Thursday, December 27, 2012

Como está o seu altar?


A Paz do Senhor a todos os amados em Cristo Jesus, nossa palavra hoje é um tanto forte e com certeza somente os crentes verdadeiros aceitarão com bons olhos, mas como guerreiros em Cristo, devemos aceitar o que vem do Senhor, mesmo que seja com dureza, pois a palavra Dele é verdadeira e Deus se preocupa com os crentes que são fiéis.
Iniciaremos então em Gênesis 12:1-10  "Ora o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem;  e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim, partiu Abrão, como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã. E passou Abrão por aquela terra até o lugar de Síquem, até ao carvalho de Moré;  e estavam, então os cananeus na terra. E apareceu o Senhor a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor. Depois, caminhou Abrão dali, seguindo ainda para a banda do Sul. E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra. "
A passagem acima trata sobre o chamado de Deus a Abrão, que na época, Deus não havia mudado seu nome para Abraão. Deus olhou para a vida daquele homem e mesmo já tendo uma certa idade, viu algo diferente, viu um potencial, algo que talvez as pessoas não vissem nele, mas o Senhor percebeu e o chamou para cumprir uma missão muito especial, e o mesmo aceitou o desafio e assim fez cumprir o o que Deus havia determinado. Da mesma maneira somos nós, talvez para o mundo não temos nenhuma importância, não nos vêem com algum valor e muito menos com capacidade para executar algo grande, como Deus fez com Abrão, mas Deus escolhe as coisas loucas do mundo para confundir as sábias, Ele escolhe homens e mulheres, para servirem no Seu grande exército, para cumprirem as promessas Dele e envergonharem o inferno, honrando assim o nome do Senhor Jesus.
Existem muitas pessoas que não conhecem o potencial espiritual que tem em suas mãos, Deus os honra, os dá uma grande chance, os capacita, entrega talvez aquela única oportunidade e as pessoas lançam mão daquilo, não dão o devido valor e perdem o que Deus os deu. Com Abrão foi diferente, ele entendeu o valor do chamado de Deus em sua vida, não olhou para atrás, entendeu que aquela era uma oportunidade única e não decepcionou Deus.
Vimos também falar de altar, assim que Abrão recebeu o chamado do Senhor, imediatamente levantou um altar e assim o adorou. Altar não é qualquer lugar, não é um palco colocado na igreja, não é para ser levado de qualquer forma, altar é lugar santo, de seriedade.
Êxodo 20:24 " Um altar na terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei. "
Por que Deus os mandou fazer um altar de terra? Porque eles eram nômades, ou seja, andavam todo o tempo e a terra poderia ser encontrada em qualquer lugar, e assim não deixavam de adorar a Deus, de ofertar e sacrificar a Ele.
Hoje as pessoas estão perdendo a essência do altar, a essência da adoração, da comunhão com Deus, da expiação de seus pecados, não buscam a Deus como se devem, já não há um altar de oração em seus lares, é claro que não estamos falando de altar onde são colocados santos e velas, bem sabemos que isso não é adoração a Deus, mas sim do lugar, do tempo separado ao Senhor, de entrar na presença Dele, de orar, buscar e adorar ao Senhor. Muitos estão levantando altares para o facebook, para o Iphone, para a tv, a internet, essas coisas do mundo estão tomando o lugar do altar de Deus, as pessoas estão deixando de carregar sua Bíblia, pois tem a Bíblia digital no celular, estão perdendo a essência da adoração. Por isso existem ditos crentes que já não temem o pecado, já esqueceram que é no altar que fazemos conserto do nosso pecado, que oramos e entramos na presença do Pai.
Deus não aceita adoração de murmuradores, existem muitos que estão no altar fazendo a obra de Deus de qualquer jeito, com murmuração, se isso acontece é porque o altar deles já está quebrado faz tempo. Igreja e líderes, tem permitido o altar santo de Deus servir de palanque político, tem servido de comércio, de palco para show evangélico, é inadmissível o que tem acontecido nas igrejas, o altar é lugar santo, é a honra e glória são apenas ao Senhor. 
Êxodo 20:25 " E, se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás." 
Deus mandando levantar um altar de pedras, mas Ele dá os detalhes e nos perguntamos, por quê não altar de pedras lavradas? Porque se escolhessem pedras bonitas, com formatos chamativos, e coloridas, as pessoas deixariam de adorar a Deus para adorar as pedras, até hoje as pedras são usadas como formas de misticismos, adoração, energização e busca de cura e paz espiritual, que somente o Senhor Jesus pode trazer. Deus é sábio, nada supera a sabedoria Dele, desde a antigüidade Ele nos alerta e nos faz entender como devemos o adora-lo. 
Deus é fiel, é verdadeiro, Ele fala e assume o que diz, se a pessoa não quer ouvir a verdade de Deus, é melhor que não pergunte, fique na ignorância.
Êxodo 27:01 "Farás também um altar de madeira de cetim, cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados será a largura(será quadrado o altar), e três côvados, a sua altura." 
Por que o altar de madeira? Para ser um altar portátil, onde o povo fosse levaria o altar e assim poderia adorar, sacrificar, ofertar e expiar o pecado, sem desculpa. Altar é lugar de pureza, de adoração, de poder, de santificação, de ouvir a Deus, pois antes mesmo de você falar com Ele, Ele já está pronto sabendo o que falará contigo.
Êxodo 38:1-2 "Fez também o altar de holocausto de madeira de cetim, de cinco côvados era o seu comprimento, e de cinco côvados, a sua largura, quadrado; e de três côvados a sua altura. E fez-lhe as suas pontas aos seus quatro cantos; as suas pontas formavam um só peça com o altar; e o cobriu-o de cobre." 
O cobre porque era um metal pesado, sustentava o alto calor, crente é feito de fogo, precisa de calor para sempre estar no altar de Deus.
Pudemos então aprender um pouco sobre o altar de Deus, a forma de como fazemos e utilizarmos dessa forma fundamental de adoração ao Senhor. Como a reverência é algo primordial na adoração ao Senhor. Não se pode estar na Casa de Deus sem reverência, muito menos no altar do Senhor, tem que ser ter reverência ao tocar no nome dele, tem que se ter reverência ao subir no altar dele, não pode ser de qualquer forma, é completamente inaceitável vermos mulheres subindo no altar com roupas decotadas, transparentes, alças de sutiã  à amostra. Onde está a reverência? São homens negociando vendas, fazendo comércio dentro das igrejas, tratando de assuntos que não condizem dentro da Casa de Deus, são pessoas dentro da igreja que estão prestando atenção em seus Iphones, Ipads, Ipods, deixando de dar atenção à Deus, ao louvor, à pregação, para acompanhar as fofocas e o entretenimento  do mundo. Onde está a reverência?
Altar é para se ter reverência, purificação, santificação, se lavar dos pecados e clamar a misericórdia de Deus, é ter arrependimento e conserto. Existem crentes que estão com o altar da fofoca, altar da inveja, altar da cobiça, altar da maledicência, altar da murmuração, altar da mentira, altar da prostituição, altar da discórdia e tantos outros. É tempo de acabarmos com a hipocrisia e abrirmos os olhos para a verdade.
Deus não pediu a Abrão que fosse levantado um altar a Ele, pois existem coisas que Deus não precisa falar, você sabe o que tem que fazer, por exemplo: Preciso dar o dízimo todos os meses? É claro, é a lei na Bíblia, você não é obrigado, tem o livre arbítrio, mas é melhor obedecer do que sacrificar, depois não reclame do devorador em sua vida.
Voltando a Abrão, sabe por quê o altar foi levantado em Betel e não em Ai, porque Ai era o lugar do monturo de lixo, Deus o mandou escolher um lugar, e este deveria ser santo, tinha que ser Betel.
Crente é diferente, tem que ser separado, não pode agir da maneira como quer, pensar que a vida é dele, que tem o direito de escolher como deve viver, não é assim, no momento que você faz um compromisso diante de Deus e dos homens, dando a sua vida a Ele, prometendo o servir, obedecer e dar bom testemunho, você já não segue suas ideologias, mas sim vive segundo a lei de Deus. Se você não concorda, não tivesse virado crente, ficasse no monturo de lixo, na vida de pecado que vivia antes, porque para se estar em Betel precisa ter vida consagrada a Deus, ser lavado e remido em Jesus. A Bíblia é a mesma hoje e sempre será, não venha com esse papo que os pastores são radicais, caretas, que os tempos são modernos, que hoje é diferente, não irmão ou você é crente frio ou quente, os mornos Deus vai vomitar, ou você vai servir a Deus, e os ensinamentos da Bíblia, pagando o preço de ser crente, ou vai ser do mundo e ir para o inferno, a escolha é somente sua.
Crente não pode levantar um altar na Casa de Deus, falar glória, aleluia e na rua, no trabalho, na escola, levantar um altar no monturo de lixo. Muitos acreditam que vão para o Céu, que já está tudo garantido, que conhecem Bíblia, estão na igreja há anos, dão dízimo, tomam ceia, conhecem o pastor, o grupo de oração, a doutrina, mas no fundo não conhecem a Deus verdadeiramente, não tem intimidade com o Senhor, não sabem discernir a voz de Deus, conhecer a Deus na profundeza é ter a vida no altar. Deus não vai levar qualquer um para o Céu, muitos vão ser pegos de surpresa e perderão a salvação.
Veja onde está o seu altar, Deus está nos chamando a responsabilidade de sermos crentes, de o servimos de verdade, com seriedade e pureza.
Deus está nos alertando, é o despertar de Deus em nossas vidas, porque Jesus está voltando. Como está a sua intimidade com Deus? Como está o tempo separado para Ele em oração? Jesus não está preocupado com a sua conta corrente, na sua prosperidade financeira, porque tudo vem dele e para Ele, e onde colocarmos nossos pés já é terra nossa, é herança do Senhor, a maior riqueza do homem é a salvação, não podemos perder essa essência.
Pare de levantar altares no monturo de lixo, levante na Casa de Deus, trabalhe mais, busque mais, se esforce mais, evangelize mais, se entregue totalmente a Ele.
Os novos convertidos estão sendo exemplo para os velhos convertidos, que estão dando mal testemunho, que já não são mais espelhos na Casa de Deus, que já andam sem reverência e servem de escândalo. Você tem sido um referencial de cristão? Tem a sua vida atraído pessoas para conhecer a Jesus?
Nós somos e devemos ser exemplos de Jesus na Terra, somos os embaixadores de Cristo, crente não pode beber nem um pouquinho, não pode fumar só um cigarrinho, não pode falar só um palavrãozinho, não pode ter a vida no altar e no monte de lixo, não pode ter um pé no mundo outro na igreja, ou você é crente ou não é, pare de dar mal testemunho do Evangelho, Deus nos chamou para sermos santos como Ele é, para termos novidade de vida e atrairmos mais pessoas com o nosso testemunho. 
Não brinque com Deus, coloque Deus em primeiro lugar em sua vida, Ele honra os seus, mesmo estando cansado do dia estressante no trabalho, não dê prioridade a sua cama e a tv, venha honrar o Senhor estando na Casa dele o adorando. Pois aos que abrem mão de aprender dele porque estão cansados, podem algum dia estar pedindo em oração a Deus para abrir a porta de emprego, pois se encontram desempregados. Servir a Deus é coisa muito séria.
Não traga o lixo do mundo para a igreja, os hábitos pecaminosos de antes para a Casa de Deus, traga sim seus problemas, suas angústias, suas doenças, porque Jesus tem solução para isso.
Devemos entender que tudo foi Deus que nos deu e devemos o glorificar a todo o tempo, não ande com pessoas que não dividem o mesmo altar que você, existem crentes que cedem ao pecado muito fácil, porque andam com não crentes, dai mora o perigo quando você se envolve demais com o ímpio.
A sua vida deve estar no altar do Senhor, estar consagrada em oração, em buscar a Ele, em ouvir e obedecer a voz dele. Pois você é instrumento nas mãos do Senhor, Ele vai te usar para curar o enfermos, libertar o cativo, consolar o oprimido, será através de ti que o Senhor vai fazer uma grande obra assim como fez como Abraão.
Entenda que em certos momentos Deus não falará o que você precisa fazer, a escolha vai estar nas suas mãos, você estará no meio da situação e precisará tomar a situação sozinho, e a mais importante delas talvez seja a escolha de viver no monturo de lixo ou reconstruir seu altar diante de Deus.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 26 de Dezembro de 2012, culto noturno.



No comments: