Thursday, January 15, 2015

ANO NOVO, NOVOS E RENOVADOS COMPROMISSOS


                             
            Chegou 2015! Parecia tão longe até a pouco tempo e agora que estamos nele perguntamos: Como vamos fazer este ano? Os nossos propósitos estão fortemente firmados? Estamos dispostos a olharmos o final deste ano melhor do que fizemos o 2014? São pergunta, que obviamente, só estaremos prontos a respondê-las durante o decorrer dos dias. 
            De acordo com Paulo, precisamos considerar que o nosso tempo na terra é limitado, portanto devemos aproveitá-lo com cuidado e sensatez, procurando compreender à vontade de Deus em nossa vida. Davi diz no Salmo 39:4 "Da-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheca a minha fragilidade". Moisés, em sua oração diz "Nossos anos de vida são setenta, oitenta para os mais robustos, mas pela maior parte sao fadiga e aborrecimento, passam logo e nos voamos" (Sl. 90:10).
            Quando somos jovens, 70 ou 80 anos parece ser um tempo bem longínquo e naturalmente pensávamos que alguém de 40 anos já era velho. Hoje, claro que não acho mais. O tempo das coisas é muito relativo, por exemplo, quando nossos filhos saem para a diversão por duas ou três horas, o tempo para eles passa como um piscar de olhos, mas para nós, pais, este mesmo tempo parece ser uma eterninade, até que cheguem em casa com segurança. Assim, deve ser o tempo de Deus. Se estivermos prontos parecerá longo o tempo em que Jesus virá nos buscar, porém se não estivermos prontos vai parecer que o tempo não foi bastante para nos preparar.
            Ainda no Salmo 90:12, Moisés fala também para contar nossos dias para que possamos desenvolver um coração sábio. Na verdade, a Bíblia nos diz para nao contar com o amanhã porque o amanhã pode não chegar para você e para mim. Tudo o que temos é o agora. O nosso tempo na terra, é valioso, porque é muito limitado por mais que vivamos. Ninguém morre por opção de que já viveu muito.
            Paulo diz que temos que aproveitar o máximo de cada oportunidade. E ele da uma razão "porque os dias são maus".
            Sabemos que Satanás eh ladrão e uma das coisas que ele tenta nos roubar é o tempo por ser precioso e muitas oportunidades que desperdiçamos são irrecuperáveis. Se pensarmos no tempo, que perdemos para o pecado em bares, festinhas, más companhias, diversões desaconselháveis  em assuntos desnecessários  no tempo desproveito em fofoca ou em espalhar boatos, chegaremos a conclusão de que nos deixamos ser levados pelo encanto malevolo de Satanás e, muito embora arrependidos, pagamos as consequências dos pecados que cometemos.
            É certo que somos novas criaturas, lavadas e remidas no sangue de Jesus, mas continuamos no mundo, embora a ele não pertençamos e o Satanás pela nossa situação atual, nos importuna por outros meios no nosso próprio ambiente cristão
            Todos nós conhecemos a passagem de Maria e Marta, em Lucas 10. Marta estava chateada porque Maria não estava ajudando ela na cozinha e pediu até a intervenção de Jesus ao que o Senhor respondeu que Maria tinha escolhido a boa parte. Assim como Maria, nós sabemos qual a boa parte, porém em algum momento neste ano que findou, optamos por outros afazeres? Estamos dispostos a seguir Maria? E Marta, estava cometendo pecado? Claro que não, mas certamente sofreu consequência quando percebeu que Deus estava em sua sala e ela não aproveitou aquele momento.
              É este o nosso problema. Ficamos, muitas vezes, tão preocupados com o aqui e agora que esquecemos as coisas que vão durar para sempre. É incrível, mas conseguimos ser Maria e Marta quase todos os dias e, muitas vezes, no mesmo dia fazemos a proeza de ser as duas.
              Paulo ainda nos diz "não sejais insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor". Entre nós, não vejo ninguém que não tenha atingido conhecimento e maturidade suficientes para saber que devemos distinguir a vontade de Deus em nossas vidas. E, o que achamos sobre qual a vontade de Deus para nos neste novo ano? Para sabermos é necessario estabelecer prioridades, quais sejam:
  •       Quem ou o que é mais importante na minha vida? Se a nossa resposta é "o meu relacionamento com Deus através de Jesus Cristo", então coloquemos no topo das prioridades e assim isto vai afetar minhas decisões  minha agenda, meu relacionamento com os outros e toda a minha perspectiva sobre a vida;
  •        Se assim for, nem a chuva, TV, cansaco, frio, sono, futebol, festa de aniversario e quaisquer outras circunstancias irao interferir para eu ir `a igreja porque Ele vem em primeiro lugar na minha vida. Vou adorar ao Senhor e nada e nem ninguem sobrepora a minha prioridade;
  •        Temos também que agendar um tempo definido a cada dia para orar e ler a Bíblia  pois seremos abençoados `a medida em que crescemos na fé e confiança no Senhor.
  •        A família deve ser a segunda prioridade. É importante a dedicação entre o casal e este com os filhos. A família deve ter momentos de oração, de diversão e de compromissos, todos juntos.
  •         A terceira prioridade deve ser com a familia espiritual, ou seja, com os irmãos da igreja, fazendo parte integrante dos compromissos, principalmente os concernentes a missões  momentos cristãos  a comunhão saudável que inclui a solidariedade, troca e compreensão fundamentados no amor em Cristo.
  •          A quarta é com o trabalho. Os cristãos devem ser bons trabalhadores e honestos, pois temos uma responsabilidade com o Senhor até no mercado de trabalho de darmos o melhor testemunho de vida com o bom exemplo. Os que são empresários devem ser modelos de justiça  lealdade, generosidade e honra.
              Precisamos aprender a viver o HOJE no Senhor, confiantes nas promessas à nós entregues, na fé e perseverança cristã e sem a preocupação do passado ou do futuro porque se entregamos a nossa vida a Deus e se o temos como nossa primeiríssima prioridade, deixemos que Ele nos governe totalmente. O passado, Deus nos perdoou assim como nos perdoa todos os dias, por sua infinita misericórdia,  porque continuamos pecadores e do futuro nao temos nem o conhecimento ou poder do que vai acontecer no proximo segundo de tempo .    
              Vamos, juntos, como uma grande familia que somos, seguir adiante sob o comando do Pai, nosso Deus, ajudando uns aos outros, encorajando, manifestando amor e solidariedade, misericórdia e generosidade. Ajudar ao nosso Pastor a cumprir com honras sua missão ministerial, contribuindo com ações e obediência  respeitando e acatando tudo o que vem de sua sabedoria calçada no conhecimento que recebe de Deus.
              Que neste 2015 possamos ter: FELICIDADE suficiente para sermos doces e suaves; PROVAÇÃO suficiente para nos manter fortes e humildes; TRISTEZA suficiente para sermos solidários e generosos; ESPERANÇA suficiente para nos manter felizes; FALHA suficiente para aniquilar o orgulho; SUCESSO suficiente para nos manter gratos, reconhecidos; AMIGOS suficiente para dar o conforto; RIQUEZA suficiente para satisfazer as nossas necessidades; ENTUSIASMO suficiente para encararmos a luta diária; AMOR em demasia para  distribuir, gratuitamente, a todas as pessoas; e, por fim, DETERMINAÇÃO para fazer cada dia melhor que o dia anterior no intuito de fazer de nossa salvação o nosso maior e melhor prêmio.
                CONCLUSÃO
              "E isso fazei, conhecendo o tempo que ja eh hora de despertardes do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes. À noite é passada e o dia é chegado, deixemos pois as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz".
        Um excelente ano para todos e muita sabedoria! Que a paz do Senhor reine em seus lares!

Texto escrito por:
Cleide Cruz.
Nossa amada irmã, exemplo de mulher de Deus, inteligente, dedicada, sábia e muito querida por todos. Em nome de nossa igreja, agradecemos por estar no nosso meio e se deixar ser um vaso precioso nas mãos do Senhor, o qual pudemos desfrutar desta palavra abençoada. Deus te abençoe. Família PIEB HAWAII.

No comments: