Saturday, November 26, 2011

Enterrando os sonhos.


A paz do Senhor a todos os nossos amados leitores do blog, hoje nossa palavra edificará muitos corações e com certeza te avivará, assim como pode fazer conosco em nossa igreja no momento da pregação.
Nossa palavra se baseia em João 11 onde no verso 14 temos " Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu." Quem nunca teve um sonho que foi morto? Aqueles sonhos que você tinha e de um dia para o outro deixou de sonhar, foi esquecido, deixado de lado. Alguns sonhos se tornam pesadelo para nós, quem estava na benção, já está na pelaja, aquele que estava pronto para casar, termina tudo, aquele seu emprego dos sonhos, não existe mais, o sonho da casa própria, do jeito que você imaginava, não acontece, os sonhos morreram.
A Bíblia nos diz exemplificando o amor e a proteção de Deus, que Ele é como uma galinha que guarda os seus filhos embaixo de suas asas.
No livro de João capítulo 11, constatamos a história de Lázaro, que havia morrido, o nome dele no grego significa Deus ajudou, mas como ele pode morrer se o nome dele significava Deus ajudou? Ele era um homem rico e sua casa servia de repouso para Jesus e seus discípulos. 
Hoje vemos muitos homens pregando um evangelho mágico, tão facilitado, com tanta praticidade e até mesmo de magia, pois apenas uma palavra que você diz e pronto a benção como um passe de mágica ocorre em sua vida, é o objeto que move a fé, o pensamento positivo que faz com que aconteça aquilo que você espera, as teologias tem sido aplicadas de forma erronias. 
O fato da morte de Lázaro, o que poderia ser uma desgraça, foi o fato de um grande milagre naquela aldeia e no meio daquele povo. Cada um de nós temos um Lázaro em nossas vidas, temos um pouco das irmãs deles, Marta e Maria.
Jesus era chegado de Lázaro e de sua família, um amigo, no verso 3 e 4 do capítulo 11, vemos o comunicado da enfermidade de Lázaro a Jesus, o pedido de ajuda de Marta e Maria, para que Jesus fosse até a casa deles e fizesse algo aquele que era amigo e amado de Jesus, no verso 4 Jesus responde " Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela."
O mensageiro levou até Marta e Maria, o que Jesus havia falado, imagina o coração delas, se sentiram felizes, sabiam que a palavra de Jesus se cumpriria, o irmão ficaria bem. Jesus avisa aos seus discípulos que eles iriam até Lázaro pois ele havia morrido. Enquanto está vivo ainda há esperança, mas depois que morre ninguém fala nada, deixa quieto, não há mais comunicado a Jesus.
Assim são os nossos sonhos, podemos estar cansados, quase mortos, mas fazemos de tudo para que o sonho não morra de vez, continuamos tendo esperança. Não é fácil deixar o nosso sonho morrer, ver os nossos Lázaros queridos morrerem.
Marta e Maria estavam 3 dias com o corpo do irmão e viram o sonho da melhora do irmão se afundar, era tempo de enterrar o irmão, a esperança se acabou. Se entristeceram acharam que Deus tinha mentido, falou que a enfermidade do irmão seria para a Glória e vêem o irmão morto.
Elas enterraram a Lázaro e nem comunicaram a Jesus, estavam decepcionadas com o Mestre, acharam que a palavra falhou.
Deus não é homem para mentir, o que Ele fala se cumpre, mas quando o nosso sonho morre a nossa fé se abala, achamos que Deus não nos ajudou naquele momento, que o sonho não se cumpriu.
Nessa hora o diabo se levanta, começa a lançar as palavras de maldição e as mentiras dele, que Deus mentiu para ti, que a Bíblia é apenas um livro, não é tudo aquilo que você achava, que igreja não é lugar para ti, é tudo enganação.
Quando você achou que a porta se abriria, a realização do sonho aconteceria naquela hora, você vê na porta um cadeado grande e ainda envolvida por correntes, seu Lázaro está morto e você se encontra desacreditado.
No verso 9, vemos a revolta de Marta quando Jesus chegou a casa, questionando a Ele, que agora que o Lázaro estava morto, ele havia aparecido, Jesus disse que Lázaro ressuscitaria, mas ela estava desacreditada, para ela tanto faz quanto fez, o sonho dela já havia morrido, para ela não adiantaria mais nada.
Assim é aquele seu sonho, depois que morre já não vê a esperança de que um dia se realizará, seu sonho acabou, você esperou em Deus e nada aconteceu. Na hora que você precisou Jesus não apareceu, todos somos como Marta, começamos a reclamar com Jesus, achamos que Ele chegou atrasado, o sonho já morreu, o varão que você estava esperando já foi embora, foi demitido do emprego, a causa judicial nem o advogado da jeito. Você se vê desgostoso, talvez reclamando e deixando a sua fé esfriar. Marta reclamou com Jesus, todos são como Marta em algum momento, você já agiu ou pensou como ela, somos humanos.
Mas Jesus nos escuta, escuta nossas reclamações, tudo Ele tem anotado, não pense você que Ele não está te ouvindo. Maria por sua vez usou as mesmas palavras que Marta, de forma diferente, ela adorou ao Senhor no momento do questionamento e Ele a ouviu da mesma forma.
Marta contaminou um pouco o coração de Maria, mesmo sem querer acabou acontecendo, cuidado para não se contaminar com algumas Martas do seu lado.
Talvez Deus usou algum vaso para te confirmar uma palavra, disse que faria, usou alguém para te dar um sonho, uma visão, disse que aconteceria, você se encheu de esperança acreditou naquilo, a sua fé estava estourando, era o momento da benção, Deus iria fazer, mas quando o Lázaro fica doente e por fim morre, o tempo passa, a benção não chega, você começa a se questionar se era para ti mesmo ou não, se Deus estava no meio daquela palavra dita, o por quê foi entregue aquilo para ti, a fé já está duvidosa, a revolta dentro de ti cresce.
Em João 11:35 " Jesus chorou"
Aqui nos fala sobre o choro de Jesus, o qual havia se comovido com a adoração de Maria, tocou o coração do Mestre, se comoveu em Espírito com a lamentação e a adoração de Maria.
Você pode reclamar como Marta e Jesus te ouve, quando você ora Ele te ouve, mas quando você se entrega a Ele, quando você adora o Senhor, Ele chora com você.
Nesta noite amado, Jesus manda te perguntar: Onde está o seu sonho já morto? Onde está o seu Lázaro? Onde ele está enterrado?
Jesus opera milagres, mesmo quando a esperança se acaba, quando o Lázaro já está morto, o Senhor vem e ressuscita.
Talvez você achou que chegou a sua hora de casar, que era aquele varão que Deus tinha separado para ti, e de repente o sonho morre, o namoro acaba, o varão vai embora, não é dessa vez.
Você chora, se lamenta, não tem nem força para orar, a sua esperança está pouca, adoração é algo completamente individual, varia de pessoa para pessoa, temos que ter liberdade para adorar, não se importando com quem está do lado, ou olhando para ver o que acontece a sua volta, é você e Deus. Existem momentos em nossas vidas que Jesus deixa a decisão em nossas mãos, trabalha conosco até o limite de nossa fé, e quando vê o seu Lázaro morto, o seu bem mais precisoso acabado, o sonho morto, Ele permite que tudo ocorra para que a Glória Dele se manifeste no momento certo.
Ele deixa você caminhar sozinho por um tempo, trabalha contigo sem você saber, Jesus gosta de trazer a sua memória algumas coisas, mexe com suas lembranças, sabe que trazer de volta aquilo te entristecerá, seus questionamentos voltarão, o por quê aquilo foi tirado de você, por quê teve que acontecer isso, você estava bem, não tinha pedido nada daquilo, por quê o sonho morreu e por quê logo agora que a ferida estava cicatrizando Jesus traz de volta a memória?
Jesus foi lá pediu que mostrassem onde o corpo de Lázaro havia sido enterrado, quando chegou até o local disse: Lázaro venha para fora. Ele ressuscitou Lázaro, quando ninguém podia imaginar, quando já estava morto, o milagre ocorreu.
É assim que Ele trabalha, a palavra se cumpre no momento certo, deixe o seu Lázaro morrer, porque é assim que Deus vai operar o milagre. Há momentos que o sonho precisa morrer, a esperança se acabar, entregar tudo nas mãos do Senhor para que na hora certa Ele haja.
Não tenha medo de deixar o sonho morrer, as vezes é preciso entregar, se não deixar morrer como poderá ressuscitar?
Jesus opera milagres, podemos não entender, mas Ele sabe o que está fazendo, as vezes não sabe quem é o seu Lázaro, o que você precisa entregar, o que você precisa deixar morrer, mas se você analisar bem, descobrirá o seu Lázaro.
Por mais que a morte seja dolorida, nós não nos preocupamos com quem já morreu, sabemos que foi o fim e esquecemos, deixamos de nós preocupar, certo? Mas se a pessoa ainda está doente, mesmo estando no CTI, nós tentamos fazer de tudo para que não morra, oramos, jejuamos, clamamos a Deus, nós preocupamos com a pessoa. Mas existem momentos que para Jesus operar o milagre, para Ele trabalhar na sua vida, o Lázaro deve estar morto primeiro.
Você deixando de se preocupar com o seu sonho, e apenas adorando ao Senhor, buscando a presença dele. Não se importando com nenhuma circunstancia, apenas adorando a Ele.
Não perca tempo com a preocupação, com suas lamentações e tristeza algumas vezes, coloque a sua mente em Deus, aproveite o tempo para adorar, quando o sonho morre e a hora de Jesus operar. Quando você diz que acabou, que já não tem mais jeito, é apenas um novo começo para Deus em sua vida.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 23 de Novembro  de 2011, culto noturno.


No comments: