Saturday, November 19, 2011

Como você tem crido em Deus?


A paz do Senhor amados em Cristo Jesus, nossa palavra hoje se inicia no livro de Gênesis 35: 1-7, que nos diz : " Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali, e faze um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da face de Esaú, teu irmão. Então disse Jacó a sua família, e a todos os que com ele estavam. Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes. Levantemo-nos e subamos a Betel, ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho por onde andei. Entregaram pois, a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham nas mãos, e as arrecadas que pendiam das suas orelhas, e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém. Então partiram e o terror de Deus sobreveio as cidades que lhes estavam ao redor, de modo que não perseguiam os filhos de Jacó. Assim chegou Jacó a Luz que está na Terra de Canaã, em Betel, ele e todo o povo que estava com ele. Edificou ali um altar e chamou o lugar El Betel, porque ali Deus se tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão"
O significado do nome Jacó quer dizer usurpador, aquele que toma o lugar de alguém, um certo aproveitador. Jacó foi bem esperto na situação com Esaú, porém a primogênitura foi vendida em troca de um prato de lentilha, ele não valorizou a posição que tinha e entregou ao irmão. Essa passagem de Gênesis acima, revela o que passou Jacó  após muitos anos e de ter feito tal ato, ele foi induzido por sua mãe, Rebeca, ao qual bolou o planou para que Jacó tomasse a primogênitura de seu irmão e também indicou a ele, que fugisse para as terras onde ela possuía família, pois Esaú havia prometido matar Jacó quando seu pai Isaque falecesse. Jacó obedeceu, largou pai, mãe, seu irmão, o conforto do lar, o trabalho, e tudo mais para ir em busca da parentela de sua mãe, fugindo de seu irmão.
Pelo caminho no deserto quente Deus se revela a Jacó, através de um sonho Deus mostrou algo importante, que mudaria a história dele. Sonhar é algo muito profundo, não podemos controlar o que sonhamos, mas Deus fala através de sonhos.
Deus indicou a Jacó todo o caminho que ele deveria traçar, e como seria, deu as diretrizes e a ordem a ele. Após anos fugindo e vivendo de forma completamente diferente Jacó recebe da parte de Deus uma nova ordem, um novo tempo se inicia na vida dele, Deus o fala qual caminho deveria seguir agora e o manda levantar um altar em Betel, já não foi mais a promessa marcada com a pedra como antes havia sido feito, a promessa foi marcada com algo grande, com o levantar de um altar inteiro.
Deus mudou a vida de Jacó completamente e esse trabalhar demorou 28 anos, ele largou tudo e seguiu o caminho, mesmo parecendo difícil e sem lógica, ele obedeceu, deixou para atrás sua vida, seu pai, sua mãe, seu irmão, sua história, sua terra natal, para viver algo novo, o desafio havia sido lançado, e a obediência e o temor a Deus foram algo marcantes na vida dele. Deus precisava moldar a Jacó, era propósito de Deus que ele deixasse tudo para que Deus trabalhasse na vida dele.
Todos possuem anjos da guarda, isso é algo contatado biblicamente, não é confusão espiritual, ou algo dito por outras religiões, mas isso não quer dizer que devemos acender velas para anjos, adorarmos ou orarmos para eles, a função do anjo é proteger os escolhidos de Deus, mas a glória é apenas para Deus. Jacó tinha o anjo da guarda que o protegia o tempo todo, assim como nós.
Deus primeiro trabalha na nossa vida física, depois na vida intelectual e logo após na nossa vida emocional.
Jacó foi um aproveitador, vimos isso quando ele tomou o lugar de seu irmão, mas Deus tinha um plano na vida de Jacó, mesmo tendo um caráter duvidoso, Deus o havia escolhido, era especial para Deus, e o plano de Deus deveria ser cumprido na vida dele.
O anjo veio até Jacó e o disse que tinha chegado o tempo de voltar a Betel, de voltar a sua terra natal, de se reencontrar com seu irmão e o passado que tinha deixado para atrás, porém o diabo é astuto e nunca desiste de atrapalhar os planos de Deus ou o caminho dos ungidos do Senhor.
Ele sempre tenta nos afetar, derrubar aqueles que Deus tem separado. Podemos observar que ele sempre usa as mesmas armas, pois conhece as nossas fraquezas e com certeza te faz cair nos mesmos erros, você pode observar que sempre te acusa e tenta te derrubar em algo que você já sofreu no passado.
Jacó quando encontrou o anjo no caminho não deixou o anjo sair de sua presença, ele lutou com o anjo, queria ser abençoado pelo anjo, não desistiu de sua benção.
Deus mudou a história de Jacó completamente, naquele momento com o anjo, mudou seu nome para Israel, disse que as bençãos o alcancariam, que não precisa se preocupar, tudo chegaria em suas mãos, que a partir dali ele não iria mais lutar pelas bençãos. Salmos 24 : "Do Senhor e a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele afundou os mares, e ele a firmou. Quem subirá o monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo e puro de coração, que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá do Senhor uma benção, e a justiça do Deus da sua salvação. Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. Levantai ó portas as suas cabeças, levantai ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é o Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha. Levantai ó portas as vossas cabeças, levantai ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos exércitos esse é o Rei da Glória."
Somos de Deus o que significa essas portas ditas acima? É Deus falando do alto para a terra, abrir os portões eternos, a salvação da eternidade. Esse Rei da Glória que entra pelos portões é Jesus, a igreja que será arrebatada entrará pelos portões, Ele é a porta, a porta dos cordeiros, quem aceita recebe a chance da benção de sua salvação.
Somos pessoas espirituais, porém somos carnais, continuamos errando, não é nossa espiritualidade que nos leva para o Céu, mas é o sangue de Jesus que foi derramado por sua vida lá na cruz, que nos libertou do pecado, e nos leva para o Céu.
Há dias que somos fracos, que até nós mesmos, não nos entendemos ou nos suportamos, não aguentamos nosso mal humor, mas a misericórdia de Deus nos alcança. Ele te fortalece na sua fraqueza e a sua vitória te alcança.
O diabo falava para Jacó dizendo que era para ele voltar a sua terra, que ele não precisava passar por aquilo, que o deserto era muito difícil, que as dificuldades e a humilhação eram demais, que antes ele tinha tudo o que precisava, comida, casa, sua família, podia ter um casamento abençoado e esperando por ele lá. Mas era no deserto que Deus queria trabalhar com Jacó, era propósito de Deus, Ele faz como quer, da maneira que Ele deseja, no tempo dele. Somos escolhidos do Senhor, Ele luta por nós, o diabo muitas vezes tenta impedir, joga maldições sobre a sua vida, lança palavras de desanimo e tenta fazer você voltar atrás. 
Jacó tinha um anjo aguardando a vida dele 24 horas, até que Deus cumprisse o plano para ele. Assim cim você, o anjo do Senhor te protegerá, todo o caminho é feito junto com o teu anjo da guarda, o dever dele é te guardar até que a sua alma seja entregue a Deus.
Demorou 28 anos para que Deus falasse com Jacó e liberasse a benção para ele. Lá em Gênesis 35 Deus revela que mesmo saindo para voltar a Betel, no tempo da entrega da promessa, no tempo de viver a benção, ainda sim o povo tinha deuses estranhos no meio deles, mas Deus é misericordioso, é o seu agir é perfeito mesmo que você não entenda naquele momento. Deus não abandona os seus, como fez com o povo de Jacó, revelou os deuses estranhos no meio deles, limpou o povo e os santificou para que entrassem na terra prometida e desfrutassem da promessa.
Hoje muitos não são abençoados pois ainda possuem coisas para serem tratadas, muitos crentes não confiam em Deus como deveriam, falta entrega da igreja, de colocar tudo nas mãos do Senhor e aguardar  nele.
Independente do seu problema, de sua personalidade, dos erros que acaba cometendo no dia-a-dia, se você confiar em Deus plenamente, mesmo em meio as lutas e em tristeza, Deus te protegerá e no momento certo te abençoará.
Mesmo o povo de Jacó estando no erro, com deuses estranhos em seu meio, coisa abominável para Deus, a misericórdia do Senhor os alcançou. Deus fez conserto com eles, porém houve da parte dele, temor e o arrependimento sincero, e assim viveram a promessa e a benção de Deus.
Jacó passou muitas dificuldades, sofreu demais, porém nunca desistiu de Deus, confiava de todo o seu coração em Deus, sabia que Deus era com Ele, esperava em Deus todas as coisas.
Deus primeiro teve que trabalhar no físico de Jacó, depois no intelecto dele e por último no seu emocional, é assim que Ele trabalha conosco também.
Primeiro há entrega a Deus, há mudança de vida, há confiança plena nele e assim as bençãos te alcançam.
O crente pensa, fala, age de forma diferente, não tenha apenas uma aparência de crente, muitos sentam do seu lado na igreja e você até acredita que é um crente especial, sem erros, sem pecados,porém esse mesmo pode estar roubando nos dízimos e ofertas, tem toda a aparência de crente, mas não consegue ser fiel a Deus nem mesmo nos dízimos e nas ofertas.
Deus não precisa de seu dinheiro, precisa sim do seu coração sincero, de sua entrega total de vida, na sua  confiança nele.
Ele abençoa a sua igreja, não se preocupe com nada, mas para isso acontecer a igreja deve ser fiel a Ele, deve ser um povo separado, que confia em Deus, que age diferente, que faz a diferença no mundo e que não abre mão da sua salvação por nada.
Deus não pensa como nós pensamos, Ele nos perdoa nossos erros, Ele conhece o nosso coração e é isso que Ele quer de nós.
Hoje muitos na igreja se preocupam mais com as coisas que ocorrem no mundo, com seu próprio ego, com a prosperidade, com os costumes e a modernidade atual, cuidando dessas coisas que para Deus não importam, deixando de servir,adorar e confiar em Deus como se deve.
A promessa que estava sobre Jacó está sobre você, Ele vai te guardar, te abençoar, não vai deixar a sua vida, mesmo em meio as lutas, a promessa dele está sobre ti, Ele te escolheu, o anjo do Senhor te protege todos os dias, livra dos laços do diabo, é Deus que cuida de ti.
Fique dentro da palavra do Senhor, espere nele, confie em Deus, Ele não muda, é o mesmo de ontem, hoje e sempre será. Cuida de nós, vemos muitos exemplos na Bíblia de homens vencedores, como Abraão, Isaque, Jacó, Davi, José, Samuel, e tantos outros, passaram lutas, mas nunca deixaram de acreditar em Deus e esperar nele.
A doutrina para eles é a mesma que nós temos, a Bíblia é a palavra única do Senhor, ela não acompanha a modernidade do tempo, não se iluda com isso, nosso Deus é o mesmo e a promessa também. Fique dentro da palavra de Deus, não deixe de crer e de obedecer a Ele, glorifique a Deus em todas as coisas e em todo o tempo, a sua luta não é para sempre, mas a promessa da vida eterna sim.

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 16 de Novembro  de 2011, culto noturno.

No comments: