Friday, October 19, 2012

A doutrina de Deus e o Deus da doutrina.


A paz do Senhor Jesus a todos os nossos amados em Cristo Jesus, nossa palavra hoje se inicia em Ezequiel 34:1-16 " E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com vigor e dureza. Assim, se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque. Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Vivo eu, diz o Senhor Jeová, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e vieram a servir de pasto a todas feras do campo, por falta de pastor, e o meus pastores, não procuram as minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas, portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu estou contra os pastores e demandarei as minhas ovelhas da sua mão; e eles deixarão de apascentar as ovelhas e não se apascentarão mais a si mesmo; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e lhes não servirão mais de pasto. Porque assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvem e de escuridão. E as tirarei dos povos, e as farei vir dos diversos países, e as trarei à sua terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto às correntes e em todas as habitações da terra. Em bons pastos as apascentarei, e nos altos de Israel será a sua malhada, ali, se deitarão numa boa malhada e pastarão em pastos, gordos nos montes de Israel. Eu apascentarei as minhas ovelhas, e eu farei repousar, diz o Senhor Jeová. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo."
Deus fala conosco através de sua palavra que é viva e verdadeira, podem passar os anos, mas a palavra não passa. Devemos entender a obra de Deus com a seriedade que se deve, estarmos sempre abertos e com o coração quebrantado para entender aquilo que o pastor tem para dizer. A palavra de hoje, é para os crentes sinceros e que obedecem a Deus acima de todas as coisas. Vemos então Ezequiel sendo usado por Deus para alertar o povo, ele teve que ser ousado para falar aos pastores da época. Haviam homens de Deus, que não estavam mais separados como deveriam, e sim se misturavam ao povo, andavam por suas próprias ideologias, eram pastores bem vestidos, bem alimentados, conheciam a palavra, porém suas ovelhas andavam desgarradas, já não havia preocupação com o rebanho.
Ezequiel então, foi levantado por Deus como profeta para falar contra aqueles pastores, para tentar impedir mais estragos ao povo de Deus, já não havia cuidado com as ovelhas do Senhor.
Hoje, vemos muita festa nas igrejas, louvores bonitos, muita animação e convites atrativos para ser crente, mas não temos visto crentes verdadeiros, pois há pouca pregação da palavra de Deus, muitas das vezes o louvor ocupa uma hora, uma hora e meia do culto, para apenas vinte e cinco, trinta minutos de pregação da palavra e ensinamento da doutrina.
O avivamento tem acontecido para os crentes dentro das igrejas, mas não tem acontecido para haver o resgate do pecador lá fora. Deus ama o pecador, mas não o pecado, por isso então, Deus levantou a Ezequiel para dar um basta nessa situação, e ainda hoje não é diferente. 
Quando você já é crente, já conhece a Deus por algum tempo, até pode parecer um pouco mais fácil tentar enganar seu pastor, seus irmãos na igreja, as pessoas a sua volta. O crente tem a tendência de ser falso algumas vezes, nenhuma outra religião é tão fácil de se enganar uns aos outros quanto o cristianismo, infelizmente mesmo a palavra sendo dura, temos sim a tendência à hipocrisia. Muitas outras religiões tem seguido as regras de sua religião de forma profunda, sem vacilar, aplicam a regra sem abrir exceções, tem levado muito mais a sério do que o crente que fala sobre vida eterna.
Portanto, Deus não permitiu que o povo continuasse daquela maneira, Deus zela por seu povo, mesmo muitas das vezes parecendo a correção um pouco difícil e até mesmo causando tristeza. Vemos aqui a menção da ovelha gorda, que podemos classificar como aquela que não vê seu próprio erro, e a ovelha forte, que é prepotente, a qual não aceita repreensão.
Em Lucas 15:3-7 " E eles lhes propôs esta parábola, dizendo: Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E, achando-a, a põe sobre seus ombros, cheio de júbilo; e chegando à casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento."
Existe um foco nas 99 ovelhas, o pastor conhecia suas ovelhas, conhecia seu rebanho pelo nome, não deixava as ovelhas perdidas no deserto, por causa de uma apenas que não estava junto com o rebanho, o pastor deixou as 99 no aprisco para então ir resgatar essa que estava perdida. 
Ovelha é separada, não se mistura nem mesmo no aprisco, que é o local onde elas dormem, pois ovelha não gosta de chuva e lugar sujo, precisa ter segurança e descanso em local apropriado. O aprisco ficava no deserto, mas por perto havia pastor para as ovelhas. O pastor sempre conta uma ovelha de cada vez, por isso naquele momento sentiu falta de uma, contou novamente e assim se deu conta da falta, já era pôr-do-sol, mas mesmo assim o pastor saiu para procurá-la, sabia que não podia estar longe, e assim mesmo na escuridão saiu a procurar a ovelha, buscando seus gemidos. Uma ovelha adulta pode pesar cerca de 80 kg, o pastor teve o cuidado de colocar a ovelha encontrada em suas costas e andar pelo deserto escuro e frio, até retornar ao aprisco, havia muita alegria no coração dele ao fazer isto, sua ovelha retornava.
Jesus fala de arrependimento acima em Lucas, partindo dai vemos o imenso amor dele por seus filhos, pela igreja querida. Ele não demora a voltar, e Ele vem para buscar uma igreja lavada e remida no seu sangue, uma igreja santificada, que passará pela porta estreita, uma igreja fiel e de boas obras. É preciso ter uma mudança sincera, Jesus não vai levar aqueles que brincam de ser crentes, que já não tem temor a palavra, que estão dormindo dentro das igrejas, não adianta dar desculpas para seus pecados, pare de brincar de ser crente, devemos obedecer à palavra e buscar acertar. Deus conhece as suas falhas, sabe que não é perfeito, mas precisamos vigiar mais, sermos perfeitos assim como o Pai no Céu, como sua palavra diz, se está difícil, coloque diante de Deus, Ele vai te ajudar.
A salvação é algo muito sério, não dá para ter a vida eterna e não obedecer à palavra, obedecer o pastor, ter vida consagrada a Deus, ter sinceridade e humildade no agir. Deus honra os crentes que estão pagando o preço, que tem sido fiéis e de joelhos clamam ao Senhor, Ele conhece o coração do homem, com Ele não tem como haver enganação. Muitos pensam que ainda estão ligadas na terra pois Deus é misericordioso, mas mal sabem que Deus já os desligou no Céu há muito tempo. Quando o crente passa por disciplina é para o crescimento sincero, para haver mais temor, não para ter humilhação e ser discórdia na igreja.
As pessoas querem e precisam ver a diferença de Cristo na sua vida, temos que ser crentes verdadeiros, andando com temor e tendo amor ao próximo. O teu compromisso é com Deus, não olhe para o lado, não importa o que falam de você, faça o que Deus te manda fazer e não temas, porque o Senhor é contigo.
Existem alguns motivos que podem fazer você ser excluído da igreja:
  • Falta de perdão entre irmãos
  • Imoralidade
  • Avareza
  • Roubo
  • Maledicência
  • Idolatria
  • Bebedeira
  • Blasfêmia contra o Espírito Santo
Entendemos que a pessoa pode até errar, porém mais de uma vez no mesmo erro é inaceitável, precisa ter cuidado e arrependimento sincero, Deus conhece sua Criação. Que não venhamos agir pelos nossos próprios preceitos, mas venhamos a ser guiados pela palavra, ouvindo sim seus pastores e líderes, tendo humildade e entendimento para correção. Aprenda com os erros dos outros, não erre para aprender. Se até mesmo Moisés deixou de entrar na terra prometida, mesmo tendo pagado pelo povo que apenas blasfemava, teimava e murmurava, imagine nós. Cristo é a rocha, sejamos firmes nele. Não seja um crente desordenado, que fica falando tolice, vigie sua própria vida. 
Mateus 26:31 " Então, Jesus lhes disse: Todos vós está noite vos escandalizareis em mim, porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão."
Hebreus 13:17 " Obedeceis a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que façam com alegria e não gemendo, porque isso vos seria útil."
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 10 de Outubro de 2012, culto noturno.

1 comment:

Vivi Rodrigues said...

Olá!
Palavra forte e verdadeira, tocou-me, fez-me ver o quão importante é a disciplina. Precisava mesmo dessa pregação hoje, pois existem momentos que pecamos e acabamos contando com os nossos julgamentos, julgamentos esses tão propícios ao pecado, esquecemos que Deus é quem deve direcionar nossas vidas e atitudes. Essa palavra me fez colocar os pés no chão novamente. Obrigada,
A paz em nosso Senhor Jesus Cristo!