Monday, April 20, 2015

“Uma pessoa inteligente aprende com seus próprios erros e acertos. Uma pessoa sábia aprende com os erros e acertos dos outros.” Qual é você”?


                "Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia." (1 Cor 10:12)
Queridos irmãos e irmãs na fé, confesso que este versículo veio à minha vida como uma brasa viva e nunca saiu do meu coração. É uma realidade de um cristão carregando sua própria cruz." E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:27". Paulo é o autor do livro de Coríntios, a qual este lindo versículo pertence. Quatro anos antes de escrever a carta de 1 Coríntios, o apóstolo Paulo passou 18 meses em Corinto, então ele estava intimamente familiarizado com a Igreja e muitos dos seus fiéis. Em 1 Coríntios 5: 9, ele nos mostra que esta não foi a primeira carta que ele escreveu para a igreja, portanto, 1 Coríntios é a segunda carta que Paulo escreveu inspirado por Deus. 
Paulo estava em Éfeso por mais de dois anos, em sua terceira viagem missionária, quando recebeu um relatório preocupante de brigas dentro da igreja de Corinto, um relatório que recebeu de pessoas associadas a um dos seus membros, Chloe (1 Coríntios 01:11). A igreja que ele fundou tão recentemente (Atos 18: 1-17) já havia desenvolvido divisões profundas, uma situação que exigia uma ação imediata.
Embora, comecei com o verso que eu uso na minha caminhada diária de fé com Jesus Cristo, vamos entender porquê Paulo disse tais palavras sábias. No começo de 1 Coríntios 10, vemos como o apóstolo Paulo nos alerta sobre as conseqüências terríveis e graves do pecado. Ele também nos faz um desafio a evitar o pecado e perseverar em nossa vida cristã. Em 1 Cor 9: 24-27, Paulo compartilhou que ele se esforçou para manter-se firme, porque ele não queria acabar sendo desaprovado por Deus. O que ele considerava uma possibilidade em sua própria vida, ele apresenta-se agora com uma triste realidade na vida do povo de Deus no Antigo Testamento. Paulo nos dá uma grande lição de história, com o propósito expresso de aprender com o passado.
No início de 1 Cor 10: 1-4 " ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.  E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,  E todos comeram de uma mesma comida espiritual,  E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.  O Apóstolo Paulo diz aos corintos, que eles foram abençoados com as mesmas bênçãos espirituais como Israel do Antigo Testamento, isso também se aplica a nós também. Paulo explica, no versículo 5: "Porque eu não quero que ignoreis, irmãos, que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar; e todos comeram do mesmo alimento espiritual; e todos beberam da mesma bebida espiritual, porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia; E a pedra era Cristo. "Esses versos esclarecem que os israelitas que saíram do Egito e vagaram pelo deserto por 40 anos alguns foram salvos. Eles haviam observado Páscoa, que foi um ato de fé, e tinha saído do Egito, uma imagem da salvação. No Egito eles eram escravos, nós escravo do pecado. (João 8:34)
Como Israel no Antigo Testamento, recebeu muitos privilégios espirituais. Da mesma forma que Israel estava "debaixo da nuvem," temos experimentado proteção e orientação de Deus. Da mesma forma que Israel "passaram pelo mar," temos "passou da morte para a vida" (João 5:24). Da mesma forma que Israel foram "batizados por Moisés," fomos "batizados em Cristo" (1 Cor 12:13). Da mesma forma que Israel comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual, nós celebramos a Ceia do Senhor (1 Cor 11: 17-34) Da mesma forma que Israel foi "seguido" por Cristo, Cristo nos acompanha (Hebreus 13: 5).
Agora vem a a grande realidade. Até qual degrau você leva a sério os privilégios que Deus nos deu? Você pode sinceramente dizer que tem temor por ter sido salvo? Você as vezes pensa que de toda as pessoas na história do mundo,  Deus escolheu especialmente você, para ser salvo?
Depois de descarregar os privilégios espirituais do povo de Deus, Paulo faz uma transição para um contraste surpreendente. Apesar de numerosas bênçãos ( 10 : 1-4), Paulo escreve em 10: 5: "No entanto, com a maioria deles Deus não estava bem satisfeito; pelo que foram prostrados no deserto. Mais de dois milhões de pessoas saíram do Egito, mas apenas dois adultos (Josué e Calebe) foram autorizados a entrar na Terra Prometida. Literalmente, os seus cadáveres estavam espalhados pelo deserto. Estes indivíduos foram tragicamente desclassificado pela morte. Eles não perderam o que tinham, mas eles perderam a recompensa que Deus queria dar-lhes.
O melhor exemplo disso é Moisés. Obviamente, Moisés foi salvo, mas por causa da desobediência (Nm 20:12), ele não entrou na terra permitida. Se isso pode acontecer a Moisés, ou seja, não recebeu a promessa de Deus, isso pode acontecer com você e comigo, nossa maior promessa é a vida eterna. Temos de nos humilhar e levar Deus muito a sério.
Em 1 Cor 10: 6-11, Paulo nos da um aviso coletivamente. Paulo resume a história dos 40 anos de peregrinação no deserto, que mostram um padrão de desclassificação e desobediência do povo.
Ele nos diz o que é importante para entendermos. Observe para a primeira declaração, em 1 Cor 10: 6: "Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, para que nós não almeja coisas más, como eles cobiçaram." Agora observe em 1 Cor 10:11: "Ora, estas coisas aconteceram a eles como um exemplo, e foram escritas para nossa instrução, sobre quem os fins dos séculos têm chegado. " Paulo nos orienta a ter o povo de Israel como exemplo, porque há o perigo de que nós também caiamos em pecado, como Israel e ser desclassificado da nossa recompensa.
Antes de olharmos para os quatro pecados em 10: 7-10, é importante observar a fonte de todos os esses males - "desejo de coisas más" em 1 Cor10: 6 foi um episódio que aconteceu há cerca de um ano depois do Êxodo (Nm 11). Israel tinha sido dada a lei, que tinham construído o tabernáculo, e eles começaram a viajar.
Vamos agora olhar para os quatro pecados Paulo menciona em 1 Cor 10: 7-10.
1) A idolatria:
Em 1 Cor 10: 7, Paulo escreve: "Não seja idólatras, como alguns deles foram; como está escrito, "o povo sentou-se para comer e beber, e levantou-se para jogar." A idolatria que Paulo está se referindo ocorreu durante a entrega da lei no Monte Sinai (Êxodo 32). Enquanto Moisés passou 40 dias na montanha, o povo ficou com medo e inquieto. Eles começaram a desconfiar de que Deus existia, e eles perguntaram Arão para criar um deus para eles adorarem. Em grande fraqueza, Arão cedeu e criou o bezerro de ouro. O resultado foi uma orgia com muita bebida alcoólica e comida em excesso. Da mesma forma, os coríntios eram culpados de idolatria através de suas festas do templo (1 Cor 10: 14-22).
Para você e eu, a idolatria é colocar algo ou alguém em lugar de direito de Deus em nossas vidas. Qualquer coisa pode se tornar um ídolo, podemos criar ídolos religiosos, porque estamos com medo da intimidade com o Deus vivo do universo, uma fé material, ao invés de espiritual e invisível.
2) Imoralidade: 
Em 1 Cor 10: 8, Paulo escreve: "Também não vamos agir de forma imoral, como alguns deles fizeram, e vinte e três mil caíram num só dia." A imoralidade sexual do povo de Deus continua através da sua errância no deserto. Mais tarde, em seu progresso através do deserto, os israelitas praticaram imoralidade quando participou de uma das festas religiosas, os moabitas "(Números 25: 1-9). Como os israelitas, os corintos também eram culpados de imoralidade sexual. Um de seus membros estava tendo um caso com sua madrasta (1 Cor 5: 1-2), e outros tiveram que ser comandado para fugir da imoralidade sexual (1 Cor 6:18).
Paulo quer que saibamos que a imoralidade sexual pode nos impedir de ter a vida eterna. Temos visto isso se repetindo no mundo cristão atual. Persevere em seus votos de casamento. Se você é solteiro ou solteira, fique puro e espere em Deus para lhe fornecer um cônjuge. As consequências podem ser graves quando você toma uma atitude com suas próprias mãos. No entanto, se você esperar em Deus, Ele vai recompensá-lo com um maior de intimidade com Ele e bençãos vindas dele.
3) Provocação a  Deus: 
Em 1 Cor 10: 9, Paulo escreve: "Nem tentemos o Senhor, como alguns deles fizeram, e foram destruídos pelas serpentes" Em Números 21, os israelitas testaram a  Deus, testando sua paciência. Eles continuaram a reclamar, mesmo que Ele fielmente fornecia para eles (Números 21: 4-9). Sua provisão de maná e água era inadequada do seu ponto de vista, e rejeitando-lo (Números 21: 5) Com o resultado, de que, Deus destruiu eles com serpentes!
Assim como Israel, o corintos tinham dado provas de estar insatisfeitos com a provisão de Deus. Em primeiro lugar, os coríntios estavam descontentes com os servos de Deus (1 Cor 1:12). Em segundo lugar, repulsam a Deus com sua arrogância pecaminosa (1 Cor 4:18; 8: 1). Em terceiro lugar,  indicaram insatisfação com a Ceia do Senhor, participando de festas pagãs (1 Cor 10: 14-22). Em quarto lugar, os coríntios estavam divididos sobre as distinções de classe (1 Cor 11: 17-34). Podemos testar a Deus de maneira semelhante também. Quando fazemos isso, corremos o risco da mão castigadora de Deus nos tocar, para aprendermos a ser mais gratos e não contestarmos a Ele. Paul oquer que saibamos que a idolatria pode nos impedir de terminar bem.
4) Reclamação: 
Em 1 Cor 10:10, Paulo escreve: "Nem murmureis, como alguns deles fizeram, e pereceram pelo destruidor." Tragicamente, a imagem de resmungos caracteriza toda a experiência no deserto de Israel (Êxodos 15 até Números 17). E este comportamento pecaminoso começou um mês depois do Êxodo. Infelizmente, o povo de Deus resmungou incessantemente por um período de dois anos, e então Deus decretou que todas as pessoas de 20 anos de idade ou mais não serão autorizados a entrar na Terra Prometida. eles rodeavam o desserto até o último rebelde for morto (Nm 14: 26-35).
Os dois últimos versos desta seção (1 Cor 10: 12-13) dar um resumo maravilhoso. Neles são equilibrados um aviso importante e uma palavra de esperança de encorajamento e de graça. À luz de tudo o que Paulo disse, ele desafia os corintos com estas palavras em I Cor 10:12: "Portanto, quem pensa estar de pé, tome cuidado para que ele não caia."
Felizmente, podemos optar por evitar a desqualificação e terminar bem. Paulo termina esta passagem em 10:13 com estas palavras poderosas: "Nenhuma tentação ultrapassou você, mas, como é comum ao homem; mas fiel é Deus, que não permitirá que sejais tentados além do que você é capaz, mas com a tentação, vos proverá livramento, de modo que você será capaz de suportar. "
Que Deus te abençoe em sua caminhada de fé e que você possa sempre saber refletir, que quando você "pensar" que está em pé, cuide para que nao caia. Viemos do pó e voltaremos ao pó, isto é uma grande realidade. (Eclesiastes 3:20) Da mesma forma que Deus libertou os Israelitas do Egito, também fomos libertos do pecado. Da mesma forma que Deus cuidou e mostrou-lhes que ele é um Deus de misericórdia e justiça, ele faz o mesmo em nossas vidas. Muitas pessoas que so falam "Deus é amor "; sim verdade, mas Ele também é justiça  Convido a você a ler um pouco do antigo testamento e fique firme com Jesus, tenha mais temor e intimidade com Ele. Deus o abençoe.

Palavra abençoada ministrada pelo nosso querido diácono Bruno de Alcântara, nossa igreja se alegra de ter uma juventude obediente e que se permite ser usada e guiada por Deus. Louvamos a Deus pela vida do nosso jovem eficaz diácono, que Deus te capacite cada vez mais.

No comments: