Monday, September 8, 2014

Ser vaso para Honra ou Desonra?


SER VASO PARA HONRA OU DESONRA?


          A graça e paz do Senhor Jesus aos nossos queridos irmãos e leitores, lembrem-se sempre: A paz que o mundo não pode te dar, JESUS TE DA! Que Deus possa tocar o seu coração com está meditação na palavra de Deus.  

2 Timóteo 2:20-21 “Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.”

          Deus Nestes dois versículos o apóstolo Paulo faz uma metáfora, enfatizando o que deseja expressar no decorrer do capítulo. Essa "grande casa" mencionada acima, não nos sobre mundo e nem sobre a Igreja, mas sim sobre Cristianismo, isto é, a prática de seguir a Cristo, de ser um Cristão, que é um Cristo menor.


          Paulo compara o cristão sendo como um vaso para honra (de ouro e prata), ou seja,  aqueles que se santificam, que honram o Senhor tendo uma vida separada do pecado (1Ts 4.4), pronto para seu uso e preparado para toda boa obra como nos fala o versículo 21. Creio que todos nós queremos ser usados pelo Senhor, sendo um instrumento em Suas mãos, é muito gratificante quando vemos o resultado de sermos usados pelo Senhor para abençoar ou salvar alguém, enche a nossa alma de alegria e dá vontade de querer ser usado mais e mais.


          Sendo assim, os crentes que não se separam do pecado e não se santificam são comparados como vasos para desonra, no texto original esta palavra desonra é “ἀτιμίαν”  que quer dizer desonra, ignomínia (traição) ou desgraça; Quando o apóstolo fala no vs.21 “...se alguem se purificar destas coisas...” ele estava se referindo o que tinha falado um pouco antes: Negócios desta vida (vs.4), Apostasia (vs. 12),  Infidelidade (vs. 13), Falsas doutrinas que destroem a Fé vs.14 e 18, falatórios profanos e vãos que conduzem a impiedade vs.16, falsos mestres que pervertem a fé vs.17 e 18, toda iniquidade e desonra vs.19 e 20.                                                                                                         

          Muitos não querem pagar o preço da santificação e compromisso com Deus (1 Co 6.19,20). A vida cristã pode ser comparada a um atleta, a qual existem 2 tipos de atletas o amador e o profissional.  O atleta amador até deseja ser um profissional. mas não quer treinar diáriamente e ter uma alimentação saudável, acordar e dormir cedo, ter uma vida regrada e focada para alcançar seu objetivo. Diferente do atleta profissional, que vive e dá seu sangue por seu esporte, toda dedicação e esforço é em prol de sua meta, ser um vitorioso. Assim somos nós os cristãos, uns querem ser vasos, e se dedicam 24 horas para servir a Deus, sendo servos ao levantarem, servos no trabalho, escola, estão sempre conectados com Jesus, procuram ler e principalmente viver a palavra de Deus. Mas, já alguns "cristãos" querem somente o previlégio de ser usados pelo Senhor, querem os status e as bênçãos que Jesus pode dar, andam dizendo que são cristãos e desonrando a Jesus com seu mal testemunho sendo um vaso para desonra. Que Deus nos livre de tal coisa!

          Conta-se o caso de um saltimbanco (uma artista de circo) que treinava uma jibóia a enlaçar-lhe o corpo, desenlaçando-se depois. Uma noite em um de seus números ele percebeu, horrorizado, que a jibóia lhe apertava mais e mais o seu corpo. Gritou por socorro, mas a platéia achou que fazia parte do show. Só perceberam que era verdade quando viram o homem desfalencendo e morrer no abraço da serpente.

Ouviu-se depois alguém dizer, ao abandonar o circo: 
"Não importa o quanto se conheça esse animal, cobra é sempre cobra".

Conclusão desta história irmãos, Não importa o quanto se conheça o pecado ou se pensa que é capaz de "domina-lo", pecado é sempre pecado e, por fim, ele vai te matar.  Romanos 6.23 nos fala que o salário do pecado é a morte. Devemos nos afastar de toda aparência do mal, imagine o pecado em si. Irmãos, venhamos a estar preparados para a volta de Jesus. Que possamos ser vasos de honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra do nosso Senhor Jesus Cristo.
Aloha Ke Akua, isto é,  Deus os abençoe!

Fonte: Livro: Conta mais uma!














O escritor:

JOSIFRAN ARAÚJO, é Presbítero, formou-se pela Faculdade Teológica José Wellington Bezerra da Costa, Campus no Hawaii, e   serve a Deus como Presbítero na Assembly of God Bethlehem Ministry in Hawaii (Assembléia de Deus Ministério do Belém no Hawaii), é escritor, pregador, ensinador da Palavra de Deus em Estudos Bíblicos,  professor, palestrante, um exemplo de homem de Deus  que ama a Palavra de Deus e a cada dia se entrega a Deus para aprender mais e mais sobre a sua Palavra. O mesmo casou no Hawaii com Jennifer Franzoi e juntos ambos servem ao Senhor Jesus com alegria.

No comments: