Friday, March 18, 2011

As lamentações de Jeremias!

A paz do Senhor Jesus a todos os nossos queridos irmãos, hoje falaremos sobre o profeta Jeremias.Nenhum   livro por melhor que seja consegue se comparar a  Bíblia. Alguns tentam anexar ou fazer comparações com a Bíblia, mas sem nenhuma lógica ou direção verídica, alguns tem escrito livros para suas próprias doutrinas, mas não se pode e não se consegue fazer nenhuma comparação com a verdadeira e única palavra de Deus. Deus e' perfeito, sem falhas, assim como a palavra que Ele nos deixou, que e' a Bíblia, nos devemos pedir direção do Espirito Santo para assim termos o entendimento da palavra de Deus.
Hoje no's temos o privilegio de possuir 66 livros da Bíblia, alguns livros pertencentes a Bíblia foram perdidos, alguns pergaminhos sagrados ainda não foram achados, mas o que temos hoje e' suficiente para entendermos e termos a diferença de como agir e termos nossa salvação.
Toda a palavra de Deus e' destinada seja para corrigir, nos trazer conhecimento, tirar nossas duvidas, nos exortar, nos alegrar, nos aconselhar, nos consolar, ha' palavra para todas nossas necessidades na Bíblia.
Adão confiou em Eva, no paraíso, a deixou livre por la' , não vigiou os caminhos de Eva e ela foi tentada pelo diabo, Deus desde os primórdios da Terra, nos deu o livre arbítrio para assim escolhermos nossos caminhos e a melhor atitude para nossa vida, o que devemos e' VIGIAR, a palavra de Deus nos diz que nem tudo e' licito, nem tudo convém, por isso devemos vigiar e procurarmos nos separar do mundo.
E de acordo com a nossos atos, aqui nesse mundo também e' no reino espiritual, tudo o que fazemos temos que receber as conseqüências sobre, seja em bons atos ou ruins.
Jeremias foi um pregador que em 33 anos de ministério, so' conseguiu converter 3 pessoas através de suas pregações. Por isso ele escreveu o livro de Lamentações.
Amados, a murmuração e' diferente da lamentação, o lamentar vem com o arrependimento, com o choro, com o quebrantamento, com um sentimento de insatisfação pelo o feito.
Em Israel, o profeta Jeremias paga pelo povo, aqui em Lamentações, o profeta pagou junto com o povo por toda a murmuração deles, por isso no capitulo 01 de Lamentações o profeta começa o texto se lamentando, porque o povo teria naquele momento iniciar a pagar impostos, a nova lei implementada.
O pecado do povo estava se alastrando de forma estrondosa e Jeremias vendo tudo aquilo, se lamentou e os pecados foram de A - Z, ele tentou mostrar ao povo que a culpa era deles mesmo por aquela penitencia, Deus não era o culpado como eles pensavam. Muitas das vezes murmuramos e colocamos a culpa em Deus por nossos próprios erros ou atitudes.
Jeremias se lamentou pelo povo, se arrependeu por eles, reconheceu as falhas deles, e a lamentação vem com o jejum e a oração.
E ha' momentos em nossas vidas que o olheiro quer concertar o vaso, e não adianta o outro se meter, tentar orar ou interferir no que Deus tem que fazer, para que não sobre nada para ti.
Ha' momentos que e' melhor, sermos sinceros com Deus, e nos lamentarmos com Ele, porque a murmuração somente atrapalha o agir de Deus conosco, mas como falarmos com Deus, Ele nos atendera' e Ele tem uma maneira diferente de ouvir, agir, tratar com cada um. Ele e' Deus o todo poderoso, que fala conosco de forma diferente, mas fala, seja em sonho, em revelação, através de um irmão da Igreja, da palavra Dele, mas Ele fala.
Em Lamentações 2: 9 " Abateram as suas portas; ele destruiu e quebrou os seus ferrolhos; o seu rei e os seus príncipes estão entre as nações onde não ha' lei, nem acham visão alguma do Senhor os seus profetas".
3:9 " Fez - me como urso de emboscada, um leao em esconderijo." 
3:31 - 33 " Porque o Senhor não rejeitara' para sempre. Pois, ainda que entristeça a alguém, usara' de compaixão segundo as a grandeza das suas misericórdias. Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens. "
Esses versículos nos mostram que o profeta estava em momentos ruins, de dificuldade. Não existe um urso emboscado, urso esta' em ataque, pronto para se defender em todo tempo, mas era assim que o profeta se via, encoado como o urso.
O que Jeremias nos fala e' que apesar de suportar todo o erro, mesmo assim eles continuavam com suas próprias vidas e deviam dar glorias a Deus pela misericórdia que estava tendo com eles. Independentemente do que seja, do que esteja passando, continue dando gloria a Deus, não murmure!
Em Lucas 15:11 - 32 vemos a parábola do filho pródigo. O filho mais novo chegou cheio de atitude, se revoltou com a situação que estava vivendo, cansou das regras e queria a parte da herança que herdaria quando o pai falecesse, porem ainda era vivo, e assim iria viver sua própria vida, curtir com o dinheiro, era jovem e se achava no direito de fazer aquilo naquele momento. O pai vendeu as terras, e assim dividiu a herança entre os filhos e enquanto as terras eram vendidas e o dinheiro acumulado para a repartição do mesmo, o filho ficou em casa, sem trabalhar, apenas esperando o momento de seguir com seus planos. Imagine a situação daquele pai perante a cidade e consigo mesmo, tendo que tirar o que era dele para ficar sem nada e dar aos filhos, somente para agrada-lo, o filho mais novo estava murmurando da situação, se indignou e reclamou ao pai, não estava lamentando, e sim murmurando e quando foi feito, ele se perdeu em seus próprios desejos, gastou todo o dinheiro desenfreadamente, sem sabedoria, perdendo completamente tudo, sem amigos, dinheiro, dignidade, teve que cuidar de porcos, o que era algo abominável ao israelitas que nem mesmo podiam comer o porco, que dira' cuidar dele. Passou necessidades, chegou ao fim de tudo, foi humilhado e assim preferiu se redimir com o pai e ter a boa comida que era dado na casa do pai e assim fez e foi recebido com alegria e festa por seu pai.
Mas agora analisando por outro lado, o lado do filho mais velho, no verso 27, vemos o decorrer da historia, ao chegar em casa do trabalho cansado e se depara com toda a festa, com todo o gasto de seu próprio bolso para festejar o retorno do filho que causou intriga e humilhou a família.
Esse filho mais velho representa o Senhor Jesus, que pagou toda a festa, quem se sacrificou, para que então recebêssemos ter a vida eterna, ter um corpo glorificado e poder desfrutar do reino dos Céus. Mas os murmuradores não chegarão aos Céus,  não murmure, e' entendivel que você se lamente, mas não murmure contra o seu Deus, aquele que nos ama, mesmo quando não entendemos, o mover de Deus em nossas vidas, quando Deus fecha uma porta para a gente e' porque outra la' na frente serra' aberta, um portão te esperando.
Deus e' fiel e na hora certa Ele vai nos honrar, não desista do caminho de Deus, fique firme e esperando no nosso Deus vivo.Ele faz, mas espere Nele.

Que Deus abençoe a todos!
Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 03  de Marco  de 2011, culto noturno.

No comments: