Thursday, January 6, 2011

A subjulgação dos gentios, simbolizado na humilhação do rei Nabucodonosor.


A paz do Senhor amados irmãos,
Dando continuidade ao nosso estudo do livro de Daniel, ao que iniciaremos o capítulo 4. Muitas das vezes acreditamos dentro das Igrejas, que por julgarmos alguém estamos sendo usados pelo inimigo, se for assim podemos pensar que muitos profetas bíblicos foram usados pelo inimigo então, como por exemplo Jeremias, e não é bem assim, devemos estar atentos para o que vem realmente do Espírito Santo, e a exortação vem do Espírito Santo, também.
Nos primeiros capítulos do livro de Daniel, observamos o rei Nabucodonosor, rude, bagunçado, idólatra, construindo estátuas de adoração, mas no capítulo 4 vemos a sua transformação, dizendo em primeiro lugar sobre paz, tranquilizado, um rei que desfrutou da Glória de Deus, ao ver o milagre da salvação de Daniel e seus amigos na fornalha.
Essa transformação, podemos notar em nosso irmãos na Igreja, uma benevolência, palavras e atitudes doces, como o rei Nabucodonozor, seguindo o capítulo 4, vemos ele atribuir adoração a Deus, que antes era destinada a ele próprio.
No verso 5, cáp 1, vemos que ele teve um sonho, ele estava descansado, em paz, sem preocupação e então o veio este sonho, algo para despertar e espantar o rei. Nós podemos controlar nossas ações, mas nossos sonhos não, é algo involuntário, onde as vezes não conseguimos se quer lembrar dos mesmos.
E por mais uma vez, os astrólogos, os magos, adivinhadores e Daniel foram chamados para interpretar o sonho do rei, mas começa então o problema, o rei não confiava somente em Deus, como podemos ver, ele continuava na confusão e na idolatría de outras segmentações que não eram de Deus.
Jó 33 : 14-17, nos fala, '' Antes, Deus fala uma, duas vezes, porém ninguém atenta para isso. Em sonho ou visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama, então, abre os ouvidos dos homens, e lhes sela a sua instrução, para apartar o homem do seu desígnio e esconder do homem a soberba. ''
Deus muitas das vezes nos dá o sonho, porém não nos dá a interpretação, para apenas nos lembrarmos de Deus e assim nos incomodarmos e olharmos para Deus. Deus fala conosco 1,2,3 vezes, Deus confirma a palavra Dele conosco. Muitos se perguntam por quê Deus não fala com eles, mas muitas das vezes não o faz, porque sabe que esses não obedeceriam se ouvissem a voz de Deus.
Voltando ao sonho do rei, a visão começa com uma árvore grande, Daniel fala ao rei, que está árvore é ele próprio. Somente Daniel com a graça de Deus, pôde novamente interpretar o sonho do rei. Mas ele temeu  contar ao rei, ele fez de uma forma mais suave, mas trouxe a verdade a ele. Era a visão de uma árvore que crescia até o céu, com frutos abundantes, era forte, a simbologia da grandeza do rei  que chegou até o céu, mas,  algo descia do céu dizendo para cortar a árvore,e destruir seus troncos, deixando sua raíz na terra, sendo porção para os animais do campo, até que passem sobre ele 7 tempos, ou seja sete anos. E essa foi a interpretação, o rei seria tirado do meio dos homens, e a morada dele seria no campo, e comeria com os animais, por 7 anos, para ver que o céu é o que reina. Daniel então deu um conselho ao rei, para que se desfizesse de seus pecados pela justiça e suas iniquidades, usando de misericórdia com os pobres e assim talvez se prolongasse a tranquilidade dele.
Após 12 meses, o rei ao andar por seu palácio na Babilônia, se vangloria do que havia construído, de seu poder e sua glória e na mesma hora, vem uma voz do céu, dizendo que o reinado de Nabucodonosor estava sendo passado dele, seria tirado do meio dos homens, e que a morada dele seria com os animais, até que conhecesse que o Altíssimo tem dominios sobre os reinos dos homens, e os dá a quem quer. E na mesma hora se cumpriu a promessa, e nasceram garras  e  penas, como de águia.
Deus é paciente e misericordioso conosco, Ele deu 01 ano completo para que o rei se arrependesse, mas ele não fez. Se Deus não puder te mudar, através de uma palavra, um sonho, Ele vai fazer de outra forma, as vezes a mais difícil, pode ser através de uma leito, Ele fez com Ezequias, só após seu arrependimento sincero,  houve então o refrigério de mais 15 anos de vida para ele. O mesmo Deus que transformou o rei em animal e o fez comer capim, como os animais, continua fazendo justiça nos dias de hoje, é o mesmo Deus, é eterno, creia e adore o único Deus.
Nabucodonosor ficou 7 anos na penitência, vivendo como animal, para poder se arrepender e ver a Glória de Deus, não brinque com Deus, viva na obediência e na Palavra verdadeira de Deus.
Salmos 2 : 12 '' Beijai o Filho, para que se não se ire, e pereçais no caminho, quando em breve inflamar a sua ira. Bem - aventurados todos aqueles que nele confiam.''

PIEB HAWAII

Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 29 de Dezembro de 2010, culto noturno.

2 comments:

Unknown said...

Gloria a Deus! Deus fala mesmo, cabe a nos escutar e obedecer, Paz

Unknown said...

Obrigada Irmã, continue acompanhando nossas pregações, que Deus abençoe a ti e a sua família abundantemente! A paz do Senhor!