Thursday, March 14, 2013

Vontade da carne ou vontade do Espírito?



A paz do Senhor Jesus a todos os nossos amados em Cristo Jesus. Hoje, nosso tema retratará uma realidade muito grande dentro das igrejas, que é a vida do crente e sua salvação e como a interferência do diabo afeta esse cotidiano cristão, que muita das vezes pode até mesmo ser o fim eterno.
Muitas das vezes, os crentes vem para a igreja, recebem a palavra, se enchem da parte de Deus, se animam, tomam posse da benção e dois, três dias depois do culto, já esqueceram o que foi pregado, já deixaram as mentiras de Satanás e os pensamentos duvidosos entrarem no coração, deixam de crer na palavra e esquecem totalmente o que foi pregado no culto passado, aquilo que  havia deixado eles tão felizes durante o culto.
A primeira luta da semana, por mínima que seja, já é capaz de deixar aquele crente desanimado e desacreditado das bênçãos de Deus. As promessas de Deus não se acabam, Deus nos renova a cada manhã, porém cabe a você, saber qual posição tomará diante das adversidades. Devemos guardar a palavra de Deus em nosso coração, estarmos firmes na rocha. Deus quer falar conosco de maneira muito especial, quer transformar a vida dos crentes que o aceitam de coração, quer nos surpreender.
Lucas 11:24-26 " Quando o espírito imundo tem saído do homem, e anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, donde saí. E, chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro." 
No verso acima Jesus é quem fala, e nos diz diretamente sobre a possessão maligna, o fato de uma pessoa aceitar a Jesus, o Espírito Santo não habita nela diretamente, há uma preparação, não é uma coisa instantânea. Quando acima diz que, o demônio encontra a casa varrida e adornada, quer dizer que o demônio pode e tem acesso a pessoa que ele antes possuía. É uma coisa que pode ir e voltar, para o Espírito Santo entrar e realmente habitar na pessoa, existe uma preparação, não ocorre de um dia para o outro. Quando a pessoa se batiza nas águas, ela está fazendo uma confissão dos pecados e nascendo de novo, porém se não há uma renuncia sincera dos pecados, não há um nascimento e consequentemente o Espírito Santo não pode habitar nela, possibilitando que o demônio que nela habitava antes, então volte com mais 7, assim encontrando a casa varrida e adornada e colocando o estado daquela pessoa ainda pior do que antes, como assim lemos em Lucas.
O demônio quando sai de uma pessoa, ele anda por lugares secos e desertos e procura abrigo para descanso, mas caso não encontre ele volta para o lugar de onde saiu e com ele traz mais 7 outros demônios, sendo o líder desses. Assim, como temos o nosso anjo da guarda, cada um também possuiu o demônio que trabalhava em sua própria vida, ele entende que o seu corpo pertence a ele, pode ir e voltar a hora que desejar. Porém, o único meio de se livrar desse demônio, é se revestindo do poder de Deus, se enchendo cada vez mais do Espírito Santo, se esquivando do pecado e se aproximando mais de Deus.
Uma pessoa que dúvida do poder de Jesus, que Ele é quem opera os milagres, que é o salvador, que transforma todas as coisas para o bem, esse já está com o diabo no corpo, já está possesso, pode ser a pessoa que for, ter uma vida bem-secedida, status social, ter vindo de boa família, ter recebido ótima educação, ser saudável, ter diplomas universitários e ser poliglota, porém se não aceitar Jesus e recusar sua supremacia, o diabo somente observa esperando a oportunidade para entrar na vida e assim destruir.
Existem crentes com anos de igreja, que ainda não estão libertos, acreditem se quiserem, são apegados as coisas do mundo, possuem mágoas em seus corações, coisas afetivas e outras mais, que são brechas para o diabo agir na vida da pessoa e que impedem de serem libertas.
Podemos nos perguntar: Como pode então, o diabo ter tanta certeza que pode voltar para o corpo da pessoa? Porque ele sabe que para o Espírito Santo habitar, fazer morada na vida da pessoa, é necessário um tempo, um processo de limpeza e purificação, precisa ter o tempo de total libertação e desprendimento das coisas do mundo e do pecado. Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar, ou o Espírito Santo vai agir na vida da pessoa ou o diabo vai agir.
Deus está nos chamando a responsabilidade da salvação, não podemos deixar o diabo agir em nossas vidas, precisamos estar atentos e fechar as brechas para que o diabo não habite em nós. Servir a Deus é coisa muito séria.
Como podemos então ter a certeza da libertação de alguém? A resposta se encontra em Gálatas 5:19-22 "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, ácerca das quais declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade fé, mansidão, temperança."
Como Jesus disse, pelo fruto se conhece a árvore.

  • Lascívia: é a sensualidade, mulher de Deus precisa ter pudor, não pode ter sensualidade, a não ser que seja para agradar seu próprio marido, o único quem pode ver o corpo da mulher é o seu marido. A mulher precisa ser reservada, sensualidade é obra da carne, cuidado com a sua saia justa, com a transparência. O diabo gosta de expor o homem e a mulher no pecado e principalmente o que é sobre a carne, como a sensualidade, a pornografia, a prostituição, a fornicação, o adultério e tantos outros.
  • Prostituição: ato de se prostituir, uso degradante de uma coisa.
  • Impureza: algo impuro, sem limpeza.
  • Idolatria não é somente a adoração a santos católicos, a imagens de esculturas, e coisas do tipo, há pessoas que adoram seus filhos, idolatram eles, chegam a dizer que Deus pode tocar em tudo, menos nos filhos.
  • Feitiçaria: é a prática de rituais ocultistas, com a busca de resultados ou favores, quando não há a vontade de terceiros. São cultos invocando forças da natureza, antepassados falecidos, estando relacionados a magias e invocação de espíritos e demônios, empregando também uma forma de adivinhação. O que muitos também não sabem é que, a farmacopéia também é uma forma de feitiçaria, porque a fabricação e utilização de drogas e qualquer substância que tira a pessoa de seu estado normal, é considerado também como feitiçaria.
  • Inimizades: é inadmissível um crente, que não fale com o outro dentro da igreja, uma pessoa que não olha para outra, distrata o irmão e só com o olhar as vezes já mata a outra pessoa. Se seu irmão fez algo contra você, coloque o seu joelho no chão e busque a Deus pela vida dele, peça justiça da parte de Deus e com certeza Ele, tocará o irmão e haverá entendimento.
  • Porfias: são discussões, tem crente que vive discordando do outro, a opnião dele é a única que vale e sempre quer discutir as questões sempre se achando certo. 
  • Emulações: é a rivalidade, o sentimento de competição, de sempre se achar melhor, querer fazer mais do que o outro, não dar espaço para que o irmão cresça na obra, sempre quer fazer de tudo e procura competir com os demais.
  • Ira: é aquela raiva incontrolável, muitos até usam a expressão, que nasceram assim e morrerão assim, mas crente precisa mudar e ter auto-controle.
  • Pelejas: desavença, procura arrumar briga com o outro.
  • Heresia: doutrina contrária ao que é pregado dentro da igreja, sempre existe um que pratica a heresia, está sempre discordando do pastor e quer seguir suas próprias ideologias.
  • Inveja: sentimento de cobiça a felicidade de outro. Deseja ter o que o outro possui, não se contenta com o que tem.
  • Homicídio: ação de matar um ser humano.
  • Bebedices: se embriagar, ato de beber, não pense que é só para os que ficam bêbados, a Bíblia é clara, a bebida alcoólica, seja qual for, é uma obra da carne, é bebedice e te condena.
  • Glutonarias: a gulodice, a gula, o ato de comer exageradamente.


Temos acima a relação dos pecados da carne, precisamos entender que existem coisas que Deus vai cobrar de um irmão, que não vai cobrar do outro. Deus tem uma forma particular e independente de tratar com com cada um.
Uns são chamados por Deus, outros escolhidos e alguns especiais.
O que seria está definição? Os chamados são aqueles, que ouvem o chamado de Jesus e o aceitam como Senhor e salvador e se tornam cristãos. Os escolhidos são aqueles que ouviram o chamado e tem o coração na obra de Deus, se empenham em trabalhar e cuidar das coisas de Deus, da Casa de Deus e dos irmãos. Os especiais, são aqueles que agem segundo a vontade de Deus, tem mais intimidade com o Pai, trabalham na obra e são usados para realizar milagres, porém o milagre desses demora mais a chegar.
Devemos aprender a fazer uma separação total de nossa vida, servir a Deus é uma questão de escolha, ninguém obriga a ninguém a servir a Deus. Você o aceita por livre e espontânea vontade, e deve viver e o seguir segundo a vontade de Deus e suas determinações. Sabendo que, ou você é propriedade de Deus ou do mundo. Ou seguirá segundo o Espírito Santo ou seguirá segundo as coisas do mundo. O caminho é um só, e salvação não pode e não é algo banal, precisa ser levado com todo respeito e seriedade.
As vezes um homem é tão forte e robusto fisicamente, mas sua fraqueza espiritual está em um simples cigarro, basta um copo de cerveja para o tirar da presença de Deus, uma masturbação, que é pecado pois ninguém consegue ter esse ato sexual sem que não pense e deseje sexo, e pronto a pessoa já sai da presença de Deus. É impossível um homem que peque e logo após dobre seus joelhos no chão buscando a Deus, e não se sinta sujo pelo pecado cometido, e por certo não consegue entrar na presença de Deus e ouvir a voz do Senhor, da mesma maneira que antes.
Jesus é o libertador e quem opera milagres por nós, em uma ocasião em que pregava a palavra de Deus para uma multidão de 5000 pessoas, sua pregação foi longa e os discípulos o alertaram que as pessoas estavam famintas e se perguntaram como alimentariam todo aquele povo, se nada tinham de comer. Jesus sabiamente enviou os discípulos que perguntassem quem tinha alimento, um menino se levantou e apresentou 2 peixes e 5 pães, Jesus estava com eles e os ensinava a fazer o milagre acontecer, pegou os pães e começou a repartir, os discípulos não entenderam e a mente limitada do homem não teve a visão do milagre da multiplicação. Porém, cada vez que Jesus partia o pão, mais ele sobrava, os discípulos se maravilharam com tamanho poder e majestade do Mestre. O texto termina nos dizendo que, após toda multidão ter comido, sobraram 12 cestos cheios, que acreditamos que o discípulos juntaram o pão que sobrou, pois o milagre não cessou.
Jesus te vê como um agente de milagres, assim como os discípulos foram, Ele é a fonte inesgotável, mas você é quem Ele usa para operar o milagre. Deus age em nossas vidas fazendo com que o milagre se multiple, sempre seja maior do que pensamos. 
2 Pedro 2:20 "Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor Jesus Cristo, forem outra vez, envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vomito, e a porca lavado ao espojadoiro de lama."
Quantas pessoas não se decepcionaram com Jesus e deixaram Satanás entrar na vida delas, e saíram dos caminhos do Senhor?
O texto acima de 2 Pedro, diz exatamente sobre homens que conheceram a Jesus, andaram com Ele, viveram na igreja, trabalharam na obra, viram maravilhas da parte de Deus e simplesmente deixaram os caminhos de Deus. E, relata que a esses era melhor que nunca tivessem conhecido a Jesus, o peso para os desviados é muito maior do que, um ímpio que nunca aceitou Jesus como Salvador.
Aqueles que aceitaram Jesus, se batizaram, andaram na igreja, viveram com o Senhor e desistiram do caminho, tratem o assunto direto com Deus, porque o castigo é maior, e o diabo sabe disso, portanto os desviados no inferno terão mais açoites do que os ímpios.
O teu pastor não tem a capacidade e disponibilidade de tempo, de vigiar a sua vida 24 horas por dia, tem gente que tem mais temor do pastor, do que de Deus. Ele te observa a todo tempo, e ainda te permite ter o Espírito Santo que sempre te alerta do pecado, cada vez que está prestes a fazer algo de errado, o Espírito Santo te avisa, não vai por esse caminho, não faça dessa forma. Você já não vive mais você mesmo, porém Cristo vive em ti. Você está crucificado com Cristo.
Não se esqueça das promessas do Senhor na sua vida, Ele quer te usar, você é o agente de milagres dele. O diabo tenta te fazer esquecer das promessas, tenta te fazer pecar na carne, te tirar da presença de Deus, mas seja forte, tenha bom ânimo, Jesus venceu o mundo.
Mesmo na dificuldade, na doença, em meio aquele dia nevoso e atribulado, não deixe de ir a Casa de Deus, é lá que há o pão fresco da palavra.
Não brinque com a salvação, Jesus está próximo a voltar, o crente precisa estar preparado, lute contra a sua carne. Não permita que a vontade da carne, venha ser maior do que o Espírito Santo, obedeça a palavra, não vacile seu pé, é melhor obedecer do que sacrificar.
Aos casados, cuidem de seu relacionamento, vigiem, não vão dormir brigados, não abram brechas para o diabo agir. O marido é o sacerdote do lar, ele deve buscar a Deus por sua esposa e família. A melhor maneira de praticarmos o fruto do espírito, é treinar dentro de casa, marido com a esposa, a esposa com o marido, eles com os filhos e vice-versa. Não deixe para tentar fazer na rua, o que não vive em casa, o seu lar é a melhor escola para praticar a paciência, a mansidão, a fé, o amor, a bondade, a benignidade, a longanimidade e o gozo do espírito.
O diabo é muito astuto, está sempre procurando um erro, uma porta aberta para entrar e agir, e quando ele age é para destruir, não tem misericórdia de ninguém, não pague para ver, em nome de Jesus. As palavras são como moedas no Reino Espiritual, devemos tomar cuidado com o que falamos, pois delas que o diabo se apega para agir contra nossas vidas.
Seja cheio do Espírito Santo, busque a Deus sem cessar, tire um tempo para oração, não perca tanto tempo com coisas fúteis, e administre o seu tempo de forma errônea não dando espaço suficiente para aquele que é merecedor, do melhor do seu tempo e atenção, que é o Senhor Jesus.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 13 de March de 2013, culto noturno.


1 comment:

vivian rodrigues said...

Agradeço a Deus por essa mensagem, de ânimo e renovo. Precisava :)
A paz do Senhor!