Friday, January 11, 2013

Cuidado com a cobiça!


A paz do Senhor Jesus amados irmãos e leitores do blog, mais um ano estamos juntos e começamos com a boa e infalível palavra de Deus. Desejamos a todos um ano com a presença e a paz do nosso Senhor. Nossa palavra se inicia em I Reis 21:01-16 " E sucedeu, depois destas coisas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezreel, uma vinha que estava junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria, que Acabe falou a Babote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela; ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro. Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que te dê a herança de meu pais. Então, Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara, dizendo: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o seu rosto, e não comeu pão. Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão? E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jezreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha. Então, Jezabel, sua mulher, lhe disse: Governas tu, agora, no reino de Israel? Levanta-te come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jeezrelita. Então, escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com seu sinete, e mandou cartas aos anciãos e aos nobres que havia na cidade e habitavam com Nabote. 
E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum e ponde Nabote acima do povo. E ponde defronte dele dois homens filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; trazei-o fora e o apedrejai-o para que morra. E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara. Apregoaram um jejum e puseram Nabote acima do povo. Então, vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade e o apedrejaram com pedras, e morreu. Então, enviaram a Jezabel, dizendo: Nabote foi apedrejado e morreu. E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote e morrera, disse Jezabel a Acabe: Levanta-te e possui a vinha de Nabote, o jezreelita, a qual ele te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto. E sucedeu que, ouvindo Acabe que já Nabote era morto, Acabe se levantou, para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para a possuir."
É muito bom ouvir e conhecermos mais da palavra de Deus, principalmente aos que são dado o dom de pregar, é gratificante poder falar do nome de Jesus e de suas maravilhas. Acima, pudemos observar o caso ocorrido com três personagens específicos, Acabe, o rei, Jezabel, sua esposa e Nabote. Foi um caso claro de cobiça, que nada mais é do que ter inveja das coisas alheias e as deseja-las. Olho grande é cobiça, vemos que ela sempre é acompanhada de uma maldição, como por exemplo: Um dia ainda vou ter um assim, Como a pessoa conseguiu? Eu sou mais capacitado deveria ter recebido e não ela. Esse marido deveria ser meu, por quê ele escolheu ela? 
Quem já não ouviu algo do tipo? A cobiça é uma realidade que muita das vezes mora ao nosso lado, muitos desejam estar na posição que você está, andar no carro que você anda, ter a casa em que você mora, o emprego, a família e os olhares e comentários cobiçadores nos alcançam. Quem cobiça não é feliz com o que possui, e passa a desejar o que os outros tem. Como o rei Acabe, ele não estava feliz com o que possuía, seu reinado não era o suficiente, passou a olhar o terreno do vizinho, e se agradou da vinha dele, e queria tomar para si.
Nabote era homem de Deus, honrava o Senhor e estava feliz com o que tinha, cuidava de sua casa, sua família e sua vinha com todo carinho. Um dia bate a sua porta o rei Acabe, lhe oferecendo uma proposta de compra do terreno. Nabote usou o Senhor como sua testemunha ao dizer, vive o Senhor, que ele não venderia o terreno por ser herança de seus pais. 
Naquela época não se podia vender o que foi deixado por herança, Acabe então vai para casa triste, desgostoso, já não come mais e assim se lamenta com sua esposa Jezabel, a mesma tinha fama de matar os profetas de Deus, ela era o tipo de mulher mandona, tomava atitudes pelo marido, dentro de casa, nos negócios e em tudo o que podia. Acabe mesmo sendo rei, não era firme em suas atitudes, era chorão e fraco.
Jezabel ao ouvir tudo aquilo, manda que ele coma o pão e pare de se lamentar, pois ela resolveria tudo. Sua solução foi escrever cartas aos anciãos, colocando o selo do anel do rei, para entender que era mandato real e usando de mentira, diz que Nabote estava blasfemando contra Deus e o rei, até falsas testemunhas de acusação conseguiu ter, logo após os anciãos tomam a decisão de apedreja-lo como penitência, o que levou um inocente a morte.
Ao saber da morte de Nabote, Jezabel vai ao encontro de seu marido e o deu a notícia e o disse que já poderia tomar a terra, o coração do rei estava tão corrompido pela cobiça, que ele nem se quer perguntou a causa da morte. 
Existem muitos que almejam a sua vida irmão, talvez você nem se dê conta, mas existem aqueles que por trás planejam contra a sua vida, desejam o que é seu, não entendem como você chegou até aqui, só vêem as bênçãos conquistadas, não se apercebem do caminho que já foi percorrido. Amado, aguarde firme no Senhor, porque você não alcançou nem a metade daquilo que Deus tem para sua vida, coisas grandiosas Ele tem para ti, somente persevere e creia.
O rei Acabe servia a Deus por conveniência, não tinha temor e reverência a palavra de Deus, seu coração estava corrompido, almejava as coisas alheias. A Bíblia nos diz que não podemos cobiçar, é bem claro, o verdadeiro cristão se alegra com a vitória do outro e espera no Senhor o que é dele. Seja feliz com o que o Senhor tem te dado, independente da posição social ou do valor em sua conta bancária, seja rico ou pobre obedeça e sirva a Deus com alegria.
Não podemos entristecer o Espírito Santo pecando, erramos todos os dias, mas precisamos procurar ser santos e perfeitos como Jesus. Hoje, há a facilidade de se ter acesso a Bíblia como nunca antes se pode, pelo seu celular você tem a Bíblia completa, já não podemos dar desculpas que nunca ouvimos falar de Deus, Ele vai cobrar no dia do juízo.
Deus não trabalha através da lógica ou da matemática, Ele trabalha através do nosso coração, Ele nos sonda, sabe os sentimentos, os pensamentos, aquilo que você pensa no secreto da sua mente, o Senhor conhece. Portanto, devemos vigiar até os nossos pensamentos, não adianta tentar agir com santidade, se o coração é podre, porque aquilo que o homem  não vê, o Senhor conhece.
O homem que é casado só pode ter olhos para sua esposa, e assim a mulher para seu marido, devemos amar e cuidar de quem Deus nos deu. A vida é muito curta, a Bíblia compara a nossa vida com a nuvem, que o vento leva com rapidez. Muitos não estão se dando conta de como a vida é passageira, perdem tempo alimentando rancores, bolando planos contra os outros, cobiçando as coisas do próximo. Assim foi Acabe, um rei sem pulso firme, chorão que era dominado pela mulher, não era um verdadeiro homem de Deus, aquele que estava cobiçando o terreno do outro, também pode estar aberto para cobiçar a mulher do próximo.
Imaginem Nabote cuidando da terra que foi dada a ele por herança, com todo o carinho, vem um outro com olho grande cobiça e ainda o mata somente para tomar o que era dele por direito.
Nosso Deus é de justiça, o que plantamos colhemos, é a lei da vida, cedo ou tarde chega a nós. Aos que obedecem ao Senhor, colhem as maravilhas dele.
Acabe, Nabote e Jezabel, três personagens que se ligam em uma história trágica, mas o momento do juízo chega. Deus manda Elias, o profeta, que dê uma palavra ao rei e assim o diz: Que Deus iria cobrar dele o que ele havia feito a Nabote, mataria a ele e daria a mulher dele para ser comida pelos cachorros. O rei temeu aquela palavra, se vestiu de pano de saco, o que representava uma grande humilhação, especialmente para um rei, passou dias de tristeza e consagração a Deus. Deus viu seu coração e que o arrependimento era sincero. Elias foi enviado novamente, para dizer que Deus havia visto seu arrependimento e que pouparia a vida dele e da mulher, mas que a maldição cairia sobre seus filhos. O mesmo se alegrou, mas também não se importou com a maldição lançada sobre os filhos, estava feliz porque não morreria naquele momento. Como podemos ver o coração dele ainda estava com sentimentos não puros, não estava sarado mesmo sendo abençoado pela misericórdia de Deus, ele era egoísta, se importava consigo mesmo, nem o sofrimento futuro sobre seus filhos o comoveu.
Devemos guardar acima de tudo o nosso coração, porque Deus nos sonda e não podemos ter caminhos maus. Deus é soberano e nos conhece além do que nós mesmos nos conhecemos, Ele sabe do que pedimos, pensamos e necessitamos. Vigiemos mais nossa vida, nossa casa, nossos pertences, para que os cobiçadores não atentem a nós e não nos venha nenhum mau. Infelizmente a internet tem sido um meio perverso de gerar cobiça, cada vez mais as pessoas tem a necessidade de ostentar o que tem, onde vão, o que comem, as viagens que desfrutam, instantaneamente os posts no Facebook, Instagram e outros meios mostram a vida das pessoas com riqueza de detalhes, vigie amado irmão, devemos guardar nossa vida e nosso coração.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 09 de Janeiro de 2013, culto noturno.

No comments: