Thursday, January 13, 2011

A fidelidade de Deus com seus justos.

A paz do Senhor amados irmãos,
Nosso estudo se baseia no Cápitulo 6 do Livro de Daniel, existem muitas aberrações neste livro, ao que se diz respeito a interpretação que alguns fazem, especialmente sobre os 70, onde muitas Igrejas tem se baseado e realizado as suas próprias conclusões, os seus próprios fundamentos, com certeza o que começa com uma base errada, só pode terminar de forma errada. Como por exemplo, Igrejas que  titulam e datam o dia certo que Jesus voltará para buscar sua Igreja, não podemos decidir por Deus ou tentarmos adivinhar a vontade Dele.
No capítulo 6, vemos que Daniel  era santificado, não encontravam falhas nele, era obediente e temente a Palavra de Deus, buscava a presença de Deus, orava 3 vezes por dia. Nesta época o reinado era um pouco diferente, estavam no tempo do peito de prata, não reinavam mais pela cabeça de ouro, o rei era Dario, não era tão forte e predominava por ele mesmo, como os reis anteriores, outros governantes também decidiam e opinavam no comando do reinado. Porém Daniel, como promessa de Deus foi honrado, e era o maior entre os governantes, nada o fez perder sua temência a Deus, continuava fiel e servindo a Deus, não tinha vícios, culpa e orava 3 vezes ao dia.
Irmãos, aqueles que são fiéis a Deus, que são temorosos a Deus, podemos confiar nesse tipo de cristão, um cristão reto, a qual aceita a correção de Deus, porque Ele corrige a quem Ele  ama, podemos então confiar nesse cristão. Daniel era estrangeiro na terra da Babilônia, remanescente da tribo de Judá, ou seja, veio da tribo de Jacó, mas ele foi honrado naquela terra, tinha poder, um título naquele reinado, o que causava intriga entre o povo, o comportamento totalmente diferente, reto, justo, separado por Deus, incomodava o povo do reinado, e os demais governantes, eles tentavam encontrar falhas em Daniel para tentar tirá-lo do poder, mas não conseguiam, como alguém podia, ser fiel, sem vícios, sem culpa, e orava 3 vezes ao dia, como poderia ser dessa forma? se perguntavam os governantes, e então percebendo o temor dele por Deus, decidiram que somente com algo que pudesse interferir no relacionamento dele com Deus, poderiam tentar atrapalhar-lo  e assim tentar derrubar ele do poder. Decidiram então criar uma nova lei, a qual ninguém podia orar, ou adorar  a outro deus, que não fosse o próprio rei, toda glória seria apenas para ele, os que não fizessem iriam ser jogados na cova dos leões, e criam a lei  e convenceram ao rei Dario, que seria algo bom, e o rei assinou o termo e a lei foi revogada.
Irmãos, como podemos ver, Deus não livra os seu servos, de serem vítimas de fofocas, intrigas, acusações, das provações, nós muitas das vezes precisamos passar por lutas, para no final sermos vitoriosos, e darmos a devida glória a Deus.
Na mesma hora que Daniel ouviu sobre a nova lei, ele foi para seu quarto onde as janelas eram abertas, porque ao orar ele olhava para Jerusalém, Deus não avisou a Daniel sobre o que iria acontecer, Daniel não temeu ir para cova dos leões, continuou firme com seu propósito com Deus e foi orar, não temeu alguém vê-lo orando, suas janelas estavam abertas como sempre fazia. Hoje, existem cristãos, que querem tomar decisões sérias em suas vidas, querem respostas  de Deus para assuntos importantes e as vezes não oram, ou oram pouco, de qualquer jeito, oração de 3 minutos, 10 minutos, 30 minutos, para decisões que vão mudar a sua vida para sempre, não pode mudar a vontade de Deus, não é desse jeito amados, Daniel tinha intimidade com Deus, era usado por Ele, Deus falava para ele coisas importantes, revelações , desvendou através da vida dele sonhos e enigmas nos reinados passados, ele era um homem de oração, mas mesmo assim Deus não o revelou, não o preparou para a prova que iria vir, a conspiração que estavam fazendo contra  ele, Daniel era amado por Deus, tinha a estima Dele, mas Deus se calou para Daniel, e você irmão, como tem se relacionado com Deus? Como tem tomado suas decisões?
Os demais governantes do reinado, na mesma hora, alertaram o rei sobre a desobediência de Daniel, que ele estava orando para Deus e descumprindo a lei, deveria ser lançado na cova dos leões.
O rei admirava e gostava de Daniel, ele pensou como poderia livrá-lo dessa, mas não encontrou solução.Mas Daniel independente se Deus falava ou não, ele era fiel, continuava firme, orando, não se desesperando, não murmurrando, não cobrou ou virou as costas para Deus, e você como tem agido? Deus fala aos que Nele confiam, o servem e o obedecem, mas o silêncio de Deus, é sinal de que Ele está trabalhando, e devemos apenas esperar no Senhor.
Daniel estava tranquilo, sabia o que Deus fosse fazer, seria o melhor para ele e  entrou na presença do rei, no verso 16 vemos, '' Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o lançaram na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrarás.'' O crente que confia em Deus, que não é nó cego, que dá mal testemunho, que só tem a aparência de crente,  não esse tipo, mas aquele que realmente serve a Deus, que se separa do mundo, se santifica, os que tem o espírito como de Daniel, sabem separar o que vem de Deus e o que não vem, passam o que for, permanecem fiéis e obedientes a Deus . Jesus está voltando para buscar sua Igreja, as coisas do mundo não podem entrar no nosso coração, não podem interferir no modo do crente agir, devemos continuar com o Espírito de Deus, como agiu Daniel, fiel, sem vícios, sem culpa, e obediente a Deus.
Na noite em que ele foi lançado na cova dos leões, o rei não conseguiu dormir, não conseguiu comer, recusou música e festa no reinado, não teve paz naquela noite,  estava preocupado com Daniel na cova.
Verso 20-22, '' E, chegando a cova, chamou por Daniel com voz triste, e, falando o rei, disse a Daniel: Daniel servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele, e também contra ti, não tenho cometido delito algum.
Os anjos fecharam a boca dos leões, leão só se alimentam de carne, Daniel entrou na cova em Espírito, tem crentes entrando nas batalhas na carne, Daniel se calou, entrou na cova confiando em Deus, e o anjo já estava lá para proteger a Daniel, ele nada sofreu, nem arranhões, Daniel não tentou a Deus, Ele esperou em Deus. E os homens que o acusaram junto com seus familiares (filhos e esposas), foram todos jogados na cova dos leões e antes de chegarem ao fundo da cova, os ossos já haviam sido esmigalhados. E após isso Dario, o rei, levantou um novo decreto a respeito de Deus. Somos chamados para obedecer a Palavra de Deus, a levar essa Palavra a sério, a termos compromisso com Deus, termos respeito e seriedade. Hoje as pessoas estão querendo servir a Deus de qualquer forma, do jeito que elas mesmo pensam ou querem, sem reverência ou obediência. Hoje existem pessoas que só querem vestir a camisa de crente,  mas não defendem o Evangelho, não seguem a Palavra de Deus com seriedade, crente não frequenta boate, não bebe socialmente, não usa drogas só uma vez ou outra, Irmão, quando você vira crente, você morre para o mundo, vive de outra forma, nasce novamente, deixa de fazer as coisas que fazia de errado anteriormente, e tem uma vida diferente, uma vida separada e santificada por Deus.
 Deus contempla tudo o que fazemos, sendo como e onde for, Ele nos observa a todo tempo, Ele vê a nossa maneira de agir, você pode até tentar esconder o seu pecado do homem, mas não de Deus, amados a Palavra de Deus é clara!
Daniel via o modismo, o mundanismo da época, a confusão do homem, mas continuava seguindo a verdade da Palavra de Deus. Não se desviou, nem mesmo quando a morte estava próximo dele, não temeu ou negou a  Deus. Não nos confortemos com esse mundo, continuemos firmes, fiéis, tementes e obedientes a Palavra de Deus.
Que Deus os abençoe e estejam com a paz do nosso Senhor.

Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 12 de Janeiro de 2011, culto noturno.

No comments: