Monday, April 22, 2013

As coisas não são do jeito que você quer e sim do jeito que Deus quer.


A paz do Senhor Jesus amados em Cristo Jesus, como é bom poder compartilhar a palavra de Deus, que é infalível, que toca os nossos corações de uma maneira profunda e especial. Nosso tema hoje, trata   de como o crente deve lidar com suas ações, desejos e sentimentos. Muitas das vezes, queremos muito uma benção, pedimos a Deus incansavelmente, mas para nossa surpresa e até decepção momentânea, aquilo que tanto queríamos não chega. Podemos perguntar a nós mesmos: Será que eu vivo exatamente como gostaria? Ou será que tenho vivido da forma que Deus quer que eu viva? 
Alguns questionamentos internos podem nos levar a perguntas como essas, tantos projetos idealizados, porém não concluídos, o plano com os desejos para 2013 estão pendurados em algum lugar, e ainda não conseguimos ver nem 2% do que planejamos serem consumados. Colocamos tanta fé na idealização daquele projeto, iria transformar seu ano, uma mudança completa, feito com tanta garra e esperança, mas os dias, as semanas, os meses vão passando e o cumprimento do mesmo está longe de acontecer.
Vemos, aqueles que não são crentes vivendo o que gostaríamos de viver, ganhando as promoções no trabalho que esperamos, viajando para os lugares que sempre sonhamos, se casando e prosperando na terra e talvez realizando boa parte daquilo que você um dia pediu a Deus. Mas, como Davi nos disse, não devemos invejar os caminhos do ímpio, Deus tem o jeito dele de nos abençoar e Ele não falha jamais. E o que está escrito se cumprirá, no tempo de Deus.
I Samuel 8:1-5 "E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel. E era o nome do seu filho primogênito Joel, e o nome do segundo, Abias; e foram juízes em Berseba. Porém, seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e tomaram presentes, e perverteram o juízo. Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constituiu-nos, pois agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações."
Samuel se lamentava pois o povo já não o queria como juíz, seus filhos não andavam segundo a vontade dele, e homens se levantaram contra e pediam um novo rei. Eles até estavam cobertos pela palavra de Deus, queriam um novo rei, mas Samuel não gostou, se sentiu ofendido. O tempo em que viviam era a teocracia, ou seja, Deus reinava supremo, mas eles queriam que a monarquia entrasse e assim o rei daria todas as direções.
O julgamento de Deus é perfeito, não é feito através das aparências, como o homem faz, e sim de acordo com o coração. O povo queria que tudo mudasse e assim Deus o fez, mesmo Samuel não entendendo, se sentindo rejeitado, porém Deus o fez entender que eles estavam rejeitando a Deus e daria a eles como uma cartilha para que entendessem como seria ter um rei, as dificuldades, obstáculos e todas as mudanças necessárias para está transição. 
I Samuel 9:1-2 " E havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Becorate, filho de Afias, filho de um homem de Benjamim, varão alentado em força. Este tinha um filho, cujo nome era Saul,  jovem e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo. "
Deus escolhe os seus de acordo com seu próprio critério, no caso de Saul, a escolha foi para o cargo de rei, algo importante, a substituição do tempo da teocracia para a monarquia, o povo exigia alta qualidade e assim foi feito, um homem alto, jovem e o mais belo de todos. Saul era um homem trabalhador, foi enviado em uma missão para caçar as jumentas de seu pai, que estavam perdidas, com certeza uma tarefa de muita responsabilidade, dificuldade e trabalho. Mas, assim ele foi, como no decorrer do texto nos diz.
I Samuel 9: 3-6 " E perderam-se as jumentas de Quis, pai de Saul; pelo que disse Quis a Saul, seu filho: Toma agora contigo um dos moços, e levanta-te, e vai a buscar as jumentas. Passou, pois, pela montanha de Efraim e dali passou à terra de Salisa, porém não as acharam; depois, passaram a terra de Saalim; porém tão pouco estavam ali; também passou à terra de Benjamim, porém tão pouco as acharam. Vindo eles, então, à terra de Zule, Saul disse para o seu moço, com quem ele ia: Vem, e voltemos; para que, porventura, meu pai não deixe de inquietar-se pelas jumentas e se aflija por causa de nós. Porém ele disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura, nos mostrará o caminho que devemos seguir."
Acima vemos Saul, tentando achar as jumentas e seguindo por diferentes direções, e como sabia que existia um homem de Deus, que revelava as coisas segundo o que Deus permitia, achou por bem ir ao encontro dele e assim saber onde as jumentas estavam. O homem ou mulher de Deus, que é abençoado com algum dom espiritual, é usado por Deus e realmente fala aquilo que Deus o dá. Porém, não quer dizer que esses sabem de tudo, é segundo a vontade de Deus, não é nenhuma mágica, até porque magia não existe. E o cristão não deve correr atrás de profecias para viver, e sim confiar que Deus falando ou não, abençoando ou ele passando por lutas, continua sendo o Deus da vida dele e não desistirá do caminhar com Jesus por nada, é seguir até o fim, é pela vida até à morte.
Assim como Saul, queria saber sobre o que tinha perdido, existem muitos crentes que perdem algo e desejam que Deus fale o motivo. As vezes, é melhor nem saber o porquê, se Deus não falou não insista, pode ser pior para você. Ele é Deus e ninguém supera sua sabedoria, Ele sabe o melhor para nós.
Versos 7-14 " Então Saul disse a seu moço: Eis, porém, se lá for formos, que levaremos, então, àquele homem? Porque o pão de nossos alforjes se acabou, e presente nenhum temos que levar ao homem de Deus; que temos? E o moço tornou a responder a Saul e disse: Eis que ainda se acha na minha mão um quarto de um siclo de prata, o qual darei ao homem de Deus, para que nos mostre o caminho.
(Antigamente em Israel, indo qualquer consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje antigamente se chamava vidente.) Então, disse Saul ao moço: Bem dizes; vem, pois, vamos. E foram-se à cidade onde estava o homem de Deus. E, subindo eles pela subida da cidade, acharam uma moças que saíram a tirar água; e disseram-lhes: Está cá o vidente? E elas lhes responderam e disseram: Sim, eis aqui o tens diante de ti; apressa-te, pois, porque hoje veio à cidade; porquanto o povo tem hoje sacrifício no alto. Entrando vós na cidade, logo o achareis, antes que suba ao alto para comer; porque o povo não comerá até que ele venha, porque ele é o que abençoa o sacrifício, e depois comem os convidados; subo, pois agora, que hoje o achareis. Subiram, pois, à cidade; e, vindo eles no meio da cidade, eis que Samuel lhes saiu ao encontro, para subir ao alto." 
Deus para conceder a sua benção, não é necessário que você procure por ela com suas próprias mãos, pois elas correm até você. Quando Deus quer abençoar um crente, Ele abre o caminho, Ele facilita e entrega diretamente mãos dele. As vezes, você até quer uma certa benção, mas Deus vem e dá uma outra, que ainda supera as expectativas do que você aguardava receber. Deus gosta de agradar seus filhos, de os ver felizes e glorificando o nome dele. Basta apenas você aguardar e obedecer, o melhor de Deus chegará para sua vida.
Versos 15-19 "Porque o Senhor revelara aos ouvidos de Samuel, um dia antes que Saul viesse, dizendo: Amanhã, a estas horas, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo, porque o clamor chegou a mim. E, quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe disse: Eis aqui o homem de quem já tenho dito. Este dominará sobre o meu povo. E Saul se achegou a Samuel no meio da porta e disse: Mostra-te, peço-te, onde está aqui a casa do vidente. E Samuel respondeu a Saul e disse: Eu sou o vidente; sobre diante de mim ao alto; e comei hoje comigo; e pela manhã te despedirei e tudo o quanto está no teu coração to declararei." 
Saul encontrara o homem ao qual tanto esperava, o plano de Deus não era que Samuel dissesse a Saul onde estavam as jumentas, mas sim o ungir como rei de Israel. Saul desejava uma coisa bem mais simples e fácil de Deus resolver, entretanto os planos do Senhor eram maiores e melhores. Deus cuida de tudo e antes de Saul voltar para casa, as jumentas de seu pai já estavam lá. Assim, somos nós, nossos desejos, as vezes, são tão menores do que o Senhor realmente tem para realizar em nossas vidas.
Muitos homens e mulheres de Deus, são abençoados, são ungidos pelo Senhor, recebem a benção, sobem um patamar que nunca sonharam alcançar, mas no longo caminho com Cristo, esquecem de onde Deus os tirou, seus corações se pervertem e a soberba entra. Daí começa a abertura para o pecado e o deixar de agir pela humildade e pela vontade de Deus. Foi o que aconteceu com Saul, no decorrer do texto, e pelos próximos capítulos, vemos um homem que começou bem, mas teve um fim trágico.
Saul reinou por 37 anos, Deus permitiu que acontecesse, mas Deus não aprovou o coração perverso e contaminado dele.
Deus faz desta forma com seus filhos, Ele não aprova o seu pecado, mas Ele permite que você siga por este caminho. Porém, quando os problemas surgem, e Deus não te ajuda a soluciona-los, não adianta se lamentar, Deus não paga a conseqüência do pecado de ninguém. É por isso, que temos o livre arbítrio de escolha. 
Saul reinava e sempre consultava a Samuel para saber a vontade de Deus, era humilde e gostava de aprender, mas quando Deus viu que ele já havia mudado, fechou a boca de Samuel e já não falava mais com Saul. Assim, acontece conosco, quando Deus se cala, ninguém pode tentar faze-lo falar. Ele é Deus, se desejar passar a eternidade toda calado, será feito desta maneira, pois ninguém pode interferir na vontade de Deus.
Existe o tempo para todas as coisas, o de falar, o de ficar calado, o de agir, o de se aquietar, o de correr e o de parar.
Deus nos capacita de inteligência, nem tudo nos será dito como e quando fazer, temos o discernimento para tomar algumas decisões. Aquilo que Deus já te ensinou, você já aprendeu e Ele não ensinará novamente, agora é com você, é o tempo de você fazer sua parte. Não erre para aprender, aprenda com o erro dos outros.
Quando uma pessoa é ungida, ela permanecerá com sua unção para sempre, independente do que ocorra, um exemplo: Se um pastor se desviar, ele ainda sim será reconhecido como pastor, claro não terá o direcionamento do Espírito Santo, mas a unção que foi dada para tal, ainda terá.
Assim como Saul, no capítulo 15, vemos ele mudando, antes o jovem cheio de garra e humildade, passa a gostar da admiração e prestígio que o povo o dava por ser o vencedor das batalhas de guerra, aquele que matava todos os inimigos, o campeão. O coração dele foi se corrompendo, deixando de olhar a Deus, para permitir crescer o homem.
Deus não se esquece de nada que fazemos e muito menos das injustiças que passamos, você pode até esquecer, porém o Senhor no tempo certo, entrará com providência a respeito do que você sofreu.
No capítulo 15, vemos Deus fazendo justiça, os amalequitas mataram muitos israelitas, crianças, mulheres e o povo sofreu bastante. Deus esperou o tempo certo de fazer a justiça a favor de seu povo, mandou então que Saul invadisse o arraial do amalequitas e matasse todos eles, não escapando nem o rei, ou crianças e mulheres, deu ordem expressa para que nada fosse levado deles. A ordem de Deus foi clara, porém Saul não fez do jeito de Deus, preferiu seguir segundo sua vontade, poupou a vida do rei, trouxe consigo animais e coisas dos amalequitas.
O julgamento de Deus, não é como o nosso, Ele vê o coração do homem, Deus já havia sondado Saul e sabia que ele não cumpriria as ordens, pois seu coração era corrompido. Deus revelou para Samuel e quando Saul chegou até ele, e o questionou sobre a guerra e o cumprimento das ordens de Deus, ele  primeiro mentiu e depois tentou se justificar por ter feito daquela forma, então Samuel deu o veredito sobre o ocorrido, e o disse que a partir daquele momento, Deus levantaria outro para por no lugar dele. Samuel lança a espada e mata com suas mãos o rei dos amalequitas, fazendo cumprir o que Deus ordenou. Deus se calou para Saul, ele aborreceu a Deus, o tempo de Saul estava contado, mas não sabia até quando reinaria, imagine a angustia de Saul, sabendo que sua cabeça rolaria, mas não sabia quando. O Espírito Santo, saiu da vida dele, a unção ficou, mas o Espírito Santo saiu. Se aborrecermos ao Espírito Santo, ele nos deixa, devemos cuidar dele com muito carinho.
Saul deixou o diabo entrar em seu coração, andava aborrecido e atormentado por demônios. Davi é escolhido como rei substituto, era o menor de sua casa, o pastor de ovelha franzino. Para Deus o fazer chegar próximo do rei Saul, ele passa a tocar arpa para ele, o acalmando e livrando dos demônios naquele momento. Davi se aborrece com as afrontas de Golias e se levanta em nome de Deus para justificar o povo, mata Golias e conquista a confiança de Israel e de Saul. Foi o começo do trabalho de Deus na vida de Davi, o preparando para ser o novo rei.
Tudo tem o seu tempo, assim como em Eclesiastes 3 nos ensina, se a sua benção ainda não chegou é porque não é o tempo, não se aflija.
Seu Deus é vivo, tem tudo no controle dele, está tudo planejado. Não devemos temer a morte, pois ela é ganho para o crente, é o começo da vida eterna. 
Deus não vai te decepcionar, Ele é fiel, podem falar o que quiserem, confie no seu Deus, Ele é quem determina todas as coisas, não precisa temer.
Nem mesmo se o médico te der 30 dias de vida, você não precisa se afligir, tendo certeza de sua salvação, é só esperar para o encontro com o Mestre, e o Senhor sabe o dia em que você nasceria e o dia em que você morrerá. Nada ocorre fora do tempo, não tente acelerar as coisas, é no tempo e no jeito de Deus. 
Deixe Ele agir, não pense que você é espiritual demais, não subestime ao diabo, ele conhece tudo da sua vida e sabe como te influenciar para tentar te derrubar. Mas, nós temos a vantagem do sangue de Jesus sobre nós, que nos purifica e limpa de todo o pecado, é o Senhor que te justifica. A sua benção chegará, não ultrapasse o tempo determinado por Deus, o silêncio dele representa seu trabalho por nós, e o não é não. Para que insistir? Se você for agir com suas mãos, sofrerá. Deus se agrada mais de obediência, do que de sacrifício.
Você irmão, tem o espírito de Saul ou de Davi? Quem é você nesta história? As coisas fluem do seu jeito, ou do jeito de Deus? Você tem esperado ou tem atropelado o tempo determinado por Deus? 
O fim de Saul foi trágico, ele já não tolerava mais as vitórias concedidas a Davi nas guerras, achava que estava sendo substituído, seu coração estava enciumado e cheio de perversidade. Ele não aceitava perder seu cargo. Como um menino novo, despreparado e tão fraquinho podia ocupar o lugar de Saul? A glória que antes era de Deus, passou a ser para Saul, e ele não queria perder esse gozo de vitória e poder.
Irmão, não é o tempo que você tem na Casa de Deus, que determina que você é melhor do que ninguém, não será isso que dirá que a sua benção deve chegar primeiro do que o irmão A, B ou C. É Deus quem escolhe, se ele achar por bem casar a irmã que é nova convertida primeiro do que você, que espera há anos, dê glória a Deus por isso, Ele está te preparando para a sua benção, se alegre com ela e seja crente amadurecida, pois Deus vê o coração, a avaliação dele é profunda, não se esqueça.
Deus também pode aposentar o crente, assim como fez com Saul, anos servindo a Deus, era ungido pelo Senhor, mas Deus sondou seu coração, já estava contaminado e não havia volta. O fim dele foi seu próprio suicídio, embora serviu a Deus por anos, talvez até mais do que os anos que você tem na igreja, Deus não teve pena, e assim ele mesmo procurou o caminho da perda da salvação dele. Cuidado para Deus não te aposentar, vigie.
É melhor ser pequeno e humilde como Davi, e mesmo que errando, chegar até o fim por ter um coração reto e sincero diante de Deus, e ser salvo, do que querer se achar melhor do que alguém, se corromper no meio do caminho e perder a salvação eterna. Não deixe a soberba, a inveja, o ciúmes dominarem a sua vida, se um dia passou esses sentimentos em sua vida, ou se hoje você vive desta maneira, se humilhe diante de Deus, peça perdão, volte ao primeiro amor, peça que Ele te mude e não deixe isso atrapalhar a sua salvação. Muitos se levantarão com chicotes para você, hoje o chicote do crente não é como  passado por Jesus, Paulo, Pedro e tantos outros sofreram, mas o chicote utilizado pelo crente é a própria língua, que ao falar bate no irmão com tanta precisão, que parece sangrar e arrancar a pele daquele que recebe a palavra. Seja fiel até o fim, apanhe pelo nome de Jesus e não revide, ore ao Papai, no tempo certo Ele entrará com a devida justiça. Permaneça com seu coração humilde e fiel a Deus, não deixe coisas pequenas do dia-a-dia, e os crentes que se levantam para bater em você impedirem o seu caminhar com Jesus, prossiga com Ele e ore pelos que te aborrecem. Davi passou por isso, Saul tentou mata-lo muitas vezes e até mesmo no momento que podia revidar e matar a Saul, por amor a Deus não o fez, deixou Deus agir e foi exaltado. Seja o homem e a mulher segundo o coração de Deus, não é fácil, mas devemos tentar e nos esforçarmos todos os dias para isso, Deus é fiel e te ajudará, somente deixe Ele agir e tu serás abençoado.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 17 de Abril de 2013, culto noturno

No comments: