Thursday, July 21, 2011

Os quatro tipos de cristãos.

A paz do senhor amados em Cristo Jesus, nossa palavra de hoje se baseia em I Tessalonicenses 5:14 " Rogamo-vos também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco animo, sustenteis os fracos e sejais pacientes para com todos." Ao analisarmos, podemos perceber que existem 4 diferentes tipos de cristãos dentro das igrejas, cada um pode verificar sua própria vida e se identificar com um dos tipos, não façamos isso para que seu coração se entristeça, mas essa e' uma realidade comprada nas igrejas e pela Bíblia.

  • O primeiro tipo e' o fraco:

Aquele que não acredita nele mesmo, muito menos em Deus, qualquer tempestade ou problema, por menor que seja, abala esse cristão, possui pouca fe', qualquer palavra entra em seu coração como algo mal, difícil de aceitar correção. Acaba saindo e entrando na igreja por muitas vezes, se escandaliza por tudo, por mínimo que seja, e utiliza sua fraqueza como desculpa. E' fraco para orar, para ler a Biblia, para ter compromisso com Deus e com a Igreja. Consegue achar os defeitos de todos, julga demais as pessoas, mas e' incapaz de concertar sua própria vida. Se fossemos analisar a vida de Judas, um dos grandes cristãos fracos e o maior traidor da historia, poderíamos nos desanimar e ate mesmo desistir dos caminhos do Senhor, pois alguém tão  próximo a Jesus, amigo intimo dele, pode se deixar levar por sua fraqueza  e fazer o que fez. Mas não e' dessa forma que devemos agir, quando vermos um irmão cometendo um erro, caindo na fe', ou pecando, devemos como um so' corpo orar, ajudar e orientar esse a concertar. Não devemos acusa-lo, e sim orar bastante ate' mesmo para que não venhamos a cair no mesmo erro desse.
I Pedro 2:05 " Vos também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferendes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. " 
Colossenses  1: 09 " Por esta razão, no's também, desde o dia em que ouvimos, não  cessamos de orar por vos e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual." 

  • O segundo tipo de cristão e' o forte ou espiritual:

Deus nos incentiva como diz a Bíblia, " Diga o fraco que sou forte." Quem e' o cristão forte? E' aquele que tolera o crente fraco, sempre ouve as reclamações dele, a falta de fe' e o desanimo, tem que carregar as malas do crente fraco, so' Jesus para ter misericórdia e dar graça. Existem momentos que temos que ter sabedoria para ter uma visão ampla sa vida como cristão, para viver como forte.
Um fraco com outro fraco, e' um problema serio, não conseguem apaziguar uma briga, acabam criando mais confusão ainda. Um fraco quando quer sair da igreja arruma todas as desculpas possíveis, e ao falar com outro fraco sobre isso, acaba arrastando com ele mais um para se desviar, mas quando chega o crente forte, despeja palavra de Deus sobre eles, os chama para a realidade, cobra a postura do verdadeiro cristão, pergunta se pediram a direção de Deus, ai contesta porque eles são, pois o fraco não busca na palavra de Deus, não ora e tem paciência de esperar a resposta de Deus, sempre faz o que quer e mete os pés pelas mãos, por isso ele e' o fraco.
I Corintios 13: 11 "  Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 14-20 " Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sedes meninos na malícia e adultos no entendimento."

  • O terceiro e' o crente menino:

Tudo leva na brincadeira, esta' sempre rindo, levando tudo com diversão, mas e' bom que tenhamos meninos nas Igrejas, pois alem de trazer consigo alegria, ele consegue entrar na casa do fraco e do forte também, não  tem muita responsabilidade com as coisas de Deus e com sua própria vida, se atrapalha em sua vida financeira, gasta desenfreadamente. Esta' na Casa de Deus, mas sempre distraído, não sabe o que e' pregado, o menino e' um grande candidato para se tornar um crente fraco, a única diferença entre os dois e' que o menino pode ser moldado através da palavra de Deus.
Colossenses 2:23 " As quais tem, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para a satisfação da carne." 

  • O quarto tipo e' o crente carnal:

Aquele que se adequa perfeitamente ao fraco e ao menino, mas não  se chega ao forte. Tem toda a aparência de espiritual, alguma vezes ate' mais do que o próprio pastor, uma aparência de santidade total, tem uma sutileza, uma esperteza para envolver o fraco e o menino, como uma perfeita arapuca. E' uma espiritualidade demoníaca, desenvolve e acredita em suas próprias ideologias. 
Mas o crente forte derruba e se sobressai sobre o crente carnal e por todos os outros também. O carnal não alcançara' o Reino dos Céus, tem que ser quebrantado, lavado e remido no sangue de Jesus e dar bom testemunho, o caminho e' um so'.
João 15:01 " Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai e' o lavrador. " 
No's somos os ramos, pois estamos ligados em Cristo, ha' três tipos de ramos: os que não dão frutos, os que dão frutos, e os que dão muito frutos. Jesus e' a videira, mos plantados em Jesus, os ramos deles e Deus e' o agricultor, e' Ele quem poda a videira, Deus da' o devido tempo para que os ramos germinem e dêem frutos, mas os frutos podres ou ramos vazios que não dão frutos são cortados por Deus.
O crente forte da frutos, o fraco Deus da' a chance de se concertar, o menino Deus vai corrigindo ate' se endireitar. Deus e' o agricultor, Ele sabe quem esta' ligado na videira. O forte sempre chega animando o fraco, passa pelas lutas, mas sempre esta' confiante e esperando em Deus o que de melhor vira'. 
Salmos 40 : 01"  Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor."
Deus nunca perdeu uma batalha, Deus não e' forte, Ele e' todo poderoso, o que significa muito mais do que forte, Ele não luta ou faz queda de braço com Satanás para que suas bênçãos sejam liberadas, aos que são servos fieis, quando Deus ordena a benção para vir sobre sua vida, nada e nem ninguém impede de chegar ate' você, Ele e' o todo poderoso. E' a palavra de Deus que deve te guiar, não o conselho do ímpio, entrega todas as coisas na mão  de Deus e espera nele, o mais Ele fara'.

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 20 de Julho  de 2011, culto noturno.

No comments: