Monday, October 13, 2014

O soldado de Cristo.

O Soldado de Cristo.
A graça e a  paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco, e que este estudo possa entrar em vossos corações e assim venha edificar à sua vida. No estudo de hoje, veremos quais são as qualidades para ser um soldado de Cristo.  Servi as Forças Armadas Americanas por muitos anos, tive muitos soldados em meu comando e fui comandado por muitos superiores e posso e desejo compartilhar com os irmãos,  quais são as caracteristicas de um verdadeiro soldado. A Bíblia nos diz a respeito disso em 2 Timóteo 2, versículo 1 ao 24 :
“1 Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. 2 E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros. 3 Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. 4 Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou. 5 Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras. 6 O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita. 7 Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo. 8 Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho, 9 pelo qual sofro e até estou preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa. 10 Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.11 Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; 12 se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará; 13 se somos infiéis,  ele permanece fiel, pois não pode negar-se  a si mesmo. 14 Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não traz proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes. 15 Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade. 16 Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade. 17 O ensino deles alastra-se como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto. 18 Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé. 19 Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”. 20 Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos. 21 Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra. 22 Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor. 23 Evite as controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas. 24 Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente”.
Dentre muitas, podemos resumir em sete as características que um soldado deve ter:
  • Forte (2Tm 2:1) O soldado das Forças Armadas ele treina diariamente e constantemente para o combate e se exercitando fisicamente para manter o corpo em forma e pronto para a batalha. Assim, também o soldado cristão precisa estar preparado, fortalecendo-se todos os dias lendo a palavra de Deus, estando em comunhão com Deus e a igreja (irmãos), jejuando e santificado-se. Se não fizermos nada disso, como podemos dizer que somos fortes na fé? Como estaremos preparados para as batalhas espirituais? Como aconselharemos alguém necessitado de uma palavra? Como ganharemos almas para Jesus? O soldado de Cristo precisa estar preparado para o combate, não somente se defender, mas correr para combater o ataque. 
  • Determinado/Obediente (2Tm 2:4) O soldado das Forças Armadas ele é obediente, sempre cumpre as ordem de seus superiores, sem argumentar. O soldado cristão também tem que ser obediente e determinado a fazer a vontade de Deus. Depois de ser alistado no exército, ele é separado para a vontade do General (Jesus Cristo).
  • Disciplinado (2Tm 2:5) (1ª Coroa- Incorruptível) O soldado das Forças Armadas quando se alista no serviço militar, ele é instruído com as regras e as leis da corporação e terá que cumpri-las com disciplina. Assim, também o cristão,  seguindo os mandamentos e  as instruções que a  Bíblia nos orienta para o agir do cristão.
  • Fiel/Seguro (2Tm 2:11-12ª) O soldado das Forças Armadas é fiel na questão de promessas e seguro no que diz. O soldado de Cristo precisa entender que estará com o Senhor Jesus nos Céus, com o corpo glorificado e reinando com Cristo eternamente, mas só podemos ter isso se formos completamente fiéis a Deus, aos irmãos  e nos dízimos.
  • Sadio na Fé (2Tm 2:15) O soldado de Cristo precisa estar preparado sendo ele afiado na palavra de Deus. O soldado quando tem uma inspeção ele se prepara, passando o uniforme, arrumando as condecorações e limpando ou engraxando os sapatos/ botina para que na hora da inspeção, o comandante do batalhão possa ter orgulho do soldado pelo bom desempenho que ele teve na inspeção. O cristão tem que estar constantemente aprendendo e guardando a palavra de Deus, para que no momento que for chamado ele esteja pronto.
  • Santificado (2Tm 2:22) O soldado das Forças Armadas sempre almeja chegar em um nível superior e uma maior patente, e para isso deixa de lado coisas que o prejudicarão, como por exemplo bebidas alcóolicas, drogas e noitadas. Para então, focar em sua mete e estar preparado. O soldado de Cristo, também precisa se separar das coisas mundanas, ser separado do mundo, o velho homem já não deve existir  e precisa sempre buscar melhorar e se achegar mais a Deus. 
  • Servo (2Tm 2:24) O soldado das Forças Armadas é posto para servir defendendo a segurança das pessoas. Assim também, o soldado de Cristo tem que servir o próximo, com amor sem buscar nada em troca, mas crescendo espiritualmente, em graça e amor.
Conclusão: 
Desde o momento em que  aceitamos a Jesus como único Salvador de nossas vidas e passamos pelas águas batismais, daquele momento em diante nós nos alistamos no Exército de Cristo e como soldados temos que estar preparados para combater o bom combate e não olhemos para atrás, deixemos Jesus nos moldar e ter liberdade de agir em nossas vidas, todo o tempo. Que este estudo, possa fazer você refletir e aplicar na sua vida estas características de um soldado de Cristo. Que Deus o abençoe e o guarde. Amém.


HERLON DACRUZ, é Presbítero, formou-se pela Faculdade Teológica José Wellington Bezerra da Costa, Campus no Hawaii, e   serve a Deus como Presbítero na Assembly of God Bethlehem Ministry in Hawaii (Assembléia de Deus Ministério do Belém no Hawaii), é pregador, ensinador da Palavra de Deus em Estudos Bíblicos,  professor, palestrante, um exemplo de homem de Deus  que ama a Palavra de Deus acima de tudo. O mesmo é casado com Roberta DaCruz, e pai de tres lindos filhos: Davi, Alice e Olivia.

1 comment:

rikachorrão said...

God bless you my friend!!! Muitas felicidades e muitas conquistas para vc e toda sua família. Muito orgulho do grande homem que vc se tornou e boa sorte nessa sua nova jornada guiada por Deus!