Saturday, October 26, 2013

Se ainda há possibilidade, Deus não pode agir.


A paz do Senhor Jesus a todos os nossos amados irmãos em Cristo, hoje nós falaremos sobre as possibilidades que temos em agir e quando chega a hora de Deus  intervir por nós.
I Samuel 22:18-19 "Então disse o rei a Doegue: Vira-te, e arremete contra os sacerdotes. Então se virou Doegue, o edomeu, e arremeteu contra os sacerdotes, e matou naquele dia oitenta e cinco homens que vestiam éfode de linho.  Também a Nobe, cidade destes sacerdotes, passou a fio de espada, desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, e até os bois, jumentos e ovelhas passou a fio de espada. "
I Samuel 23:06 "E sucedeu que, quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para Davi, a Queila, desceu com o éfode na mão."
Deus só opera quando as possibilidades que nós temos se acabam, no texto acima vemos o sacerdote Abiatar sendo mencionado, seu nome significa pai da riqueza, pai da excelência. Saul, Davi e Salomão, foram os primeiros reis que Israel teve. Abiatar foi um homem reto e escolhido por Deus como sacerdote. Ele foi excelente, mas errou um dia em seu ofício, deixou de dar ouvidos as ordens de Deus, para seguir a risca o regulamento, seguir a tradição e assim acabou pecando contra Deus. Nós como homens e mulheres de Deus, devemos vigiar nossa vidas, muita das vezes vacilamos e nos preocupamos mais com tradição do que com a palavra, seguimos os usos e costumes tradicionalmente, mas as vezes Deus nos dá uma ordem diferente e não realizamos exatamente o que Deus deseja que façamos, meramente por seguir a tradição.
Deus separou cada um dos sacerdotes para ouvir a dele, pregar a palavra e cumpri-la. A nação de Israel foi a única a ser chamada para cumprir o sacerdócio, Satanás não descansa na peleja contra a obra de Deus e desde antigüidade, levantou pessoas para atrapalhar a obra, para criar confusão, discórdia e problemas. Deus levantava homens retos que cumprissem a risca o que foi determinado por Deus, não podiam vacilar nem um milímetro, eram retos e obedientes.
Abiatar foi escolhido e escapou da morte quando 85 sacerdotes foram mortos a mando do rei, levou apressadamente seu êfode na mão, que é a roupa especial de cada sacerdote e seguiu para se abrigar com Davi.
Toda vez que o êfode era colocado, o céu era contemplado com louvor e adoração a Deus, havia glorificação ao Senhor no momento da vestimenta do êfode, era um processo demorado, feito com oração e louvor pelo sacerdote.
Era um decreto, não havia mais possibilidade, uma chacina foi declarada, somente o Senhor para intervir  e dar a vitória, um milagre era preciso. Eis que para Abiatar surge essa possibilidade, ele fugiu e encontrou abrigo junto a Davi, durante 40 anos. Percebemos algo especial que Deus tem com o número 40, 40 dias Moisés e Jesus jejuaram e buscaram a Deus, sendo um no monte e o outro no deserto, 40 anos pairou o povo pelo deserto até chegarem a Canaã, e assim foi com Abiatar, ficou abrigado 40 anos, até que fosse lembrado. Davi precisava de uma resposta e pediu a Abiatar que vestisse o êfode e consultasse a Deus. Como vimos antes, há uma preparação até se vestir todo o êfode, e enquanto colocavam acessório por acessório, o sacerdote orava e no céu algo acontecia, havia adoração a Deus, e nesse momento Deus percebeu que na terra algo acontecia e que necessitava de atenção especial da parte dele.
O maná veio do céu, ninguém sabia o que era exatamente, foi uma novidade, mas como provisão excelente da parte de Deus, o que se chama de milagre.
Quando se acabaram as possibilidades dos homens, Deus vem com o melhor dele e opera em prol de nossa vitória.
Você as vezes ora, jejua, pede e nada acontece. Mas, o Senhor tem planos mais altos que os nossos, sabe o melhor para nós e a forma que Ele vê as coisas, é completamente diferente da nossa, em certas situações. Ele é único capaz de ler sua mente, conhece seus pensamentos, desejos e necessidades, estando nas mãos dele, você sabe que pode confiar.
Marta e Maria estavam desesperadas, pensavam que Jesus havia chegado atrasado, que não havia mais solução, o irmão Lázaro estava enterrado a mais de 3 dias, Jesus não poderia fazer mais nada, era o fim, as possibilidades se acabaram, na visão de Marta e Maria e Jesus manda tirar a pedra onde ele estava enterrado, chama Lázaro pelo nome para o encontrar lá fora, quando Jesus chega no lugar é para operar milagre, e Ele opera da maneira que para você era totalmente impossível.
Deus não precisa da sua ajuda para nada, pare de querer ajudar Deus, de se preocupar tanto, Ele sabe bem o que está fazendo, na hora certa o milagre vem, Ele te chama pelo teu nome e realiza o impossível em sua vida.
As vezes não entendemos o trabalhar de Deus, não compreendemos a porta que foi aberta, simplesmente se abre, Ele age e não tem lógica para nós. Faz aquilo que você não imaginou que um dia poderia acontecer, e a sua possibilidade surge.
O 85 sacerdotes morreram, Abiatar vive e depois de 40 anos, volta a exercer o sacerdócio, imagine a alegria dele, o sonho tinha se acabado, estava satisfeito de ter sobrevivido, mas agora Deus muda a história dele e ressuscita o sonho, o traz de volta como sacerdote depois de 40 anos.
Você pode ser um só, estar caminhando sozinho, ter restado apenas você, como foi com Abiatar, entretanto, Deus não deixa de ouvir o seu clamor, Ele sabe como está o seu coração, conhece cada uma das suas orações e tem guardado suas lágrimas.
Nem tudo dará certo para você, no caminho teremos sim aflições, Jesus nos alertou, mas um belo dia Deus transformará a sua tristeza em riso e você entenderá que valeu a pena passar por aquela luta. Deus sabe o dia certo de te entregar a vitória, e Ele faz tudo para que a glória seja dele.
Saul saiu para buscar as mulas perdidas de seu pai, e no meio do caminho encontra o profeta que o consagra a rei, o primeiro que Israel teve, o plano de Saul era tão pequeno diante do que estaria por vir, do caçador de mulas para o reinado.
Não podemos impedir que Deus tome o lugar dele em nossas vidas, e tenha espaço para agir da forma dele.
O homem que não andava, tinha o objetivo de chegar até a água e tentar ser curado, mas as pessoas sempre chegavam na frente dele e ele nunca tinha a chance de entrar na água, um belo dia um homem, que era Jesus, fala para o homem  pegar a cama, andar e contar o que havia acontecido. Sábado era um dia que não se podia trabalhar ou curar ninguém, Jesus não se importava com o que povo iria dizer ou com regras que poderiam impedir seu agir, mesmo em um sábado, um dia inesperado, Jesus vem e opera o milagre que aquele homem esperava por tantos anos.
O filho pródigo, perdeu todas as possibilidades, prepara um discurso para dizer a seu pai perdão e que queria ser um de seus servos, e ele nem chegou a terminar a frase, e seu pai o recebeu com um abraço forte, o festejou e se alegrou com a volta de seu filho.
Não abra a boca antes de Deus completar o milagre, deixe Ele agir e depois você divide com os demais, para que o nome dele venha ser glorificado. Deus coloca possibilidade onde não existe.
Deus abre a porta sem você fazer força, você só vê a porta se abrindo e a Bíblia nos diz: Tudo é possível ao que crê, entrega o teu caminho ao Senhor confia nele e o mais Ele o fará.
Seja humilde, Deus se alegra de um coração humilde, se for para Deus te dar riqueza, Ele fará, mas se for para ter uma vida humilde, mas confortável, aceite e se alegre com o que Deus tem te dado. Não se preocupe com coisas que não são para você e nem se preocupe em enriquecer, se alegre na salvação e viva todos os dias para glorificação do nome do Senhor.

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 23  de Outubro de 2013, culto noturno


Grande novidade no blog: Postcast, a parte em audio desta pregação, confira e opine.



POSSIBLIDADES ZERO…DEUS COMECA A AGIR!




No comments: