Saturday, October 29, 2011

Deus conhece o teu coração!


A paz do Senhor a todos os nossos irmãos em Cristo Jesus, nossa palavra de hoje está baseada no livro de 2 Reis 4, onde no verso 8 temos: " Sucedeu também certo dia que Elizeu Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer, e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer." O profeta Elizeu sucedeu Elias, Elizeu era conhecido como o profeta de fogo, pois para tudo pedia que Deus enviasse do Céu fogo, e assim era atendido.
Temos aqui a mulher Sulamita, ao qual seu nome significa perfeição, a mulher que era perfeita. Elizeu conheceu essa mulher que era bem rica, por andar pelas cidades falando do evangelho, aqui não nos diz que a riqueza dela provinha do marido, e sim que ela possuía o dinheiro, talvez proveniente de alguma herança.
Seguindo o texto vemos que Elizeu passava até a casa dela para fazer as refeições, e após seguia a sua viagem, Elizeu trabalhava para Deus, fazia a obra do Senhor.
Essa mulher rica, era bastante observadora e ligada aos detalhes, pode perceber que Elizeu era um homem de Deus, profeta do Senhor, honesto e santo. Ela por sua vez, pensou em fazer algo de bom para Elizeu, e pensou em fazer um quarto confortável em sua casa, para que ele pudesse repousar de sua viagem. Ela então foi consultar seu marido, independente se o dinheiro era proveniente dela mesma, o poder do dinheiro estava sobre ela, mas mesmo assim não deixava de cumprir suas obrigações como esposa, era realmente uma mulher perfeita, submissa e obediente a seu marido, assim como a Bíblia orienta. As que não admitem a obediência total a seus maridos, ou acham que os tempos são outros, deviam rever melhor seus conceitos bíblicos e orarem mais para que Deus de entendimento e graça.
Assim foi feito, Sulamita tratou os servos do Senhor muito bem, os deu o melhor que podia, o profeta por sua vez, queria retribuir a ela o bem feito, ela o respondeu que estava satisfeita e contente com tudo o que tinha, com sua vida, com o lugar que morava e com  o povo que habitava.
Hebreus 13:5 nos diz : " Vossa maneira de viver estaja livre do amor ao dinheiro, ao passo que estais contentes com as coisas atuais. Pois ele disse: " De modo algum te abandonarei." 
Elizeu percebeu que a mulher não tinha filhos, viu também que o marido já era velho e que provavelmente ela ficaria muito só.  Elizeu então profetizou na vida dela que ela teria um filho, e ela não acreditou ou aceitou a profecia, pediu a ele que não mentisse sobre tal coisa, que já estava satisfeita com o que tinha.
A palavra do profeta se cumpriu e ela foi mãe. O que Deus promete, Ele cumpre. Algum tempo depois o menino faleceu no caminho ao campo, a mulher por sua vez, pegou o menino levou ao quarto de Elizeu, deixou o corpo sobre a cama e trancou o quarto. Dirigiu-se a seu marido e disse que precisa ver o profeta, porém não disse o motivo. A mulher foi sábia, guardou o problema para si mesma e foi buscar a solução em quem podia ajudar.
Geazi era o ajudante e aluno de Elizeu, porém não possuía um coração aberto, era homem malicioso e cobiçador,
não era de confiança e não servia a Deus com todo o coração. Ele queria pegar a benção que estava sobre a vida de Elizeu. Existem muitos crentes como Geazi hoje, que estão ao seu lado somente para sugar as suas bênçãos.
Geazi logo que viu a mulher correu para saber o que ela fazia ali, e em que poderia ele talvez ajuda-la, ela porém disse que estava tudo bem e que gostaria de falar com o profeta, tem coisas que você deve guardar para si, e somente falar a pessoa certa, ou em certos casos somente a Deus.
No momento que ela viu Elizeu, caiu a seus pés e chorou, ele não entendia o que acontecia com ela, Deus não havia falado ao profeta sobre o que iria acontecer com a mulher, tem horas que Deus não fala conosco, não adianta orar, esperar a resposta da boca de um profeta, do pastor, tem coisa que Deus não fala nem para o mais santo que houver na terra.
A mulher pediu explicação sobre aquele acontecimento, isso pode se encaixar com o que você está passando no momento, essa mulher estava feliz e satisfeita com o que tinha, não precisava de mais nada em sua vida e entrou nessa grande tribulação. Assim também com você, não pediu para estar no lugar que você está, o que está passando e por que Deus está calado e não realizou o milgre que você precisa.
Geazi foi até o menino, levou o cajado de Elizeu, orou porém nada aconteceu, Elizeu foi e fez a mesma coisa e nada aconteceu também.
Tem momentos que mesmo você sendo homem de Deus, cheio do Espírito Santo, sendo de oração e de jejum, pede respostas e milagres e nada acontece.
Elizeu não entendeu o que estava acontecendo, mas ele não desistiu, se consagrou e voltou a ir até o menino, fez a mesma oração e o menino espirrou 7vezes e ressuscitou.
Geazi observou aquilo e Elizeu continuou curando e sendo muito usado por Deus no meio do povo, curou Naamã da lepra, Elizeu não aceitou nenhuma recompensa nem da mulher nem de Naamã, porém Geazi cobiçou o dinheiro e voltou até Naamã e disse que o profeta tinha mudado de idéia e queria a recompensa. Quando Geazi voltou do encontro com o rei, Deus já tinha revelado ao profeta o que Geazi havia feito, e o profeta lançou sobre ele e toda as suas gerações a praga da lepra. O profeta orientou Sulamita que ela teria que viver 7 anos em uma outra terra distante, quando a mulher retornou a sua terra natal, percebeu que tinha perdido tudo, todas as terras e riquezas, o rei ouvindo tudo o que tinha acontecido e sabendo o milagre feito na vida dela, restituiu a mulher em dobro. Deus honra os seus servos fieis a Ele.
Embora no caminho haja muitas lágrima, muitas lutas e tristezas, Deus te chamou para ser vitorioso e Ele vai te honrar na hora certa.
A mulher mesmo perdendo tudo e inclusive sua maior riqueza que era o seu único filho, somente um milagre podia restituir a vida do filho e o que ela tinha perdido, e Deus fez nada vida dela.
Deus faz milagres, vai te surpreender, Ele é contigo, você é precioso do Senhor, assim como a mulher que era inteligente, rica, serva do Senhor, Deus mostrou que nada aconteceria através das mãos dela e sim das mãos do Senhor. É Ele que iria fazer, a mulher espera em Deus e os que esperam nele, se surpreendem. Ela estava contente com o que tinha, não pedia nada além do que já tinha, o maior desejo dela era ser mãe, mas como Deus não havia realizado ainda, não reclama e continuava grata a Deus independente da situação. Deus olha e conhece o nosso coração e assim operou o milagre na vida dela.
Você é grato a Deus tem te dado? Grato pelo lugar que você está? O trabalho que tem, o pão de cada dia? A vida que você leva?
Quando Deus olha para o seu coração e vê a gratidão e a satisfação que a nele, Ele vem e restitui tudo em sua vida, traz de volta todos os sonhos que ficaram para atrás. Quando Ele olhar e ver o seu contentamento, resgatará tudo aquilo que um dia você deixou de sonhar, e vai te surpreender.
O maior pecado que mata a benção que Deus tem preparado para ti, é a sua reclamação, aos que não tem alegria no coração e gratidão ao que Deus tem feito e não tem paciência para esperar no Senhor o que você tem pedido, acha que está demorando demais, que Deus te esqueceu e começa a reclamar com Deus, Deus não aceita a murmuração. Tomem cuidado, abençoe o que você, se alegre com sua vida, agradeça a Deus tudo o Ele já tem feito, ao menos pelo resgate de vida que Ele te deu, a esperança da sua salvação, a vida de pecado que Deus te tirou.
A mulher foi abençoada pois era fiel a Deus, não reclamava de nada, tinha um coração alegre e grato ao Senhor, aceitava a situação que Deus tinha colocado para ela, aceitava a posição que Deus tinha a colocado, era feliz independente do que acontecia, é assim que Deus abençoa o crente, não pela sua força ou sua reclamação, mas sim pelo seu coração grato, obediente e humilde com o Senhor.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 26 de Outubro  de 2011, culto noturno.

1 comment:

Vivi Rodrigues said...

Olá!
Venho sempre dá uma olhadinha aqui no blog e sempre sou alimentada espiritualmente com seu conteúdo. Continue firme nesse propósito prima, o blog está maravilhoso e cheio da palavra de Deus que é o que realmente importa. Amei esse post em especial, pois realmente não é fácil aguardar o tempo de Deus, mas não impossível né! Bjssss