Friday, March 1, 2013

Benção: Porta aberta para provação!


A paz do Senhor Jesus a todos os nossos queridos leitores e irmãos em Cristo Jesus, hoje nosso tema é bastante interessante e nos faz chama bastante atenção, pois em nossa vida procuramos sempre sermos abençoados. Mas, eu pergunto a você: Qual é o caminho da benção? Como chegar até ela? No decorrer de nossa pregação, entenderemos um pouco desse extremo entre benção e provação e o porquê da escolha do tema.
Tiago 1:01 " Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos andam dispersas: saúde."
Vemos falar aqui de saúde, algo tão importante, mas que muitas vezes esquecemos de agradecer por ela, e as vezes só nos damos conta da importância que temos ela, quando adoentamos. O Senhor Jesus é o nosso melhor patrão, o servi-lo, nos garante, a saúde, o pão diário, a paz, o sustento, e tudo o que necessitamos. 
Entendemos que nossa vida não é um mar de rosas, como no dito popular, temos sim nossos desafios, que são muitos até. Quem poderia melhor descrever a palavra provação, senão o crente? 
Segundo o dicionário a palavra provação significa: Ação ou meio de pôr à prova a constância, a resignação, a virtude. Situação difícil, transe, sofrimento. Sinônimos de provação: martírio, sofrimento, tormento e transe. 
Acima, pudemos então, entender o real significado da palavra provação, que sempre ouvimos na igreja e na boca dos crentes. Podemos dizer que, o caminho da benção é a provação. Quando você passa pela provação, você recebe a benção. E quando você passa pela tentação, e vence, você recebe galardão.
Deus é o mesmo hoje e sempre, Ele não muda. Existem momentos que nós, desafiamos Deus, ou nos achamos no direito para tal. Cansamos um pouco de esperar a benção, e fazemos uma "birra" com Deus, como se fosse funcionar, não é mesmo? Quer provocar a Deus, diz que já não vai mais fazer a obra, largar os cargos e responsabilidades que tem, pensa até mesmo em não ir em alguns cultos. Essas coisas imaturas que alguns crentes fazem, não adiantam com Deus, não vai mudar o que Deus já determinou, pode até atrasar a sua benção ainda mais. Se Deus não deu aquela benção, que você tanto pedia, é porque Ele sabe que não era para ti e por certo tem algo melhor para sua vida. O Senhor está contigo em todas as situações, até mesmo no momento da sua "birra". Ele te ama, é seu Pai e o Pai sabe como cuidar dos filhos.
O recebimento da sua benção, é uma questão de oportunidade, a chance chega até você e Deus te abençoa, mas deve saber que a benção não chega no momento e na maneira que você quer. A Bíblia diz que o tempo e a oportunidade nascem para todos, em uma competição por exemplo, não pode o primeiro lugar ser para dois ou três, só porque eles todos são crentes, aquele dia foi para um, e o próximo será para outro. A chance da benção é para todos, mas não ao mesmo tempo. Deus está conosco em todas as situações. Devemos ser fiéis no pouco, para sermos colocados no muito e nos contentarmos com o que temos. Tem coisas, que não são para nós, tenhamos paciência e nos alegremos com o que temos.
As palavras felicidade e regozijo se encontram na Bíblia. Felicidade: é aquela alegria dentro do seu coração e Regozijo: é a felicidade que você não controla, sempre entusiasmado, nem mesmo as lutas te impedem de dar Glórias a Deus.
Tiago 1: 2-3 "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz paciência."
O grande gozo dito aqui, é o regozijar. Tiago nos diz que, devemos ter regozijo nas tentações. Alguém se regozijou porque passou por tentações e provações? Dificilmente amados, não é fácil estar alegre quando estamos no problema. Jesus disse que devemos nos alegrar, quando formos expulsos da igreja, pois o Reino dos Céus estará próximo. Muitas vezes, nem nos problemas tão pequenos conseguimos nos alegrar e dar glórias a Deus.
Quando temos problemas, normalmente choramos, oramos, jejuamos, nos lamentamos, lemos a Bíblia e até enquadramos versículos para aliviar nossa alma. A tua prova é sua e de mais ninguém, se regozije dela em nome de Jesus.
Quando nos regozijamos, agradecemos a Deus por confiar a nós aquela situação, sabendo que Ele nos dará a vitória. Deus está te provando no pouco, para te colocar no muito, confie em Deus e tenha paciência. Enquanto não aprender a se regozijar na sua provação, vai continuar nela, é o caminho da sua benção. Não enxergamos que nossa benção está do nosso lado, apenas se regozije no Senhor.
A provação produz a paciência, pois sabemos que só a mão do Senhor pode nos livrar e aguardamos a vez dela acabar e assim recebermos o refrigério de nossa alma.
Hoje, falta muita alegria dentro das igrejas, falta o regozijo, as igrejas não estão se alegrando em Deus, se preocupam mais com quebras de maldição, benção da prosperidade, unção da cura, a benção do carro zero, e tantas outras. O verdadeiro gozo só vem do Espírito Santo, as igrejas tem deixado de buscar o batismo do Espírito Santo e assim se alegrar no Senhor em todo o tempo e preferem focar em coisas vãs desse mundo. A nossa alegria vem do Senhor e  através do Espírito Santo.
Pedro quando tomou as primeiras chicotadas, se regozijou no Senhor, pois não se achava digno de apanhar pelo nome de Jesus. Maria se regozijou pois Deus a havia escolhido para conceber o Messias, não se importou com as circunstâncias, que seria apontada pela sociedade, que seu noivo a rejeitaria, mas ficou firme se regozijando por saber que Deus havia a escolhido e estava cumprindo a vontade do Pai.
Temos visto muitos fenômenos naturais, que tem atacado a terra, são meteoros, terremotos, tsunamis, chuvas e enchentes, furacões e tantas coisas, porque o homem pode até prever esses desastres, mas não pode controlar. O único meio de Deus chacoalhar a Terra e dizer ao homem quem está no controle é Ele, é mexendo na natureza. Deus está nos alertando, desperta igreja, Jesus está voltando e devemos estar prontos. Coisas pequenas vão deixar os crentes de fora do Céu.
Deuteronômio 28:47 " Porquanto não haverás servido ao Senhor com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo."
Aqui Deus nos fala diretamente sobre os crentes, que estão na igreja fazendo a obra de qualquer forma, servindo a Deus de qualquer maneira, e esses Deus vai amaldiçoar e ficarão de fora. Muitos pensam que servem a Deus, mas estão fazendo por pura obrigação, vão na igreja, quando vão para que o pastor não venha ligar para eles, o irmão não fale mal dele pois ele faltou. Dai chegam na igreja, não ajoelham 15 minutos para orar a Deus, ficam lá fora batendo papo e falando mais alto do que as pessoas que estão orando dentro da igreja, não são capazes nem de levantar as mãos quando o louvor a Deus começa, quando não ficam sentados pois estão muito cansados, porém quando o pastor diz que você vai receber uma benção grande, vai comprar uma casa, vai ter uma viagem maravilhosa, levanta até as duas mãos para receber. Os que não tem nenhuma reverência a Deus e a Casa Dele, não estão servindo a Deus com bondade de coração e alegria, ficarão de fora e não poderão reclamar.
Deus é amor, mas é 100% justiça, Ele conhece nossa vida com profundidade, com pontos, vírgulas e exclamações, Ele lembra de coisas que você nem mesmo imagina, tem coisas pequenas que você nem pediu perdão, mas Ele lembra, sempre ore pedindo misericórdia e perdão por todas as coisas, e o diga até mesmo pelas coisas ruins que fez e você não se lembra. Crente não brinca com mentira, isso é coisa do diabo, você precisa tirar essas coisas da sua boca e peça perdão a Deus por elas, para não ficar fora do Céu. Não brinque com Deus, servir a Deus é coisas séria.
Dia de culto você precisa estar ansioso para chegar a Casa de Deus, preparar o seu dia para na hora certa do culto estar alegre para o adorar.
Deus coloca as bênçãos em suas mãos, você precisa apenas usar a sua fé, estando na direção de Deus. Jesus é o teu advogado, e sem Ele não entraremos no Reino dos Céus, não temos como passar pelo Juiz, no dia do juízo. Tenha reverência a Deus, o sirva com alegria e bondade de coração, seja humilde e peça a Deus misericórdia e perdão por seus pecados diariamente. 
Há um caminho a seguir, quem crê e for batizado será salvo, quem não crê será condenado. É ter aceitado Jesus, passar pelas águas, ter se arrependido de seus pecados, tomar a Santa Ceia do Senhor, que representa comunhão com Ele, aliança feita todos os meses, lembrando o ato feito por Jesus por nossas vidas, se o crente não tomar Santa Ceia, não conseguirá ficar no caminho de Jesus por muito tempo, fraquejará. Precisa buscar o batismo do Espírito Santo, que é revestimento de poder, sabendo que as lutas serão maiores após o seu batismo com Espírito Santo, tentarão ainda mais te tirar da igreja, mas permaneça firme, Jesus venceu o mundo e nos faz forte para vencermos. 
Peça a Deus sabedoria e misericórdia, aprenda a se regozijar no Senhor e a vencer as provações e as tentações, dando glória a Deus em todas as coisas. A benção é a porta para a provação e passando por essa provação com alegria, vai te garantir a vitória, prossiga em nome de Jesus. Seu momento é agora, Deus está te chamando a responsabilidade. 
Tiago 1:05 -6  "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá literalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe á dada. Peça-a, porém não duvidando; porque  o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte."
Peça a sabedoria de Deus, pergunte a resposta a Ele, e Ele vai te responder, Deus não nos deixa na confusão, não duvide, mas não tema a resposta, viva o momento e aguarde nele. Existe momentos que não precisamos saber a resposta naquela hora, deixe Deus trabalhar, Deus pode mudar de idéia no meio do caminho e a benção ser maior. Pode até dizer: Ah, mas Deus não muda de idéia. Muda sim, mudou com Jonas. A escolha é sua, ou cumpre o propósito de Deus e vai de barco, ou vai de baleia. Quando Deus tem propósito com um crente, Ele faz cumprir. Agüente firme e servia a Deus todos os dias com regozijo no coração.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 27 de Fevereiro de 2013, culto noturno.

No comments: