Saturday, September 7, 2013

Igreja é santuário.


A paz do Senhor Jesus a todos os nossos amados em Cristo Jesus, com alegria podemos dividir a palavra de Deus com todos. Hoje, falaremos sobre o agir de Deus no meio do seu povo. Como Ele revela e usa os seus para agir em prol de sua vontade e mostrando quem é Deus verdadeiramente. 
Ezequiel 8:1-12 " SUCEDEU, pois, no sexto ano, no sexto mês, no quinto dia do mês, estando eu assentado na minha casa, e os anciãos de Judá assentados diante de mim, que ali a mão do Senhor DEUS caiu sobre mim.  E olhei, e eis uma semelhança como o aspecto de fogo; desde o aspecto dos seus lombos, e daí para baixo, era fogo; e dos seus lombos e daí para cima como o aspecto de um resplendor como a cor de âmbar.
E estendeu a forma de uma mão, e tomou-me pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e levou-me a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava o assento da imagem do ciúmes, que provoca ciúmes.  E eis que a glória do Deus de Israel estava ali, conforme o aspecto que eu tinha visto no vale.  E disse-me: Filho do homem, levanta agora os teus olhos para o caminho do norte. E levantei os meus olhos para o caminho do norte, e eis que ao norte da porta do altar, estava esta imagem de ciúmes na entrada.  E disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas ainda tornarás a ver maiores abominações.  E levou-me à porta do átrio; então olhei, e eis que havia um buraco na parede.  E disse-me: Filho do homem, cava agora naquela parede. E cavei na parede, e eis que havia uma porta.  Então me disse: Entra, e vê as malignas abominações que eles fazem aqui.  E entrei, e olhei, e eis que toda a forma de répteis, e animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor.  E estavam em pé diante deles setenta homens dos anciãos da casa de Israel, e Jaazanias, filho de Safã, em pé, no meio deles, e cada um tinha na mão o seu incensário; e subia uma espessa nuvem de incenso.  Então me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O SENHOR não nos vê; o SENHOR abandonou a terra.
"
A palavra fortalece o homem, Ele trabalha em prol dos seus, o povo aqui estava trabalhando contra a Deus, já tinha perdido o temor e deixado de andar nos caminhos retos. Quando a Bíblia fala sobre abominação diz sobre aquilo que desagrada a Deus, e o povo estava desagradando ao Senhor. Mas, Ele zela pelos seus e não os desampara jamais. Quando passamos a conhecer mais o Senhor, quando lemos a Bíblia e vemos o agir dele por nós, nosso temor aumenta, aquela vontade de morar no céu nos toma, as lágrimas descem e nos enchemos com o Espírito Santo.
Deus tudo vê e sua memória é infalível, ainda que o tempo passe e que o homem se esqueça de seus pecados passados, Deus não os esquece. E no momento certo, o Senhor cobra. 
Quanto ao povo, Deus os permitiu agir, mas as atitudes tomadas, quanto a desobediência e falta de reverência foram drásticas. Infelizmente, quando o povo peca, os profetas e sacerdotes também pagam o preço. Deus tem um carinho enorme por seus filhos, mas Ele não encobre pecado de ninguém.
E por seu amor ser tão grande e sua misericórdia durar para sempre, Ele não desiste dos seus escolhidos, e ainda que o caminho seja longo e duro, Deus quer seus filhos próximos dele.
Ezequiel 1:9 " Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam, e cada qual andava continuamente em frente. "
No trecho acima relata sobre os querubins e nos prova que Deus reina sobre os céus e a terra. O quanto Ele é poderoso, Ele escolhe seus profetas e os revela as coisas profundas e escondidas. Em uma dessas visões de Ezequiel, vemos o próprio rei que estava exilado e passando por dificuldades junto com o povo. Mais uma prova que Deus não poupa ninguém. A partir do capítulo 7 vemos Deus dando uma revelação sobre o fim dos tempos.
Esse fim não está tão longe, as pessoas tem andado desapercebidas, o que a Bíblia fala, é a verdade revelada e se cumprirá. Vemos hoje pessoas tão ocupadas, tão cheias de si mesmas, focadas na boa forma, no conforto, na estética e beleza, na vida super saudável, no bem-estar físico e mental, tão ligados nas coisas materiais, que Deus tem deixado de ser prioridade. Não pense que são só os de fora, mas infelizmente vemos muito isso acontecer dentro das igrejas, são jovens e adultos perdendo a essência espiritual. São tantas coisas tirando a atenção do culto e da verdadeira palavra de Deus, o mundo tem entrado dentro da igreja e tem consumido os que estão desapercebidos. São tantos shows, instrumentos de última tecnologia, peças teatrais, danças e efeitos, que a pregação tem deixado de ser prioridade, que o conhecer mais a Deus tem ficado de lado, que o temor a Deus já não faz parte da vida de alguns, já não se chora mais na presença dele, já não se vê o mover do Espírito Santo como antes.
Amados, não podemos esquecer que aquilo que os olhos não viram e o que os ouvidos não ouviram é o que Senhor tem guardado para os seus. O Senhor é bom e fiel, o Reino dos Céus estão preparados para receber o povo amado, que foi fiel até o fim.
O crente que está verdadeiramente convertido não perde esse foco e jamais poderá perder, vivendo sempre para Deus, o servindo em Espírito e em verdade, com pureza e alegria no coração pela salvação no Senhor, sempre aguardando a volta de Jesus, mesmo passando por lutas e tribulações sabe que seu Deus é fiel e tem tudo no controle.
Santuário é a Casa de Deus, é a igreja, é a casa de oração, é lá que encontramos o Senhor, que temos a nossa chama acesa, que vemos os milagres acontecerem, que recarregamos nossas forças. E esse lugar é santo, tudo que a nele é santo, não se pode ter nada ali pela metade ou com alguma mancha de sujeira. As pessoas ali são e devem ser santas, os objetos são santos, as cadeiras são santas, os instrumentos são santos, a música que é tocada é santa, tudo o que entra e sai dali é santo, nós somos santos. e não podemos abrir mão disso jamais, devemos sempre permanecer neste objetivo, se santificando mais, obedecendo mais, focando mais, servindo mais, adorando mais, louvando mais, amando mais…
A oração tem poder, é viva e perfeita, acalma o nosso coração, nos enche de paz e esperança. Mesmo que a reposta dela não venha imediatamente, saiba que Deus não deixa de ouvir nenhuma das suas orações, no tempo certo Ele responderá, confie no Senhor, e o mais Ele fará.
As vezes as circunstâncias nos levam para caminhos que não gostaríamos de estar, situações difíceis e parecendo impossíveis de se ter solução. Mas, não podemos parar de clamar, lembremos de Jeremias, estava em uma profunda escuridão, no meio do esgoto, sem ninguém ao seu redor, totalmente encarcerado e sem esperança. Entretanto, ele fez a única coisa que restava, ele clamou a Deus, e o Senhor o ouviu e o revelou coisas profundas. Deus tem um momento e uma forma para trabalhar na vida de cada um.
O povo de Deus passava por um tempo difícil, e Ezequiel, como vimos acima, sofria junto com o povo, mas ele não deixou de orar e o Senhor abriu a verdadeira luz no fim do túnel, de um buraco na parede, mostrou para Ezequiel um novo tempo, um povo santo, que estava vivendo para o Senhor de maneira reta, trabalhando para o Senhor da melhor forma. Agora, perguntamos aos amados: Como você tem servido a Deus? Como está o seu coração? Como você tem buscado ao Senhor? Você tem queimado incenso na presença dele? Como você tem tratado seus irmãos? Tem obedecido a seu pastor, como o anjo de Deus na terra? Tem deixado as coisas do mundo de lado ou de vez enquanto escorrega no mesmo pecadinho? Será que ainda vê certas coisas como pecado ou isso já não tem mais nada a ver, pois na verdade os tempos são outros? 
Irmão, não podemos viver de aparências, não é a sua gravata enfeitada ou sua saia até o pé que te fazem um crente melhor, não é o teu cabelo cumprido ou sua barba feita que ainda te qualificam como um cristão. Abra os olhos povo de Deus, reveja seus conceitos, o santuário deve ser sua prioridade, e Deus não abre mão de sua santidade e reverência. Não esqueçamos, Ele é amor, é paz, é cura, é vida, é misericordioso, mas Ele também é justiça, é verdade e segue a risca o que deixou por escrito em sua palavra, Ele vomitará os mornos, que são aqueles cristãos, que se acham tão espirituais, inabaláveis, que sentem que são intocáveis e que está tudo bem. Mas, que na realidade, já não levam mais a obra de Deus tão a sério, que não se importam mais como antigamente, que já deixaram de estar no primeiro amor há muito tempo e não se dão conta disso.
Um coisa você deve sempre perguntar a Deus em oração: Se Ele tem se agradado de ti, se seu comportamento está adequado, se seu falar e vestir estão apropriados ao título de cristão, se há alguma área de sua vida que Deus precisa melhorar. Essas questões melhorarão muito seu comportamento pessoal e espiritual.
Deus nos chamou para sermos diferentes, para sermos sal e luz da terra, para ganharmos almas. Não podemos aceitar um crente que escorrega na mentira, que tenta levar vantagem nas situações, que passa o irmão para atrás, que tem um humor tão aguçado que permite mentir mesmo que seja por brincadeira. Deus não se agrada de mentira. Mesmo quando parece que a situação exige que mentimos ou deixemos de contar toda a verdade, podemos assim dizer, Deus sempre honra aquele que segue no caminho da verdade, mesmo pagando conseqüências, mas permanecendo honrando sua palavra na verdade, Deus abençoa seus filhos por isso.
Deus tem uma memória que supera a qualquer computador de última geração, seja qual for a capacidade de memória dele, Ele não esquece de nada, e até aquela coisa que passou desapercebido por você, está registrado por Deus. Amados, a Bíblia fala que Jesus voltará no momento de maior apostasia da igreja, ou seja, quando o mundo esquecer de Deus totalmente e abandonar a fé. Temos visto isso acontecer ou não?
Isaías 42:08 "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. "
Irmão toque em tudo, menos na glória de Deus. Atualmente no Brasil existe um concurso chamado Troféu Gospel, tem por objetivo eleger o melhor na música gospel. Satanás conseguiu entrar com essa tática do inferno no meio dos levitas brasileiros. Desde quando a voz e a capacidade de tocar te pertence? Isso é dom de Deus e deve ser usado exclusivamente para louvor e glória dele, se cantamos ou fazemos algo é pela infinita misericórdia do Senhor, nada além disso. Aceitar um troféu, é se sentir realizado pessoalmente e isso é  roubar glória de Deus. Antigamente, quando erámos chamados na nossa própria igreja para entregar um louvor, nos sentiámos envergonhados e o temor de Deus nos tomava, mas hoje homens querem ser melhores do que os outros, querem ser glorificados. Deus não divide a glória dele com absolutamente ninguém. Ananias e Safira se acharam mais espertos que os demais de sua igreja, e pensaram que roubar do dízimo do Senhor, não iria ser percebido por ninguém. Mas, nosso Redentor vive, nada passa aos olhos do Senhor, e querer tocar no que é direito exclusivo dele não é permitido. O fim desse casal todos sabem, morreram no mesmo instante em que tentaram mentir para o sacerdote e roubar de Deus. A glória é dele, o louvor é dele e a honra pertence a Ele.
O tempo tem corrido contra o crente, quem é santo se santifique mais e quem é sujo, se suje mais. Não há mais tempo de enfeitar com glacê o bolo de ninguém. Aquilo que o Senhor colocou em suas mãos, faça com excelência e não olhe para atrás. Se for o louvor, o glorifique, se for para limpar a Casa dele, limpe com amor, se for para pregar, pregue a verdade e alerte do pecado, se for com o dom de visão, revelação ou profecia, apenas faça, é melhor perder um amigo, mas ter certeza que fez a vontade de Deus, e não tirou uma vírgula do que Deus mandou ser dito, do que querer enfeitar o que é para ser falado e ver o outro continuar no mesmo caminho de antes. Cristão foi chamado para servir, adorar e obedecer somente a Deus, se está agradando ou não seu irmão, seu amigo, seu familiar, isso não importa, pois o que importa realmente é você adorar e estar no centro da vontade de Deus.
Devemos analisar como temos servido a Deus, se temos feito o nosso melhor ou se temos vacilado em alguma área. A visão de Ezequiel acima, foi muito profunda, lendo mais detalhadamente a palavra de Deus, vemos que não conhecemos nem 5% do nosso Deus, de seu poder e de sua glória. Lendo todas as maravilhas e proezas que Ele operou e tem nos prometido, nos alegramos ainda mais no Senhor e de servirmos a um Deus tão fiel e poderoso.
As vezes nos preocupamos com coisas tão pequenas, que esquecemos o Deus que servimos, que deixamos de ver que basta uma palavra sua e tudo se transforma, que para Ele nada é impossível. Lemos que Deus avisa o profeta que preparem o terreno pois choverá depois de tanto tempo na sequidão, o mesmo Deus que manda codornas do céu, para alimentar o povo que desejava carne, o mesmo Deus, que abriu um caminho no mar para o povo passar, o mesmo Deus que fechou a boca do leão para proteger seu filho amado. O que mais você precisa ouvir para acreditar no poder do seu Deus? O seu problema é um cisco perto do poder dele, pare de se preocupar com coisas tão desnecessárias, levante sua cabeça e olhe para o céu, de onde vem o teu socorro.
A igreja é para ser santuário, lugar sagrado de adoração a Deus, precisa ser levada a sério, servir a Deus não é de qualquer jeito, não se pode ter poeira de sujeira do pecado de ninguém, não se pode dar 30% hoje, 60% amanhã e 90% no próximo dia, Deus quer seu 100%, vivendo o melhor dele.
A ordem e a decência são indispensáveis dentro da Casa de Deus, com graça e alegria, esse modo barato do Espírito Santo que, estão querendo comprar o povo, é vergonhoso. Nenhuma parte da Bíblia mostra algum homem caindo para atrás e tendo essa ação extravagante do Espírito Santo. Mas, sim mostra homens que caíram para frente, prostrados com o rosto no pó com temor a Deus. 
Muitos costumes pagãos querem invadir a igreja, não podemos permitir essa ação, os santuários devem ser conservados e para louvor a Deus, havendo aprendizado da palavra, cura, libertação, consolação, abrigo e paz. Permaneçamos no princípio reto da palavra, sem alterações e inovações, é o sentimento de João 3:16, nos guardando em santidade e amor a Cristo, sempre esperando por sua volta. Não façamos a obra com abominação, igreja é santuário.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 04  de Setembro de 2013, culto noturno.

No comments: