Monday, October 1, 2012

Penina tire a mão do meu sonho.


A paz do Senhor Jesus a todos, hoje temos uma palavra que tocará muitos corações, entenderemos como a fidelidade da oração e a fé podem mover o coração de Deus. Nossa palavra se baseia em I Samuel 01: 06-19 " E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto ele amava Ana; porém o Senhor lhe tinha cerrado a madre. E assim o fazia ele de ano em ano; quando ela subia a Casa do Senhor, assim a outra a irritava; pelo que chorava e não comia. Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? Então, Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló, e Eli, o sarcedote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente. E votou, dizendo-lhe: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli fez atenção a sua boca, porquanto Ana, no seu coração, falava, e só moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve como embriagada. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Porém, Ana respondeu e disse: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meus desgosto tenho falado até agora. Então, respondeu Eli e disse: Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste. E disse ela: Ache a tua serva graça em teus olhos. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste. E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e vieram à sua casa, à Rama. Elcana conheceu Ana, sua mulher, e o Senhor se lembrou dela."
A palavra de Deus é fiel e verdadeira, nos traz consolo, abrigo e refrigério. Onde o Senhor está, há fartura de alegria, devemos sempre adorar o Senhor, colocar diante dele nossas petições. Samuel foi quem escreveu este livro, com a ajuda de alguns outros homens levantados por Deus, como Davi, por exemplo.
Elcana possuía duas esposas, Deus não aprovava a bigamia, mas permitia segundo a lei no tempo de Moisés, o que já era um problema desde o passado. As esposas de Elcana eram, Ana, que significa graça, e a outra chamava Penina, que quer dizer, pérola. A graça sempre prevalece irmãos.
Observamos esses três personagens bíblicos, que completam essa história, toda a mulher estéril naquela época, acabava sendo excluída da sociedade, considerada como uma pessoa maldita, e assim era Ana, imaginem a tristeza e aflição dela, sendo uma mulher bem casada, com riquezas, sendo serva do Senhor, porém não podia ter filhos, por muitos anos tentava e nada. Mas, como vimos acima o Senhor tinha a cerrado a madre, é Deus quem escolhe quem e quantos filhos terá, é Ele quem determina o nascimento de cada vida que habitará a terra.
Elcana não buscava a Deus para que sua esposa amada, no caso Ana, pudesse engravidar.Porém optou  pelo caminho mais fácil, somente buscava a outra esposa Penina, que assim o deu muitos filhos, consequentemente deixava Ana muito aborrecida, e ainda não bastando essa situação, Penina a irritava constantemente por Ana ser estéril e ela ser a mulher quem dava herdeiros ao marido.
Ana, agüentava tudo calada, sentia a tristeza na alma, mas entregava a Deus em suas orações, que não cessavam, mas seu corpo sentia, ela já não comia, estava em profunda depressão, vemos no verso 8 seu marido a perguntando o por quê ela chorava, se ele já não era o bastante para ela, sendo mais valoroso do que 10 filhos, mas ela não se contentava, tinha um objetivo, Ana ia a igreja, se derramava aos pés do Senhor, chorava em oração, pedia algo específico, sabia bem o que queria de Deus, queria ser mãe,  mas de um homem, e assim fez o voto a Deus, dizendo que se Ele atendesse o pedido dela, então esse menino seria Nazireu de Deus, teria sua vida totalmente separada para Deus, consagração total ao Senhor.
Eli era sacerdote,  costumava ver algumas pessoas entrarem na igreja embriagadas, quando se deparou com Ana, suplicando e chorando, sem mencionar palavras, Eli pensou que ela era mais uma mulher qualquer e que estava bêbada. 
Sabemos bem identificar quando um crente cheio do Espírito Santo entra na igreja, Ana era diferente, ela era esse tipo de crente, Deus era com ela, ela chorava e deixava o Espírito Santo a conduzir, e algo acontecia. 
Não deixe de orar, porque uma palavra por mais simples que pareça, é onde Deus ouve e assim faz dela a recompensa do seu milagre. Quando você está quebrantado diante de Deus, saiba que algo acontece no Céu, o coração de Deus é movido.
Ela orou fez voto a Deus, se entregou totalmente diante de Deus, não desistia da causa dela. Saiba que aquilo que você prometeu a Deus como forma de voto, você deve cumprir e fazer com sabedoria, não faça voto ao Senhor de qualquer jeito. Ana foi clara e objetiva com o que queria e na forma que estava efetuando o pacto com Deus, entregaria o filho da sua promessa, para que vivesse para Deus 24 horas. Uma responsabilidade grande, que só uma serva fiel poderia cumprir, um desafio entre ela e Deus.
Ana entrava na Casa de Deus com reverência, não era uma bêbada, como até mesmo o sacerdote pensava, mas não ligava para o que os outros diziam a respeito dela, ela tinha um objetivo a ser conquistado, não desistia, orava sem cessar, até ouvir de Deus o que buscava. Até que então Eli, pôde ver que se tratava de uma mulher séria, uma serva de Deus, e entregou a ela uma palavra, que então se cumprisse segundo o que ela orava, que fosse em paz, pois Deus faria. Ela foi embora, não estava mais deprimida, e fez a parte dela, pois logo em seguida se encontrou com seu marido e assim tiveram juntos como casal e se achou grávida mais tarde.
Você precisa cumprir o voto, quando você passou pelas águas batismais, foi feito um pacto entre você e Deus perante aos homens, que você estaria servindo, tendo uma nova vida em Cristo Jesus, andando de forma reta e digna.
Ana engravidou, Samuel é o filho da promessa, existem 2 livros na Bíblia que provam isso, mas não existe  nenhum livro específico mencionando os nomes dos filhos de Penina. Podemos todos dizer: Penina tira a mão do meu sonho. 
No cáp. de número 2 de Samuel, vemos Ana cumprindo o voto e entregando o filho a Deus como Nazireu,  foi até Eli e o fez lembrar da palavra que ele havia lançado para ela e mostrou o sonho dela realizado pelo Senhor, o menino em seus braços.
Penina era crente também, mas Ana fez a diferença como mulher de Deus, ela se destacou e o seu sonho é destaque para Deus, mas você precisa mudar a forma como tem andado, faça mais para Deus, entregue a Ele o que você precisa, entregue aquilo que você pensa que já é um sonho concluído, Deus vai fazer além do que você pensa. Penina tentou por as mãos no sonho de Ana, tentou impedir que viesse a se realizar, tentou frustar os sonhos de Ana, porém o Senhor é aquele quem realiza os seus sonhos, é Ele quem está trabalhando para que se torne realidade, Deus vai te exaltar de uma maneira grandiosa, pode aguardar para ver milagres acontecerem.
No verso 27, vemos uma oração mudar uma vida toda, Samuel nasce, é consagrado, leva uma vida reta e ainda menino era mais crente do que o próprio sacerdote. Eli já não tinha mais visão manifesta de Deus, que simplesmente parou de falar na Terra, pois o povo estava em pecado.
Samuel era a promessa não apenas para a vida de Ana, mas do povo de Israel, Deus tinha um plano traçado para a vida dele. Irmão, o teu sonho é benção, e se tornará realidade, para a glorificação do nome de Jesus. Não busque entender a Deus, apenas creia na benção, vote a Ele e tenha uma vida santificada, Ele vai fazer o milagre de repente. 
Deus sempre nos surpreende e vai além do que pedimos, pensamos ou imaginamos, o sonho de Ana não ficou apenas com Samuel, ela pediu um, mas Deus enviou outros 3 meninos e mais 2 meninas, foi muito mais do que ela havia pedido. Assim é Deus, quando você pensa que acabou, que já foi abençoado, Deus renova ainda mais os teus sonhos, te da mais e mais, porque Ele é fiel, creia!
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 26 de Setembro de 2012, culto noturno.


No comments: