Friday, May 24, 2013

Pare de se escandalizar.


A paz do Senhor Jesus a todos, é com imensa alegria que dividimos com os irmãos a pregação desta semana. Nosso tema tratará de um assunto, que traz bastante dúvidas e controvérsias, falaremos sobre escândalos dentro das igrejas.
Iniciaremos a leitura em Romanos 14:13"Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes, seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão."
Muitos ressaltam a palavra escândalo no seu linguajar cristão, mas sabemos realmente o que é escândalo? Qual o sentido real do escândalo aqui? 
Jesus não nos dá o direito de ninguém se sentir escandalizado com o outro, Ele mesmo nos alertou quanto a isso, quando nos disse que muitos escândalos iriam acontecer.
O escândalo na verdade é quando você coloca algum impedimento para seu irmão servir ou ser usado por Deus. É você colocar uma barreira entre Deus e a pessoa, isso sim é o escândalo. Por exemplo, se você disser para uma pessoa que ela não pode entrar na igreja com aquele brinco, com aquela barba, isso é escândalo, pois assim estaria impedindo alguém de chegar até Deus na igreja.
Não nos cabe julgar o irmão, certas circunstâncias, conversas, pecados e ações que seu irmão realiza, não são escândalo, são mau testemunho sim, mas você não pode dizer que são escândalos.
O tropeço gera escândalo, pare de julgar seu irmão, todos somos falhos, não pecamos o que antes fazíamos, mas continuamos pecando e não nos cabe o julgamento, analisemos primeiramente nossos próprios erros. A pessoa que está em pecado, não vai impedir você de adorar a Deus, de buscar ao Senhor, de ler sua Bíblia, de ir para o Céu, deverá sim te dar mais temor da parte de Deus, e procurar não pecar como ele, mas não muda em nada sua vida espiritual. Então deixe que Deus julgue seu irmão.
I Coríntios 10:32 " Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus."
Existem muitos costumes que as pessoas encaram como escândalos, mas que não deveriam, Jesus foi taxado como aquele que causava escândalo, pois não agia e não se vestia como todos os outros homens da época. Mas, esses homens eram quem causavam escândalo, pois tentavam impedir Jesus de pregar o evangelho e de levar as pessoas até a verdade.
Mateus 16:21-24 "Desde então, começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém e padecer muito dos anciões, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me."
Satanás que significa adversário, ele conhece bem as coisas de Deus, sabe o lugar que você se assentará no Céu, conhece as ruas de ouro, os jardins maravilhosos, a riqueza e fartura que seus olhos nunca viram e poderão contemplar no Céu, é por isso que ele luta tanto para tentar fazer você se desviar e perder sua salvação. Mas, a única coisa que ele não conhece, é o coração de Deus, aquilo que o Senhor tem guardado para sua vida, todas as bênçãos que estão reservadas. Aquilo que os olhos não viram, e o que os ouvidos não ouviram, é o que Senhor tem preparado para os que nele confiam. 
A igreja não para, sempre marcha em vitória, quando Deus se levanta do seu trono é para derrubar Satanás, acabar com o furdunço que ele estava tentando causar na sua vida, e para liberar a vitória para ti, para calar a boca de Satanás que tenta te acusar de dia e de noite. Mas, Jesus é o teu advogado, cada vez que ele vem com o relatório de acusações, Jesus até concorda que realmente você pecou, entretanto Jesus arregaça suas mangas e mostra as chagas que pagaram o preço pelo seu pecado. Jesus é o quem a tua frente, teu defensor. Deus é o teu juiz, Ele julgará sua causa, e o mesmo juiz envia o teu advogado, somente Deus poderia fazer isso, louvado seja o Senhor.
Talvez hoje, você não se encontre na mesma dimensão espiritual de ontem, pode estar passivo de cair, de pecar, a Bíblia é clara: " Aquele que PENSA, que está de pé, vigie para que não cai." Ninguém na verdade está totalmente de pé, nós as vezes pensamos que somos fortes, espirituais, e que não vamos cair. Engano seu amado, vivemos pela misericórdia do Senhor, é a graça nos dada diariamente, e podemos sim errar, somos carne, temos fraquezas, nossos momentos de altos e baixos. Porém, quando nos arrependemos, nos derramamos na presença do Senhor com um coração sincero e humilde, o Senhor nos toma nos braços e nos levanta para prosseguirmos a caminhar.
Não devemos pecar, devemos vigiar e orar sempre, caso ocorra, se arrependa, pois o teu advogado, Jesus, já pagou o preço por todos os pecados.
Não julgue a seu irmão pelo erro dele, hoje ele erra, amanhã poderá ser você, não faça o papel do diabo, ele sim é o acusador. E entenda, o mesmo advogado que defende a sua causa, defende a do seu irmão, o mesmo sangue que te salvou, é o que salvou teu irmão.
Mesmo errando diariamente, quando buscamos a presença de Deus, nossa alma se regozija, tudo se transforma, pois o amor de Deus nos constrange e somos salvos pela graça, não porque somos merecedores de algo.
Quem sabe ainda hoje, as trombetas soarão e vamos juntos subir com Jesus no arrebatamento? Saiba quem causa escândalo é o diabo, que toda vez que tenta contra sua vida, percebe que você continua adorando a Deus, buscando pelo Senhor, permanecendo em comunhão com sua igreja e seus irmãos. Ele tenta, tenta e falha, ai sim ele fica escandalizado, quando vê o quanto você ainda está firme com o Senhor.
I Coríntios 6:03 " Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a vida?
Você como parte da igreja, não deve se escandalizar com ninguém. Existem algumas situações que seu irmão vacila, e que as vezes o pecado dele pode ser um bloqueio para sua vida espiritual, como um escândalo, por isso a Bíblia fala: "Ai de quem venha o escândalo." Sim, algumas pessoas e situações, podem até nos abalar e cabe julgamento daquele comportamento, não devemos ser pedra de tropeço para ninguém. Entretanto, devemos entender que somos salvos de fé em fé, de graça em graça, é o Espírito Santo que nos ajuda a sermos firmes na fé, de não desistirmos devido as circunstâncias, de enfrentarmos as lutas, e de evitarmos dar uma resposta mal dada a um irmão, mesmo que ele tenha feito algo contra nós, nos ajuda de não pecarmos algo que poderá ser como pedra de tropeço para o irmão, é somente o Espírito Santo para nos ajudar.
Deus é o único que te ama exatamente como você, Ele conhece seus defeitos, seu jeito, os seus gostos, seus caprichos e até o jeito que você gosta de dormir. Ele é seu pai e não vai deixar você desistir do caminhar tão facilmente. Ele cuida de seus filhos, o sangue de Jesus nos lava e nos purifica de todo o pecado. O diabo não pode tocar naquilo que é seu, não pode tocar na sua vida, na sua família, na sua casa, no seu emprego, nos seus familiares, pois tudo pertence a Deus, e somente o Senhor pode dar ordem a seu favor.
Deus é deus de surpresas, Ele opera quando menos esperamos, gosta de nos surpreender, milagre não se explica, se vive. Não foi você quem escolheu Deus, Ele te escolheu primeiro, te tirou do pecado e te deu novas vestes, para que o nome dele seja glorificado em ti.
Jesus sim é pedra de tropeço para o diabo, toda vez que ele tenta agir na sua casa, encontra a pedrinha, que é Jesus no caminho, sempre frustando os planos do diabo. Quando a dificuldade financeira quer chegar, encontra Jesus, quando a enfermidade quer chegar, encontra Jesus, quando o desemprego bate a sua porta, encontra Jesus. Sempre lutando por você e impedindo o mau de te alcançar. Jesus disse que o mundo iria se escandalizar com Ele, e é nesse sentido que foi dito. A sua vida é uma benção, pois Jesus está no controle dela.
Escândalo também se aplica quando as pessoas olham para sua vida agora, não reconhecem a pessoa quem vêem, pois a transformação de Jesus foi tão grande, as maravilhas operadas foram imensas, que elas ficam escandalizadas e não acompanham a mudança da sua vida.
Saiba que Deus tem surpresa preparada para sua vida, tem novidade pronta para te dar, Ele conhece bem suas necessidades, e sempre nos dá além do que pedimos ou pensamos. Deus é pontual, Ele não se atrasa, não é antes e nem depois, quando chega é na hora certa para te abençoar.
Se Ele ainda não te deu, é porque ainda está trabalhando e não chegou a hora, no momento certo acontecerá maravilhas para te surpreender. Somente vá adorando e exaltando aquele que é digno.
Deus vai mandar na sua mão, não se preocupe com sua benção, elas te alcançarão, assim como Deus mandou o maná e as codornizes nas mãos do povo no deserto, Ele continua operando da mesma forma.
O pai conhece o filho que tem, Deus tem algo para realizar em sua vida, e é coisa maravilhosa, não se preocupe, espere no Senhor.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 15 de Maio de 2013, culto noturno.

No comments: