Thursday, February 12, 2015

Mardoqueu: um exemplo de um cristão. E você?

A paz do Senhor esteja convosco. A palavra do Senhor que tem sido colocado em meu coração, para compartilhar com vocês,  está no livro de Ester. Confesso que este livro, foi um dos primeiros livros que eu li na Bíblia, quando eu dei minha vida a Jesus Cristo.
Durante o cativeiro da Babilônia de Judá, um campeão corajosamente levantou-se para defender o povo de Deus. Mardoqueu era um homem inteligente, com um coração de ouro. Ele foi um verdadeiro servo-líder e ele amou a Deus e ao seu povo, mais do que sua própria vida. Não há, nenhuma implicação na Escritura, que Mardoqueu era casado, por isso, quando ele adotou a filha órfã do seu tio, Ester, ele assumiu o papel de um tio-pai. A Bíblia mostra, ele  cumprindo o papel de um diligente pai da sua jovem prima, Ester, que tinham perdido os seus progenitores (Capítulo 2:7).  Ao longo do livro, vemos que Mardoqueu lhe tinha ensinado grande sabedoria, tato, humildade e graça em seu caráter. Ele impõe respeito e obediência a ela (Ester 2:20).  
Quando Ester vai para o palácio para ser preparada e apresentada como uma candidata a ser a rainha do rei Assuero, Mardoqueu avisa-lhe que use sabedoria e não revele a ninguém que ela era judia. Isto separou Mardoqueu de sua prima, a qual ele criou com carinho e amor, mas ele, como um dever, acompanhava o seu bem estar diário (Capítulo 2:11).  Mesmo depois que ela é escolhida, Mardoqueu fica perto para se certificar de que estava tudo bem, apesar de ele revelar-se a si mesmo como o seu pai e não primo. No decurso das suas funções, ele descobre um plano de atentado contra o rei e alerta a rainha Ester. Ela, por sua vez, diz ao rei do enredo e o nome do homem que descobriu, mas Mardoqueu não é recompensado por sua diligência e lealdade (Ester 2: 21-23).
Há momentos em nossas vidas, como de Mardoqueu, que consideramos que a nossa devoção e sacrifício são inúteis. Oh meu amigo, se tudo o que você está fazendo tem um propósito para exaltar o nome do Senhor e que vidas sejam impactadas pela graça que está sobre as nossas vidas, não se preocupe no momento certo Deus vai te exaltar
Cinco anos passam, e não só, Mardoqueu foi recompensado por praticamente ter salvado o reino, mas sim de um arqui-inimigo, amalequita chamado Hamã, tornou-se o favorito do rei e foi elevado a primeiro-ministro. Hamã, o rei escreveu um decreto que todos deveriam curvar-se perante ele, mas Mardoqueu recusa porque sua fidelidade é someone a Deus. Outra razão é porque os judeus que lutaram contra os amalequitas, Josué e Moisés derrotou-os e Moisés claramente escreveu depois de construir um altar dizendo: "e disse: Porquanto jurou o Senhor que ele fará guerra contra Amaleque de geração em geração." (Êxodo 17:16)
Um fator-chave que podemos ver quando Mardoqueu não se curvava para um homen, e que em vez de ele tentar justificar-se, ele não faz nada além de sua posição de um servo, que confia e obedece o que o seu Senhor diz.
Quando Hamã descobre que Mardoqueu recusa-se em dar-lhe reverência, ele fica indignado e planeja uma vingança contra todos os judeus. Exterminar os judeus se torna uma tal obsessão que ele oferece ao rei o equivalente a $10 ou 15 milhões para deixar ele destruir os judeus. Ele convence o rei que os judeus, que acumularam grandes riquezas dentro do império, se recusvam a obedecer os comandos do rei e sigam apenas as suas próprias leis e tradições. Assuero emite um decreto exigindo o extermínio total dos judeus e o confisco de todos os seus bens!
Quando Mardoqueu descobri do decreto (Ester 4), ele deixa o palácio do Rei, vestido de saco e cinzas como sinal de grande luto. Ele tinha sido fiel no seu serviço ao rei, embora provavelmente, apenas em um simples trabalho de dia-a-dia. Ele tinha cuidadosamente cuidado de Ester com sua própria vida, e agora ela se assentou como rainha da Pérsia. Ele tinha salvado a vida do rei e nunca foi premiado. E agora, após seguir fielmente a Palavra de Deus, ele e todos de seu povo estão programados para extermínio
Quando Ester descobre sobre Mardoqueu e seu luto, ela envia mensageiros para ele para saber a razão de sua reação. Ele lhe diz que, agora é a hora de ir até o rei e apelar para o seu povo, mas ela teme a morte. Na lei de Persa, era proibido qualquer pessoa se achegar ao rei sem antes ser chamado ( Ester 4:11).  Mardoqueu lhe fez saber tudo quanto a resposta para ela é a chave de toda a sua filosofia de vida e não cansar de fazer bem. Diz ele: "Não pense no seu coração que você vai escapar do palácio do rei mais do que todos os outros judeus. Porque se você ficar completamente silencioso, neste momento, o alívio e a salvação irão surgir para os judeus de um outro lugar, mas você e a casa de teu pai vai morrer. Mas quem sabe se você tiver chegado ao reino para tal tempo como este?" (Ester 4:13 - 15)
Que homem fiel! Ele entende bem a providência de Deus e o seu papel potencial, no qual ele permanece fiel. Apesar de todas as razões pelas quais ele poderia ter agido ou se sentido em revolta, mas permaneceu em seu foco e no propósito de Deus. Ele iria fazer a sua parte e promover Ester ser valente e fazer a dela. Depois de Ester sido encorrajada, Ester vê sua responsabilidade diante de Deus e se move para fazer isso com humildade, coragem e sabedoria. 
Neste ponto, a situação tendo sido completamente colocada na confiança de Deus, Ele também se move para resolver a situação rapidamente. Ele fez com que tudo se resolvesse e que Mardoqueu recebesse  a  recompensa que ele merecia por seu ato anos atrás, mas o rei também o concebeu o direito de se vestir com as vestes reais, com uma coroa em sua cabeça, e cavalgar as ruas, proclamando que "Assim se faz ao homem a quem o rei se agrada de honrar!" (Ester 6:11).
Mardoqueu era um ser humano como cada um de nós. Ele tinha alguém confiado aos seus cuidados, assim como os nossos filhos nos são dados. Ele tinha um trabalho normal, mundano que ele aparentemente realizava com diligência. Quando uma situação critica surgiu, ele entrou em ação, fazendo mais do que seus esforços. Ele nunca reclamou de não ser imediatamente compensado. Mesmo depois de fazer tudo para o melhor e sempre confiando em Deus, ele sofreu tremenda perseguição, mas sua mente e coração nunca vacilou . Ele esperou pacientemente em Deus e em seus propósitos. Embora existam muitos exemplos mais belos e vivos de como Deus usa a humanidade, e aqueles que são obedientes à sua palavras  para realizar o que precisa ser cumprido em seu livro. 
Eu desafio você a olhar no livro de Ester e ver o quanto pode comparar com a sua vida. Nossas vidas também tem um propósito e significado. Deus quer um dia que estejamos com Ele no céu, cabe a nós permanecer na posição de servo e não desistir. Paulo um servo de Deus diz: " Ora , como Obras da carne são manifestas : imoralidade sexual, impureza e Libertinagem ; idolatria e feitiçaria ; Ódio , discordia, ciúmes , ira, egoísmo , dissensões , facções e inveja ; embriaguez , orgias e Coisas semelhantes . Eu os advirto , como antes os já adverti : Aqueles que praticam essas coisas nao herdarão o Reino de Deus . Mas o fruto do Espírito é Amor , alegria , paz, Paciência , amabilidade , bondade , Fidelidade , Mansidão e Domínio Proprio . Contra essas Coisas Não Há lei ". ( Gálatas 5,19-23 ). Jesus Cristo afirmou que Ele estava deixando a terra, mas que Ele iria enviar uma após Ele que iria fazer o nosso corpo o templo do Senhor, e Ele é chamado o Espírito Santo. Todos nós temos escolhas e ações que precisamos tomar, mas cabe a nós ouvir o Espírito Santo para nos guiar na direção certa . Um dos versículos -chave que eu guardo em meu coração está em Provérbios 14:29: “Uma pessoa com entendimento sabe controlar o seu temperamento. Ela dá-se conta de que a irritação leva a muitos enganos." Eu creio que Mardoqueu aplicava essas palavras em sua vida e sabia que tudo que Deus colocava em sua mãos para fazer tinha um propósito. Você tem feito o mesmo, ou tem murmurado? 
Que Deus abençoe vocês em nome de Jesus, vamos todos chegar ao céu e não perder esta batalha espiritual em que declara em Efésios 6:12 " Porque a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados, contra as autoridades , contra os poderes deste mundo tenebroso e contra as forças espirituais do mal , nas regiões celestes" .

Palavra abençoada ministrada pelo nosso querido diácono Bruno de Alcântara, nossa igreja se alegra de ter uma juventude obediente e que se permite ser usada e guiada por Deus. Louvamos a Deus pela vida do nosso jovem eficaz diácono, que Deus te capacite cada vez mais.


No comments: