Thursday, January 8, 2015

É melhor obedecer do que sacrificar.

Que a Paz de Deus nosso Senhor e Pai estajam convosco amados e queridos irmãos em Cristo Jesus. O estudo que vos trago é uma palavra a qual agrada o coração de Deus, sobre “Obediência” e muitas das vezes, somos negligentes a sermos obedientes e também ao ensinarmos os nossos filhos o que a obediência a Deus significa. No Livro de Efésios Capitulo 6 nos Versículos de 1 a 3 nos diz assim a palavra de Deus:
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. (Efesios 6:1-3)
O que significa a palavra “Obediência”?
Significa ação de quem obedece, de quem é submisso, dócil. Disposição para obedecer. Ato pelo qual alguém se conforma com ordens recebidas. Autoridade, mando, domínio. Obediência passiva, submissão cega às ordens recebidas.
No Grego a palavra obediência significa “Shama ou Akovo” que que dizer em Portugues “Ouvir, Escutar”.
Temos que guardar os mandamentos e sermos obedientes aquilo que o Senhor Deus, nos designou para que assim, nós crentes, possamos receber as bênçãos que Ele tem para nós, como Abraão foi obediente a Deus ensinando seu filho Isaque. Os pais cristãos, aqueles que reconhecem e amam a Cristo,  tem que instruir seus filhos a serem, acima de tudo, tementes e obedientes a Deus, e consequentemente, os filhos honrarão seus pais, pois é dessa maneira que a Palavra de Deus ensina, para que os dias de suas vidas sejam prósperos na terra.
No primeiro verso de Efésios capitulo 6 as palavras sedes obedientes e no Senhor quer dizer que os filhos solteiros tem ouvir aos seus pais. Após se casarem, é lícito que homem e mulher se tornem uma so carne, e iniciem sua própria família, homem como o cabeça de sua casa, semelhantemente Cristo como a cabeça da igreja e a mulher submissa a sua marido. “Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer” (Provérbios 23:22). Mesmo o nosso Senhor Jesus com toda a sua autoridade de Messias se submeteu a autoridade de seu pais terreno José e Maria. No versiculo 1b de Efésios 6 porque isto é justo, e para que haja respeito, obediência, submissão e amor entre os pais e os filhos amando um ao outro conforme o mandamento “um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros: como eu vos amei a vos, que tambem vos uns aos outros vos amei” (Joao 13:34). Quando os pais e os filhos amam a Deus, todos na família procuram a agradá-lo e obedecê-lo.
Por que os filhos devem escutar os pais?
 Exemplos:
  • Experiência de vida
  • Como atuar no casamento
  • No administrar a vida financeira
  • Como se atuar responsavelmente trabalho (obrigações)
  • Como lidar com problemas (amorosa, profissional e financeira)
Nos versículos 2 e 3 de Efêsios 6 nos falam das bençãos que Deus dara aos filhos que continuan a serem obedientes a Ele e ao seu pais, este é o quinto mandamento que Deus deu a Moises e o primeiro mandamento com promessas para os filhos “Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor, teu Deus” (Deuterônomio 5:16).
Obedecer e honrar são duas coisas totalmente diferentes uma da outra: obedecer quer dizer fazer aquilo que o outro diz para fazer, e honrar e respeitar, é amar uma pessoa (pai, mãe, esposa, filhos e etc...). As crianças pequenas deven ser ensinadas a obedecer e honrar os seus pais e os mais velhos, e os filhos mais velhos até depois de casados devem receber com respeito os conselhos dos pais; ajudando com cuidados na casa e financeiramente conforme as necessidade deles. Se os filhos continuam obedecendo e honrando os pais, Deus dará os filhos longanimidade de vida e benção sobre eles, e quando os eles (filhos) obedecem o mandamento de honrar os pais estao demostrando uma atitude de amor e respeito que irao levar-los a ter uma relacao intima com Deus.
Pois cumprindo essas coisas os filhos teram:
  • Atitudes de respeitar e proteger os mais velhos.
  • Cuidando dos pais ja mais velhos, eles viverão mais e os filhos irao transmitir esses valores para a próxima geração.
  • Os filhos que honrao os seus pais serao abencoados por Deus aqui na terra como na eternidade.

Conclusão:
No dia atual em que estamos vivendo, estamos entrando em conflitos com o mundo e com autoridades que estão querendo ensinar os nossos filhos a terem a sua liberdade propria, e leis que proibem a correção dos pais com os filhos, tirando a autoridade dos pais a ensiná-los o que é certo e errado no mundo. A influência do pais na vida de um filho ou filha dando amor, carinho e afeto baseado na palavra de Deus que e essencial ao crescimento e desenvolvimento na personalidade da criança e do adolecente. É melhor corrigi-los e vê-los chorar hoje, do que termos pais chorando no futuro por nao ter corrigidos no passado “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. (Proverbios 22:6). Que Deus te abençoe, que este simples estudo da palavra venha edificar a sua vida. A Paz do Senhor esteja contigo e sua família.

HERLON DACRUZ, é Presbítero, formou-se pela Faculdade Teológica José Wellington Bezerra da Costa, Campus no Hawaii, e   serve a Deus como Presbítero na Assembly of God Bethlehem Ministry in Hawaii (Assembléia de Deus Ministério do Belém no Hawaii), é pregador, ensinador da Palavra de Deus em Estudos Bíblicos,  professor, palestrante, um exemplo de homem de Deus  que ama a Palavra de Deus acima de tudo. O mesmo é casado com Roberta DaCruz, e pai de tres lindos filhos: Davi, Alice e Olivia.

No comments: