Thursday, April 11, 2013

Tendo ordem e decência quanto aos dons espirituais.


A paz do Senhor a todos os nossos queridos leitores e irmãos em Cristo Jesus, hoje nossa palavra se trata dos dons espirituais, e sobre a ordem que deve ser empregada dentro das igrejas, e que infelizmente temos deixado de ver.
I Coríntios 12:01" Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes."
O Senhor tem nos abençoado com o batismo no Espírito Santo, com seus servos que possuem dons espirituais e nos dão palavras, profecias, sonhos, revelações, que tem dom de cura e alguns mais. Deus tem abençoado o Seu povo, com isso temos crescido na graça dele e amadurecido.
A igreja de Coríntios era uma benção, a única igreja que possuía os 9 dons espirituais, e mesmo assim haviam seus problemas, acima somos alertados para que não sermos ignorantes em relação ao uso e ao discernimento dos dons espirituais.
É notório para quem foi batizado com o Espírito Santo, apresente o falar em língua estranha, não se pode testificar um batismo se não existir as línguas estranhas. 
O Espírito Santo é quem dá as línguas estranhas, mas é Jesus quem batiza o homem, tudo sendo feito para a glorificação do nome de Deus e para a edificação espiritual do cristão.
Trabalhar com o povo pentecostal é uma benção, vemos o agir de Deus no meio do povo, de uma maneira sobrenatural, muita das vezes parece que o Céu desce na igreja, é um irmão falando em línguas, outro adorando, um chorando, uns sendo usados para entregar visões e/ou profecias, como falamos, um fogo puro, mas somente quem é pentecostal pode discernir isso.
Além de ser uma benção, é necessário muita sabedoria e orientação divina para administrar o dom espiritual dado por Deus. Vemos muitos casos em que a pessoa não vigia e acaba havendo um desvio doutrinário. 
Alguns crentes acabam enfraquecendo na fé porque receberam uma palavra, talvez recebeu um sonho, ficou assustado quando ouviu o falar de línguas. Alguns não estão preparados para receber isso da parte de Deus.
Ter dom espiritual é uma benção, mas se não vigiarmos, o diabo entra na vida da pessoa e a destrói espiritualmente e assim se desvia dos propósitos de Deus.
Existem pessoas que foram batizadas no Espírito Santo, e falam línguas estranhas somente uma única vez, existem aqueles que continuam falando em línguas com freqüência, e buscam mais de Deus, buscam dons espirituais e amadurecimento da fé. Depende do crente e o relacionamento dele com Deus.
Sempre que há um batismo no Espírito Santo, é necessário que haja a testificação do mesmo. Existem muitos movimentos estranhos dentro das igrejas atualmente, muitos estão perdendo a essência natural do Espírito Santo. Pastores e líderes se preocupam mais com pregações sem conteúdo, deixando de falar do concerto do crente, do pecado que leva a perda da salvação, e da volta de Jesus, para prenderem a atenção do povo e permanecerem com as igrejas cheias de crentes imaturos, que somente querem ouvir falar sobre a unção da prosperidade, a unção da cura, a unção do óleo milagroso, a unção da libertação da "solteirice", não é pecado ser solteiro não amada, e amado de Deus, seja uma benção, independente de seus estado sentimental. São tantas aberrações, que nos entristecem quando vemos. O nome de Jesus deixa de ser glorificado para dar lugar a tantas distorções do Evangelho. E assim o Espírito Santo, que é o nosso Consolador, e que edifica e fortalece nossa fé, deixa de ser vivificado dentro das igrejas.
Muitos eram crente fiéis, usados por Deus tremendamente, possuem os dons espirituais, mas deixam o diabo entrar e perverter os caminhos, o dom que Deus dá, Ele não tira, por isso vemos muitos usando o dom de Deus inapropriadademente. Antes, o que era usado para a glória de Deus, passa a ser usado para enriquecimento pessoal. Como vemos homens usando o dom da música, o dom de cura, o dom de visão e revelação e tantos outros para as coisas do mundo, ou para confundir o povo de Deus, e assim obter benefícios lucrativos.
Antigamente era muito comum, ver Deus usando seus vasos para revelar o escondido e o profundo daquilo que Deus permitia. Eram bocas do Senhor na igreja, é muito bom ouvir a palavra de Deus, as vezes precisamos de uma resposta, a caminhada está difícil e precisamos de um ânimo e Deus dá novas promessas, usa os Seus para nos dar sonhos, visões e profecias, precisamos tomar uma decisão grande e o vaso de Deus é usado e ouvimos a palavra da parte de Deus como um bálsamo para nossas vidas. A maioria gosta de se edificar quando se ouve algo da parte de Deus, direcionado diretamente para Ele. Mas, existem aqueles que temem o irmão que é muito usado por Deus, pois estão em pecado e temem que seja revelado ao pastor e no meio da igreja, é uma vergonha que ninguém quer passar, mas Deus permite para edificação do povo, para haver concerto, não perda da salvação e assim o restante do povo ter mais temor da parte de Deus e não cair nos mesmos erros.
Ainda nos dias de hoje, Deus continua usando seus vasos tremendamente, cumprindo suas palavras e não falhando quanto ao que é dito. Porém, infelizmente muitos se esfriam na fé e deixam de agir pelo fogo de Deus, se atrapalham no caminhar e ao receber promessas de Deus, deixam de esperar o tempo do cumprimento delas e querem agir com suas próprias mãos e assim erram o alvo. Como por exemplo, homens que tem dom para serem missionários, perdem a visão e querem ir ao campo por conta própria, não esperando Deus os levar, o que acarreta a conseqüência de irem sem a direção de Deus e serem então envergonhados. 
Ouvir algo de Deus é maravilhoso, mas precisa ter direção de Deus, se manter em oração e obter a confirmação da palavra. Sem desespero, pois tudo se cumpre segundo a vontade de Deus, de acordo com a lei dele e o tempo devido.
Deus fala através de Seu povo, porém muitos se deixam levar por serem usados por Deus e passam a falar da carne, ao invés de falarem somente quando vem da parte de Deus. Não é todo o culto que precisa ter profecia, visão revelação, cura, unção pura, a palavra de Deus por si só é a maior promessa do crente e nada pode supera-la. Como no texto bíblico acima, não podemos ser ignorantes quanto a isso. A ignorância é a falta de conhecimento, e a igreja precisa ter ordem e decência quanto aos dons espirituais e ao comportamento no culto.
I Coríntios 14:26" Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação." 
Nem toda hora é apropriado se dar glória Deus, aleluia e amém, é preciso se ter ordem. Por exemplo, alguém recebe a notícia da morte de um parente, não se pode dar glória a Deus ou aleluias. Dar Glórias a Deus, é edificar o nome dele, é dar a glórias a Ele. Dizer aleluias significa Deus seja louvado, e o amém significa assim seja.
Quando alguém recebe uma grande benção da parte de Deus, ai você diz Glórias a Deus, dando a Ele a honra e a glória pelo feito.
Quando uma irmã é curada de uma enfermidade grave, você diz louvado seja o Senhor, louve a Ele pelo feito.
Quando alguém entrega uma palavra de benção para sua vida, diz que algo bom acontecerá, por exemplo, que seu ano será uma benção, ai você diz amém, que é uma confirmação, assim seja.
Tudo que se é feito no culto, deve ser realizado para glorificação do nome de Deus, não fale nada para seu irmão se não for para a edificação dele. Quando um irmão vai ao púlpito ler a palavra de Deus, não se deve dar glória a Deus e aleluia no meio da leitura, isso é falta de reverência a Deus e desconcentra os irmãos na igreja. Hora da palavra deve-se ter silêncio, para não despertar a atenção do irmão para outras coisas. Por isso que muitos saem da igreja e não entendem o que foi pregado, ou acham que Deus não falou com eles. Você pode não observar, mas Deus fala muito através da pregação da palavra.
I Coríntios 14:27" Se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois ou, quando muito, três, e por sua vez, e haja intérprete. " 
 Quem fala língua estranha edifica-se a si mesmo, quer falar fale baixo, entre você e Deus, para glorificar o nome dele, precisa-se ter ordem e decência para falar em línguas, não é de qualquer jeito, sem ordem, como uma gritaria de partida de futebol. É para Deus, deve ser feito o melhor sempre, até para adorar-lo. Se não houver intérprete da igreja, fique-se calado, não é apropriado falar em língua estranha em momento inoportuno, como por exemplo no meio da pregação da palavra. 
A Bíblia nos orienta a julgarmos a profecia que nos foi dada, muitos julgam o profeta, mas devem sim julgar a profecia, ore, busque a Deus a confirmação daquela palavra. Nem tudo é 100% como foi dito, você precisa ter maturidade para discernir. É claro, que podemos ter uma boa noção quando é um homem de Deus quem fala, conseguimos identificar a voz de Deus, se você não consegue é porque ainda não conhece o Deus que serve e precisa se achegar mais a Ele. Se Deus usa alguém para falar, é para solidificar seu povo, você é um vaso de Deus, e Ele molda os seus vasos para aperfeiçoamento, para crescimento espiritual e para ser ainda mais usado nas mãos dele.
I Coríntios 14:22" De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é um sinal para os infiéis, mas para os fiéis." 
Quando um não crente ouve alguém falando em línguas, pode até não entender, mas algumas vezes Deus permite que ele ouça e assim se converta, pois vêem o poder de Deus através daquele vaso usado. Mas, as profecias são para os crentes, não para os ímpios, é para a igreja, para crescimento dela. Se você não tem o dom de profecia, não ouse dizer que é da parte de Deus, isso é sério, não brinque com as coisas de Deus.
I Coríntios 14:04" O que fala em língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja."
Profeta é mordomo da palavra de Deus, ele apenas entrega, não deve acrescentar ou retirar nenhuma vírgula, claro deve ser dado o entendimento da mesma, mas não passando o que Deus quer dizer. 
Deus dá o dom espiritual segundo a vontade dele, deixe Deus te usar como Ele quer, se coloque a total disposição do Senhor, deixe o oleiro te moldar e te dar o brilho vivo dele. Mas, para tal, é necessário que você pague o preço, que viva para Deus, que se santifique mais, que ore mais, que leia mais a Bíblia, vale a pena ser usado por Deus. Muitos já viram espíritos imundos, vultos, e temem as coisas malignas, e ficam frouxos interiormente, impedindo Deus usa-los com fogo e com dons espirituais. Se entregue a Deus totalmente, viva o melhor que Ele tem para ti, seja um vaso cheio de azeite.
I Coríntios 12:02-04" Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo."
Deus não é Deus de confusão, sua palavra se cumpre e é confirmada, sem deixar dúvida. Jesus batiza com o Espírito Santo e dá o ministério na igreja. Aos irmãos que não estão satisfeitos, que acham que está pesado, que fazem reclamando, reclamem com Jesus diretamente e entreguem o cargo a Ele primeiro, pois foi Ele quem te escolheu para realizar essa tarefa. Jesus coloca e o Espírito Santo capacita, mas Ele dá e tira, colocando outro em seu lugar facilmente. Se está difícil, peça a graça de Deus, mas não se precipite. Jesus não chama ninguém ocioso para obra dele, crente fiel trabalha. Desperta irmão!
I Coríntios 12:06-11" E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos." Verso 8" Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra de sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. Mas um só mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer."
É a trindade que trabalha junta para que o crente seja um vaso usado, Jesus batiza com o Espírito Santo, dá o ministério, o Espírito Santo capacita, e Deus opera tudo em todos, segundo a vontade dele.
Deus as vezes permite uma pessoa que não tem dom de profecia, falar em nome dele, como fez com a mula de Balaal, ela não tinha nem a capacidade de falar, muito menos ter dom de profecia, mas naquela momento Deus abriu a boca dela, para exortar a vida de Balaal.
O dom de profecia é falar da parte de Deus, não da vontade do homem, mas sim de Deus, o de sabedoria é conhecer a Deus com profundidade, o dom da ciência é a revelação direta da parte de Deus. Uns tem o dom da fé, que é aquela fé sobrenatural, completamente inabalável, independente do que ocorra, permanece firme na fé. O dom de maravilha, é Deus operando através do homem, coisas maravilhosas, extraordinárias, como dizer a um paraplégico que ande, pois assim Deus o diz, e vemos o milagre sendo operado; dom de discernir espíritos é dizer que tipo de espírito maligno está agindo na vida da pessoa, se é prostituição, malandragem, mentira, bebedice, de confusão e tantos outros. A variedade de língua é interpretar o que é falado em língua estranha . 
Vaso da Casa de Deus deve estar disponível para Deus agir na vida dele e através dele, é você quem deve se colocar a disposição de Deus, parte de você primeiramente a busca dos dons espirituais. Seja um vaso nas mãos de Deus, deixe Ele agir segundo a vontade dele e faça tudo com ordem e decência para glória dele. Faça e não recuse a obra dada a ti.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 10 de Abril de 2013, culto noturno

No comments: