Friday, July 19, 2013

É Deus quem conhece a sinceridade do coração do homem.

Louvado e adorado seja o nosso Senhor Jesus, que a graça e a paz dele nos seja multiplicada! Como é bom compartilhar a boa, fiel, verdadeira e infalível palavra de Deus, que nos ensina, nos abençoa e nos renova a cada momento.
Hoje, falaremos sobre a forma da doutrina aplicada e vivida por Jesus. Pois mais do que falarmos, devemos viver a palavra de Deus. Não adianta muita das vezes, queremos nos encher do Senhor, frequentarmos todos os cultos, parecermos muito espirituais, e talvez até queremos implementar a doutrina e o julgamento para os demais, se no entanto não vivemos aquilo que falamos.
Iniciemos nosso estudo em João 7:10-16 " Mas, quando seus irmãos já tinham subido à festa, então, subiu ele também não manifestamente, mas como em oculto. Ora, os judeus procuravam-no na festa e diziam: Onde está ele? E havia grande murmuração entre a multidão a respeito dele. Diziam alguns: Ele é bom. E outros diziam: Não; antes engana o povo. Todavia, ninguém falava dele abertamente, por medo dos judeus. Mas, no meio da festa, subiu Jesus ao templo e ensinava. E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não as tendo aprendido? Jesus respondeu e disse-lhes: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. "
Os judeus queriam julgar a Jesus, o acusavam e tentavam questionar a forma que Jesus vivia e quem era era. Ele tinha o costume de ensinar no templo, o templo são as igrejas hoje, o que elimina totalmente a doutrina de muitos, que acham que podem aprender e viver o Evangelho em suas próprias casas, através de cultos on line, dvds e até chegaram a audácia de terem o envio da santa ceia através dos correios. Lugar de crente é na igreja, a questão de livros, cultos on line e material cristão, é sim uma benção, mas deve se ter matutidade para usar e sendo feito como forma de complemento, nunca para ser substituição dos cultos de ensino das igrejas. Vigiem crentes!
Jesus pregava a doutrina da verdade, e como pudemos observar no texto acima, eles estavam em uma festa. Alguns homens se levantaram para falar contra o atraso e a postura de Jesus. Ele era e é um homem sábio, não dava um passo ou falava, sem antes ter plena certeza da direção que iria. Seu atraso não foi em vão, e claro nunca se deixou intimidar pelo o que falavam a seu respeito, no entanto continuava sempre em frente.
Muitos desejam ir para o Céu, querem viver no paraíso eterno, mas desejavam fazer da maneira deles, acham que Deus deve os amar como são e não desejam mudar em nada suas vidas. Aqueles que ainda não entenderam, que o Céu, o Reino e a Casa são de Deus, as regras são deles, ainda não se converteram verdadeiramente. Ele convida quem quiser, e faz morada com Ele quem se submeter as regras dele. Nós é que devemos nos adaptar a Deus e não Ele a nós.
Alguns traçaram seus próprios caminhos, são teimosos e não aceitam nenhuma mudança, e por isso pagam as conseqüências de uma vida derrotada, com lutas, amarguras, tristezas e decepções. Claro, nós como crentes também passamos por momentos assim, mas nossa confiança está no Senhor e passar luta com Ele, é sempre com refrigério e a certeza da vitória no final.
Analisemos então a vida de Jó, homem fiel e temente, honrado em tudo, mas chega Satanás pede para tocar nas coisas de Jó, ele achava que Jó iria murmurar e abandonar a Deus, se deixasse de ser tão próspero e abençoado na terra. Satanás se surpreendeu com Jó, perdeu a família, as riquezas, a saúde e os amigos, mas não deixou de adorar a Deus, continuou firme servindo ao Senhor. Está luta de Jó durou-se por anos, Satanás foi insistente e não desistiu fácil, provou Jó de todas as maneiras.
Jó é uma inspiração para os crentes, soube aproveitar a bonança e também o tempo de recessão, nem por isso se voltou contra Deus, voltou para o mundo, se revoltou com a igreja e falou contra o pastor, mas entendeu que Deus prova seus filhos e quando somos fiéis até o fim, a vitória tem sabor de mel.
Muitos até gostam de pregar contra a mulher de Jó, dizem que não foi fiel, que murmurrou e tentou fazer a cabeça de Jó contra Deus. Porém, vejamos a vida dela, nos coloquemos no lugar dela. Tinha seus empregados, riquezas com abundância, uma família abençoada e feliz. De um dia para a noite perdeu tudo. O caminho natural das coisas são os filhos enterrarem os pais, mas no caso dela foi o contrário. Imagine a dor, e além de tudo, passa a cuidar de uma marido doente, que nem os amigos ficavam mais perto dele, devido ao mal cheiro e toda a doença que tinha. A mulher de Jó, é um exemplo de fidelidade e perseverança, e a prova maior, é que quando Deus restituiu tudo a Jó, os filhos e filhas, foram gerados por está mesma mulher, sinal que Deus entendeu a dor dela, e conhecia seu coração sincero.
Existem mulheres, que não foram feitas para se casar, sua natureza é para ser solteira, são mulheres desobedientes, que não são subordinadas a pai, mãe e em alguns casos nem ao pastor. Entendemos, as que não são obedientes a pai e mãe, tão pouco são obedientes ao pastor e a Deus. Sempre se colocam em uma posição de independência total, e isso não serve para um casamento, nunca se terá uma adaptação necessária ao casamento.
Voltemos ao texto de João, sabemos que onde Jesus chega existe festa, por isso que sua casa é uma benção, seu trabalho, sua igreja e onde você chega, pois Ele habita em vós.
Jesus é perfeito, e tudo o que faz é feito sob medida, nada atrasado ou pela metade, mas sim na medida certa.Sempre que você entra em sua igreja, Jesus já está ali presente e preparou algo especial para sua vida, o povo dele é abençoado e vitorioso. E nos alegremos sempre na salvação de Jesus.
Deus é o único capaz de conhecer nosso coração, Ele vê além de nossa visão, muitos se levantam como juízes de nossas vidas, assim como foi feito com Jesus, falam de nosso jeito de agir, falar, caminhar, se vestir, vigiam se estamos pontuais e até a freqüência aos cultos é contada. Entretanto, Deus conhece a intenção dos nossos corações, não se deixe abater por isso, vigie e prossiga, sempre orando e buscando de Deus as respostas.
Amados, Jesus é o dono do tempo, e conhece todas as coisas, quando chegar a hora, seu milagre será liberado nos céus, e chegará em suas mãos. Não teste Jesus, tentando impor sua vontade com orações, que "obrigam" Deus a realizar daqui há 3 meses, ou 3 semanas ou agora mesmo. Deus tem tudo no controle dele e não muda se assim não desejar. Esse tipo de comportamento e oração, somente te deixará frustado, deixe Deus te guiar e viva pela vontade dele.
A Bíblia não muda, e não pode ser mudada, ela é clara quanto sua doutrina estabelecida por Deus. Somente conseguiremos ir para o Céu, se levarmos essa doutrina a sério. Tem que se passar por Jesus, Ele é o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não por Ele. A doutrina é para te fazer crescer na graça, no conhecimento e na direção dele. Isso não quer dizer que, você vai aceitar e entender tudo aquilo que Deus coloca na sua vida, ou na doutrina dele. Se você observar os discípulos, eram homens fieis e dignos, mas haviam problemas e desentendimentos entre eles. João era o amigo de Jesus, sempre próximo, íntimo, conhecido como o mais amável. O que despertava uma certa rixa entre os outros discípulos, mas sabe Por quê isso acontecia? Pois João não se preocupava com milagre, com visão, revelação e tudo o que Jesus fazia de impressionante, João queria adorar, queria conhecer mais o seu Senhor, se preocupava mais com o fruto do espírito.
Irmão, quer ser amigo de Jesus? Quer ter intimidade com Ele? Quer ter a certeza da salvação? Quer ter paz com todos? Quer ser usado por Deus? A resposta é simples, busque ter o fruto do espírito. Suas atitudes, pensamentos e sentimentos devem ser provados e repassados pelo fruto do espírito que há em ti, se tem algo que precisa se preocupar, é o fruto do espírito.
Ajude seu irmão, é um suportando o outro no amor de Cristo, um carregando a carga do outro. Existem fraquezas de seu irmão, que vão te incomodar, mas você deve tolerar, ajude-o em amor e com carinho. Lembre-se você é tão carne quanto seu irmão, um dia você pode estar errando assim como ele. Somente de estar julgando o pecado do seu irmão, ou comentando a respeito, você já está pecando, e talvez mais do que ele mesmo, pois há soberba em seu coração, pois quando você julga seu irmão, você está se achando superior a ele.
Devemos aprender com os erros dos outros, e ajuda-los a se reerguer dos vacilos na caminhada, devemos ir para o Céu juntos e não podemos ser egoístas, achando que o problema é do seu irmão. Sejamos cheios do fruto do espírito e pratiquemos-o.
Deus é aquele que conhece o coração do homem, é Ele quem pode julgar a sinceridade do coração de cada um, deixe Deus trabalhar, e Ele faz de forma diferenciada e particular com cada um. Não se meta onde Deus está trabalhando e aprenda a amar o seu irmão.

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 17 de Julho de 2013, culto noturno.



No comments: