Monday, April 13, 2015

Finanças x vida espiritual.

A paz do Senhor Jesus a todos os leitores e seguidores do blog. Espero que este estudo possa tocar os corações. Acho que seria razoável dizer que hoje em dia muitas pessoas ( e eu me incluo entre elas, passam grande parte de suas vidas, não so se preocupando, mas investindo  muito tempo com trabalho, desenvolvimento de carreira e atividades relacionadas as finanças. 

Se pararmos para analisar, a grande maioria da população trabalha cerca de 8h por dia durante 5 dias da semana, isso corresponde a uma grande porcentagem de nossas vidas. Acredito que principalmente nos tempos que vivemos hoje, com o capitalismo acelerado, a ganância do ser humano e a pressão que a  sociedade nos impõe, em termos poses e status, acaba fazendo com que essa preocupação seja cada maior, e nos faz dedicar a obter coisas materiais, nos esquecendo completamente das coisas espirituais! 
O mais interessante de tudo isso, é que nem sempre o tempo que dedicamos a "fazer dinheiro" e  "melhorar de vida" geralmente reflete em realmente termos uma vida melhor e com mais grana no bolso, pelo contrário, a impressão que tenho é de que em alguns casos quanto mais fazemos, mais gastamos e mais nos endividamos. 

Fora isso, quanto mais trabalhamos menos tempo temos em nos preocuparmos com nossa vida espiritual, e vamos enfraquecendo, num ritmo  de trabalho pesado, atividades como ir a igreja e ler a bíblia por exemplo ficam esquecidas! Uma pena, pois desde o inicio da criação Deus deixa claro que havia criado o ser humano para ter um relacionamento com Ele e os ensinamentos que temos na bíblia so nos ajuda a levar uma vida melhor. 

Entre esses ensinamentos existe um que gostaria de ressaltar, que sempre tento me basear e volta a ele, principalmente quando me pego muito envolvido com as coisas do mundo. Em Mateus 6 temos quase que uma lição sobre isso, que começa no verso 25 até o fim do capítulo nos encorajando e nos orientando sobre essa área da vida. Abaixo o trecho biblico que me refiro:
25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; 29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? 31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
A palavra de Deus é clara e tem resposta para tudo, amados irmãos, busquemos primeiro o Reino de Deus, e mesmo que o tempo fora do trabalho seja curto, precisamos manter o nosso alimento espiritual diário, não deixando de buscar a Deus, e ler a Bíblia, tudo nos será acrescentado. Deus te abençoe. 

Texto escrito pelo nosso irmão Bruno Lemos, um dos membros mais antigos de nossa igreja, há quase 15 anos, ele e sua família tem abençoado nossa igreja em Haleiwa, além de ser usado na palavra, é um excelente fotógrafo e diretor de imagem. Além de ser o primeiro secretário de nossa igreja. 

No comments: