Sunday, December 2, 2012

Cuidado com a língua, a palavra se faz cumprir!


A paz do Senhor Jesus a todos os nossos queridos em Cristo Jesus, hoje nossa palavra se baseia na vida do Rei Davi e sua família, e em como devemos tomar cuidado com o que sai de nossa boca. Vejamos então no livro de II Samuel 12:1- 08 " E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, entrando ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico tinha muitíssimas ovelhas e vacas; mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela havia crescido com ele e com seus filhos igualmente; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para guisar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre e a preparou para que o homem viera a ele; Então, o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o que fez isso. E a pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu. Então, disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; e te dei a casa de teu senhor e as mulhers de teu senhor em teu seio e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas."
Não é fácil pregar a palavra de Deus, e temos como pregadores as vezes, a vontade de correr, tamanha é a responsabilidade de falar ao povo em nome de Deus. Alertamos aos que são novos na fé e tem chamado para pregar, que busquem a Deus com todo o coração, lendo a palavra e guardando a vida em oração. É muito sério levar a palavra de Deus, existem muitos que levam de criatividade para prender a atenção do povo, mas não vem de Deus, vem do homem, por isso que existe muita heresia e modismo dentro da igreja, igreja cheia não quer dizer que necessariamente o Espírito Santo está agindo ali, não é o barulho que define unção de Deus, pentecostes não é unicamente barulho, Glória a Deus e Aleluia, não quer dizer que há a presença de Deus envolvida. A nossa emoção não pode jamais substituir a ação  do Espírito Santo, os caminhos do Senhor são bem mais altos do que os nossos. Se algo em sua vida não deu certo é porque o Senhor tem algo melhor e ainda maior para te dar.
A língua é o menor órgão do corpo, mas o homem não consegue frear a língua, não há domínio, dominamos os cavalos, mas a nossa língua não, com a mesma língua nós amaldiçoamos e nós abençoamos, nós proferimos coisas boas e ruins, o Senhor fez tudo com o poder da palavra. A palavra é moeda no reino espiritual, aquilo que você fala pode se cumprir. 
Muitas pessoas lançam pragas e palavras malditas sobre os outros e muito pais a seus filhos, hoje já não vemos os filhos pedindo benção aos pais e assim sendo abençoados por eles, já é um costume não muito frequente. A benção nunca é demais, todos gostam de ser abençoados, é algo bom.
O Céu é o paraíso de Deus para o homem, o inferno foi feito para Satanás e seus demônios, devemos permanecer firmes, para assim concebermos a benção de reinar eternamente no céu. A maior benção que o homem pode ter.
Enquanto Deus trabalha, Ele não conversa, Deus age e depois, Ele fala o que fez. O Senhor é soberano e sempre sabe o que está fazendo, embora nós sejamos limitados e não entendemos, não adianta tentar discutir com Deus, pedir auxilio dos profetas de Deus, pois há coisas que Deus quer falar contigo em particular e você precisa esperar o tempo certo de ouvir a Deus.
Davi também tinha língua e Natã recebeu a incumbência de falar para o rei Davi, da parte de Deus sobre o pecado dele. O primeiro mandato de Natã, foi se dirigir ao Rei de Israel para revelar o pecado que estava oculto, tamanha a responsabilidade de alguém que era tão pequeno e humilde comparado ao rei. Se não fosse Deus que o enviara, Natã poderia estar em maus lençóis, poderia suscitar a ira do rei e ser preso ou morto, mas Deus era com ele e quando o crente está na obediência, as portas são abertas.
Ele utilizou de palavras de sabedoria para transmitir a mensagem de Deus para o Rei Davi, assim o fazendo entender de uma maneira que não fosse mal interpretado. Muitas das vezes Deus nos dá a palavra como profetas e devemos interpretar para assim transmitir a mensagem de Deus com propriedade.
Natã então dá a palavra como  forma de fábula, e assim fala a Davi e o mesmo julgou a causa e depois Natã revelou que o pecador no caso era o próprio Davi.
Existem obras da carne e obras do Espírito, todos os cristãos, possuem pelo menos um fruto do Espírito. Davi julgou a causa, dando como sentença a morte a ser paga 4 vezes mais. Temos que ter muito cuidado com a língua, com a tua boca podes amaldiçoar e abençoar. Davi passou dias chorando, jejuando e orando, então o filho do pecado morre, deram a mensagem ao Rei, acabou a esperança, Davi se levantou, se preparou com as vestes reais e foi comer. Parecia que tudo então tinha voltado ao normal, mas Davi havia dito que o pecado fosse pago 4 vezes, essa foi a primeira penitência paga por Davi, faltam ainda três.
A segunda situação foi com Tamar, a única filha de Davi, a princesa do papai, a menina dos olhos dele, pois ele possuía 17 filhos homens, e apenas ela de menina, o sonho de Davi era por certo casar sua filha, a conduzi-la ao altar, como a tradição, porém um de seus filhos, Amnon começa a desejar sua própria irmã, arma um plano para atraí-la até sua casa e assim houve o estupro, e após o ato, ele não gostou, sentiu nojo dela e a desprezou. A que era virgem, vira a vergonha de sua família, morre moralmente, estava discriminada socialmente, não era pura. 
Davi não fez nada com seu filho Amnon, porém o outro filho de Davi, tomou as dores da irmã, Absalão então mata seu irmão  Amnon e vinga a honra da irmã, se cumpre a terceira morte na vida de Davi.
Ainda falta a quarta, para cumprir a sentença. Absalão começa a desejar o reinado do pai, e o declara guerra, mas Davi não quis guerrear com seu próprio filho, no meio daquela situação o filho é morto por outra espada. Acontece então a quarta morte. Se cumpriu a palavra de Davi e o pecado foi pago, agora Davi se encontra sem o filho primogênito para assim reinar em seu lugar. Davi era o homem segundo o coração de Deus, ele era separado e homem de oração, sua oração era constante, buscando a Deus sem cessar.
Davi então buscou a Deus para ter resposta sobre quem herdaria o trono, havia o desejo de colocar Salomão em seu lugar, ele era filho da prostituição de Davi, não era primogênito, Deus ouviu a oração de Davi e Deus amou o menino, ele caiu nas graças de Deus. 
As vezes não entendemos o porquê Deus escolhe e ama alguns de uma maneira tão grande, mas Ele simplesmente escolhe e abençoa aqueles. Então a história da família de Davi começa a ser mudada através da vida de Salomão. Ele era inexperiente, novo em idade, mas sempre ouvia seu pai falar, ouvia os dizeres da Escritura, as promessas de Deus e as palavras de benção que a Bíblia profere para os filhos de Deus. 
Salomão então aceita o desafio, assume o reinado e logo encara o primeiro problema, a fome em Israel, muitas das vezes quando há escassez em sua família, Ele usa a sua vida para rescrever a história de sua família. Deus nos ama, Ele nos abraça, a benção de Deus está sobre os filhos Dele todos os dias, onde você colocar a planta dos seus pés, ali será declarada sua terra, onde você colocar as suas mãos prosperará.
Salomão assumiu o reinado, estava tudo bagunçado, sujo, os familiares de Salomão deixaram tudo bagunçado, desorganizado, e ele aceitou o desafio e fez se cumprir o que Deus o tinha chamado, ele precisava reconstruir o reino de Israel.
Deus usa a sua vida, para reconstruir a história de sua família, utilize a sua língua para ser de benção, não importa o que falam de você, importa aquilo que Deus pensa de você, muitos se levantam contra ti, mas o Senhor é contigo e não te desampara.
Deus amou Salomão, muitas das vezes Deus nos abençoa durante a madrugada, Ele guarda os nossos sonhos, nos protege durante o descanso, e assim Deus prepara o seu dia enquanto você dorme.
Salmos 91:5-7 " Não temerá espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido."
Deus guarda a sua vida todo o tempo, aqui Ele diz que se levantam onze mil demônios no momento em que você se levanta, mas o teu Deus te livra, já fez cair por terra. O livramento vem antes de você acordar. O tempo de Deus é a eternidade, não se preocupe, na hora certa Ele vai falar contigo.
Quando Salomão se levantou no próximo dia, Deus o disse que poderia pedir o que quisesse, ele pediu sabedoria, mas Deus viu o coração sincero de Salomão e deu além do que ele pediu, concedeu riquezas em abundância. No dia seguinte duas mulheres chegaram até Salomão, ambas eram mães e estavam com bebês em seus braços, sendo um morto e outro vivo, brigavam pela criança viva e Salomão cheio da sabedoria de Deus, sugeriu então que o bebê fosse partido ao meio e dado metade para cada uma, a mãe falsa achou muito justo, porém a verdadeira mãe comovida em não ter seu filho morto, cedeu para que a mãe impostora cuidasse dele, Salomão através desse ato percebeu que se tratava da mãe legitima da criança e concedeu a ela o direito de ficar com o bebê. 
A língua de Salomão agora era usada para abençoar a vida das pessoas, Deus muda a história da família dele, e assim também com nossa vida, através da sua vida Deus muda a história da sua família. Deus não vai te desamparar.
Faça como Salomão, peça a Deus com fé e não duvide, porque o Senhor vai fazer sim em sua vida, porque o relógio de Deus é para hoje. O tempo da benção e da mudança é hoje, o teu Deus pode! E vigie a sua língua, profira palavras de benção e confie no Deus que faz delas uma realidade.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 28 de Novembro de 2012, culto noturno.

No comments: