Friday, August 10, 2012

Quando o menos é mais.


A paz do Senhor Jesus a todos, hoje nossa palavra se baseará em Provérbios, uma curiosidade bastante interessante e que muitos talvez não saibam é que, Provérbios foi escrito também por Salomão, do capítulo 1 ao 29, a autoria é de Salomão, com toda a sua sabedoria e discernimento de Espírito. Onde nossa palavra se inicia hoje, Provérbios 6:06-11 " Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio. A qual, não tendo superior, nem oficial, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado, assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado."
A palavra de Deus nos diz aqui sobre o comportamento e a forma de sobrevivência da formiga, fazendo um comparativo com a vida do homem que é preguiçoso. Como um ser tão pequeno, que pode até mesmo passar desapercebido caso esteja solitário, pode então ter tanta importância a ponto de estar na Bíblia como forma de ensinamento para o homem?
Podemos observar algumas características marcantes da formiga, é um ser pequeno, que carrega dois estômagos, com grande resistência a altura, mesmo caindo de uma altura elevada, ela pousa no chão sem nenhum dano. É bastante trabalhadora, vive em conjunto e tem sabedoria. No decorrer do texto entenderemos mais a respeito.
De ante mão, devemos entender que Deus nos fez como a formiga, e somos preparados para grandes altitudes, crente tem o alvo no Céu.
Existem diferentes tipos de formigas, algumas comestíveis, outras venenosas, umas como fantasmas, que não percebemos, mas elas estão ali escondidas, e tantas outras.
No verso 6 acima, Salomão nos aconselha a não sermos como preguiçosos, como os que tosquenejam, ou seja, ficam bocejando, a expressão do sono, e por fim cruzam os braços e se deitam. 
A formiga trabalha de dia e de noite, é bastante ocupada, Paulo também nos diz que se possível venhamos a trabalhar de dia e de noite, para não importunarmos nossos irmãos e tão pouco vivermos da fé dele.
Deus não chama ninguém preguiçoso, se estamos na igreja, devemos trabalhar na obra, sempre há alguma coisa a ser feita na Casa de Deus, bastamos estar dispostos para.
A formiga trabalha sem que ninguém a mande executar a tarefa, ela sabe o seu dever, sempre trabalha em conjunto, agindo em prol da comunidade, não é um ser individualista. Assim é a igreja, um irmão trabalhando para o outro, não há espaço para egoísmo ou egocentrismo na igreja, você sempre faz para a igreja como um todo. Não precisamos dar ordens uns aos outros, no momento em que vermos algo fora do lugar, que precisa ser limpo ou concertado, devemos como corpo de Cristo e em prol do bom funcionamento da comunidade da igreja, tomarmos a iniciativa e assim fazermos o que é necessário. Muitos apenas querem apontar o que há de errado e mandar os demais fazerem, sempre achando que a obrigação é apenas dos diáconos e obreiros, mas a verdadeira formiga faz, não espera o outro para fazer. Não sejamos preguiçosos, tenhamos iniciativa e pensamento de comunhão. Todos somos iguais dentro da igreja, a Bíblia nos diz para nos considerarmos uns superiores aos outros, ou seja, todos tem a mesma posição, ninguém é melhor ou pior do que ninguém.
II Coríntios 12:15 " Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que amando-vos cada vez mais, seja menos amado."
A vida do crente funciona desta maneira, quanto mais ele se sente acoado, mais forte Deus o faz ser. Algumas vezes passamos tantas lutas e parece que nunca saímos delas, porém saiba que é dentro do vale que Deus trabalha na sua vida, é lá onde não há saída que você entende e aprende a confiar em Deus somente, que não existe outra opção, ou você confia ou confia, tem que esperar de Deus a solução, não há o que fazer. E, é por isso que Deus deixa você no vale, se você estiver do lugar amplo, você está em uma zona de conforto e pode avistar seu inimigo mais fácil, ou seja, começa a pensar que pode agir por conta própria e deixa de confiar e esperar o socorro da parte de Deus.
A formiga sempre segue um caminho reto, sabe exatamente onde deve ir, e sempre seguindo seu bando, porque cada uma lança um tipo de perfume, que na verdade é a substância fernonomeo, que é lançado para que uma formiga possa seguir o rastro da outra, através desse perfume e assim não se perca, quando algo rompe esse caminho e consequentemente o perfume se perde no ar, a formiga se perde do bando, deixa de seguir a linha reta, fica sem direção, com esse desvio acaba morrendo, pois formiga só consegue viver em conjunto com as demais de sua espécie.
Se o crente é como a formiga, já podemos imaginar o porque Salomão nos compara a ela. Crente nasceu para viver em comunhão com sua igreja, Deus nos diz que somos o bom perfume de Cristo, por isso é um seguindo o outro, estando na mesma direção, seguindo a trilha, quando um crente se desvia, deixa de inalar o bom perfume de Cristo e a conseqüência é o desvio total dos caminhos do Senhor e se não houver tempo, o salário do pecado é a morte, como assim sabemos.
Formiga sempre se preocupa com a outra, não deixa de se preocupar com quem está atrás ou a frente, e todas trabalham em prol do bem-estar da rainha e da convivência em harmonia. Quando elas se cansam, buscam em outro formigueiro, as formigas mais novas para fazerem o trabalho pesado. Não deixem precisar buscar novas formigas para fazer aquilo que Deus tem te dado para fazer e tão pouco vá buscar em outro lugar novidades, fique na posição e no lugar que Deus escolheu para ti, até mesmo para que não sobre para você o trabalho pesado deixado por outros, cada um fazendo a sua parte em prol da comunidade.
I Timóteo 4:12 " Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza." 
Ser exemplos dos fiéis, Quem são os fiéis aqui? Somos nós os crentes, é uma benção ser crente e temos que ser bom exemplo um para com os outros, não escandalizando o seu irmão no agir, no falar, no vestir e no tratar uns com os outros. Nem tudo o que se passa com você ou que já passou em sua vida, seu irmão precisa saber, não escandalize ele, mas sim sempre o edifique com palavras de ânimo e  boa convivência. Não deixe a comunhão ser abalada.
A formiga trabalha duro e sempre com agilidade, para estar preparada para o inverno, comendo e em tranqüilidade, por tanto, não viva da fé do seu irmão, trabalhe e junte porção que cabe a ti.
O predador da formiga é o tamanduá, sua língua é bem grande, capaz de atingir dentro do formigueiro e chegando o alcance de quase 1000 formigas em uma só tentativa. As formigas que estão na parte superior do formigueiro são atingidas rapidamente, mas as que estão protegidas na profundeza do formigueiro escapam do ataque. A formiga não pode ficar na reta do tamanduá, assim é o crente, os que estão protegidos no ceio da igreja escapam das investidas do tamanduá, mas se estiverem desabrigados são tragados.
Existem muitos tamanduás espirituais, usando dois tipos como forma de ataque, a língua e suas garras, sempre bem afiadas e grandes, capaz de causar estrago até mesmo irreparável na vítima e dependendo do local atingido, até mesmo a morte. Agora você pode entender, quantas línguas maldosas procuram te atingir como um verdadeiro ataque e aqueles que procuram fitar as garras naquilo que Deus tem te abençoado.
Irmão, não permita o tamanduá te alcançar, sempre se esconda onda o Espírito Santo possa estar com você e permaneça protegido na comunhão da sua igreja, não permita também que nenhum preguiçoso que as vezes, está camuflado de tamanduá, venha abalar a sua fé.
Paulo bem disse, o que não trabalha também não coma, aniquile de vez as desculpas dos preguiçosos e daqueles que vivem de explorar a fé dos outros. O crente foi chamado para ser benção aonde quer que vá e Deus abençoa também o fruto do trabalho do crente, não precisando viver da fé de ninguém.
O preguiçoso está sempre se escondendo do trabalho e dando desculpas, procura escolher demais e nunca está satisfeito com o que tem, a formiga já não, sempre disposta a trabalhar e encarando aquilo que está disponível no momento.
Deus nos chamou para termos uma mudança de vida, sermos novas criaturas, as coisas velhas se passaram, Ele muda a nossa história e faz de nós o que nunca antes pudemos ser, sendo sempre um bom exemplo para os fiéis.
O preguiçoso sempre tem tempo ocioso, ou seja, tempo sobrando, por isso sempre está no meio das fofocas e levantando fofocas na vida dos outros, tem tempo suficiente para gastar falando mal dos demais, devemos ser sal e luz na terra e não semente de discórdia.
Provérbios 6:12-17 "O homem de Belial, o homem vicioso, anda em perversidade de boca; Acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos. Perversidade há no seu coração, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas. Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente, será quebrantado, sem que haja cura. Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, e a língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente." 
Deus abomina aquele que fica levantando contenta contra seu irmão. Se depender de você tenha paz com todos, independente se a pessoa tem paz com você ou não.
Sejamos crentes espelhados na formiga, um animal tão pequeno, porém de tamanho preparo e disposição para o trabalho. Deus nos chama para sermos bons exemplos e sendo um crente preguiçoso não agradará a Deus, muito menos atrairá mais almas para o Senhor. Aquilo que Deus já te deu como forma de trabalho faça com a determinação da formiga, sem reclamar, fazendo o que lhe cabe e não dependendo dos outros para que o seu trabalho seja bem desempenhado, não olhe o que o seu irmão está fazendo e se está fazendo, ou de que maneira, se preocupe com o seu e faça o melhor para Deus, vivendo em comunhão e procurando ter paz com todos em nome de Jesus.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 08 de Agosto de 2012, culto noturno.



1 comment:

Vivi Rodrigues said...

Amém!
A palavra foi maravilhosa, falou muito comigo. Muitas vezes um puxão de orelha vem no momento certo. A comodidade pode ser muito destrutiva para a vida espiritual de um crente, tenho certeza que a preguiça de crescer também atrapalha a caminhada. Essa msg foi para refletir :)
A paz,
Bjs