Wednesday, February 18, 2015

Santíssima Trindade

A paz do Senhor queridos e amados irmãos em Cristo Jesus, que alegria de estar mais uma vez compartilhando um estudo, para que possamos aprender um pouco mais de Deus. Santíssima Trindade é um assunto um pouco difícil de ser entendido, e de ser explicado pelo o homem. Deus é muito maior do que tudo e todos, e nós  não temos a capacidade para entender Deus por completo.. A Bíblia nos ensina que o Pai é Deus, que o seu Filho Jesus é Deus, o Espírito Santo é Deus.  Em  Gênesis  capítulo  1 versículo 26 nos diz “facamos o homem a nossa imagem e conforme a  nossa semelhança....” Aqui nesse versículo nos dar a entender que o Filho (Jesus) e o Espírito Santo, estavam presentes fisicamente com Deus no momento quando formaram o homem.
O que   a Santíssima Trindade?
A palavra Trindade não é citada  nenhuma vez na Bíblia, mas para os cristãos, é um dos ensinamentos mais importantes da formação da fé cristã. A Santíssima Trindade ou somente Trindade,  é  uma doutrina acolhida por muitos cristãos nas igrejas evangélicas, que acreditam que há somente um Deus e dito que são Três pessoas completamente, diferentes uma da outra, sendo  O Pai, o Filho e o  Espírito Santo.  No qual, O Pai não  é  o Filho, o Filho não  é  o Espírito  Santo e o Espírito Santo não é o Pai,  mas são um só Deus. Na figura abaixo explica numa forma visual a formação da Santíssima Trindade. Exemplo:

                                             
Santíssima Trindade
  • Quem é a Pessoa do Pai?

Deus é chamado de Pai,  porque Ele é o responsável  pela a Criação do Mundo de todas as coisas, Deus é a primeira Pessoa e o mais importante da Santíssima Trindade adotada pelo os cristãos, ou em geral o cristianismo. No Judaísmo, Ele é chamado de Abba, que em português significa Pai, pois Ele é o criador de tudo e todos. Ele que Governa o Universo e que tudo nele habita e o Protetor do seu povo. A Bíblia, também menciona duas outras Pessoas, também importantes na criação do mundo, primeiro Jesus Cristo, o Filho, e segundo, o Espírito Santo, que tiveram participação direta na Criação do homem. (Gn 1:26)
  •  Quem é a Pessoa do Filho?

Jesus é a segunda Pessoa na Santíssima Trindade, é o Filho amado, a qual Deus tem um comprazer. Em  João 10:30, outra vez, os judeus queriam pegar pedras para matar Jesus. Ele disse“Eu e o Pai somos um”. Afirmando na participação da Santíssima Trindade e que Ele é Deus. No livro de João capitulo 1 versículo 1 nos diz o seguinte “ No  princípio, era o Verbo, e o verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. No primeiro  capítulo no versículo 26 do livro de Gênesis  afirma no livro de  João 1:1 que Jesus Cristo e o Verbo ou a Palavra que participava na Criação do Mundo, Jesus Cristo estava com Deus e Jesus Cristo é Deus. O nome Jesus ou Yeshua na língua Hebraíca, tem o significado de Salvador e Cristo em Grego (Khristos) que tem a tradução em Português significando o Ungido.
  • Quem é Pessoa do Espírito Santo?
O Espírito Santo e a terceira Pessoa na Trindade juntamente com o Deus Pai e o Deus Filho Jesus Cristo e o Consolador do povo de Deus. Na história de Ananias e Safira no capitulo 5 do livro de Atos nos versículos 3 e 4 nos diz: “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da verdade? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” No versículo 3 Pedro nos diz que Ananias mentiu para Espírito Santo e que esta sendo mencionado a ele como um ser vivo, uma pessoa presente no local e no versículo 4 ele afirma que o Espírito Santo e Deus.
Santíssima Trindade nas Denominações Unicitas
Entre muitas  religiões, como o Islamismo e  o Judaísmo, há discordância na doutrina ou dogma sobre Trindade. Denominações que se dizem cristas como os sabelianismo (ou unicitas), unitaristas bíblicos e os cristadefianos, adventista do sétimo dia e as testemunhas de Jeová são igrejas não-trinitarias ou bem não acreditan na Santíssima Trindade. As Igrejas Testemunhas de Jeová se recusam a acreditar na doutrina da Santíssima Trindade. Eles acreditam e afirmam que a um só verdadeiro Deus, o qual seu nome e Jeová. Em Deuteronômio capitulo 6 versículo 4, diz assim na Bíblia “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, e o único Senhor”, e afirmando que a denominação Testemunha de Jeová tem o pensamento de que há um so único Deus e não reconhecendo ao Deus Filho (Jesus Cristo) e o Deus Espírito Santo.
Esta denominação argumenta que Israel no tempo antigo, não acreditavam na idéia da Trindade. Para os Testemunhas de Jeová a palavra Elohim, é dado como singular dando a referência do livro de Juízes capitulo 16 versículo 23 que fala sobre o deus Dagom, os testemunhas de Jeová, explicam de Elohim no grego na passagem de Juízes 16:23 em uma palavra singular, pois estar falando de un único deus, o “Dagon” e nao de muitos deuses. Não concordam que a Palavra Elohim é colocada no plural, que retrata Deus (Elohim) Pai, Deus Filho e Deus Espírito, mas sim Elohim, o Deus Todo-Poderoso.
Eles acreditam que Jesus Cristo, Filho de Deus, é um ser Divino, mas não o Todo-Poderoso, não uma pessoa que veio Dele e que é o Primogênito. Os testemunhas de Jeová acreditam que Jesus é como o Arcanjo Miguel, um ser criado por Deus, com poder, mas que não é Deus. Por terem eles terem esses pensamentos e aprendizado como doutrina, existe uma contradição das Escrituras Sagradas. E ainda acreditam, que a morte do Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário, foi um pagamento pelo o pecado de Adão (que sdiz na teoria do resgate) no Jardim de Éden e não pelo os pecados dos homens.
Conclusão
Querido e amados irmãos, e seguidores dos nossos estudos semanais no nosso Blog. Espero que este estudo tenha explicado um pouco mais sobre a Santíssima Trindade e aberto a sua mente sobre outras denominações, que se dizem serem crentes, mas não aceitam a doutrina da Santíssima Trindade e pregam falsas doutrinas as pessoas no mundo. Amados irmãos cuidado a quem você chama de irmão em Cristo, pois nem todos confessam a mesma fé que você. Que vocês possam ter uma semana abençoada com muito amor e carinho e não se esqueça que o Senhor Jesus se importa com você.

HERLON DACRUZ, é Presbítero, formou-se pela Faculdade Teológica José Wellington Bezerra da Costa, Campus no Hawaii, e   serve a Deus como Presbítero na Assembly of God Bethlehem Ministry in Hawaii (Assembléia de Deus Ministério do Belém no Hawaii), é pregador, ensinador da Palavra de Deus em Estudos Bíblicos,  professor, palestrante, um exemplo de homem de Deus  que ama a Palavra de Deus acima de tudo. O mesmo é casado com Roberta DaCruz, e pai de tres lindos filhos: Davi, Alice e Olivia.

No comments: