus, devemos vigiar com que tipo de roupa nos vestimos, se você está adorando a Deus com suas vestes ou não. A sua roupa não pode ser mais justa, do que a justiça de Deus. 
O cristão é diferente, devemos tomar cuidado com o que compramos para nos vestir, com o tipo de estampa nas camisas, muitas tem cultuado o satanismo e você não está se dando conta. Não pode estar em sua vida, em sua casa. Principalmente dentro da Casa de Deus, que é lugar de adoração exclusiva para Deus.
O cristão não pode desagradar a Deus, devemos adorar a Deus em todas as coisas, nas mais simples as mais complexas, e isso inclui não chocar aos ímpios com o que vestimos, falamos e agimos. Aos quais, estão sempre procurando erro nos cristãos.
Todo o sacrifício a Deus, deve ter um custo, não é de qualquer jeito, deve ter reverência ao Senhor, ser feito um sacrifício verdadeiro, um vivo, que te custe algo, o que agrada  realmente a Deus.
Quando você, mesmo que muito cansado, vindo de uma jornada dura de trabalho, não deixa de estar na igreja cultuando e aprendendo a palavra de Deus, esse é um sacrifício verdadeiro ao Senhor. Quando você faz jejum, você deve se abdicar de si mesmo, fazer sua carne sentir fome, durante aquele período de entrega ao sacrifício a Deus, esse é o custo.
Davi era um homem de adoração, louvava a Deus em todas as coisas, fazia sacrifício a Deus, que lhe custavam algo.
Até mesmo Jesus, louvava a Deus. O louvor, liberta o homem e glorifica a Deus, Deus habita e se agrada dos louvores prestados a Ele.
A situação pode estar difícil, mas passe louvando a Deus, pois os demônios estremecem  e saem quando vêem que ali só há espaço para adoração do nome do Senhor.
Existe doutrina na Casa de Deus, o cristão precisa ser doutrinado, deve saber como falar, o que falar, saber como tratar uns aos outros, e principalmente como lidar com as situações e as pessoas fora da igreja.
Algumas vezes o crente, esquece de onde Deus o tirou, quer apontar os defeitos e os pecados dos demais, mas deixa de olhar para si mesmo.
Você deve pregar a palavra de Deus, e se manter firme nos caminhos, vigiando para que não caia. Não condenando o pecador, mas mostrando que existe um caminho melhor e solução para a vida dele.
Tenha um coração cristão, Deus algumas vezes não nos abençoa, porque nós não estamos preparados para receber certas bênçãos, Deus precisa tratar conosco primeiro.
A doutrina do crente acontece dia- a- dia. Não é algo rápido, toda a vida do cristão, será de doutrina, obediência e aprendizagem.
Uma igreja precisa ter os dons espirituais, porém com toda a cautela. Se existe língua, deve ter a interpretação, porque quem fala em línguas, fala para si mesmo e para Deus. A profecia nos traz, consolação, edificação, e doutrina espiritual.
No verso 29, acima, nos diz que deve ser testificada, que deve ser julgada. Devemos estar preparados e saber se o que falamos veio realmente de Deus ou se não confundimos com algo de fundo emocional do momento, ou em consolo aquele irmão que temos apego.
Em Deuterômio 18: 20-22, nos diz, " Porém o profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não tenha mandado falar, ou que falar em nome de outros deuses, o tal profeta morrerá. E se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que o Senhor não falou? Quando o tal profeta falar em nome do SENHOR, e a tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR, não falou, com soberba falou o tal profeta, não tenhas temor dele. "
Quando a Bíblia nos diz, a respeito da profecia, devemos ter muito temor. Não podemos ser ignorantes quanto as coisas de Deus, devemos entender como o cristão deve se posicionar.
Amém significa: Assim seja. Aleluias significa: Louvado seja o nome do Senhor. Glória a Deus significa: dar Glórias, coroarmos ao Senhor. E nem todo o momento é apropriado para usarmos o linguajar cristão, devemos saber a hora certa de darmos Amém, Aleluias e Glórias a Deus. Com ordem e entendimento para. 
Nós podemos julgar uns aos outros, porém, Deus não se importa com quem você foi e sim com quem você é. Tudo o que fizer, faça para edificação do nome do Senhor. Não tema a morte, porque a morte é a glória do verdadeiro cristão, e somente o Senhor sabe como e quando será a hora de cada um partir.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 18 de Abril  de 2012, culto noturno.

No comments: