Sunday, March 24, 2013

O cristão e a ética cristã.



A paz do Senhor Jesus, a todos os nossos queridos irmãos em Cristo. Dando seguimento ao que temos falado nas últimas pregações, falaremos sobre a ética cristã, como o verdadeiro cristão deve se portar.
Iniciaremos em Colossenses 3:1-9 "Portanto se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais coisas também, em outro tempo, andastes, quando vivíeis nelas. Mas, agora, despojai-vos também de tudo: cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes a vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos."
O trecho bíblico acima nos alerta sobre o comportamento do cristão, o verdadeiro cristão nasce de novo, se preocupa com as coisas de cima, com o que Deus espera de sua vida e acima de tudo em agradar a Deus. Bem sabemos que, o salário do pecado é a morte e o salário da vida é andar com Jesus e ir para o Céu com Ele.
O que seria ética? Ética é a parte da filosofia dedicada ao estudo de valores morais e princípios ideais do comportamento humano. 
Existe uma pequena diferença entre ética e moral, ética significa aquilo que pertence ao caráter e moral fundamenta-se em obediência a costumes e hábitos recebidos.
O crente vive de acordo com a ética cristã, que segue a Bíblia como referência para sua vida, se você não lê a Bíblia, enfraquece espiritualmente, pois a fé vem pelo o ouvir e ouvir a palavra de Deus.
Muitos não tem dado valor a sua própria Bíblia, existem muitos países comunistas que gostariam de ter a liberdade de ouvir a palavra de Deus, adorar a Deus e ler a palavra, com alegria e se encher de Deus cada vez mais, porém são proibidos pela cultura do lugar.
Quando você era um velho homem, andava por sua própria filosofia de vida, sua ética era outra. Mas, quando você se torna um cristão, você nasce novamente e anda de acordo com a ética cristã.
Assim se aplica também, aos líderes da casa de Deus, e ao pastor, como por exemplo quando um pastor vai aconselhar uma irmã, deve manter a porta de onde esteja entre-aberta, se for um assunto sobre o casal, algum problema íntimo, o marido dessa irmã deve estar presente. Aos irmãos e colaboradores, há algumas éticas estabelecidas, como por exemplo somente cumprimentar alguma irmã fisicamente, se caso partir dela, se ela estender a mão para um aperto, o irmão responde do mesmo modo, se ela der uma abraço respeitoso, dai o irmão retribui, mas pela ética não cabe partir do irmão o contato físico.
A questão da ética é algo bastante considerativo, um médico não pode falar de outro médico, um advogado não pode falar do outro, entendemos a ética profissional perfeitamente, porém quando se trata da ética cristã, muitos não sabem do que se trata e não podem diferenciar. Mas, se houvesse uma ética aplicada e seguida dentro das igrejas, o convívio entre os irmãos seria muito mais agradável.
O ser humana fala dos problemas dos outros com muita propriedade, gostam de apontar os erros dos outros, julgam e condenam os demais com muita facilidade, mas esquecem que somos todos humanos e passivos de erros. Paulo disse em Coríntios, que cada um examine a si mesmo, se essa palavra fosse tomada com mais seriedade, muitos problemas de convivência seriam evitados.
 As vezes, um irmão nem mesmo sabe do que se trata o assunto, ouviu uma conversa pela metade, viu uma situação por alto ou tirou conclusões do que ouviu de alguém  e pronto já faz o seu julgamento e julga com toda a propriedade de causa.
Deixe Deus tratar de seu irmão, se Deus o chamou para servi-lo, Ele sabe o que está fazendo e como deve lidar com ele, não meta o seu nariz em assunto que não cabe a você. Deus fala diretamente com o pastor de sua igreja, se for necessário, por certo o seu pastor direcionado por Deus, saberá tratar de qualquer situação, com todo o cuidado. Deus dá diretrizes para o pastor da igreja, o problema é que muitos querem se colocar no lugar do pastor, tratar, julgar e castigar o irmão que erra. Façamos o pouco que Deus nos dá e vivamos felizes.
A Bíblia nos compara com diamantes, e Deus lapida o diamante até estar no formato e no brilho que Deus precisa, e por certo até Jesus voltar, Deus estará lapidando todos nós.
Sabemos bem que, uma pedrinha no nosso sapato pode nos incomodar até que, venhamos a tirar, e quando olhamos para aquela pedrinha que pôde machucar tanto o nosso pé, não acreditamos, mas tiramos do sapato e continuamos a andar, ninguém deixa de andar ou joga o sapato fora por causa da pedra. Assim, é o nosso caminhar com Jesus, surgem sim as pedrinhas no nosso caminho, podemos comparar alguns irmãos como pedrinhas no nosso sapato, mas tiramos do sapato, ou seja aprendemos a lidar com a situação, com a ética cristã, sem perder o temperamento ou deixar de lidar com nosso irmão e assim continuamos a caminhar com Jesus. Essas situações entre você e seu irmão, te ensinam a ser mais crente, porque você ora pela vida dele, pede misericórdia de Deus, pede para Deus te ensinar a amar o seu irmão, a ter paciência e paz com Ele, é você amadurecendo espiritualmente, deixando Deus tratar da situação e vivendo de acordo com a ética cristã.
Se você não consegue amar o seu irmão pelo o que ele é, respeitando as diferenças que ele tem, você ainda não foi crucificado com Cristo, inimizade é uma coisa demoníaca, que tem destruído muitos cristãos e precisa ser concertado.
O trecho de Colossenses é bem claro, e nos fala sobre alguns pecados que não podem fazer mais parte da vida de um cristão, prostituição é imoralidade sexual, muitos não se apercebem, dai gera pornografia, adultério, fornicação,  e um pecado puxa o outro. Deus está nos corrigindo agora, para que não seja tarde demais no dia do juízo.
O Espírito Santo está conosco, sempre nos alerta, fala conosco todo o tempo, nos orienta como devemos agir pela ética cristã, mas alguns chegam a um ponto, que não dão ouvidos para a voz do Espírito Santo, ignoram os alertas, acham que não tem nada a ver, e vão apagando dia após dia o Espírito Santo, até que não se ouve mais e já não percebem que estão em pecado.
Entre um casal deve se ter respeito e comunicação, nenhum relacionamento sobrevive sem esses dois itens essenciais. Entendemos também que, uma mulher ranzinza, que reclama de tudo, que não vê nada de bom na vida em que leva e no marido que tem, reclama do tempo, da bagunça do marido, dos filhos, da vida que leva, reclama até do pastor da igreja. Amadas, vigiem para que o marido não caia no cansaço e não seja uma porta aberta para o diabo trabalhar. Assim também o marido, a mulher precisa ser ouvida e respondida, precisa ser elogiada e apreciada, uma ajuda nas tarefas de casa e um muito obrigado pela comida fresca, podem fazer toda a diferença no casamento.
O homem aflora suas idéias pelo o que vê, o pecado começa pela mente, a Bíblia diz que o homem que olhou para a mulher e a desejou, já pecou com ela. Porque a mente do homem é desse jeito, pensa rapidamente e o desejo na mente já se torna em pecado.
Aos solteiros, é melhor ser um solteiro servindo a Deus, do que ser mal casado, casar com um homem que não é cristão, é um trabalho difícil e que requer muita paciência e fé, Deus quer poupar a sua vida disso, é melhor esperar em Deus e viver feliz o servindo, do que passar bons anos de sua vida deixando de adorar a Deus, para orar pelo marido não crente e que as vezes, até impede a esposa de ir a igreja.
As solteiras até olham aquele "gatinho", mas não enxergam que ele pode virar um leão feroz e resmungão, saibam que gato gosta da casa, mas não está preocupado com o dono, se o dono se mudar e esquecer do gato, ele vai ficar na casa e se dar super bem com o próximo dono que o alimentar. Aquele seu "gatinho" também faz imoralidade e você precisa vigiar.
Paixão é uma coisa fulminante, que passa rápido, mas o amor sobrevive a qualquer coisa. Existem mulheres, que oram dizendo que se Deus não der aquele homem, elas preferem nunca se casar, ai Deus escuta essa oração e então elas ficam solteiras para sempre e não sabem o por quê. Deus age segundo a vontade dele, se aquele não for o homem para você, Deus não vai te dar, porém se você insistir e quiser agir por sua própria conta, Deus não interfere e você pagará as conseqüências. Paixão esfria, acaba e se torna desgovernada, por isso não devemos deixar as emoções da paixão nos tomarem, e sim procurar pelo verdadeiro amor, que só Deus tem guardado para nós.
Cristão age pela ética, principalmente ao que se relaciona ao que sai de sua boca, precisa ter uma vigilância dobrada, há comentários que precisam ser evitados e realmente não serem ditos para sua esposa, seus irmãos e nem mesmo para Deus. Até para pedirmos algo a Deus, temos que ter ética. 
O seu maior inimigo é a sua carne, o pecado está dentro de você, para pecar é rápido demais, se não houver uma vigilância. 
O pecado jaez a porta, crente não foi chamado para andar com ímpio, ele deve sim falar de Jesus e por os joelhos no chão para Deus salvar aquela alma, pois quando você anda próximo demais do ímpio, já já está agindo e falando as mesmas coisas que ele. 
Crente é diferente, tenha ética cristã, as coisas do velho homem devem ficar para atrás, as conversas indecentes, as malícias, o palavrão, não podem estar na mente e da boca do crente, até a forma de se vestir deve ter a ética cristã. Peça orientação a Deus, guarde a sua vida em santidade e oração, tenha ética cristã e procure não vacilar o seu pé. Deus é fiel e se agrada de obediência.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 20 de Março de 2013, culto noturno.

No comments: