Sunday, July 29, 2012

É o tempo da colheita.



A paz do Senhor Jesus seja com todos, hoje nossa palavra falará sobre alguns deveres e direitos que o cristão possui e a forma como Deus fala diretamente com aqueles aos quais, Ele escolheu.
A Bíblia nos diz que, não devemos comer e/ou beber nenhum tipo de sangue, ou seja, nos é expressamente proibido ingerir sangue seja de qual espécie. Por tanto, pratos típicos como chouriço, galinha à molho pardo e sarapatel, devem ficar fora do cardápio do cristão, que obedece a Deus e fica longe dessas maldições. 
Porém, na Bíblia você não encontrará nenhum versículo que dirá que você não pode tomar cachaça, vodka, whisky, fumar cigarro ou cheirar uma trilha de cocaína. Na época que a Bíblia foi escrita, essas coisas não existiam, mas lá menciona sobre o vinho e as bebidas fortes. O nosso corpo é o templo do Espírito Santo, essas coisas pertencem a esse mundo, o maligno pertence a esse mundo, o crente deve agradar a Deus e ficar longe do que agride ao corpo e a mente dele. Deus nos dá o livre arbítrio para decidirmos o que achamos certo ou errado, Ele não precisa deixar um aviso para tal, nossa própria consciência nos alerta. Ninguém chega para um policial e diz, é eu acabei de fumar dois cigarros de maconha, ou acabei de experimentar cocaína, você tem vergonha de dizer essas coisas, você faz escondido e sabe que é um pecado. Tem certas coisas que Deus deixa para você mesmo discernir o que é bom ou não para ti, não venhamos dar desculpas para nosso pecado, antes venhamos vigiar e procurar a santidade e a obediência.
Isaías 45:1-3 " Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela sua mão direita, para abater as nações diante de sua face; eu soltarei os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro. E te darei os tesouros das escuridades e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome." 
Ciro não conhecia a vida do crente, não conhecia a Deus, era um gentio, ou seja, não tinha linhagem judia, assim como nós não temos. Porém, Deus o ungiu, o deu promessas grandes, tudo o que Deus promete é grande, profundo e inacreditável. Esse é o nosso Deus, que faz coisas grandes, profundas e inacreditáveis, vai além da visão humana.
Quando Deus diz, a seu ungido, quer dizer, aquele que eu tenho separado, o que tem escolhido. Ciro  aqui representa à igreja, a cada um de nós. Deus nos toma pela mão direita para abater as nações diante de nós, soltará os lombos dos reis, para abrir diante de nós as portas e elas não se fecharão. 
Esse segurar pela mão direita, é o segurar como o pai segura seu filho para atravessar a rua, é pelo pulso, onde mesmo que você se mexa e tente se soltar, você não consegue. Assim faz Deus conosco, nos segura para que não venhamos a sair das mãos deles e quando Ele decide nos abençoar nada pode impedir.
No verso 2 acima, Deus diz que Ele irá à frente de nós, quebrará as portas de bronze e despedaçará os ferrolhos de ferro, dará as riquezas encobertas para que todos saibam que esse é o Deus de Israel, que nos chama pelo nome.
O Senhor tem a chave da morte e do inferno, mas Ele colocou nas nossas mãos os tesouros escondidos e as riquezas, Ele está contigo!
Muitas bênçãos nós não nos damos conta que temos elas nas nossas mãos, mas quando nos apercebemos,  que temos essa benção já é nossa, começamos a tomar e a usufruir.
Levíticos 25:13 " Neste Ano de Jubileu, tornareis cada um à sua possessão." Esse aqui é o ano de jubileu, é o período de festa, Deus gosta que o povo dele faça festa.
Versos 18 e 19 " E fazei os meus estatutos, e guardai os meus juízos, e fazei-os; assim, habitareis seguros na terra. E a terra dará o seu fruto, e comereis a fartas e nela habitareis seguro." Isso chama justiça.
Levíticos 25:3 - 4 " Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás a sua novidade. Porém, ao sétimo ano, haverá sábado de descanso para terra, um sábado ao Senhor, não semearás o teu campo, nem poderás a tua vinha."
Em outras palavras, um ano inteiro sem plantar, Será que dá para viver desse jeito? Trabalhar 6 anos e no sétimo ano não trabalhar olhar a terra sem poder plantar.
Verso 9 " Então, no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no Dia da Expiação, fareis passar a trombeta por toda a vossa terra."
Aqui o mês sétimo quer dizer setembro,  o povo passava por várias lutas, provações, sofrimentos e angústias. E assim, é com o povo de Deus até hoje, eles conheciam a Deus e sabiam que se obedecessem, o Senhor providenciaria todas as coisas. Não se preocupe irmão, Deus está no controle de todas as coisas.
Versos 21 e 22: "Então, eu mandarei a minha benção sobre vós no sexto ano, para que dê fruto por três anos. E, no oitavo ano, semeareis e comereis da colheita velha até ao ano nono; até que venha a novidade, comereis a velha."
Que coisa linda é esse versículo, o quanto Deus é fiel e realmente é o nosso provedor. Aquilo que você plantou há 6 anos atrás, você colherá nessa ano, é o Senhor quem está cuidando.
Deus mandou providência para o povo durante 3 anos inteiros, não havia como plantar, mas eles obedeceram e colheram os frutos durante estes três anos de escassez e não faltou porque Deus cumpre com sua palavra. Assim é conosco, em tudo vemos a provisão de Deus em nossas vidas, e agora é o tempo da colheita, comece a colher os frutos do que você tem plantado, esse é o tempo de Deus em sua vida.
Isaías 45:03 " E te darei os tesouros das escuridades e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome."
Deus te dá a riqueza material, não o luxo e a ostentação do mundo, mas Ele te dá a riqueza escondida para que o nome dele seja glorificado em sua vida, aqui fala realmente da riqueza material, não são as bênçãos espirituais, o teu tesouro está guardado no Céu, e quando o Senhor verifica que é a hora de te abençoar, Ele envia diretamente em suas mãos, no tempo certo, no tempo que você precisa, Ele é tremendo e sua sabedoria é infinita, o Senhor sabe o que está fazendo, apenas descanse.
No verso 7 e 8 de Isaías: " Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas essas coisas. Destilai vós, céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza-se salvação, e a justiça frutifique juntamente; eu o Senhor as criei."
Há uns Deus abate e a outros Ele exalta, o Senhor está trabalhando em prol daqueles que nele confiam. Mais uma vez no verso acima, Deus prova que Ele está no controle da situação, que trabalha por nós. Devemos parar de dar conselhos a Deus, Ele sabe o que está fazendo, deixa Deus trabalhar. Ele é Deus desde a eternidade, Ele antes de formar o homem, já sabia como agiria e como criaria todas as coisas, Ele te chama pelo o seu nome desde antes de você nascer, Ele é Deus todo poderoso, é soberano e sabe muito bem o que está fazendo, deixe na mão dele amado.
A situação que você está passando, não é de hoje que Ele tem conhecimento a respeito, Ele sabe como e a hora de agir. Deus desde muito tempo não entra na batalha se não for para vencer, não existe uma batalha que Deus colocou as mãos e saiu derrotado. Mesmo você na dificuldade, passando por luta, em meio as lágrimas, continue crendo e permita Deus ser o seu cavalheiro, aquele quem vai agir segundo a vontade dele, sabendo que vai operar o melhor, não deixe ninguém dar palpite na sua vida, Deus faz a sua história ser bem melhor do que qualquer um possa fazer.
Deus escuta a oração da igreja, esse clamor em conjunto que a igreja levanta, chega de maneira especial para Deus, Ele ouve e responde com prontidão.
Deixe Deus agir em sua vida segundo a vontade dele, tire a sua mão, Ele sabe como operar por ti. Ele sabe qual será o fim dessa história, já está registrado desde a antigüidade, e aqueles que forem fieis até o fim, receberão a coroa da vida, fique firme.
Deus sabe a sua estrutura, é por isso que Ele permite você passar por essas situações, para que você aprenda e saiba como confiar nele, parece que com o tempo a provação vai ficando ainda pior, mas é porque Deus sabe que você pode suportar, já já a prova vai passar e depois será só vitória, agüenta mais um pouquinho, a chave do tesouro já é sua, são 6 anos de plantação, para 3 anos de colheita, 3 anos de vitória e benção é bastante coisa, espere no Senhor e desfrute do refrigério de Deus.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 25 de Julho de 2012, culto noturno.


No comments: