Friday, September 14, 2012

Você é servo de Deus!

A paz do Senhor Jesus a todos os nossos irmãos em Cristo Jesus, nossa palavra hoje se baseará em várias passagens diferenciadas, focando na vida de Tiago, irmão de Jesus.
Tiago 1:01 " Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas: saúde.
Quem era Tiago? Ele era servo de Deus, é forte essa palavra, um adjetivo que tem peso, eu e você somos servos de Deus, acima de qualquer outra coisa. 
Lucas 6:16 " Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor." Primeiro Tiago.
Lucas 6:05 "E dizia-lhes: O Filho do Homem é senhor até do sábado." Segundo Tiago.
Marcos 15:40" E ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé. Terceiro Tiago.Tiago menor para o tempo atual, seria o Tiago Júnior. 
Gálatas 1:19 " E não vi nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. " Mais uma vez vemos a menção do nome de Tiago, aquele que era o meio irmão de Jesus. Percebemos com esses trechos acima, que houveram vários Tiagos, ou seja, um nome comum na época.
Mateus 13:55 " Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e José, e Simão, e Judas?
Judas não era irmão de Jesus, e sim primo dele. Não existia distinção entre irmãos e primos, a família era bastante unida e se consideravam como uma só.
Atos 1:14" Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus e com seus irmãos."
João 7:05" Porque nem mesmo os seus irmãos criam nele."
Algo muito sério é dito aqui nesta passagem de João, nem mesmo sua família, seus irmãos acreditavam que Ele era o Senhor, o Messias enviado. Quando vemos então, após a ressurreição de Jesus, a conversão de Tiago, o mesmo precisou ver com os próprios olhos para que assim entendesse que Ele era o Senhor todo poderoso e então se rendesse a Ele. Como comprovado em I Coríntios 15: 04-07 " e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi visto por Cefas e depois doze. Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois, foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos."
Por que então lemos todos esses diferentes versos bíblicos? Para que você visse que existiram alguns Tiagos e que hoje, passaremos a entender mais um pouco de um que foi bastante especial, o irmão de Jesus.Aquele que não acreditava no Senhor, mesmo tendo sido criado com Ele, ter podido de perto conhecer o Senhor, mas foi convertido pelo poder e a glória do nome que faz o inferno e a Terra tremer.
Como verificamos no início da palavra hoje, Tiago se apresenta como servo de Deus.Podemos levantar um questionamento, se nem mesmo os irmãos de Jesus que conviveram com Ele, acreditavam nele, que dirá nos dias atuais, que as pessoas estão bem descrentes e que as investidas de Satanás estão ainda mais afloradas. Não é fácil, mas hoje temos o Espírito Santo, nosso consolador e ao qual convence o homem do pecado.
Tiago então passa a ser pastor e escreveu 5 capítulos de seu livro bíblico, ao qual inicia-se com a apresentação do mesmo de maneira humilde, sincera e bondosa, sendo servo do Senhor. Ele de nenhuma maneira deixou a soberba entrar em seu coração e quis se apresentar na sociedade por nenhum título pomposo, que assim lhe cabiam, como o de irmão de Jesus e de pastor, mas sim vemos um Tiago com coração quebrantado e sendo verdadeiro servo. Não havia um ego aguçado, apenas uma humildade em servir e agradar a Deus em primeiro lugar.
Muitos procuram se auto-intitular dentro das igrejas, deixando a soberba e os cargos falarem mais alto, agindo de forma incoerente com os ensinamentos de Jesus e seus apóstolos. Porém, aqueles que se colocam como servos, sempre possuem as portas abertas em qualquer lugar, e Deus cuida dos seus.
Deixe Deus cuidar de sua vida, de seus caminhos, ser o teu Senhor e Rei. Muitos até acreditam que são servos de Deus, que tem o coração limpo como o de um servo, mas quando vemos as atitudes entendemos que não é bem assim. Na igreja, não existe nenhum ministério específicos para os servos, Ministério da Servidão, Ministérios dos Unidos pela Serventia, por exemplo. É o coração e as atitudes que determinam se realmente um crente é servo.
Ser servo significa que você vai levar algumas bordoadas no rosto, é realmente dar a outra face, assim como Jesus disse, é engolir calado e apenas fazer a vontade de Deus.
São aquelas situações delicadas, onde aquele seu irmão mais chegado, que você sempre procura ajudar e amar da melhor maneira, vem e te ofende, que cria a intriga com você e esquece que você é que sempre tem boa vontade com ele, é dele que vem o "tapa na cara", e assim como a palavra diz, você precisa estar preparado para dar a segunda face.
Perdoar o irmão 70x7, mas também não quer dizer que você vai dar a sua cara para bater mais do que duas vezes, até porque o rosto é composto apenas de dois lados, temos que ser esforçados e pacientes, mas também não é tudo que somos obrigados a aceitar.
O tapa no rosto afeta diretamente a integridade do homem, é a sua dignidade, a honra dele que acaba sendo colocada em prova. Só um morto não consegue reagir a um tapa na cara, hoje dificilmente um crente vai levar um tapa e oferecer a outra face, sem reagir e assim cumprindo a palavra de Deus.
Tiago, como lido acima, diz que ele é servo de Deus, mas poderia ter muito bem acrescentado, servo de Deus e irmão do Senhor Jesus, ou servo de Deus e pastor Tiago, mas não foi feito dessa forma, houve sinceridade e humildade nas palavras dele. Há um peso muito grande quando você se coloca como servo, disposto a ajudar e a servir sem restrições.
O diabo te respeita porque você é um servo de Deus, quando você diz para ele sair em nome de Jesus, ele treme e obedece, pois conhece a sua conduta como servo, o inferno treme ao ouvir o nome de Jesus, há poder nesse nome. E os servos, assim podem usar desse nome, pois são instrumentos vivos nas mãos dele, para que assim a Glória dele seja manifestada na vida dos que precisam conhecer a Jesus.
Tiago 5:13-14" Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém entre vós contente? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor. 
A palavra do crente precisa ser sincera, sim, sim, não, não, o que passar disso é proveniente da parte do diabo. Se existe algo que está sem ordem e sem decência isso não é da parte de Deus. Aqui em Tiago, podemos ler que os que estão passando tristeza, aflição, tribulação, precisam orar e buscar ao Senhor, é você quem precisa procurar a Deus, orar pela sua própria causa, você é quem conhece as suas limitações e onde o cinto está te apertando mais. É claro, entendemos que alguns momentos são delicados e precisamos de uma intercessão junto com nossos irmãos, mas a oração principal deve partir de você mesmo.
Se está feliz, recebeu vitória, deve sim cantar, render ao Senhor toda a honra e louvor, quando o tempo de cantar chegar, cante, se alegre, invoque o Senhor e rasgue o Céu com seu cântico de alegria.
Somos vasos do Senhor, já fomos feitos como vasos, há muito tempo, você já foi moldado, mas hoje Ele apenas está usando os vasos, fazendo o azeite derramar.
Entendemos que existem pecados que nos adoentam, que algumas vezes nos levam a sepultara, como então vemos tantos serem acometidos de câncer e doenças inexplicáveis. É Deus fazendo justiça e deixando a carne apodrecer como penitência, não podemos brincar com as coisas de Deus, obra de Deus é coisa muito séria. Existem alguns pecados que não adianta orar, são irreversíveis, a saber, a blasfêmia contra o Espírito Santo, isso é um alerta não para ímpio, mas sim aos conhecedores da palavra.
Tiago 5:16 " Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."
Você teria coragem de dividir as suas culpas com alguém? Como se abrir e dividir as culpas ? A melhor pessoas para que venhamos a dividir nossas culpas é o Senhor, seu melhor amigo, que não vai te trair e contar a sua vida aos demais, Ele sim pode te ouvir com clareza, e sem haver fofoca. Devemos confessar os pecado a Ele, aos que escondem ficam enfermos, é perigoso, o Senhor é justo.
Salmos 32:1-10 " Regozijai-vos ni Senhor, vós, justos, pois aos retos convém o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai a ele com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo. Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis. Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor. Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito sa sua boca. Ele ajunta as águas do mar como um montão; põe os abismos em tesouros. Tema toda a terra ao Senhor; temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou, e tudo se fez; e mandou, e logo tudo apareceu. O Senhor desfaz o conselho das nações; quebranta os intentos do povo."
Quando ouvimos a expressão que Deus pesa a mão, devemos entender que Ele está tirando a sua mão sobre a vida do homem, está tirando a proteção e deixando o homem andar por suas próprias pernas. Algo bastante sério e que devemos temer, nunca desejando testar a paciência de Deus e sermos abandonados por Ele desta forma, se não fora o Senhor em nossas vidas, nada seriamos.
Salmos 32:17-19 " O cavalo é vão para sua segurança; não livra ninguém com a sua força. Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, para livrar a sua alma da morte e para conservar vivos na fome."
Não sejamos como o burro que precisa de freio para por em sua boca, de um cabresto para ser guiado, que não venhamos a querer viver pelo cabresto, sendo puxados a todo tempo, mas que venhamos a ser obedientes e tementes a palavra de Deus. Há momentos que precisamos nos calar, agir com sabedoria. Crente precisa amar o seu próximo, não pode existir uma comunhão se você sempre está de cara virada para o irmão, e procurando apontar os defeitos dele. Você precisa ama-lo, independente do que aconteça. Não esquecendo que você só possui uma cara, com dois lados para que sejam oferecidos para o tapa, que será a glorificação do nome de Deus. E também, ninguém consegue pecar contra o outro 70 vezes em um só dia. O perdão é divino e edifica a sua alma, te faz crescer e amadurecer espiritualmente, mas aos que guardam rancor e não liberam o perdão, esses ficam doentes. Sejamos humildes e servos verdadeiros do Senhor, usados como vasos nas mãos do oleiro.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 09 de Setembro de 2012, culto noturno.

No comments: