Friday, July 29, 2011

Tudo me e' licito, mas nem tudo me convém.

No's podemos observar que existem muitos que não conseguem observar a Deus como Ele e' realmente, não e' somente o Deus de amor e de misericórdia, mas Deus também e' Deus de justiça, de correção. 
Ele não pensa como o homem carnal, Ele nos conhece muito bem e sabe como agir com cada um de forma diferenciada. Se você ler, entender e fixar o texto completo do que esta' lendo na Bíblia, podera' perceber com clareza o que Deus quer nos falar, muitos apenas lêem um versículo e dele ja' fazem um pretexto para cobrir seu próprio erro.
Deus abençoa aquele que trabalha, Ele não abençoa o preguiçoso, existem muitos versículos que parecem complexos, mas e' porque a pessoa não lê o texto inteiro e acabam utilizando como um pretexto, fazem sua própria interpretação.
Vemos em I Corintios 10:22 " Ou irritaremos o Senhor? Somos no's mais fortes do que ele?" Nesse versículo vemos Paulo falando com a igreja de Corintos, Deus não se assemelha a pessoas que adoram outros deuses. Por que? Para Deus não existe outro deus alem Dele mesmo, Ele foi o primeiro, ninguém veio antes dele, foi e e' o único Criador de todas as coisas.
Para alguém ser considerado como Deus precisa ser:

  •  Onisciente: Sabe tudo o que se passa no seu coração e em sua vida.
  •  Onipresente: Pode estar em vários lugares ao mesmo tempo.
  •  Onipotente: Tem o poder completo, o poder total, todos os poderes e segredos estão nas mãos dele.
Deus e' soberano, Ele faz e pronto, não precisa de nenhum conselho, Deus mata e não vai preso, a justiça e' feita por Ele.
A igreja de Corintos era completamente cheia de problemas, tinha muita fofoca, havia muita confusão e idolatria dentro da igreja, eles adoravam imagens de outros deuses estranhos, coisa completamente abominável para Deus. Mas era uma igreja abençoada, a única na historia a possuir os 9 dons espirituais, entretanto uma igreja problemática.
E neste versículo Paulo nos diz, se no's podemos irritar a Deus, a grande realidade e' que existem crentes birrentos, acham que Deus tem que fazer o que eles querem, como eles querem e na hora que eles querem, Deus não e' um génio da lâmpada, que você esfrega e faz o pedido e pronto aparece o seu desejo. Não e' desse jeito que Deus trabalha, se você pressionar a Deus, achar que seu irmão esta sendo mais abençoado do que você, não e' dessa forma. Muitos gostariam de estar dormindo na cama que você esta dormindo, com o seu travesseiro, na casa que você tem, comendo o que você tem comido, possuir o seu trabalho, mas irmão você não tem enxergado que você já esta na benção, não queira ver a ira de Deus. Seguindo nesse capitulo a partir do versículo 22, vemos Paulo nos ensinando como agir, e no versículo 23 nos fala, que todas as coisas me são licitas, mas nem tudo me convém, mas devemos procurar entender o porque Paulo fala isso, em qual época foi falado, para quem foi falado e do que esta sendo falado. Nesse verso diz respeito diretamente sobre comida, a qual era oferecida a ídolos sem aprovação de Deus. Tudo nos e' licito, mas não nos convêm fazer, você pode fazer tudo o que deseja, desde que não interfira no caminhar do seu irmão, suas ações não podem escandalizar o seu irmão ou irmã. O ídolo não tem poder nenhum sobre no's, a lei não proíbe que você coma o doce da festa junina ou de Cosme e Daminhão , por exemplo, você pode passar mal ou não por comer desses doces que são oferecidos a ídolos, mas a nossa consciência, que e' a voz de Deus, vai nos dizer se devemos ou não fazer, e' o nosso alerta, caberá a no's decidirmos ou não se faremos. 
Deus colocou isso para no's, temos o poder para escolhermos como levaremos nossas vidas. Nosso corpo e' o templo do Espírito Santo, devemos guardar o nosso corpo e o nosso coração de todas as coisas, inclusive na questão da nossa própria alimentação. E' isso o que o Apostolo Paulo nos fala, em relação a comida, nos e' licito ou não, devemos analisar e nos cuidar. Deus no's deu o limites, nosso corpo possui  limitacoes.
Temos que ser gratos pela nossa refeição, Jesus dava graças todas as vezes antes de comer, ate' mesmo na oração do Pai nosso, também dizendo que seja feita a tua vontade, ou seja a vontade de Deus, e você irmão tem feito a sua própria vontade ou a de Deus? Tem sido grato a Deus por todas as coisas? inclusive pela o que tem bebido, a agua em abundância, a gasolina que você coloca em seu carro, aos que possuem veículos, e permite o seu carro funcionar e você ser abençoado. E seguindo abaixo no texto, Paulo fala que devemos glorificar a Deus em todas as coisas, você acha que Deus vai falar com você ou você esta' glorificando o nome de Deus, sentado em um barzinho? A Bíblia fala que Deus não ouve a oração de pecadores. Devemos glorificar o nome de Deus em todas as coisas, o seu nome e' importante, não pode causar escândalo para sua igreja, seus irmãos, seus familiares, crente não pode ter nome sujo, falar mentira, ser adultero, dar mal testemunho, ser briguento, estar no meio dos escarnecedores, não e' tempo de vacilarmos, Jesus esta' voltando, não fique para atrás, Satanás tentado fazer muitos caírem e assim conseguir levar mais pessoas para o inferno e perderem a salvação da vida eterna. Aquilo que você faz no escuro, se você fizer o certo quando a luz se acender você não tera' do que se envergonhar, não havendo nenhum pecado ou escândalo. Você e' uma pessoa abençoada, ungida por Deus, que do grego significa, separado, Deus te escolheu para ser diferente, para ser um guerreiro da Palavra do Senhor, um vencedor, Deus te escolheu, tem muito mais para fazer na sua vida, você e' um vaso precioso para Deus, para servir a Deus exige sacrifício, mas você e' especial para Deus, Ele te escolheu, Deus se agrada do seu sacrifício e o melhor de todos e' com o seu corpo, você abdicando de seus próprios desejos, mesmo estando cansado vem para a igreja para aprender e estar próximo a Deus. E' esse sacrifício que Ele se agrada. Deus gosta de ver seus filhos fortes, conhecedores da Bíblia, sendo usados por Deus, ter a palavra de Deus em seus lábios. Tudo o que e' certo para Deus e' errado para o mundo. Você vai completamente contra as coisas que o mundo faz e diz, aqui nesse capitulo, nos fala sobre ação, tudo e' licito, mas não se deve ser feito. A questão do licito tem seus limites, a família hoje tem sofrido no mundo de hoje, você e' abençoado, muitos gostariam de estar em seu lugar, Deus tem te abençoado, já e' um vencedor. Devemos glorificar o nome de Deus em todas as coisas.
O nosso testemunho e' algo extremamente importante, no's somos exemplos para os demais, principalmente para os novos convertidos. Devemos seguir a palavra de Deus, Ele vai te abençoar e querer que você aja de forma a glorificar o nome Dele em tudo. Deus quer te usar, permita que Ele te guie.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 27 de Julho  de 2011, culto noturno.

No comments: