Saturday, September 22, 2012

Deus muda situações!


A paz do Senhor Jesus a todos os irmãos em Cristo e aos acompanhadores do blog. Nossa palavra se baseia na vida de José e poderemos então entender, como Deus pode e muda situações em nossas vidas. Gênesis 37:28, nos diz: "Passando, pois, os mercadores, tiraram, midianitas e alçaram a José por vinte moedas de prata aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito." Gênesis 35:18, nos diz: "E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou o seu nome Benoni, mas seu pai o chamou Benjamim."
Percebemos aqui dois fatos da história da família de Jacó, ao qual possuía muitos filhos, sendo somente da mulher amada dele, dois que eram José e Benjamim, José acima foi vendido pelos irmãos como escravo, e logo após vemos o nascimento de Benjamim, que acarretou na morte da mãe. A parteira sabia que o menino nasceria, mas infelizmente a mãe não resistiu ao sofrimento. Antes de morrer a mesma escolheu o nome do menino, que teria como significado filho da aflição, Jacó o pai, não aceitou aquele nome e assim trocou-o por Benjamim, que quer dizer, filho da mão direita. 
A dor da perda de sua esposa amada foi muito grande, ele era rico, podia ter enumeras criadas para cuidar da criança, mas nada melhor do que uma mãe para zelar por seu filho. Uma mãe cuida de 10 filhos sozinha, mas um pai é incapaz de cuidar de um filho apenas. A mulher tem o instinto materno dentro dela, já vem preparada, mesmo as mais desajeitadas quando descobrem a gravidez, acabam se adaptando bem e assim desabrocha uma grande mãe. A mulher é como uma leoa, protetora, zelosa, eficaz e atenciosa. 
Gênesis 41:46, nos diz: "E José era da idade de trinta anos quando esteve diante da face de Faraó e passou por toda a terra do Egito."
Assim foi vendido como escravo, ficou sem pai, sem família, em uma terra estranha, teve que aprender o idioma, enfrentando as dificuldades e aflições sozinho, era da idade de 17 anos e somente ouvimos falar novamente dele quando ele completou 30 anos. Passou anos sem ver o pai, sem nenhum contato com a família e sua terra natal. Ele então entrega a Faraó a interpretação do sonho que mudaria toda a sua história, estava prisioneiro no reinado, mas através das mãos de Deus, que o permitiu entregar a interpretação do sonho de Faraó, sobre os anos de fome e então a história de José começa a ser mudada. 
Quando Deus nos promete algo, Ele não mente e é fiel para cumprir, pode passar o tempo, mas sua palavra irá se cumprir. Deus não permite seus filhos morrerem antes da promessa ser cumprida. José teve a promessa que seria destaque em sua família e assim Deus o fez.
Vinte e dois anos esperando, passando por dores, aflições, estava na cadeia, sem ter nenhuma saída, imagine o seu sofrimento comparado com o sofrimento de José, sem saber quando a luz no fim do túnel chegaria.
Não devemos temer o amanhã, não devemos temer ao homem, nem as autoridades, porque o Senhor é quem nos abençoa e nos ajuda.
José foi muito guerreiro, sofreu calado, sem ter culpa de nada, sem ter escolhido o seu destino, estava em terra estranha, sentia falta de sua família, de sua cultura, seus princípios, sua pátria amada. Assim é para os que estão longe do país de origem, não é pecado sentir falta de sua casa, de seu país, da família, isso é normal e todos passam por isso.
Foram necessários passar 22 anos até que Deus pudesse mudar a vida de José, aquela situação que parecia impossível e interminável, algo que precisava ser resolvido.
Deus conhece o coração de seus filhos, sabe das necessidades, das dúvidas, das preocupações, Ele é Deus, a qual nos criou e já tinha um plano traçado para cada um antes mesmo do nascimento. Deus já quebrou a seta que o diabo tentou lançar sobre sua vida, porque Ele é o Senhor quem te cura, quem te guarda e protege de todo o mal.
Deus resolveu a situação do aprisionamento de José, fez muito além do que qualquer um podia imaginar, tocou na autoridade maior, o Faraó, para que então José, um estrangeiro e prisioneiro em terra estranha. Sem precisar de advogado, sem precisar de juiz, tudo foi feito da melhor forma, direto pela mão do Criador, que quando precisa move os Céus e a Terra a seu favor.
Além de ter dado a liberdade para José, o colocou em posição de destaque, o fez ser governador do Egito, agora ele tinha poder e riquezas. No período da seca, muitos vinham até o Egito em busca de alimento, vendiam o pouco que restavam em troca de mantimento. Deus muda a situação.
Jacó tinha um afeto muito grande por Benjamim, seu filho querido, vindo da amada dele, conhecido como o filho da mão direita. Quando os filhos dele resolveram ir ao Egito buscar alimento, devido ao apego de Jacó com Benjamim, ele não deixou Benjamim ir com os irmãos. Já havia perdido José, temia perder Benjamim também.
Deus é tremendo e nunca se esquece de nenhum de seus filhos, não esquece de nada, nem mesmo as estrelas do Céu tem os nomes confundidos, nosso Deus é tremendo e sua sabedoria é ilimitada. Deus muita das vezes permite que alguns de seus servos sejam sacrificados, para que outros venham a ser beneficiados, não conseguimos entender os propósitos de Deus.
Os filhos de Jacó retornaram a casa do pai, José pede como exigência que o filho mais novo, no caso Benjamim, viesse ao encontro dele na próxima vez que buscassem comida, é claro queria ver o irmão, queria notícias da família, do pai, a saudade era grande.
Assim como Benjamim, Deus tem um amor muito grande por nós, não somos trocados por nada, antes éramos os filhos da aflição, mas hoje Deus nos conhece como os filhos da mão direita, da confiança de Deus, do agrado dele. Deus não permitirá que você venha escapar das mãos dele tão facilmente, um longo caminho já foi trilhado até você chegar aqui. Aguarde para ver o que Deus fará por sua vida, o que fará em prol da sua família, Deus muda situações.
Na segunda visita dos irmãos de José ao palácio para buscar comida, com muito esforço Jacó deu a permissão para que Benjamim fosse com eles, Rúben o filho mais velho, deu garantia pela vida do irmão e assim puderam seguir a viagem. Mas José, o governador da época, já tinha um plano, não podia simplesmente se apresentar aos irmãos, deveria ser feito com precisão, quando eles estavam indo embora cada um com seu saco de mantimento, José manda parar a eles, os acusava de roubo, a taça de ouro dele, e então saco por saco foi aberto, até que se achou no saco de Benjamim a taça, o que acarretou no aprisionamento e a sentença de morte, como a lei regia, Rúben se afligiu, tentou se por no lugar do irmão mais novo, temia a dor do pai, a culpa veio sobre eles, se falavam na língua de origem, achavam que era castigo de Deus por terem vendido o irmão José para o Egito, que Deus não havia esquecido tal pecado. José claro, entendia tudo o que falavam e mandou que todos entrassem na sala real, somente eles a portas fechadas, e assim houve a revelação da parte de José, que ele era o irmão abandonado por eles, e hoje então governador do Egito.
Existem momentos que Deus precisará tratar com você de portas fechadas, no íntimo do seu quarto, um papo particular entre você e Deus, que quer revelar coisas profundas e escondidas.
Após a revelação de José houve muito choro e lamento entre eles, a saudade era grande, o remorso consumia a cada um deles, mas o coração de José estava limpo, amava seus irmãos, queria notícias do pai e quando então soube que o pai ainda estava vivo, mandou buscar ele e toda a família, tudo aprontado da melhor maneira, no estilo real, como uma família de governador precisa ser tratada.
Deus está preparando o triunfo de sua vida, a vitória será no estilo real, a vitória será com o melhor gosto. Guarde a sua língua, o que Deus tem para sua vida é para você, é algo particular entre você e Deus, talvez outra pessoa não entenderá o agir de Deus na sua vida.
Vemos então no capítulo de Gênesis 48, que Jacó fica doente, entendemos que cada um de nós possuí um anjo da guarda, que nos protege e nos guarda de todas as situações, até levar a ti ao encontro de Deus. Deus está mudando a sua história, aguarde no Senhor.
Gênesis 49:3-4 " E Jacó disse a José: O Deus Todo - poderoso me apareceu em Luz, na terra de Cannã, e me abençoou. e me disse: Eis que te farei frutificar e multiplicar, e te porei por multidão de povos, e darei esta terra à tua semente depois de ti, em possessão perpétua."
Jacó no decorrer do capítulo começa a entregar a cada um de seus filhos o que lhes cabia por herança, como sabemos, Rúbem adulterou com uma das esposas de Jacó, por 40 anos ele aguardou calado, e no momento certo fez justiça, trouxe o pecado do filho a tona e o impediu de receber o que lhe cabia por ser o primogênito. Simeão e Levi, foram os filhos que causaram desonra pois mataram muitos inocentes, trouxeram vergonha para a família, e também perderam a parte na herança.
No verso 09 temos : "Judá é um leaozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como um leão velho, quem o despertará?" 
Por isso Jesus é chamado do Leão da Tribo de Judá. Jacó teve um particular com cada um dos filhos, literalmente mudou a história deles, mudou as situações. Cada um de seus filhos, teve o que lhe cabia de benção, segundo a vontade de Jacó.
Amado irmão, entende que Deus é contigo, Ele exaltará a sua vida, pessoas ainda ouviram o seu nome com honra, a Glória de Deus será manifesta através da sua vida.
Verso 27 temos : " Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã, comerá a presa, e à tarde, repartirá o despojo."
O que você faria se seu pai na hora da morte lhe dissesse que você é lobo que despedaça? Afinal, o que isso significa? Aquele que era o braço direito do pai, o amigo, o filho querido, passou a ser o lobo. Por quê?
Devemos entender que lobo só anda em bando, é astuto, é esperto e ágil, está sempre acompanhado e zelando pelo bando, o famoso ditado: " mexeu com um mexeu com todos". Lobo anda, anda e não se cansa, quanto mais anda, mais a sua pata se adapta produzindo uma casca protetora, com mais uma garra que assim o faz ficar mais veloz e mais preparado para as longas caminhadas. Assim é a sua vida, o melhor de Deus ainda está por vir, Deus tem o melhor para ti, é algo tremendo, surpreendente, que vai fazer a sua fé ser assustada. O lobo onde vai domina a terra, é forte e determinado, Deus te faz e te chama como lobo, domine a terra, receba a sua vitória, e veja Deus mudando a sua situação.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 19 de Setembro de 2012, culto noturno.

2 comments:

Vivi Rodrigues said...

A paz do Senhor!
Como eu precisava dessa palavra, tive uma noite muito difícil, com muita luta e ler essa mensagem trouxe alívio ao meu coração que tanto estava aflito. Posso ver o amanhecer e Jesus nele, posso esperar em Deus pois sei que Ele me ama e usa esse blog para falar comigo nessa hora.
Aleluia! Glórias ao nosso Deus!
Bjs

Unknown said...

Amém, louvado seja o Senhor Jesus, que nos atente e assim nos faz descansar nele.Deus é contigo e sempre tem o melhor para ti. Deus abençoe, beijos!