Friday, April 26, 2013

Graça e paz de Jesus te sejas multiplicada.


A paz do Senhor Jesus aos nossos queridos irmãos e acompanhadores do blog, nossa palavra hoje explicará, como a graça e a paz do Jesus e seus passos podem nos fazer serem crentes melhores, prosseguindo sempre no caminhar e não deixando que coisas pequenas se tornem grandes, e consequentemente nos façam perder a salvação. 
2 Pedro 1:1-8" Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus e Jesus, nosso Senhor. Visto como o seu divino poder nos deu o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude, pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência há no mundo, e vós também  pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vosso fé a virtude, a ciência, à ciência, a temperança, a paciência, e à paciência e a piedade, e à piedade, o amor fraternal, e ao amor fraternal, a cariedade. Porque, se em vós houver e aumentarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo." 
Na primeira carta de Pedro, ele escreveu para os irmãos se alertarem para os perigos do mundo, aqueles que podem desviar o crente do caminho. Nesta segunda carta, Pedro escreve para incentivar aos crentes a continuarem firmes, prosseguindo na caminhada com Cristo, mesmo muitos se levantando dentro das igrejas para tentar enfraquecer a fé e desviar os crentes, sempre continuar avante. Alerta -nos sobre os falsos profetas, da diferença entre irmãos, das colocações errôneas e das heresias. O que de dentro da igreja pode afetar o crente para faze-lo desviar.
A igreja de Jesus é vitoriosa, ninguém pode destruí-la, quando está debaixo da verdade da palavra, nada pode tentar acabar, com aquilo que Deus levantou para calar o inferno.
No primeiro verso acima, Pedro se coloca como Simão Pedro, servo, e por fim apóstolo de Jesus, podemos perceber a humildade de Pedro ao escrever esse verso. Infelizmente, muitos estão deixando a humildade de lado, esquecem de onde foram levantados por Deus, e estão mais preocupados com títulos e os cargos excercidos. O crente antes de tudo, é chamado para ser servo. 
Desde a época de Pedro muitas doutrinas estranhas já estavam sendo implantadas dentro das igrejas. Pedro alertava o povo para que prosseguissem em conhecer a palavra de Deus, que ficassem na verdade e vivessem como na Bíblia ensina, para que assim não se desviassem para nenhum outro caminho.
Atentamos para o verso 2, que diz sobre a graça e a paz que são multiplicadas sobre a vida do crente, essa é a verdadeira prosperidade. Muitos acreditam que a prosperidade está nos carros luxuosos, nas mansões, em ter uma conta bancária recheada ou em viagens de primeira classe. Porém, se você olhar o crente que senta ao seu lado na igreja, verá uma pessoa prospera. A alegria do crente vem do Senhor, em ter certeza de sua salvação, a paz do trabalho honesto, o permite ter um carro ao qual pode ir e vir, o dinheiro que vem do suor de seu rosto, as contas pagas e a saúde para trabalhar, essa é a prosperidade do cristão.
Aos que tem a graça e a paz de Deus, dificilmente se desviam dos caminhos, passam tempestades, lutas, lágrimas, desilusões, intrigas e acusações, mas sua fé está firmada na rocha e esses não desistem do Senhor, sabem que está vida é passageira e aguarda a eternidade.
No verso 3 temos que a fé é uma virtude, ou seja, uma fé viva, que acredita que Deus cuida dos seus filhos e que Deus fará em prol deles. Portanto, é necessário você colocar a sua fé em ação.
Acrescente ação na sua fé, aquilo o que você precisa fazer, Deus não faz por você. Se você não trabalhar, o dinheiro não vai aparecer misteriosamente em sua conta bancária. Se você precisa de um emprego, ficar em casa esperando sem procurar o emprego, não fará você ficar empregado, Deus faz a parte dele e você a sua. Peça a Deus, Ele atenderá as suas necessidades.
Pedro fala de uma maneira muita direita, imagine o que ele viveu, ser crente nesta época por certo não foi fácil. Se a perseguição hoje parece ser grande, imagine o que foi naquela época.
Hoje, as pessoas querem viver mais neste mundo, querem prolongar seus anos cada vez mais, a preocupação com a  qualidade de vida é grande, são vitaminas, alimentos orgânicos, atividades físicas, plásticas e tudo possível para garantir longos e juvenis anos de vida. Não estamos dizendo que há alguma coisa de errado com isso, devemos nos cuidar, mas os crentes antes se alegravam com a morte, pois se encontrariam com o Senhor Jesus e hoje muitos até se esquecem que devem esperar pela volta de Jesus.
Romanos 2:18 "E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei;"
Qualquer igreja que você for, nem todos terão afinidades com você, nem todos terão paz contigo, você precisa ter paz com todos, mas não espere agradar a todos, existirão sim os irmãos que não gostam de você, existiram desavenças, falta de acordança, mas isso não pode te impedir de continuar a prosseguir com Jesus. Não quer dizer que é hipocrisia, não é assim, mas somos um só corpo em Cristo, temos comunhão, porém como qualquer família existem os problemas. Por amor a Jesus, você não deve dar tanta importância para as brigas com os irmãos, apenas ignore e continue olhando para a cruz.
Você não precisa se justificar com seu irmão, é Deus quem te justifica, muitos instigam a discussão, deixe Deus tratar com ele, o seu silêncio fará com que seu irmão se envergonhe do que está fazendo. O verdadeiro crente leva sim desaforo para casa, e quando chegar no seu quarto você abre a boca e clama a Deus para vir a seu favor, fale para Ele tudo aquilo que você teve que ouvir e que não te agradou, Deus tocará no coração do seu irmão para haver um concerto.
Devemos prestar atenção, pois se não conseguimos perdoar o próximo, no futuro encontraremos um que nos afrontará de maneira ainda pior do que fizemos com alguém. E com certeza, será mais difícil de você pedir perdão.
A Bíblia nos diz para que se possível, tenhamos paz com todos, se você revidar na hora da briga, perderá a sua razão, ou se for o contrário e não tiver um coração humilde para perdoar, o seu caminhar com Jesus será muito atribulado, o que te deixará apreensivo, magoado e com o tempo desistirá de estar na igreja, e crente que não tem comunhão com o corpo, não pode ser dito crente. Mesmo sendo difícil, procure ter paz com todos, faça a sua parte.
Vá na paz do Senhor Jesus, seja um crente prudente, no que depender de ti tenha paz com todos, faça a chamada política da boa vizinhança, mesmo não concordando, as vezes é melhor se calar, como a palavra nos diz: " até o tolo se passa por sábio quando se cala."
Jesus passou por tantas coisas por amor a todos nós. Antes de falar de seu irmão, Você já se avaliou como cristão? Como foi a sua avaliação? O ser-humano, tem a facilidade de julgar a causa do outro e o condena-lo rapidamente, avaliamos e sentenciamos a pessoa, entretanto quando o assunto é conosco, não admitimos sermos avaliados e muito menos condenados. Sempre apresentamos uma boa defesa e que dirá as desculpas para nossas falhas.
Cristão deve andar com prudência, seus passos são dados mediante a Bíblia, ela não foi feita como livro de cabeceira, ou leitura em noites de insônia. 
Dentro da igreja você passará sim por problemas, muitas vezes Deus vai até usar seu irmão e seu pastor para testar a sua fé, e as intrigas do dia-a-dia, devem ser vencidas no nome de Jesus, seja forte e chegue aos Céus.
Supere todas as desavenças, seja mais espiritual, não deixe que um assunto ouvido pela metade, seja mal interpretado e vire um caso maior do que deve, peça a Deus discernimento, não perca a comunhão com seu irmão por coisas pequenas, é isso que o diabo quer, quer te contaminar e te desviar. Ore por aqueles que te aborrecem, não se justifique, deixe a graça e a paz de Jesus te serem multiplicadas.
Filermom 1:18 " e se te fez algum dano ou te deve alguma coisa, põe na minha conta."
Paulo escreve para Filermom a respeito de um de seus servos que havia fugido, o mesmo aceitou a Jesus e foi batizado, precisava retornar a seu senhor e Paulo então intercede por ele, pois por ter fugido deveria pagar pelo erro, e Paulo diz para Filermom colocar na conta dele, que ele pagaria o que aquele servo devia. Esse era o crente do passado, tendo misericórdia e se colocando no lugar do próximo. Será que hoje podemos fazer o mesmo? Se seu irmão deve dinheiro a alguém, você vai lá e paga a dívida dele? Se coloca no lugar dele para sofrer por ele?
Provérbios 25:11 " Como maças de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo."
Oh Glória a Deus pela palavra dele, a palavra dita no tempo certo é como ouro, toda arma forjada contra ti não prevalecerá. Procure ficar neutro em caso de briga entre algum irmão, pode ser uma arma contra você mesmo, procure se calar e não expresse nenhuma opinião, você não é juiz da situação, deixe Deus resolver isso.
Assim como vocês toleram seus pastores e tem respeito e prudência ao dizer algo a eles, haja desta maneira com seus irmãos, é preciso suportar-nos uns aos outros em amor.
Se Deus ainda não tirou aquele defeito do seu irmão, que te incomoda tanto, é porque não é para sair dele e o mesmo vai para o céu desse jeitinho, é Deus quem aperfoiçoa-nos e você precisa amar seu irmão do jeito que ele é. Segure sua língua e viva em paz, nem tudo é para ser dito o tempo todo, é necessário a hora certa para se falar, e muito menos envolva os demais irmãos nos seus problemas. Deixa a graça e a paz de Jesus te serem multiplicadas. Vá até o fim, tolere mais, cale-se mais e ore mais ainda. 
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 24 de Abril de 2013, culto noturno




No comments: