Sunday, May 12, 2013

Fique com o alimento racional.


A paz do Senhor Jesus a todos os nossos amados leitores e irmãos em Cristo, com muita alegria dividimos mais esse momento de pregação da palavra de Deus, a qual tratará sobre doutrina. Há uma diferença entre doutrina e usos e costumes. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político ou filosófico. A doutrina da Bíblia foi determinada por Deus e não pode ser mudada. Os usos e costumes são as práticas habituais de um determinado lugar. Não podemos mudar a cultura de um local, cada um tem seus próprios usos e costumes, também é uma questão de não ter comparação. 
A Bíblia não foi feita de acordo com os costumes americanos, europeus, ou muito menos brasileiros. Ela foi escrita na Palestina, por homens de cultura do oriente médio, aos quais pagaram um alto preço para que hoje pudéssemos ter o livro completo em nossas mãos. Claro devemos entender que foram feitas muitas adaptações de interpretação e tradução para o entendimento local, sem tirar o sentindo real dos trechos bíblicos. A cultura deles no tempo em que a Bíblia foi feita,  por exemplo era costume comer gafanhotos, usar pele de animal como vestes, andar pelo deserto seco, são coisas que não fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros, temos culturas completamente diferentes, porém a doutrina da Bíblia é a mesma.
Em I Efésios 4:12-17 "Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a boa obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido. "
I Pedro 2:1-3 " DEIXANDO pois toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações; Desejais afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que ele vades crescendo; Se é que provastes que o Senhor é benigno."
Hoje, vemos muitas coisas defraudando a doutrina da Bíblia, são tantos modismos invadindo as igrejas, que nos assustam. São palavras, atos, danças proféticas, óleos milagrosos da cura, tri-dízimos, o toque na "arca do concerto, pelo que conhecemos biblicamente, a arca do concerto foi uma só, e o homem que a tocou sem permissão morreu e Deus ordenou que nenhuma outra fosse feita. Essas implantações dentro de algumas igrejas não passam de heresias.
Pastores estão deixando de pregar a volta de Jesus, os crentes precisam estar firmados na palavra de Deus, se não há pregação da mesma, é quase impossível poder se manter de pé. Alguns começaram muito bem na Casa de Deus, mas foram perdendo o foco e estão terminando mal.
É lamentável ver como as igrejas estão, homens no passado pagam um alto preço nos campos missionários, abrindo igrejas, falando da palavra de Deus, sofrendo tribulações e perseguições. 
A igreja pentecostal brasileira nasceu em Belém do Pará com Daniel Berg e Gunnar Vingren, missionários suecos, que partiram dos EUA em direção ao Brasil, um chamado e uma visão completamente de Deus, para implantar esse novo conceito de evangelização e a aceitação definitiva do Espírito Santo. O processo foi demorado e não teve aceitação de imediato, eles que antes moravam e congregavam na igreja batista no Pará, foram expulsos da igreja por aplicarem esse dito de conceito, assim podemos dizer. Mas, não desistiram, foram fiéis, aprenderam o idioma brasileiro, enfrentaram as dificuldades e assim nasceu a igreja Assembléia de Deus. E, hoje temos a liberdade de dar glória a Deus, aleluias, deixarmos o Espírito Santo agir com liberdade na igreja, falar em línguas, ver os dons espirituais operando, louvamos ao Senhor por isso.
Porém, nos dias atuais, a diversidade de igrejas e raízes de formação das mesmas, tem trazido um pouco de confusão para os crentes. Cada vez mais vemos novas doutrinas serem empregadas nas igrejas e fica até difícil compartilhar de uma visita amistosa em outra congregação, pois por exemplo nós assembleianos do Ministério do Belém, não aceitamos o aborta, mas alguns pastores não vem problemas para isso, o que para você pode ser um choque e poderá trazer problemas futuros.
Vemos também em algumas igrejas o cai-cai, uma pessoa coloca a mão na outra e ela simplesmente cai por uma suposta ação do Espírito Santo, não irmão, isso é mentira, o diabo tem usado isso para enganar muitos crentes. Todas as pessoas que vimos cair mencionadas na Bíblia, caíram prostradas com o rosto em terra, ou seja, de joelhos caíram para frente. Completamente diferente do que temos visto, chega a ser um absurdo e uma falta de respeito o que vemos por aí, um joga o paletó e as pessoas caem, um sopro daqui e eles caem ali. Crentes precisam despertar e se firmar mais no que a Bíblia ensina, pois essas coisas não tem respaldo bíblico.
E aos que ainda não tiveram a chance de ver essas coisas, devem estar preparados para o dia que virem essas aberrações, não se contaminem e fiquem com a verdade da palavra.
A igreja de Efésios era uma benção, mas havia um templo próximo chamado Diana, onde as coisas não andavam como deveriam, tudo naquele templo foi feito com o melhor das pedras preciosas e do mármore, uma verdadeira benção. Porém, algo chamava atenção, a prostituição havia entrado dentro da igreja, sempre após os cultos, eles praticam sexo sem controle, não importava como e com quem, era como uma orgia. E Deus, envia Paulo para pregar contra o que eles faziam, imagine a situação dele, ser levantado para ir contra a uma multidão e uma doutrina errônea. 
Deus coloca fé em nosso coração dia após dia, é de grão em grão, de acordo com a luta, com a situação a nossa fé vai sendo aumentada e fortalecida. As vezes estamos cansados, desanimados e sem força, mas Deus vai nos carrega até a igreja, chegamos lá com sacrifício, e o Espirito Santo começa a agir, a nos encher de alegria,  adoramos a Deus, ouvimos a pregação e assim nossa fé é renovada, pois a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus.
Paulo nos ensina, como vimos acima, que devemos experimentar e nos fortalecer do leite forte, o alimento racional, não sermos como meninos na fé, para não sermos tombados por nenhum tipo de vento estranho ou doutrina contrária a palavra de Deus. Não podemos ser ignorantes quanto as coisas de Deus, devemos nos aperfeiçoar e prosseguir em conhecer ao Senhor.
Entendemos que alguns usos e costumes com o tempo acabam mudando, como por exemplo era inadmissível um homem estar de bermuda na igreja, hoje alguns lugares já toleram mais algumas mudanças, mas claro permanecendo sempre com a ordem e decência que se deve ter, sem extrapolar e perder a reverência que Deus merece. Hoje a visão está diferente, não é o fato de a pessoa não usar um terno que vai impedi-la de adorar a Deus, Deus vê o coração do homem e não a aparência.
"É tempo que comece a justiça pela Casa de Deus." É o que a Bíblia nos diz, é por isso que estamos vendo tantos escandalos com nomes de pastores e igrejas, Deus está começando a fazer justiça.
Em nosso ministério, se um pastor rouba ou adultera, por exemplo, é imediatamente desligado de suas funções, perde a carteira de pastor e é impedido de realizar qualquer função na igreja. Mas, muitas igrejas são independentes, não tem nenhuma outra igreja ligada a ela ou superior, que possa assim tomar as providências em caso de algum desvio, o que leva a muitos a agirem como querem, aplicar doutrinas absurdas e continuam na liderança da igreja impunimentes. Claro, até a hora que Deus der um basta, mas é mister que estas coisas aconteçam, está escrito na palavra de Deus e vemos se cumprir.
Tudo que tem acontecido atualmente, só prova que Jesus está muito próximo de voltar, a salvação é simples. "Aquele que confessar com a boca que Jesus é o Senhor, será salvo." Não é através das obras que somos salvos, muito menos das ofertas volumosas e dos dízimos dados, e sim através de seu coração, de sua sinceridade e intenção. Ser crente é muito além disso. 
Os dias são maus, está difícil ser crente, temos que tomar cuidado em todas as areas de nossas vidas, dentro e fora da igreja, tomar cuidado com quem andamos, mesmo sendo crentes, cuidado com pregações que assistimos na internet, existem muitos estudos de heresias e as pessoas não estão se dando conta. 
Infelizmente as pregações em que falam da volta de Jesus, da espera com alegria pela igreja por Ele, estão se tornando raridade. Saibamos que é bom ter um carro confortável, uma vida estável, mas nossa alegria vem do Senhor e aquilo que não glorifica o nome dele, tão pouco serve para nós. Estejamos despertos, e fica a pergunta a cada um: Você está preparado para a volta de Jesus?

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 07 de Maio de 2013, culto noturno.

No comments: