Friday, July 26, 2013

Qual desculpa teremos diante dele?


A graça e a paz do Senhor Jesus a todos os nossos amados em Cristo Jesus, é com alegria que compartilhamos mais uma vez a palavra do Senhor e hoje falaremos sobre as desculpas que poderemos ter diante do Senhor. O que nos impedirá de entrar no Reino dos Céus.
Iniciemos a leitura em Lucas 14: 15-24 "E, ouvindo isto um dos que estavam com ele à mesa,
disse-lhes: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus. Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E o outro disse: Casei, e portanto não posso ir. E voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa  pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos, e cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o Senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles varões que foram convidados provará a minha ceia."
Jesus tinha o costume de pregar a palavra nas aldeias, por meio de parábolas e contos. Com o objetivo para facilitar o entendimento do homem e trazer paz e esperança aos corações. Jesus é reto e verdadeiro em tudo o que faz.
No texto acima de Lucas, vemos a afirmação de que, quem comer do pão do Reino será Bem- Aventurado. Esse trecho quer representar um costume judaico, que em outras palavras diz, Bem-Aventurado aquele que é salvo. 
A ceia é uma celebração muito séria para os judeus, não é feita de qualquer maneira e se leva tempo para organizar e convidar aqueles que estarão ali para essa grande festa. Era verificado com antecedência se havia alguma outra festa marcada, pois judeu não gostava de constrangimento e não queria correr o risco de havendo outra festa na mesma data, os convidados ficassem divididos e talvez não marcassem presença na festa deles. Deus assim como seu povo é exigente e gosta de coisa boa, coisa de boa qualidade e principalmente de festa.
Isaías 25:6-8 " E o SENHOR dos Exércitos dará neste monte a todos os povos uma festa com animais gordos, uma festa de vinhos velhos, com tutanos gordos, e com vinhos velhos, bem purificados. E destruirá neste monte a face da cobertura, com que todos os povos andam cobertos, e o véu com que todas as nações se cobrem. Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse."
Vimos esse homem organizando sua ceia, com todo o trabalho e dedicação, e o exemplo de alguns dos convidados dando desculpas para não irem na festa. Toda a tradição dessa celebração estava sendo frustada, pelas desculpas dadas para o não comparecimento à celebração.
Lucas 11:05 " Disse-lhe também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, Pois que um amigo meu chegou em minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe; Se ele, respondendo de dentro, disse: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar. Digo-vos que, ainda que se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister."
Esse homem necessitava de pão para servir seu convidado que, havia chegado, judeu não servia pão de um dia para o outro, precisava ser fresco, como forma de prestígio ao convidado. Então ele sai as ruas e bate na porta de seu vizinho procurando pão fresco, o mesmo não o quis atender pois estava deitado com sua família. Entendemos que temos uma vida ocupada e que as vezes os momentos são importunos, mas muita das vezes damos desculpas para não atender nosso irmão ou a uma pessoa necessitada. Devemos estar atentos quanto ao nosso comportamento. Será que não podemos mesmo ou se é apenas uma desculpa para não termos nenhuma responsabilidade com aquele irmão?
Jesus tem nos preparado uma grande Ceia no Reino dos Céus, devemos vigiar para não ficarmos de fora dela, e são as coisas pequenas que nos impedirão de celebrar com Ele. As pessoas estão cada vez mais ligadas com as coisas desse mundo, estão tão ocupadas com si mesmas, com o trabalho e o dia-a-dia em geral, que não estão tão ligadas com as coisas de Deus. Entendemos perfeitamente que necessitamos de trabalho e de nosso sustento, mas quando colocamos Deus como prioridade em nossa vida, tudo se encaixa perfeitamente. Deus prepara todas as coisas, não nos desampara e provê as nossas necessidades.
Voltando ao primeiro texto acima, os homens davam desculpas para não comparecer aquela ceia. Então os pobres, doentes e esquecidos daquela vizinhança, foram chamados para participar. Por isso que a Bíblia nos diz: os últimos serão os primeiros.
O homem precisa ter o fruto do espírito, precisa ter temor a Deus, deve andar segunda a lei do Senhor, deve ser reto e puro de coração. Muitos já não dão valor a santa ceia, para eles tanto faz, como tanto fez participar ou não.
Devemos entender que, são as coisas pequenas que vão deixar o crente de fora do Reino dos Céus, são as picuinhas entre irmãos, a fofoca, a rivalidade, a falta de perdão e etc. Como a Bíblia nos diz, você pode falar a língua dos homens e dos anjos, mas se faltar amor, de nada adianta.
Se você não consegue amar o seu irmão, você não vai ser salvo, você apenas está enganando a si mesmo, precisa tirar a venda de seus olhos. Todos somos carne, seu irmão sempre vai errar contra você, mas cabe a você tomar a sua decisão. Irá superar essa situação e procurar viver em paz ou não? Jesus nos disse que, devemos perdoar 70 x 7 ao dia, as ofensas de nossos irmãos contra nós, se isso foi dito, é porque pelo seu caminho você encontrará alguém capaz de pecar contra você esse tanto, e você precisa perdoar.
Perdoar é deixar de fazer sua própria vontade para fazer a do outro, é deixar de lado a sua razão, para superar a mágoa. É assim que se vive o amor, e é o que vai te possibilitar ir para o céu.
A igreja precisa voltar as suas raízes, precisamos chorar mais, buscar mais, nos arrependermos mais. Devemos ser quebrantados e cheios do fruto do espírito. O amor de Jesus nos constrange, e é por Ele e para Ele que fazemos todas as coisas.
Hoje, está mais difícil, os dias são maus, o pecado é mais premeditado, ou seja, a pessoa planeja aquilo que vai praticar. Há mais iniquidade e soberba assolando o povo de Deus.
Passará o céu e a terra, mas o amor de Deus não passará, será eterno. Qual a desculpa que você dará, para não participar da santa ceia do Senhor, nos céus? Vai deixar de aproveitar essa festa tão esperada, por causa do seu irmão e da sua irmã? O Reino de Deus, vale muito mais a pena, do que qualquer desavença com seu irmão, o ame e o perdoe.
Existe explicação para o amor de Deus por seus filhos? Sabemos que criaturas, são diferentes de filhos. Deus ama e conhece com profundeza cada um de seus filhos. Quem é você para julgar seu irmão? Não queira tomar o lugar de Deus, é Ele quem julga e muda no homem aquilo que acha necessário.
Seja uma pessoa mais humilde, deixe Deus te honrar segundo a vontade dele.
O segrego de Jesus era a oração, antes de qualquer visita, qualquer pregação, Jesus orava e os discípulos viam, quando Ele voltava da oração, os milagres começavam a acontecer. Não pense que você é cheio de Deus, que se acha suficientemente espiritual. Somos dependentes do Senhor em tudo,  o dia que deixarmos de fazer a vontade de Deus e nos acharmos capazes, podemos já estar a um passo para perder a salvação.
Existe uma grande santa ceia esperando por nós, aquele que pensa estar de pé, vigie para que não caia e não venha outro e pegue sua coroa. Jesus tira de um e dá para outro, sem problema algum. Ele faz de tudo para te dar a vida eterna e te ver receber a coroa da vida, mas a salvação está nas suas mãos, depende de você. Qual desculpa teremos diante dele? O mundo está se afastando cada dia mais de Jesus, sua volta não demora, desperte enquanto ainda há tempo.
A diferença não é quanto tempo você busca a Deus, mas sim como você o busca. O amor de Jesus supera qualquer coisa, amem uns aos outros, tolerem uns aos outros, vivam uns para os outros. Jesus nos disse: Ame uns aos outros como EU vos amei. Sabe como e o quanto Jesus te amou e te ama? Dessa maneira, morrendo na cruz por você, sofrendo por seus pecados, tendo sua carne moída, passando pela grande humilhação de ser desonrado, tendo seu rosto cuspido por homens. Ele não desistiu no caminho, carregou a cruz até o fim, morreu pelos que o caluniaram, pelos que o agrediram, pelos os que o maltrataram. Jesus não fez distinção de pessoas. Por quê você quer fazer agora?
Irmão aquele que anda através do Espírito, segue através do Espírito e não se deixa levar pelas diferenças, não se importa se o irmão errou com ele uma, duas, dez ou quantas vezes, mas sim o ama e procura ter paz com ele.
Não se engane, Jesus coloca um irmão para polir o outro e você precisa aceitar e deixar Deus agir na sua vida. Não deixe ninguém tomar o seu lugar e a sua coroa, a oportunidade de participar da grande ceia é única, busque a permanência do seu convite. Precisamos falar menos as coisas desnecessárias e orar mais. Seja uma benção em nome de Jesus.


Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 24 de Julho de 2013, culto noturno.

No comments: