Thursday, July 11, 2013

O joio e o trigo.


A paz do Senhor Jesus a todos os nossos amados em Cristo Jesus, louvamos e agradecemos ao Senhor por mais uma oportunidade de primeiramente, estarmos vivos e assim também podermos dividir a boa, fiel e verdadeira palavra de Deus.
Hoje, nosso tema nos reporta sobre o joio e o trigo, a forma que crescem e como a convivência de um com o outro, pode afetar a colheita.
Em II João 1-4 " O ancião à senhora eleita e a seus filhos, aos quais amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade, por amor da verdade que está em nós e para sempre estará conosco. A graça, a misericórdia, a paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, sejam convosco na verdade e caridade. Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai."
Nem sempre Deus fala conosco da forma e no momento que desejamos, homens de Deus tem buscado a presença dele, para receberem o entendimento, do que deverá ser pregado no momento do culto. Os pastores sérios, oram e pedem a Deus suas mensagens, porém é muito triste e lamentável, ver que após a pregação, muitos não se apercebem o que foi pregado, qual foi o objetivo da pregação, logo após voltam a vida problemática e não fazem do culto seu renovo espiritual. É difícil aceitar, que muitos são simpatizantes do evangelho, freqüentam aos cultos, mas não tem nenhuma mudança de vida, não mudam suas posturas, a maneira de pensar, falar, e até de se vestir. Quando a mudança de vida não acontece, é porque essas pessoas estão impedindo que o Espírito Santo trabalhe nelas, vem a Casa de Deus, mas não absorvem aquilo que Deus está falando, a palavra é clara.
III João "O presbítero ao amado Gaio, a quem na verdade, eu amo. Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos e para com os estranhos, que em presença da igreja testificaram da tua caridade, aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás; porque pelo seu Nome saíram, nada tomando os gentios. Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade. Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e não recebe os irmãos, e impede aos que querem recebê-los, e os lança fora da igreja. Amado não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus, mas quem faz o mal não tem visto a Deus. Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro. Tinha muito que escrever-te com tinta e pena. Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos de boca a boca. Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos pelos seus nomes."
João escreveu suas cartas, destinada aos crentes, alguns outros homens de Deus escreveram para os gentios e para a igreja, como por exemplo Pedro. Mas, podemos descrever a escrita de João, como propriamente destinada a igreja de Cristo.
Como a igreja naquela época era muito perseguida, João adotava um código, chamando a igreja de  "Senhora eleita", para que pudesse ser um pouco camuflada e desta maneira, as cartas alcançassem a igreja, sem maiores problemas.
João não era novo na fé, já tinha vivido muito conhecendo e se aperfeiçoando no Evangelho. Conta-se que ele tinha aproximadamente, 100 anos quando escreveu está carta. Ao qual demorou-se bastante tempo para as cartas serem completas e assim tivessem a devida informação ao que se necessitava passar a igreja.
Nesta época, alguns dos supostos crentes, estavam desejosos de implementar novas ideologias e doutrinas dentro das igrejas, diferentemente do que a Bíblia afirma, e nada tão oposto do que vemos nos dias de hoje. Toda congregação começou a ser afetada, grandes problemas foram surgindo. E Diótrefes, queria ser o pastor da congregação, começou a criar uma rebelião interna e impedia pessoas de chegarem até a igreja e também tentava convencer outros de saírem da mesma.
Gaio era um homem de Deus, firmado no Senhor, orava muito mais do que eu e você juntos, e mesmo assim sofria a perseguição da parte de uns chamados "cristãos".
Deus quer que você seja um homem e uma mulher de Deus, firmados na rocha, que buscam a Deus com amor, que procuram ter experiências com Ele, que se permitem ter intimidade com o Pai, não busque a Deus somente por bênçãos, você já é abençoado, seu nome está escrito no livro da vida e do cordeiro, se alegre com sua salvação, o resto deixe que seu Pai celestial, cuidará.
Valorize aquilo que Deus tem te dado, olhe ao seu redor e veja o quanto você é abençoado por Deus, você é um sobrevivente, tenha um coração grato a Deus.
João coloca está carta para Gaio, a fez com carinho, sendo solidário e amável com seu irmão em Cristo, se comovia com a luta que Gaio enfrentava. João era um homem reto, conhecedor da palavra e era chamado de discípulo do amor, tinha gozo pela salvação, por servir ao Senhor. Se Davi, foi conhecido como homem segundo o coração de Deus, e vemos na Bíblia como Deus se referia a ele, imagine como Deus amava a João. O mesmo teve prometido da parte de Deus, que morreria sem sofrimento e a história nos conta, que João foi jogado em um caldeirão de óleo quente e não se queimou, pelo contrário, saiu melhor do que entrou.
Assim como Davi e João, eram reconhecidos pela conduta e foram apelidados através dela, o crente precisa ter um comportamento reto e exemplar. Seu comportamento fala muito mais, do que suas palavras, devemos vigiar.
Infelizmente, no meio do trigo, nasce o joio. Ambos crescem juntos, porém o trigo vai se fortalecendo, ficando robusto, o joio cresce, mas não na mesma proporção. Entretanto, na hora certa ele será separado.
O crente do tipo joio, está sempre no meio da confusão, criando polêmicas e falando dos outros irmãos, o verdadeiro criador de rebelião. 
Diótrefes era o joio da congregação dele, e podemos ver nas escritas de João que ele, nunca mencionou Diótrefes como irmão, aquilo que está desligado na terra, já foi desligado no Céu. Aqueles que pregam contra o pastor, que querem justificar a palavra de Deus, que criam casos e sempre tentam dar a última palavra no assunto, são os joio, e Deus deixa o joio crescer, mas não tenha dúvida, esses já foram desligados no Céu por Deus.
Não pense você que ir para o Céu é fácil, basta ir para a igreja e tudo está no lugar, Deus quer o seu tudo e disso, o principal é sua vida, a mudança dela, o fazer a diferença nessa sociedade corrupta e devastada.
O verdadeiro crente tem pagado o preço, tem procurado viver segundo a palavra, tem se entregado a Deus e tem permitido o Senhor fazer morada nele, já não se manda, mas sim segue a Deus. Chorando, mas servindo a Deus, estão na luta, mas servindo a Deus, passando por desafios, mas servindo a Deus, ganhando promoção no trabalho, mas servindo a Deus, estando na benção, mas servindo a Deus, ganhando salários altos, mas servindo a Deus.
Crente precisa buscar a presença do Senhor, deve ser como o trigo puro, e deve saber conhecer e se separar do joio. Crente não anda com joio, não ouve conselhos do joio, não se senta na mesa dos escarnecedores e vive socialmente ligado ao joio.
Crente, pare de andar com o joio, não ande com quem não tem levado o Evangelho a sério, com quem não divide a sua fé, siga o exemplo daqueles, que são bem-aventurados, que dão bom exemplo, que não se contaminam com as coisas do mundo.
Existe o ditado: Digas com quem andas, que te tireis quem és. Vigie quem você tem chamado de amigo, não é todo mundo que vai entender a sua visão, a sua fé e o seu caráter cristão.
Logo, logo será você quem estará voltando para a sua vida antiga, pois tem andando com quem não deve, é um passo para você se afastar da igreja e se contaminar com as coisas do mundo. Começa-se com a contaminação do ouvido, ai você acha que falar palavrão não tem problema, solta um ou outro aqui, que não será isso que te impedirá de ir para o Céu, logo após começa a se relacionar ainda mais com os "amigos", vai deixando a oração de lado, vai deixando de ir a igreja um culto aqui, outro ali, é a dor de cabeça que te vence, é a televisão que te agrada mais, a praia que estava tão agradável e te prendeu mais tempo do que devia. Crente, desperte, são as coisas pequenas que vão te deixar de fora, muitos se abatem do álcool, das baladas, até da fornicação, mas se deixam escorregar por coisas pequenas. Hoje, o cristão passa mais tempo enfrente a um computador, do que lendo a Bíblia, a televisão ganha disparada da oração. Ai quando esse vem para a Casa de Deus, não agüenta ficar nem 20 minutos de joelhos, porque é muito. Começa a dor aqui e ali, o papo fora da igreja chama mais atenção, o bipe do Iphone não te deixa se concentrar no culto. 
É tempo da igreja levar mais a sério a salvação, o que é servir a Deus, imagine se Paulo entrasse hoje nas igrejas, o que ele escreveu no passado, não muda, pois a Bíblia nos diz: "Pode passar Céu e terra, mas a palavra de Deus nunca passará."
I Timóteo 2:9" Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou vestidos preciosos."
Hoje, as mulheres tem se deixado levar pelas aparências, a vaidade tem falado alto, a necessidade de elegância e as roupas e acessórios de grife, tem deixado a simplicidade da mulher de lado. Não estamos dizendo, que mulher tem que andar feia e desleixada, mas muitas não tem vigiado, andam com roupas transparentes fora e dentro da igreja, roupas justas demais e aquilo que antes era reservado para intimidade do marido, hoje fica à amostra de todos, o rosto é tão coberto de maquiagem, que não se vê mais os traços femininos do rosto. Boa parte também é culpa dos maridos, pois deixam de vigiar a atitude de suas esposas, mulher precisa ser submissa ao marido,  e ele tem que se colocar como sacerdote do lar. Muitas, estão querendo vestir as calças do relacionamento, mas não é desse jeito, e se você homem, não tem feito a sua parte, é tempo de mudar. Quanto as mulheres solteiras, perguntem a Deus, se coloquem enfrente ao espelho e perguntem a Deus se é apropriado, se sua roupa está agradando a Deus, se glorifica o Espírito Santo ou não. A palavra de Deus é clara, e infelizmente deixando o seu ego alimentado ou não, essa é a verdade de Deus, e é direcionada as mulheres. 
Não queira agradar mais seus amigos ou a essa sociedade, e arriscar perder sua salvação, importa que o Senhor cresça e que você diminua, é assim que Deus nos orienta através da Bíblia, apenas obedeça, é melhor do que sacrificar. O crente não é careta, mas é feliz por saber que agrada ao Deus todo poderoso, que cuida de ti muito bem e que te garante a vida eterna. O seu melhor amigo não morreria no seu lugar, não será no Hawaii, nas Bahamas, no Taiti, em Nova Iorque ou muito menos em Fernando de Noronha, que você passará a sua eternidade, esse mundo acabará, não perca seu tempo com coisas desnecessárias e coloque Deus em segundo plano. Administre bem o seu tempo, e lembre-se nenhum dos seus 780 amigos no Facebook, seus 500 ou mais likes no instagram, seus amigos do trabalho, os colegas da faculdade ou qualquer um dos seus vizinhos ou familiares, morreu ou morreria no seu lugar. Jesus pagou o preço com sangue, retribua com sua fidelidade e louvor, é o mínimo que podemos fazer por Ele, hoje somos livre, nenhum de nossos esforços é capaz de se aproximar daquilo feito por nós na cruz.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 10 de Julho de 2013, culto noturno.

No comments: