Sunday, September 9, 2012

Você é promessa do Deus.




A paz do Senhor Jesus a todos os nossos amados, a pregação de hoje se inicia em Êxodo 2: 1-10, que nos diz: " E foi-se um varão da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu, e teve um filho, e vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo tomou uma arca de juncos e a betumou com betume e pez; e, pondo nela o menino, o pôs nos juncos à borda do rio. E a irmã do menino, postou-se de longe para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam pela borda do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, e a tomou. E, abrindo-a, viu o menino, e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele e disse: Dos meninos dos hebreus é este. Então, disse à sua irmã filha de Faraó: Irei eu chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. E foi-se a moça e chamou a mãe do menino. Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino e criou-se. E sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de faraó, a qual o adotou; e chamou o seu nome Moisés e disse: Porque das águas o tenho tirado."
Aqui começamos a entender a vida de Moisés, naquela época os cristãos estavam sendo muito perseguidos, e um decreto vindo da parte de Faraó, determinou que todos os meninos que nascessem deveriam ser mortos. A fúria com o crescimento do povo de Deus dominava a Faraó, mas não adianta, o homem tenta, mas o povo de Deus é abençoado em qualquer lugar da Terra, porque é Deus quem faz o homem prosperar, é o Senhor que dá crescimento, sendo segundo vontade dele.
Os meninos então deveriam ser jogados no rio Nilo, quando os pais de Moisés, que eram escravos, descobriram que estavam esperando mais um filho, temeram ser um menino, pois sabiam que deveriam lançar o menino no rio, segundo a lei dos homens. Porém, cristãos como eram, viviam pela lei de Deus, confiando no melhor que Deus teria para eles, ela sendo mulher adoradora, serva do Senhor acima de tudo, não deixava de orar e buscar a presença de Deus.
Acompanhamos esse decreto em Êxodo 1:15 e 16 " E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o nome da outra era Puá) e disse: Quando ajudardes no parto das hebréias e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o, mas se for filha, então viva."
Quando se viu que a criança esperada, no caso Moisés, era um menino, uma grande tristeza e angústia se abateu sobre elas, sabiam que deveriam jogar o menino no rio, mas elas olhavam o menino, o acharam tão gracioso que não tiveram coragem para o lançar no rio.
No verso 17 de Êxodo 1, nos diz: As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como rei do Egito lhes dissera; antes, conservavam os meninos com vida."
A vida de Moisés foi poupada, a mãe dele o escondeu durante 3 meses em sua casa, sendo escrava tomava todo cuidado para que o menino não levantasse suspeitas e assim matassem a criança. Ela deveria trabalhar de 16 a 18 horas por dia, não deixando de ter suas obrigações como mãe e boa esposa,  fazia tudo com amor, como boa serva de Deus, sem reclamar. Sempre tentando acalmar Moisés, quando chorava, nunca deixando de crer que Deus enviaria a solução perfeita para aquela situação. 
Após o menino completar 3 meses, ela então colocou o menino em um cesto, o para criança que já estava morta, de diferente forma. Ela, então o lançou no rio, próximo onde a filha de Faraó estava e sabia a hora que ela descia ao rio com suas criadas para se banhar, ela por sua vez, viu o cesto para criança morta e se assustou quando ouviu um choro vindo dele, e percebeu então que se tratava de um bebê hebreu, pois não havia o crepúsculo. Logo, então a irmã de Moisés aparece, oferecendo-se para encontrar uma mulher hebréia que pudesse cuidar no menino, é claro essa era a própria mãe de Moisés.
Aqui, mais uma vez entendemos que os planos de Deus são perfeitos, vão muito além daquilo que o homem pode imaginar, entregou logo a criança nas mãos da filha de Faraó, que o cuidaria e o protegeria, evitando a morte do menino e assim cumprindo o plano do Senhor, naquele que seria o escolhido para livrar o povo da escravidão do Egito.
Foi criado por sua própria mãe com todo amor e com os recursos vindo do reino. Vemos em 
Salmos 2: 1-4 " Porque se amotinam as nações, e os povos imaginam vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o SENHOR e contra o ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles."
Deus é desta forma, tudo o que faz é de maneira perfeita, sem falhas, sem demora, o homem pode até se desesperar por um momento, mas para aqueles que permanecem firmes, confiando em Deus, verão que Deus zomba do problema, pois Ele é sim poderoso para realizar o que para o homem é impossível.
Irmão, não se preocupe com o seu problema, ele é pequeno para o tamanho do seu Deus, é Ele quem cuida da sua vida. Você não está entendendo a dimensão do que Deus está fazendo em sua vida, o Senhor vai levantar a filha de Faraó para te ajudar, para prover os recursos e te proteger, Ele tem os planos traçados e a forma de fazê-los serem cumpridos. Ele conhece a sua vida em detalhes, deixe o Senhor apresentar a solução para aquilo que para ti é impossível.
O diabo até se levanta contra sua vida, ele sempre tenta te fazer desistir, te fazer pensar que o caminho está difícil e que nunca vai acontecer aquilo que você tem esperado em Deus, mas o Senhor é sábio e já tem tudo preparado, e Deus apenas ri e zomba do diabo, porque quem te dá a vitória é o Senhor todo poderoso. Existem coisas que você não vê, mas o Senhor vê além da tua visão, conhece tudo com antecedência, e saiba que você é promessa do Senhor.
O teu Deus está cheio de glória e majestade, Ele te abençoa, te livra do mal, tem feito promessas em sua vida, e aquilo que promete Ele vai fazer cumprir, podem passar os dias, os meses e até os anos, mas Ele não é homem para mentir, vai te abençoar, vai cumprir tudo o que te prometeu, porque Ele é Deus.
Pode até faltar a casa, o carro, o trabalho em certo momento de sua vida, mas o maior tesouro que você tem, está dentro de ti, que é o Espírito Santo, que te ajuda em todo tempo, que te motiva, que aumenta a tua fé, te faz prosseguir, não te deixa desacreditar das promessas do Senhor para ti.
Provérbios 3:05 apenas parte A"Confia no Senhor de todo o seu coração". Moisés era homem formoso, porém era gago, não conseguia falar direito, e Sabe porque assim Deus o fez? Porque a glória é de Deus, e essa era a fraqueza de Moisés, a graça do Senhor o bastava.
A mãe dele o ensinava a palavra de Deus, e as leis dos homens ele pode aprender no palácio enquanto ali esteve.
Eclesiastes 3:01 " Tudo tem o seu tempo determinado, e há o tempo para todo o propósito debaixo do Céu." 
Amados há o tempo de todas as coisas, não adianta querer diminuir o tempo daquilo que Deus já determinou para ti, não adianta querer acelerar, ou reduzir, isso só faz o processo ser mais demorado. O que Deus determinou para sua vida vai acontecer no tempo que Ele escolheu, é Ele quem decide, faz para que venhamos ser quebrados e moldados por Ele.
Provações especiais para crentes especiais, é assim que funciona. Onde você for haverá alguém te observando, tentando nos julgar, e enfraquecer, somente a misericórdia do Senhor para nos ajudar.
Moisés foi o homem ao qual Deus levantou para libertar o povo das garras de Faraó, ele era quem intercedia pedindo a libertação do povo, falando em nome de Deus e sendo vaso nas mãos do Senhor. Mas, não pensem que foi  fácil, sem luta não há vitória, ele tentava constantemente interceder com Faraós pela libertação do povo, Deus precisou interceder várias fezes com pragas sobre eles, para que então o coração de Faraó fosse quebrantado e pudesse entender que Ele era Deus e estava com os hebreus.
Após toda essa luta, começou uma outra batalha na vida de Moisés, o líder gago, ficou 40 anos andando pelo deserto, com uma multidão murmuradora que já não acreditava existir a terra prometida, que manava lei e mel, precisou ter muita paciência e sabedoria para lidar com aquela situação. Será que o seu problema tem durado 40 anos? E mais, será que Deus te levantou com um chamado para solucionar o problema de uma nação inteira?
Moisés começou a entender quem era Deus, no momento em que viu a sarça arder por um longo tempo, teve curiosidade, queria entender o porque de tanto tempo somente aquele arbusto estava ardendo em chama, que chama seria aquela? O que havia ali de especial? A curiosidade de Moisés o fez com que ele se aproximasse de Deus, naquele momento veio a voz de Deus, o dizendo para tirar as sandálias porque a terra que ele pisava era santa, assim pôde ter uma experiência única e tremenda com o Senhor.  Aos que se achegam ao Senhor, Ele se achega a eles e assim se revela.
Moisés passou 40 anos no deserto para entender o chamado de Deus na vida dele, que era ele quem Deus havia levantado como o homem da promessa para libertação do povo escravizado. Ele era o escolhido para cumprir aquela promessa.
O Céu começa aqui na terra, mas o inferno também começa aqui, para o ímpio que não crê e não endireita a sua vida.
Deus deu 100 anos amais para Moisés poder viver as bênçãos do Senhor na vida dele, assim Deus faz com os crentes, alonga os dias para que possam desfrutar daquilo que o Senhor dá como vitória.
Você precisa deixar a situação na mão de Deus, e confiar 100% que Ele tem a melhor solução, não adianta confiar hoje e amanhã já nem tanto, confiar 80% apenas, é a confiança total que Deus quer que você tenha nele, assim como a mãe de Moisés teve, sem duvidar, sem temer. Devemos ser pacientes e esperar o tempo certo de todas as coisas, a provação só faz aumentar a sua confiança em Deus e assim Ele em ti.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 05 de Setembro de 2012, culto noturno.


No comments: