Sunday, July 1, 2012

Não temas, das coisas que irá padecer!


A paz do Senhor Jesus a todos os filhos e filhas do Senhor. Nossa palavra hoje, se inicia em
Apocalipse 2:1-11, que nos diz: " Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiças de ouro. Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém contra ti, que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o castiçal, se não te arrependeres. Tens, porém, isto: que aborreces a obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. E o anjo da igreja que está em Smirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu. Eu sei as tuas obras, e a tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas: O que vencer não receberá dano da segunda morte."
Essa mensagem cairá como uma luva para muitos irmãos, há palavra de Deus para os nossos corações, estejamos atentos a mensagem que o Senhor tem preparado para nós. 
João foi ordenado pelo Senhor para que pudesse escrever aquilo que Jesus tinha destinado para as igrejas da Ásia. Acima, temos o trecho de Apocalipse, esse anjo da igreja mencionado, não é um anjo normal, mas sim o pastor da igreja, até porque nenhum anjo é destinado para realizar e participar da santa ceia do Senhor, isso não existe, portanto aqui realmente nos fala do pastor.
Jesus diz ao pastor, que conhece a ele, conhece as obras realizadas por ele, sabe o que ele tem feito pela  Casa de Deus, como tem agido com paciência e fidelidade, sabe das lutas, das dificuldades, das perseguições, conhece o deitar e o levantar do seu servo. E assim é,  com cada um dos filhos e filhas do Senhor.
Smirna era uma cidade rica, não eram todos que ali podiam morar, era uma cidade próspera e seleta. Mas, por quê então que Jesus os disse que eram pobres, sendo ricos? 
2 Coríntios 8:15 " Como está escrito: O que muito colheu não teve demais, e o que pouco, não teve de menos."
Ai está a resposta, os irmãos de Smirna acabavam sendo pobres pois eram semeadores na obra, eles repartiam suas riquezas com os irmãos de outras igrejas, ofertavam na obra. Quando ofertamos para ajudar algum irmão que está precisado, Deus nos abençoa ainda mais.
Acima, vemos a citação da palavra blasfêmia, que seria o falar mal de alguém, dizer coisas negativas sobre uma pessoa. Realizar literalmente a obra de Satanás, trazendo fofoca e discórdia no meio.
Entendemos que João estava na ilha de Patmos, e Jesus os deu todas as palavras para que fossem escritas para as sete igrejas da Ásia, foi um mandado, Jesus falava e João escrevia. Os versos são destinados aos irmãos dessas igrejas, não que algumas coisas não se aplicarão para nós nos dias atuais, porém o objetivo eram aquelas igrejas.
Jesus os revelava que eles iriam passar por um período de grande tribulação, eles iriam ser presos por enviados da parte do diabo. O diabo tem poder para mexer nas autoridades de um país, por isso vemos tantas aberrações no meio político e jurídico. Por tanto, os irmãos seriam presos, mas os dias estavam contados, passariam 10 dias na prisão, uma cela fria e apertada, seriam dias difíceis, de muita tentação da parte do diabo, tentando ver os irmãos negarem a Jesus, a desistirem da fé e adorarem a outros deuses estranhos.
Mas, havia uma promessa lançada para eles, se eles pudessem suportar essa tribulação, receberiam a coroa e assim morariam no Céu. O objetivo deles, era envergonhar o diabo, mostrar que eles eram vencedores em Cristo, se mostrando fortes e fiéis até o fim, sendo honrados pelo Senhor no final. O Senhor não envergonha o crente, no final quem sorri somos nós.
Eles confiavam no Senhor, sabiam que o período de tribulação iria passar, que eles veriam ao Senhor e receberiam a salvação eterna. Já tinha sido revelado da parte de Jesus, eles conheciam o que iria acontecer e a promessa da recompensa da parte do Senhor. O que Jesus fala, Ele cumpre, do jeito que Ele fala, Ele faz perfeito. O diabo pode se levantar, mas ele se levanta para cair, porque a vitória já é nossa, em Cristo Jesus.
Aquilo que o Senhor nos fala, devemos anotar, assim como Ele fez com João, o mandando escrever, pois Ele é fiel para cumprir o que fala, e quando o diabo vier te tentar, jogar desânimo, tentar abalar a sua fé e fazer você desistir, você leia aquilo que o Senhor te disse e renove as suas esperanças.
Sempre existe um crente pessimista no seu meio, aquele que não crê da mesma forma que você, que acha que você vai demais na igreja, que sonha demais, que não é bem desse jeito. Mas, não ouça os homens de pouca fé, não ouça os enviados da parte do diabo, o assunto de Deus é particular contigo, aquilo que Ele te prometeu foi para ti, creia na palavra, relembre a sua alma, se encha de Deus, a tribulação tem dias contados.
Deus conhece bem os seus filhos, por isso que aquele irmão que talvez você nunca espera te entregar uma palavra de Deus, que talvez nem seja tão espiritualmente usado pelo Senhor, que não seja tão experiente na fé, é ele quem está a seu favor, quem Deus vai e usa no momento da sua tribulação,  ele te liga e te entrega aquela palavra de Deus, que te renova, que te enche de alegria novamente, faz te lembrar o que Jesus te falou. Talvez aquilo que ele falou, para ele não tenha tanta importância, mas para o que ouve entra com toda alegria no coração, dando o refrigério que alma precisa.
A pessoa quando está morta, ela não pode ouvir, não pode se defender, as pessoas podem falar e fazer o que quiser contra ela, ela já morreu mesmo, assim é o crente, Jesus anestesia o crente, ele deixa de ouvir o que falam de mal dele, todas as blasfêmias são ignoradas, as palavras de desânimo não entram no seu ouvido, ele morre para o mundo, e para aqueles que não dividem a mesma fé.
Escreva tudo o que o Senhor falar para ti, Ele dá prazo para realizar as promessas, se falou dentre 6 meses que acontecerá milagres da parte dele, a sua vida será transformada, pode acreditar, porque irá acontecer, Ele não é homem que minta e realizará pois o Senhor glorificará o nome dele na sua vida. Permaneça firme, seja humilde no Senhor, não deixe a soberba entrar no seu coração, o Senhor te protege, está contigo todos os dias, Ele não te desamparará, aquele que te chama para obra, te capacita.
Existem momentos que o diabo toca na sua vida, toca na igreja, Deus permite, para provar a fidelidade do seu coração, para ver onde está a sua fé. Somente para trabalhar na vida do crente, para te amadurecer espiritualmente, e te fazer crescer.
O Senhor vai te ensinando a ter paciência, a ser mais humilde, a perdoar, a não guardar rancor, a cegar a visão para coisas que possam atrapalhar a sua fé. O Senhor conhece as suas obras, o diabo não desiste de pelejar contra a sua vida, mas o seu problema não é maior que o teu Deus, Ele tem solução, Ele conhece as suas lutas, as suas fragilidades, conhece a sua pobreza, mas tu és rico e não sabes. Tende bom ânimo, Jesus venceu o mundo, venceu a morte, e Ele te fortalece para vencer também, seja fiel até morte, assim como aqueles irmãos, eles tinham os dias contados, estavam presos e condenados à morte, mas sabiam que herdariam a vida eterna.
O único lugar onde não teremos lutas, desafios e problemas, é no Céu, é lá que vamos ter abundância de paz e alegria, mas você tem que ser fiel até à morte, Deus quer salvar a todos, mas só os fiéis até o fim poderão ter esse privilégio, a porta é estreita. Só receberá a coroa, e não passará pela segunda morte os que vencerem as tribulações. Somos vencedores e vitoriosos em Cristo, mas para haver vitória, há luta, se você desistir nas dificuldades, nunca poderá chegar até o pódio da sua vitória. Pelejarão contra você, mas não prevalecerão.
Tudo o que você precisa para vencer, está na Bíblia, se você acha que Deus não fala contigo, não consegue se lembrar de nenhuma promessa, leia a sua Bíblia, existem mais de 700 promessas lá.
Mateus 5:3-8 : " Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; " Deus promete que te dará o reino dos céus: promessa de mesmo chorando, Deus te consolará; Deus te fartará de justiça, e levantará sempre alguém mais forte para ter misericórdia de ti; os santos sendo limpos de coração, verão a Deus, receberão o reino dos céus, Deus mais uma vez te promete a vida eterna.
Rejeite o mal, toda a espada, toda a seta que o diabo tem lançado contra ti, não te acertará, pois o Senhor te protege, é o teu escudo. Os 10 dias que os irmãos passaram na prisão, hoje não foram nada para o que eles estão vivendo no Céu. Deus os diz para não ter medo, assim como Ele disse para o povo de Israel, se eles temessem na peleja, o próprio Senhor colocaria medo neles. É Deus que cuida da sua vida, não precisa ter medo, somente confie nele, Ele conhece a ti, conhece as suas obras e nunca vai deixar a sua vida, a peleja não dura para sempre, não transfira o seu problema para outra pessoa, a luta que é sua, é sua, enfrente e vença com o Senhor, é Ele quem te honra no tempo certo. Mas, você precisa ir até o fim, até a morte, ter a sua vida digna diante dele, sem pecado e em santidade, não perca o temor, o compromisso do Senhor é com a palavra, não é com o homem.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 27 de Junho  de 2012, culto noturno.


No comments: