Thursday, October 6, 2011

Aprendendo sobre o Jejum!



A paz do Senhor a todos os amados que acompanham o nosso blog, nossa palavra hoje vai nos fazer entender o que e' o jejum, como devemos fazê-lo, de qual maneira e o motivo de ser realizado. Muitos pensam que o jejum e' simplesmente o fato de não se comer por um determinado período, mas não amado irmão, vamos entender a importância e a complexidade do jejum.
2 Cronicas 20:03 " Então Josafa temeu e por-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá."
Qual o significado do Jejum? Muitas pessoas entendem de maneira erronia o que e' o jejum e o fazem também de maneira confusa. O homem que mais jejuou ate o momento em nossa atualidade, conseguiu o período máximo de 49 dias, um oriental que conseguiu esse período mais longo. Não foi colocado do livro dos recordes devido não ser considerado uma categoria saudável para tal. Esse medico conseguiu tal façanha, porem ele bebia agua. O jejum para ser considerado jejum não deve ser feito com a ingestão de líquidos, incluindo a agua, por tanto não deve ser feito mais do que 3 dias, pois esse e' o limite máximo do nosso corpo humano. Agua deve ser utilizada, não e' quebra do jejum, aqueles após 3 dias, devem ser ingerida agua.
Aqui no texto acima, nos diz respeito do jejum feito em todo Judá, e vimos que Josafa sentiu medo, não e' pecado sentir medo. Todo o ser humano, sente algum tipo de medo, talvez seja medo de altura, de algum animal, de ver algum acidente de transito. Assim também ocorreu com Josafa, que sentiu medo, e a melhor maneira que ele conseguiu para achar solução daquele problema que o afligia, foi realizando o jejum, porem o jejum não muda a Deus, não e' um mandamento,mas ele fortalece o crente.
Na bíblia não existe nenhum versículo indicando que o jejum e' algo obrigatório ao cristão, existem 4 tipos de jejum, aos quais são:
  • Parcial
  • Absoluto
  • Coletivo
  • Total
O Total, pode ser colocado dentro do absoluto, aquele onde não há nenhuma ingestão de comida ou bebida. O ser humano e' o único ser vivente que possui duas vidas, uma vida física e uma vida espiritual. A do corpo carnal, seus membros, e também a sua vida espiritual, a grande diferença entre um e outro e' que, o que você realiza através de sua vida física, reflete completamente em sua vida espiritual. Por tal razão devemos tomar cuidado com nossa vida física, para assim termos uma vida espiritual saudável.
O jejum você mortifica a sua carne, para fortalecer a sua alma. Existem muitos tipos de jejum, de fundo politico, uma mera dieta, algo apenas momentâneo, porem o jejum com finalidade espiritual, deve ser destinado a Deus e feito com exclusividade para Deus. O jejum só deve ser feito através da oração, uma coisa funciona junto com a outra, deve ser levantado o motivo especifico do jejum, não e' para ser feito através de vários motivos diferentes. Deve ser tratado um foco. Você deve estar preparado para o jejum, a sua ira deve ser quebrada, porque não adianta fazer através da reclamação e da ira, por você não estar comendo ou bebendo.
Deve ser estipulado o seu período de jejum, se você não toma café normalmente, então você não pode ser considerado o seu período da manha como café, pois isso não faz parte do seu dia- a - dia.
Levítico 23: 27 " Mas, aos dez deste sétimo, será o Dia da Expiação, tereis santa convocação, e afligireis a vossa alma, e oferecereis oferta queimada ao Senhor."
Aqui em Levítico, nos explica, sobre o jejum coletivo, para que eles entendam e se mortifiquem pelos seus pecados. Ate hoje os judeus cumprem esse ritual do jejum coletivo, a festa da espiacao, não tomam banho com sabonete, creme,, não tem relação intima entre marido e mulher, não se alimentam ou bebem nenhum liquido, jejum total de um por do sol ao outro do próximo dia.
Isso e' um pedido de ajuda a Deus pela remição de nosso pecados, feito entre um grupo de pessoas.
O jejum e' algo de busca, de devoção e de leitura da palavra de Deus, e' destinado diretamente para Deus, devemos estar ligados a Deus, nos abstermos do mundo, o foco e' espiritual para o Senhor.
Lucas 4:2 " E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e, naqueles dias, não comeu  coisa alguma, e terminados, teve fome.
Podemos nos perguntar, por que Jesus não jejuou mais de que Moisés, mais do que Elias? podemos chegar a conclusão, que Ele poderia ficar ate um ano de jejum, mas Ele não quis ser maior do que ninguém, Jesus foi levado pelo Espírito para o deserto, e por que o diabo só tentou a Jesus no final? Porque Ele já estava fraco, mas o Espírito já estava fortalecido, e por isso a resposta foi que nem só de pão vivera' o homem.
Quando o cristão faz o jejum de 3 dias, tem que tomar cuidado para não cometer o pecado da gula, pois sai com tanta fome que pode acontecer isso, porem deve se ter ordem no terminar do jejum também, comece com algo leve, uma sopa, um copo de leite, sem gula, mas após esses 3 dias, o seu corpo deve se reacustumar com a comida.
Em Daniel 10:3 nos diz: " Manjar, desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com unguento, ate que se cumpriram as 3 semanas."
Esse versículo nos descreve o jejum parcial, era comum Daniel jejuar, porem aqui nessa passagem não conseguimos identificar o motivo do jejum, porem foi parcial, tem como objetivo o tomar de uma decisão. Por tanto você deve saber primeiramente o que você vai jejuar, qual o motivo do seu sacrificio
Você precisa preparar e saber pelo qual motivo estará jejuando.
Ester 4:16 " Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susa, e jejuei por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia e nem de noite, e eu e as minhas mocas também jejuaremos, e assim irei ter com o rei, ainda que não e' segundo a lei, e perecendo, pereço.
Aqui então nos descreve o jejum absoluto, um jejum de três dias, sem comer e sem beber, era uma situação drástica, todos iriam morrer, então pediram ao rei, esse periodo de 3 dias, para pedir a Deus que tivesse misericórdia do povo, orando e jejuando.
Um pessoa que estaria jejuando durante 3 dias, sem comer e sem beber, poderia pegar espada e lutar? Com certeza não, mas o Espírito estava fortalecido, estavam cheios de Deus e sabiam que a forca estava vindo de Deus. Espere em Deus irmão.
O jejum não tem poder sem a oração, a questão não esta no jejum,e sim na forma como você jejua, o coração de Deus e' movido devido ao seu coração, de como você tem sacrificado, feito o seu jejum e entregue o seu jejum. O que muda no jejum, primeiramente e' a sua pessoa, e' você que se sacrifica, que se fortalece espiritualmente, que busca e se achega mais a Deus, pois vai forma que você se aproxima e se relaciona com Deus no decorrer desse período. No jejum vemos o quanto nosso corpo e' fraco e o quanto nosso Espírito se encontra mais com Ele, de quanto mais buscamos, mais queremos nos aproximar a Deus.
O jejum jamais será maior que o nome de Jesus, o nome de Jesus e' suficiente para qualquer causa, no texto original da Bíblia, não esta escrito a passagem que diz, que existem castas de demónios que só saem com jejum e oração, não isso não existe, Jesus e' fortemente poderoso para expulsar qualquer demónio, o nome dele e' suficiente para isso.
O jejum e' para a sua própria necessidade, para você se abdicar de sua carne, de seu próprio eu, de quebrantar seu coração, de sacrificar a sua pessoa para apenas se achegar e glorificar o nome de Deus.
Não e' como você jejua, não e' o tempo, não e' no muito pedir, mas da forma como se pede, não pense você que pode pressionar a Deus, que você vai questionar o tempo que já esta pedindo, mas deve ser feito com reverencia para falar com Ele, devemos trata-lo com carinho e respeito.
A oração do Pai nosso, começa com Jesus exaltando a Deus, glorificando a Deus, e assim devemos fazer também no nosso pedido de jejum, exalte ao teu Deus, deixe seu espírito falar com Ele, mas glorifique e exalte o nome do nosso Senhor.
Não há Deus como o nosso Deus, podemos errar, pecar, falhar, entristecer, mas Ele continua a nos amar, Ele e' tremendo e maravilhoso, não existe nenhum Deus como o nosso. Ele nos ama e tem algo muito especial, para realizar em nossa vida.
Jesus e' lindo, morreu por nossos pecados, pagou o preço com sangue, para que pudéssemos hoje ser livres e glorificar o nome Dele.
Se você tiver com o coração endurecido, cm raiva por estar em jejum, ter que ficar sem seu café diário, com meio a reclamação, não faca jejum, pois não vai adiantar de nada, jejuam e' algo espiritual, para glorificar a Deus, se for para fazer de qualquer maneira e em meio a ira, não realiza. Coloque em sua mente, que não e' o quanto jejua, mas a forma que você vai jejuar, e' para estar em comunhão com Deus, ore com sabedoria e da parte do Espírito, Deus sabe que e' sacrificante, que você deve trabalhar o dia todo com fome, fazendo sacrifico a sua carne, Deus vai te atender amado. Jejum deve ser feito de o por do sol de hoje ate o por do sol de amanha.
A palavra de Deus nos diz, que devemos buscar a Deus de madrugada, colocando nossa cara no pó, joelhos no chão, prostrados para nos buscar a Deus. Muitas das vezes não recebemos aquilo que temos buscados, mas Deus sabe de todas as coisas, Ele prefere você chorando agora, do que você receber a benção e chorar la no final. Ele sabe qual o momento certo para você receber a benção, nosso Deus e' soberano.
Zacarias 7: 4-5" Então a palavra do Senhor dos Exércitos, veio a mim, dizendo: Fala a todo o povo dessa terra e aos sacerdotes dizendo: Quando jejuastes e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, jejuastes vos a mim, mesmo para mim?
Aqui Deus pergunta ao povo se eles jejuaram mesmo para Ele, porque para Deus não teve valor, novamente nos prova que não e' o jejum em sim, mas a forma que jejua, aqui diz que eles prantiaram, e' mais do que chorar, e' realmente se derramar em lágrimas e Deus vem e pergunta se foi para Ele ou para eles mesmos. As vezes você quer provar para si mesmo que e' capaz de se sacrificar e fazer o jejum, mas você deve entender que e' para Ele e para glorificar o nome Dele.
Mateus 6:16-18 " E quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Porem tu, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o teu rosto. para que não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que esta oculto, e teu Pai, que vê o que esta oculto, te recompensara'." 
Ninguém precisa saber que você esta jejuando, isso e' entre você e Deus, os hipócritas fazem isso na rua, para que seja visto pelos olhos humanos, de forma a exaltar o homem que esta fazendo, mas deve ser feito em secreto, pois Deus vai te recompensar de forma publica. Deus vai te recompensar, aguarde, jejum e' entre você e Deus. E' algo serio, deve se saber como sera' feito, acompanhado de oração e de busca da palavra de Deus. Se for fazer o jejum de 3 dias, se prepare antes, busque do Espírito Santo se e' isso que deve ser feito, fique ligado com Deus, sem comer e sem beber. O Espírito Santo vai te incomodar para fazer o jejum e te dar a devida direção para. Não esta no muito jejuar, não esta no muito buscar, não esta no muito orar, mas tudo sim esta na forma de como você faz. Não deixe de jejuar, de orar, de buscar de Deus, Ele vai operar milagres através de suas orações, de seu sacrifício. Não faca por sua vaidade, mas com direção do Espírito Santo e veremos o Céu se abrir por no's.

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 05 de Outubro de 2011, culto noturno.

No comments: