Monday, June 10, 2013

Aceite o desafio que Deus colocou em suas mãos.



A paz do Senhor Jesus amados de Jesus, nossa pregação hoje falará sobre os desafios que Deus coloca em nossas mãos e como devemos encara-los. 
Juízes 6:1-17 " Porém, os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do Senhor; e o Senhor os deu na mão dos midianitas por sete anos. E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações. Porque sucedia que, semeando Israel, subiam os midianitas e os amalequitas; e também os do Oriente ele subiam. E punham-se contra eles em campo, e destruíam a novidade da terra, até chegarem a Gaza, e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Porque, subiam com os seus gados, e tendas; vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra a destruir. Assim, Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamando os filhos de Israel ao Senhor, por causa dos midianitas, enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel: Do Egito eu vos fiz subir e vos tirei da casa da servidão; e vos livrei da mão dos egípcios e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expeli de diante de vós e a vós dei a sua terra; e vos disse: Eu sou o Senhor, vosso Deus; não temais, aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz. Então, o Anjo do Senhor, veio assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Jóas, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, varão valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir ao Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos deu na mão dos midianitas. Então, o SENHOR olhou para ele e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor da casa de meu pai. E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás os midianitas como se fossem um só homem. E ele lhe disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és o que comigo falas."
Gideão não era um homem aberto para  brincadeira, era um homem mais sério e reservado. Trabalhava duro e era juiz em Israel, mas seu povo estava escravizado pelos midianitas.
Existem situações, que Deus nos joga para realizarmos com nossas mãos o que é preciso. Assim, aconteceu com Gideão, ele estava andando por vista e não pela fé, duvidou que Deus queria usa-lo, fez três provas se essa era mesma a vontade de Deus, se achava descapacitado para tal desafio. Mesmo sendo juíz em Israel, ou seja, conhecia do poder e da autoridade sobre homens, mas estava escravizado e desacreditado de si mesmo e de tudo, muito menos salvar o povo da escravidão.
Deus não nos dá provação maior do que podemos suportar, mas junto com ela vem a tentação e também o escape.
A pessoa de Gideão, estava com medo e deu muitas desculpas para fugir da missão dada por Deus, mas Deus já havia planejado tudo e ele era o escolhido. Deus quer que você vá até o fim, quando Ele te chama, você precisa ir até o fim.
Quando Deus te olha, Ele tem um olhar de compaixão, quer te abençoar, usar a sua vida, fazer você realizar proezas no nome dele, mesmo que você não entenda, se ache incapacitado, mas Deus concerta o que é preciso e faz da sua vida um vaso em suas mãos.
Você pode usar as desculpas que for, se sentir fraco e sem esperança, mas quando Jesus entra, transforma todas as coisas e faz tudo novo, te enche com o Espírito Santo, te dá toda ousadia e encorajamento para seguir. A tua alegria e força vem do Senhor.
O diabo tenta trabalhar contra sua vida 24 horas do dia, nem enquanto você dorme ele dá descanso, mas Deus vigia sua vida e faz todos os planos do diabo serem frustados. Deus é contigo, te protege, e não toscaneja nunca.
Vai nesta tua força, foi Deus quem te chamou, não há o que temer, Ele já está a sua frente. Assim como Gidão foi usado para livrar o povo das mãos dos inimigos, uma missão complicada e impossível aos olhos humanos, devidos as circunstâncias e a quem Deus havia escolhido para liderar o povo, mas Deus sabe de todas as coisas.
Muitas das vezes, Deus te dá visões de coisas grandes, que você até se assusta, fica sem entendimento, mas devemos visualizar que, nosso Deus é grande, tudo o que Ele prepara pra nós também é grande, é sempre além do que imaginamos ou pedimos a Ele, pois o Senhor sempre tem o melhor e nos supera.
Tope o seu desafio, e espere para ver a vitória que Deus te dará. Ele age onde você não pode, onde o advogado não pode fazer, onde a situação diz que é impossível. Deus fala conosco e depende de nós o resto.
Voltemos para Gideão, se colocarmos a história para nossa realidade poderemos ter uma visão mais detalhada da situação, quando nós éramos escravos nas mãos dos portugueses, e então Deus chega para um homem, trabalhando no lagar esmagando uvas, e o indica para ser aquele que libertaria todo o povo. Aquele que era o menor de sua casa, que se sentia incapacitado, ele tenta se esquivar dessa situação, mas Deus já tinha tudo planejado. Coloca 135 mil homens a disposição de Gideão, porém queria fazer uma seleção, não estava satisfeito com a quantidade de homens, e 120 mil foram enviados para casa. 
Com o restante, Deus manda fazer uma prova e avalia como eles bebiam água no rio, para ver se eram homens de guerra, valentes e atentos, se serviriam para a batalha e então destes, apenas 300 foram qualificados.
Imagine agora Gideão, com 300 homens, se antes com 135 mil, já não via a batalha ao seu comando ganha, com o número de homens reduzido tão drasticamente, seria muito além de sua visão.
Assim, somos nós, confiamos em Deus, mas muitas das vezes tememos o desafio, esquecemos que é Deus quem vai a frente, quem luta e vence nossas batalhas. Se você não encarar o desafio, não saberá o gosto da vitória.
Existem pessoas que mesmo Deus mandando, agindo por elas, indo a frente, revelando os acontecimentos antecipadamente, operando milagres, quando se deparam com o desafio, fraquejam, duvidam, se sentem amedrontadas, esquecem quem é Deus na vida delas. É na hora do desafio, que você precisa agir, levantar a cabeça e seguir com o Deus todo poderoso, é Ele quem te garante, Ele não te desamparará, vai nesta tua força.
Faça prova com Deus, Ele é Deus de confirmações, te responderá no momento certo e creia no Senhor, se encha com alegria que somente vem dele e confie.
Infelizmente, há pessoas que fazem a prova, Deus confirma, mas ainda continuam questionando, não querem aceitar a resposta de Deus e continuam provando ao Senhor e ainda sim, fazem o contrário do que Deus respondeu. Se não é da vontade de Deus para sua vida, para que insistir? Deus fala conosco e confirma a palavra dele três vezes, ou você ouve e obedece, ou pagará as conseqüências de sua desobediência. Quando Deus fala, sua voz é inconfundível.
Siga as diretrizes de Deus para sua vida, o desafio que Deus colocou em suas mãos, faça, vença em nome de Jesus, não olhe para atrás, aproveite as bênçãos do Senhor e o que Ele tem te dado, vá nesta tua força, não reclame, prossiga, Deus abrirá portas onde você não imagina.
Gideão, era juiz do povo de Israel, um dos homens do povo teve um sonho dizendo que viu Gideão na batalha, matando o povo, e mais uma vez Deus confirma com ele sobre a ida a guerra.
Onde você for, Deus marcará a sua vida com uma benção, e será tão grande que todas as dificuldades passadas, serão esquecidas.
Deus aprimorou tudo o que você já sofreu na vida, para que seu futuro você possa então viver o melhor de Deus, ter as maravilhas do Senhor em sua vida, vai nesta tua força, persevere, não se desespere.
Deus não abre mão de você, não abre mão do seu trabalho na obra, não desiste de você, Ele não vê pelas aparências, não se preocupe, você é precioso do Senhor, largue as desculpas, os medos e as circunstâncias e viva o que Deus tem para você, deixe Deus agir por sua vida, Ele tem o tempo certo para te abençoar.

Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 05 de Junho de 2013, culto noturno.

No comments: