Sunday, March 10, 2013

Aprendendo a orar.


A paz do Senhor Jesus a todos os nossos leitores apreciadores do blog, e irmãos em Cristo Jesus. Como é bom poder falar de Jesus, e nos encher com a verdadeira palavra dele. Que nos desperta, exorta, conforta e traz alegria. Nosso tema é sobre oração, aprenderemos como exercer o ato da oração e como nos mantermos em conexão com nosso Pai, pode então transformar nossa vida. 
Lucas 11:01 " E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos."
Esperamos que o Espírito Santo possa nos guiar do decorrer desse texto, e que possa nos dar todo o entendimentos sobre a palavra de Deus, falando aos nossos corações de maneira tremenda e clara.
O que é orar? Muitos podem se questionar, há algumas suposições a respeito: Ah orar é falar com Deus, é pedir coisas a Ele, é fechar os olhos e tentas coisas. Porém, nem todos sabem o que é orar e como fazermos.
Orar é uma lição, você precisa aprender continuamente. Precisa de prática, para se adquirir experiência, não são palavras vãs, apenas meras repetições, ou a utilização de um português na linguagem formal e auto-tonante. Quando entramos na presença de Deus, devemos entrar falando com uma pessoa que é íntima nossa, que te entende, que te ama, que te chama pelo seu nome, o seu PAPAI, amado de sua alma, aquele que até mesmo antes de você pedir, Ele já sabe o que sairá de sua boca. Deus não pensa como nós pensamos, Ele vai muitos além de nossa mente limitada.
Existem pessoas, que querem que Deus fale com elas especificamente, Deus vá e mande um profeta falar com elas diretamente. Não estão atentas a voz de Deus no momento do culto, deixam escapar a benção por não prestarem atenção. Deus já começa a falar conosco, desde a oração inicial do culto, a hora do louvor a Ele, até o fim da pregação. Devemos sempre estarmos atentos, para não escapar nada da parte de Deus.
Existem momentos que, nos irritamos, você pode até pensar: Ah, mas o crente não se irrita, tem o fruto do Espírito, isso é verdade, porém, somos carne e nos irritamos, só devemos saber controlar nossas emoções, não é porque se irritou, que vai sair brigando e descontando em todo mundo. Em certos momentos, quando pessoas que não sabem controlar a própria língua falam coisas desnecessárias na hora errada, isso nos irrita. Aquelas pessoas chatas, que você não gosta de estar perto se aproxima, você se irrita. No entanto, Deus gosta de estar contigo, mesmo as vezes você falando coisas que não deveria dizer, mesmo você sendo chato, esquecendo de quem é Deus na sua vida, deixando de estar com Ele, mas o seu Deus sempre quer ter você pertinho dele, quer ouvir a sua voz. Nós não somos nada sem Deus, e o único lugar que chegaremos sem Ele, é o inferno.
Oração é uma via de mão dupla, você fala, Deus te ouve, você pergunta, Ele te responde. Se você, não dá espaço para Deus falar, somente fala, fala e fala, desabafa, pergunta, se lamenta, porém, não dá a chance de Deus te consolar e responder ao seu clamor, não tem como Deus falar contigo e acalmar o seu coração. 
Sabemos que fatalidades podem acontecer diariamente, a única coisa que muitos não se apercebem é que, a sua oração pode evitar o acontecimento de uma fatalidade. Você clamando o livramento e a proteção de Deus, pode evitar que ocorra um acidente de trânsito por exemplo.
Não adianta você orar somente quando está no meio do problema, nós temos a grande tendência de somente nos achegarmos a Deus quando estamos na aflição. Quando tudo vai bem, a conta bancária está uma benção, a vida segue em paz e alegria e estamos no conforto, não oramos como deveríamos. Se quer, as vezes lembramos de agradecer a Ele.
Deus é uma fonte de alegria que não se acaba, Ele nos inunda a cada momento que o buscamos, Ele está no controle de todas as coisas, quando o buscamos, a nossa alma se regozija nele. E quanto mais o buscamos, mais nos enchemos, mais nosso Deus quer estar conosco, quer fazer parte do nosso dia-a-dia, quer ter mais intimidade com seus filhos.
Deus tem misericórdia de sua vida, Ele te ama, quer estar perto de ti, ouvir a sua voz. Ele ouve cada vírgula de nossa oração, até mesmo o que não falamos, não precisa ser dito, pois Ele sabe.
Provérbios 22:1-2 " Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro. O rico e o pobre se encontraram; a todos os fez o Senhor."
Vemos aqui acima, que para Deus não há diferença entre o rico e o pobre. A sociedade faz o pobre se sentir indiferente e sem valor, o que conta são os valores financeiros e os "status sociais", mas não para Deus. Provérbios 22:3-4 "O avisado vê o mal e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena. O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida." Diz aqui, que o pecador pagará o preço de seu pecado. 5-6 "Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe dele. Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer, não se desviará dele." Diz aqui, que crianças podem até praticar tolices, mas quando os pais as corrigem, elas voltam para o caminho certo. 7-9 " O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado é servo do que empresta. O que semear a perversidade, segará males; e a vara da sua indignação falhará. O que é de bons olhos será abençoado, porque deu do seu pão ao pobre." Pularemos para os versos 13 e 14, que nos diz: "Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas. Cova profunda é a boca das mulheres estranhas; aquele contra quem o Senhor se irar cairá nela."
Deus não age na vida de preguiçosos, você precisa ser disposto e valente na batalha, e também nos diz sobre os que são adúlteros, Deus já amaldiçoou antes de mesmo da pessoa realizar o ato. Deus nos conhece muito bem e vê a intenção de nosso coração.
Quando você ora as coisas mudam, o seu joelho no chão faz a diferença no mundo espiritual, até para orarmos precisamos ter humildade. Peça a Deus com carinho, chegue na presença dele com um coração humilde e quebrantado. Ele sabe como você está pedindo, sabe a sua sinceridade.
Alguns buscam de Deus um talento especial, mas Deus sabe a forma que estão pedindo, querem pedir para que Deus dê e venham usar para benefício próprio, não é para usar na obra de Deus, se esfriam rápido de servir a Deus e até utilizam o que Deus deu para usufruírem no mundo.
Existem orações que Deus atende na hora, e outras que Deus nunca se quer vai responder, Ele sabe de todas as coisas.
Chegue diante de Deus colocando sua oração e pedidos com amor e humildade, não adianta achar que o seu falar grosso e a determinação da sua benção, vão mudar o coração de Deus, não é assim que Ele trabalha.
Deus prova a nossa fé, quer ver onde nosso coração está, se temos esperado nele com paciência. Deus não precisa pensar, basta uma palavra que a benção chega até você, é coisa rápida e fácil para Deus, não há nenhum esforço da parte dele, porém é Ele quem determina a hora certa e como a benção chegará até ti.
Quem nunca perdeu alguma coisa na vida? Seja um emprego, um carro, uma viagem ou uma oportunidade, um namorado ou até um ente querido. Ficamos até tristes, mas conseguimos superar, não  ficamos nos lamentando por meses. Mas, quando o assunto são as bênçãos espirituais, achamos que nunca conseguiremos superar aquela perda, ficamos muito tempo naquela amargura. A Bíblia nos diz: 
" O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" e " Se te mostrares frouxo no momento de sua angústia, ai será o tamanho de sua força." 
Até o luto tem um tempo determinado, ninguém fica de luto o resto da vida. Deus tem o tempo certo de te abençoar, todo o dia seguinte já há benção pronta para você, existem sonhos que Deus vai resgatar e realizar em sua vida. Você não sabe a fortaleza espiritual que é, Deus te vê como um guerreiro forte, e o diabo tem conhecimento disso, sabe os que são escolhidos por Deus, aqueles que Deus tem uma grande obra para realizar, que serão abençoados de maneira tremenda, tanto espiritualmente como materialmente, pois Deus supre todas as necessidades de seus filhos, é por isso que o diabo luta contra você, a fúria dele é grande, tenta tirar os crentes do foco, mas nosso Deus nos faz sermos fortes, é só pedir a Ele.
Deus mandou Isaías comer fezes em seu pão, quem poderia imaginar que Deus ordenaria isso. Qual o propósito? Às vezes, não entendemos os caminhos de Deus, as maneiras que Ele tem de trabalhar, os porquês dele, mas sempre saiba que Ele tem benção para seus filhos. Coloque tudo diante de Deus em oração, Ele tem vitória para você, deixe o passado de lado e viva o futuro que Deus tem preparado para a sua vida.
Isaías 44:1-08 " Agora, pois, ouve ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi. Assim diz o Senhor que te criou, e que te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi. Porque derramarei água sobre o sedento e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha benção, sobre os teus descendentes. E brotaram entre a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas. Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a mão: Eu sou do Senhor; e por sobrenome tomará o nome de Israel. Assim diz o Senhor, Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há outro Deus. E quem chamará como eu, e anunciará isso, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? Este que anuncie as coisas futuras e as que ainda hão de vir. Não vos assombreis, nem temais; porventura, desde então, não vo-lo fiz ouvir e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não! Não há outra Rocha que eu conheça."
Deus te ajudará, não temas, fique tranqüilo tudo acabará bem, Deus te livrará, Ele sabe como agir em tua vida, e como te abençoar no momento certo, não se preocupe.
Muitas vezes, não entendemos o trabalhar de Deus em nossas vidas, não tem nexo, mas Deus age segundo a vontade dele. Deus sabe quando você entra em oração e ai as coisas mudam, você não precisa entender o milagre, apenas viva o milagre.
Oração tem que ser algo espontânea, vinda do seu coração, se não estiver com vontade de orar, não vai fluir de uma maneira agradável. Deus não aceita nada feito por simples obrigação, Ele quer que você sinta vontade de falar com Ele, de estar na presença dele, de se comunicar abertamente com o Pai, algo vindo do seu coração.
Entendemos que a melhor oração, é aquela em que estamos no meio do problema, naquela situação difícil, que somente Deus pode nos atender, dai fazemos uma oração profunda, de um coração quebrantado, que está sedento por Deus, nos humilhamos, choramos, clamamos a Ele. Jesus sabe como tratar conosco, é no problema que procuramos mais a Deus e assim Ele nos molda.
Muitos só vem para Jesus, porque estão no momento de turbulência, em um problema grande que não vêem solução, daí se achegam mais perto de Jesus, se quebrantam, correm para Jesus, o único capaz de solucionar as nossas causas impossíveis.
Hoje, muitos dão desculpas que não tem tempo para orar, o trabalho os consome, a correria do dia-a-dia, o cuidado com as crianças, precisam de tempo para o lazer, mas o Facebook está sempre em dia e sempre sabem o que se passa na vida dos outros. Levante mais cedo, ore, busque a Deus em primeiro lugar, busque a Deus de madrugada, a fila é menor, a maioria da população está dormindo.
Neemias 2:4-5 " E o rei me disse: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a edifique."
Neemias orou em espírito para que o rei atendesse o pedido dele, estava na frente de alguém muito importante, que podia mudar a vida dele, mas a confiança de Neemias estava em Deus, e mesmo ali naqueles segundos de oração em secreto, Deus ouviu e fez o milagre acontecer.
O seu pastor não sabe de tudo, e ele nem precisa saber, o que é necessário é ele te orientar os passos para chegar ao Céu e te orientar no que cabe a ele, mas não espere ele ter todas as respostas e as soluções de seus problemas. Entretanto, a sua oração com Deus, pode te dar o entendimento devido, pode trazer as respostas que precisa, se assim for a vontade de Deus.
Não adianta você orar pedindo para Deus matar seu inimigo, não vai acontecer, seu inimigo vai ficar mais robusto e você definhando orando para Deus fazer justiça. Liberte-se disso, perdoe ele, esse sentimento de rancor, só deixa a pessoa doente. Existem crentes com depressão, com câncer, com ataques cardíacos, somente porque não liberam perdão. Peça a Deus para te libertar, para mudar e melhorar seu caráter e sentimentos, Deus faz!
Deus tem o Seu tempo para tudo, a sua situação não vai ficar desse jeito para sempre, não existe uma porta que Deus não possa reabrir, somente ore mais, se a benção não chegou é porque você está orando pouco.
Deus faz muito além do que pedimos ou pensamos, Ele opera o impossível por nós, não conte o milagre dos outros, viva os milagres de Deus para sua vida e assim testemunhe a glória dele em ti.
Tenha calma, Deus só opera na paciência, ore mais se acha que está demorando, fale mais com Deus, fale em detalhes, Deus não opera no desespero, pânico não acelera o processo. Porém, uma coisa temos a plena certeza, as tuas orações movem os céus, fazem o milagre chegar.
Entregue hoje o problema a Deus, tire a sua mão, deixe Deus agir, você não perdeu nada, você está ganhando, não olhe para atrás, Deus tem novidade de vida para sua vida, vai fazer o milagre que você espera chegar até ti.
Mateus 06:5-9 "bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; " 
Não adianta falar demais com seus amigos, familiares e quem quer que seja. É Deus quem pode solucionar o seu problema e fazer o seu milagre acontecer. Orai sem cessar, durante o seu caminho ao trabalho, vá falando com Deus, tenha um tempo especial para o Pai, quando você pede a Ele, Ele já sabe o que você vai pedir, mas peça, com alegria, humildade e liberdade. Ele é teu Pai querido e quer ter comunhão com você. Somente peça e creia nele.
Atos 16:31 "E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa." Promessa de salvação para ti e sua família, peça a Deus pelos seus.
Vigie sempre sua salvação, a igreja antes de tanta tecnologia e do Facebook orava mais, busca mais a presença de Deus, hoje pegamos crentes durante o culto com seus iphones e smart phones olhando Facebook and a internet, atitude inaceitável. A facilidade do pecado é bem maior do que antes, os crentes tem ficado muito afastado de Deus, deixam de orar, perdem tempo com muitas coisas sem importância e não buscam a Deus. Daí a adversidade chega e se preocupam.
O seu melhor amigo é Jesus, Ele renova as suas forças, esperanças, a vitória é sua em nome de Jesus, você não vai peder. Levante a sua cabeça, Deus trabalha para os que nele confiam, Ele sempre está a seu favor. Coloque a situação diante dele, você pode até chorar hoje, mas alegria vem pela manhã, Deus tem sempre algo pronto para te abençoar no dia seguinte.

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 06 de March de 2013, culto noturno.

No comments: