Monday, October 8, 2012

O Deus que opera com pouco, não poderá operar com muito?


A paz do Senhor a todos os nossos amados irmãos em Cristo Jesus, hoje nossa palavra se baseará em como Deus escolhe seus filhos e os faz serem vencedores, quando deixamos Deus agir pela nossa luta.
Juízes 6:1-15 " Porém os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do Senhor; e o Senhor os deu na mão dos midianitas por sete anos. E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, as fortificações. Porque sucedia que, semeando Israel, subiam os midianitas e os amelequitas; e também os do Oriente contra eles subiam. E punham-se contra eles em campo, e destruíram a novidade da terra, até chegaram a Gaza, e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em tanto multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para a destruir. Assim, Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao Senhor, por causa dos midianitas, enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel, que lhe disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz tirei da casa servidão; e vos livrei da mão dos egípcios e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expeli di diante de vós e a vós dei a sua terra; e vos disse: Eu sou o Senhor, vosso Deus; e não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz. Então, o Anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso. Mas, Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto sobreveio? E que é, feito de todas as maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir o Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos deu na mão dos midianitas. Então, o Senhor olhou para ele e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai."
Alguma coisa acontece quando você clama o Senhor. Gideão teve dois nomes, Gerubaal, a qual quer dizer Baal o vingará, e Gideão. Deus falava com ele de maneira tremenda, mas Gideão era muito medroso.
Gideão estava no lagar de trigo, trabalhando cuidado dos afazeres diários, ele cuidada de preparar  o alimento, um local secreto para que os midianitas não viessem e destruíssem o local. Mas, Deus sabe onde seus filhos estão, por mais escondido que o local seja.
Gideão, estava escravo em sua terra, durante 7 anos sofrendo os ataques que os midianitas faziam na cidade, sabia como o coração dele estava, entristecido, humilhado, ele era um homem medroso, mas Deus não julga o homem pela aparência e sim pelo coração, por isso Deus enviou seu Anjo, que era Jesus, para dizer que Deus era com ele, que ele seria usado por Deus, para libertar o povo.
Ele tinha medo se achava o menor de sua casa, se achava incapaz, mas o povo clamou a Deus e quando o povo clama algo especial acontece, porque Deus é com seu povo e não deixa de responder ao clamor. Continue clamando, suas orações não são em vão.
Juízes 6: 16-22 " E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás os midianitas como se fossem um só homem. E lhe disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és o que comigo falas. Rogo-te que daqui te não apartes, até que eu venha a ti, e traga o meu presente, e o ponha perante a ti. E disse-se: Eu esperarei até que voltes. E entrou Gideão e preparou um cabrito e bolos asmos de efa de farinha; a carne pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho e lho apresentou. Porém, o Anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos asmos, e põe-nos sobre esta penha, e verte o caldo. E assim o fez. E o Anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado que estava na sua mão e tocou a carne e os bolos asmos; então, subiu fogo da penha e consumiu a carne e os bolos asmos; e o Anjo do Senhor desapareceu de seus olhos. Então, viu Gideão que o Anjo do Senhor; e disse: Gideão: Ah! Senhor Jeová, que eu vi o Anjo do Senhor face a face."
Gideão era supersticioso, Deus falou para ele não temer, embora estava vendo o Anjo não morreria, mas viveria, pois ninguém morre, vendo a Deus, mas vive e com abundância. Ele mais uma vez teve medo, e fez prova com Deus, não sabia exatamente se era aquilo que Deus queria e se era mesmo Deus falando. No verso 25 temos: " E aconteceu, naquela mesma noite que o Senhor lhe disse: Toma o boi de teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta o bosque que está ao pé dele."
Quantos de nós somos valentes? Deus quando nos chama nos vê como valentes para a batalha que Ele nos coloca, sabendo que a vitória vem da mão dele.
Gideão vai destrói o ídolo que era de seu pai e do povo que não seguia ao Deus vivo, jogou por terra a estátua de Baal, o povo se revoltou com aquele ato e o pai dele, não permitiu que o povo se vingasse de Gideão, não deixou ninguém tocar nele e com toda a sabedoria disse que se Baal fosse mesmo deus, que ele se vingasse por ele mesmo contra tal ato.
Deus é contigo! Não temas! Deus te dá vitória! Deus cuida de nós! Essas são apenas algumas palavras de ânimo que podemos encontrar na Bíblia, Deus está no controle de todas as coisas e sabe como tratar conosco.
Porém, Gideão continuava a duvidar, queria provar a Deus mais algumas vezes, fez com a situação da lã molhada e seca. Se Deus não respondesse a Gideão, com certeza ele seria o primeiro a sair correndo da situação. Deus já havia falado que ele era o escolhido e que iria dar a vitória, mas Gideão insistia em provar a Deus, o próprio Jesus se fez de Anjo na terra para poder falar com ele, mas o coração dele era medroso e deixava a dúvida pairar. 
Por fim, Gideão sai para a guerra com 32 mil homens, porém 22 mil homens voltaram, estavam com medo e desistirão no caminho, restaram apenas 10 mil homens, mas Deus ainda assim achava que aquele número era muito para o que Deus estava planejando, queria separar ainda mais o povo.
Juízes 7: 4-8 " E disse o Senhor a Gideão: Ainda muito povo há; faze-os descer às águas, e ali los provarei; e será que aquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá, porém todo aquele de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E fez descer o povo às águas. Então, o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe um cão, esse porás à parte, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. E foi o número dos que lamberam, levando à boca, trezentos homens; e todo o resto do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.
Foram 300 homens os que Deus havia escolhido, eram com esses guerreiros fortes que Deus venceria a guerra. A obra de Deus exige sacrifício, se você quer ter vitória, vigie sua vida. Assim como esses homens que vigiavam ao tomar água, o povo escolhido deve vigiar, Deus não volta atrás na sua palavra.
Levíticos 26:08 " Cinco de vós perseguirão um cento, e cem de vós perseguirão dez mil; e os vossos inimigos cairão `a espada diante de vós."
Alguém entendeu? Deus é bom de conta, Ele sabia exatamente que seria muito homem para a guerra, que iria sobrar se Ele não tirasse.
Juízes 8:10 " Estamos, pois, Zeba e Salmuna em Carcor, e os seus exércitos com ele, uns quinze mil homens, todos os que ficaram do exército dos filhos do Oriente; e os que caíram foram cento e vinte mil homens, que arrancavam a espada."
135 mil homens contra 300, Deus sabe fazer contas, se 5 matariam 100, 100 matariam 10 mil e eles iriam cair. 
Deuteronômio 32:20 " Como pode ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara? "
Você não está entendendo o que Deus está fazendo por você, é no pouco que Deus fará o muito. Gideão continuava medroso, sem entender o que Deus fazia, não cria que com apenas 300 homens venceriam, a visão dele era pequena. Irmão, Você está com medo da sua situação? Deus conhece bem seu coração.
Juízes 7: 09 " E sucedeu que, naquela mesma noite, o Senhor lhe disse: Levanta-te e desce ao arraial, porque o tenho dado na tua mão."
A vitória estava anunciada por Deus, você não está entendendo o reboliço que Deus está fazendo pela sua situação. Deixa de ser medroso, Deus já te deu vitória, só creia. O sangue de Jesus vai te limpando todos os dias, tirando o pecado, não importa o que o diabo está tentando acusar contra ti, é o Senhor Jesus quem é o seu advogado.
2 Reis 7:1-7 " Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do Senhor; assim diz o Senhor: Amanhã, quase a este tempo, uma medida de farinha haverá por um siclo, e duas medidas de cevada, por um siclo, à porta de Samaria.Porém um capitão, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que, ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poderse-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém daí não comerás. E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morremos? Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos; vamos nós, pois, agora, e demos conosco no arraial dos siros; se nos deixarem viver, vivemos, e, se nos matarem, tão-somente morreremos. E levantaram-se ao crespúsculo, para irem ao arraial dos siros; e, chegando à entrada do arraial dos siros, eis que não havia ali ninguém. Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruídos de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros; Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós. Pelo que se levantaram, e fugiram no crepúsculo, e deixaram as suas tendas, e os seus cavalos, e os seus jumentos, e o arraial como estava; e fugiram para salvarem a sua vida."
Deus tinha levantado o profeta para declarar a vitória na batalha em que Gideão liderava, Deus tinha tudo planejado e estava agindo a seu favor, assim Deus está agindo por você também, vai ser fácil, você pensa que está difícil, mas deixe Deus agir, Ele é fiel, você é o menor, Ele é o maior, você não pode, mas Ele pode, está impossível para você, mas para Ele é possível, creia e permita Deus estar à frente de sua batalha.
Quando esses quatro leprosos chegaram para tentar comer algo no arraial, já havia uma mesa pronta, um banquete posto à mesa, eles só precisavam sentar e comer. Deus faz desse jeito com seus filhos queridos, deixa tudo preparado para que apenas seus filhos possam desfrutar. Deus fala conosco de várias maneiras, mas uma forma inconfundível, é quando Deus fala através de sonhos, pois o sonho você não pode controlar, e Ele sempre concretiza os seus sonhos em sua vida.
Juízes 7: 10-20"E, se ainda temes descer, desce tu e teu moço Pura arraial; e ouvirás o que dizem, e, então, se esforçarão as tuas mãos, e descerás ao arraial. Então, desceu ele com o seu moço Pura até ao extremo das sentinelas que estavam no arraial. E os midianitas, e amelequitas, e todos do Oriente jaziam no vale como gafanhotos em multidão; e eram inumeráveis os seus camelos, como a areia que há na praia do mar em multidão. Chegando, pois Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho e dizia: Eis que um sonho sonhei: eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até às tendas, e as feriu, e caíram, e as transtornou de cima para baixo, e ficaram abatidas. E respondeu o seu companheiro e disse: Não é isto outra coisa, senão a espada Gideão, filho de Jóas, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas e a todo este arraial. E sucedeu que, ouvindo Gideão a narração deste sonho e a sua explicação, adorou; e tornou ao arraial de Israel e disse: Levantai-vos, porque o Senhor tem dado o arraial dos midianitas nas vossas mãos. Então, repartiu os trezentos homens em três esquadrões; e deu-lhes a cada um nas suas mãos buzinas e cântaros vazios, com tochas neles acesas. E disse-lhes: Olhai para mim e fazei como eu fizer, e eis que, chegando eu ao extremo do arraial, será que, como eu fizer, assim farei vós. Tocando eu e todo os que comigo estiverem a buzina, então, também vós tocareis a buzina ao redor de todo o arraial e direis: Pelo Senhor e Gideão. Chegou, pois, Gideão e os cem homens que com ele iam ao extremo do arraial, ao príncipio da vigília da meia-noite, havendo-se já posto as guardas; e tocaram as buzinas e partiram os cântaros que tinham nas mãos. Assim, tocaram os três esquadrões as buzinas, e partiram os cântaros, e tinham nas mãos esquerdas as tochas acesas e nas suas mãos direitas as buzinas, que tocavam; e exclamaram: Espada do Senhor e de Gideão." 
Adore o teu Deus, é com pouco que Deus vai te colocar no muito. Aqui falamos de vitória, somos valentes, o Senhor nos chama para sermos fortes e mais do que vencedores. No verso 21 temos: "E ficou-se cada um no seu lugar ao redor do arraial; então, todo o exército deitou a correr, e, gritando, fugiram." Irmão, fique no lugar exato que Deus te colocou, Deus é quem age por você, Gideão ficou parado, os midianitas mataram uns aos outros, o som da buzina os atormentou, Gideão não fez nada, Deus deu a estratégia perfeita e a batalha foi vencida. Deixe Deus agir por você, deixe Ele montar a estratégia da sua batalha, Ele sabe o que está fazendo. Vá gritando como Gideão e seus homens, seu grito deve ser de Aleluias e Glórias a Deus, é assim que o crente vence a batalha. Gideão estava com medo, não queria aceitar o desafio, pensava ser impossível, pensava que era incapaz e que não tinha a  coragem para ir à frente, porém quando é o Senhor quem está no controle tudo fica muito mais fácil, permaneça no lugar em que está, e deixe Deus facilitar essa luta, Deus quer te pôr no colo e te carregar, mas as vezes você quer andar sozinho, já pensa até em correr, dai o caminho fica mais longo e mais difícil. Fique apenas parado, e deixe Deus te conceder a vitória, virá facilitada em suas mãos. É com pouco que Deus vai te colocar no muito, Deus está preparando um tapete vermelho para que você passe no momento da sua vitória. Deus não te entrega a vitória de qualquer maneira, tem cerimônia de honra para os que confiam e esperam nele. I Samuel 2:7-8 " Esforcem-se, pois, agora as vossas mãos, e sede homens valentes, pois Saul, vosso senhor, é morto, mas também os da casa de Judá já me ungiram a mim rei sobre si. Porém, Abner, filho de Ner, capitão do exército de Saul, tomou a Isbosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim."

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 03 de Outubro de 2012, culto noturno.

No comments: