Sunday, June 17, 2012

Níveis de intimidade com Deus.



A paz do Senhor amados, começaremos nossa pregação hoje com o livro de II Crônicas 1: 6 e 7: " E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação, e ofereceu sobre ele mil holocaustos. Naquela mesma noite, Deus apareceu a Salomão e disse:" Pede o que quiseres que eu te dê".
Uma passagem bem conhecida da igreja, onde Deus falou diretamente a Salomão, o dando liberdade de pedir  a Deus o que ele desejasse. Para a surpresa de todos, Salomão não escolheu ouro, prata, riquezas, poder, mulheres ou vida longa, porém ele pediu sabedoria.
Hoje, nossa palavra falará sobre sacrifícios a Deus. Muitos na Bíblia são exemplos de como o homem pode sacrificar a Deus. Como Abel que foi o primeiro a sacrificar a Deus, sempre dando o melhor a Ele, existiu também Noé, que após o dilúvio, entregou a Deus seus animais limpos para que assim pudessem ser sacrificados, como forma de adoração e agradecimento.
Vemos também Abraão e alguns outros, mas com a vinda de Moisés, foi estabelecido o sacrifício para Deus para toda a igreja, como uma forma de remissão dos pecados e adoração a Deus.
Deus colocou para Moisés que deveria ser levantado um tabernáculo, todos os mínimos detalhes foram dados por Deus, para que o tabernáculo fosse levantado de maneira perfeita segundo a vontade dele. Existia a pia da santificação, o altar do incenso, ao qual eram estabelecidas as orações ao Senhor e cada parte havia o significado específico determinado por Deus.
Ali então foi o lugar  sagrado que o povo de Israel podia sacrificar a Deus, tudo feito com riqueza de detalhes e com o melhor dos materiais e do trabalho que o homem podia oferecer a Deus. O sacrifício tem valor para Deus, quando o povo derramava o sangue dos animais pedindo perdão pelos pecados, Deus assim perdoava o povo, pois  Ele via a sinceridade no coração e no ato feito por eles. Após a vinda de Jesus, trouxe a igreja a liberdade, já não precisamos mais sacrificar a Deus com animais e o derramar do sangue, pois Jesus foi o sacrifício vivo, Ele derramou o próprio sangue para que então pudéssemos ter a liberdade de adorar a Deus e ter nossos pecados perdoados por Ele. Jesus foi o cordeiro santo e nos permitiu ter acesso direto a Deus.

A foto acima representa a réplica do tabernáculo feita por Moisés, mostrando os sacerdotes trabalhando para o Senhor, levando o holocausto, onde o sangue do animal era espalhado e assim as orações eram feitas, tinha a Arca da Aliança e toda a riqueza de detalhes feita para Deus.
Irmãos, cada vez que estamos a caminho da igreja, que é a Casa de Oração, lugar especial, por tanto venhamos a Casa do Senhor prontos para receber algo novo dele, dispostos a aprender e nos encher do Espírito Santo, nunca venha a Casa de Deus, achando que é mais um culto, para cumprir apenas uma rotina, tenha sempre uma expectativa no seu coração, que Deus é soberano, que Ele opera milagres, que traz avivamento, traz cura, opera no sobrenatural, faz tudo novo a cada dia. Não venha sem expectativas para a Casa de Deus, encha seu coração de novas esperanças.
Romanos 3: 23-26 " Porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus."
Toda a criança é salva e tem o direito de morar no Reino dos Céus, devido a inocência das crianças, eles não possuem pecado, quando passamos a crescer, a entender mais as coisas, deixamos de ser inocentes, começamos a entender a maldade do mundo, porém quando aceitamos a Jesus como Senhor e salvador, voltamos então para Deus, que faz tudo novo em nossa vida e nos devolve então a inocência.
Diversas vezes chegamos a Casa de Deus, sem forças, cabisbaixos, cheios das setas que o inimigo lança sobre nós durante o dia, com a mente cheia pelos problemas, muitas vezes tristes e abatidos, mas aos que estão a frente da obra de Deus, muitas vezes precisam passar por cima do próprio eu para dar  de si para algum irmão da igreja, que precisa receber algo de Deus vindo através de sua vida, precisa de uma palavra, de um avivamento, de um ânimo, as vezes mais do que você mesmo naquele momento. Como a palavra nos diz: " A quem muito é dado, muito é requerido." Porém, mesmo naqueles dias que os líderes, os diáconos, o pastor e aqueles que comandam a obra de Deus, estão em dificuldade, precisando mais receber do que dar, ao dobrar os joelhos e pedir a graça e a misericórdia de  Deus, Ele vem, devolve o fôlego, preenche o vazio que estávamos sentindo e nos renova.
O Senhor é a sua fortaleza, é o seu escudo inabalável, a sua rocha firme, a presença do Senhor te preenche e te dá a paz e alegria que você busca.
Davi era adorador de Deus, mas teve sim seus momentos de desanimo, de tristeza profunda, sua alma estava abatida, se sentia em uma prisão. Há momentos que todos passam por tristeza profunda e até mesmo depressão, a ciência prova que nenhum homem é capaz de tirar o outro da depressão, é uma doença que aflige a alma. Mas existe sim um Deus que é todo poderoso, que cura o homem, que o tira da depressão, que o cura de toda a doença, que restaura a vida do homem, que enxuga as suas lágrimas, que te tira do fundo do poço e faz tudo novo em sua vida. Ele te dá uma nova vida, uma nova história, um novo recomeço.
Salomão estava reinando com graça e misericórdia diante do povo, ele de livre espontânea vontade, juntou seus homens e foi sacrificar a Deus, voluntariamente ele sacrificou ao Senhor, foram 1000 holocaustos, estava indo tudo bem, eles não estavam em guerra, não estavam passando apertos, não passavam por fome ou por doença, ele não estava em pecado, mas ele sentiu vontade de oferecer holocausto para Deus, e por isso Deus veio a Salomão e o disse para pedir o que ele quisesse. Deus honrou o ato de fé, com o coração humilde de Salomão, o qual acompanhamos no texto acima em II Crônicas.
Existem muitos crentes que tem perdido o primeiro amor por Deus, que já não sacrificam para Ele, que deixam de trabalhar na obra, ou quando trabalham já não fazem com aquele amor e carinho, tem deixado a vida espiritual cair na rotina, e por isso muitos se desviam dos caminhos, esquecem os momentos de alegria que viveram com Deus, as experiências tremendas que um dia puderam ter com o Senhor. Amados, o nosso Deus é o mesmo, quem muda é você.
Nós precisamos sacrificar a Deus, mesmo que tudo esteja indo bem, nós precisamos ir para Casa de Deus, muitos recebem as bênçãos de Deus, aquelas promessas que tanto esperaram chegam até eles, e simplesmente desaparecem da igreja, ao invés de agradecer e glorificar a Deus. É na igreja que nós somos transformados, somos mudados, somos sarados, temos nosso ser renovado e a cada dia como uma semente, Deus vem nos rega e nós vamos crescendo e frutificando. E nem água e nem o vento vão poder derrubar a planta que cresce com Deus, é um fruto firme, inabalável.
É na igreja que Deus pode te ajudar, fazer tudo novo em sua vida, te ensinar mais dos caminhos, poder te usar com sabedoria, usar um irmão para falar ao seu coração, renovar as promessas em sua vida, relembrar as promessas já feitas a ti.
Hoje, nosso sacrifício é vencer o mundo, ficar longe do pecado, dos amigos que nos contaminam, é vencer o cansaço do dia-a-dia e vir para a Casa de Deus, deixar a cama, o sofá, a televisão de lado e estar na Casa de Deus, recebendo e dando o seu melhor para Deus. Não permita o diabo semear no seu coração, contaminar a sua fé. Fique firmado na rocha que é Jesus, é o Senhor que renova as suas esperanças, Ele sempre tem novidade para ti.
Cada ato de fé que você faz, cada vez que você levanta a sua mão para glorificar, para testificar o nome de Jesus, os atos que você faz com amor em prol da obra e  para Deus, Ele vê e anota tudo, e assim te abençoa, te retribui em grandes bênçãos, são os pequenos detalhes que você faz, que Deus transforma em grandes coisas para sua vida.
Deus é fiel e tremendo, Ele tem milagres para sua vida. É Deus quem é contigo, é através da tua fé que Deus vai operar muito mais. O Senhor é o Criador de todas as coisas, que fez o Céu e a Terra, que te criou, creia que Deus é contigo, Ele sempre tem mais para nós. Não importa o que falaram e o que ainda vão falar da sua vida, mas você faz parte da família de Cristo e o Senhor nunca vai te desamparar.
Olha a vida de Abraão, Deus operou o impossível na vida dele, ele não podia ser pai e Deus fez dele pai de multidões, muitos talvez não sabem, porém após Sara falecer, Deus deu uma nova esposa para Abraão e ele teve ainda mais filhos na sua velhice. Confie no Senhor, levante a sua mão e creia, a palavra de Deus nos diz que você confirmou com a sua boca na terra, nos Céus também é confirmado, abra a sua boca, edifique o seu casamento, diga que seu marido já é convertido em nome de Jesus, que a sua benção já te alcançou, que aquele milagre Deus já fez, porque Ele vai ligar essas palavras no Céu e assim vai acontecer na sua vida, use a sua fé, Deus opera milagres através da sua fé, não importa a situação, Deus é contigo, exalte aquele que é o único digno. Deus cuida de nós e tem muito mais para fazer.
Seja você um sacrifício vivo para Deus, doe o seu tempo para o Senhor, nunca perdemos tempo servindo a Deus, muitos tentam falar que você é jovem e está perdendo a sua juventude indo na igreja, indo todos os dias, que deve se divertir mais, que ainda tem muito o que fazer, que é jovem demais para estar o tempo todo na igreja,  mas não é desse jeito, isso é mentira do diabo, pois quando nós estamos na Casa de Deus, nós ganhamos com Ele, estamos nos enriquecendo dele, aprendendo mais de Deus, se enchendo dele, e Deus vai nos revigorando tanto por fora, quanto por dentro, assim como Deus fez como Sara, precisamos ser fiéis ao Senhor, sempre doando mais a Ele, pois há retribuição daquilo que fazemos para Deus, Ele nos honra, nos abençoa e sempre tem muito mais. Nós não pertencemos a esse mundo, nós somos de Deus e devemos servir a Ele com fidelidade.
No ritual de sacrifícios feito no passado, apenas o sacerdote podia entrar no santo dos santos, interceder pela vida do povo diante de Deus, e cada um era responsável por uma parte do sacrifício. Existiam aqueles que levavam os animais dos que pediam o perdão a Deus, tinha o sacerdote que recebia e preparava o holocausto e tinha ainda o sumo-sacerdote, que pegava aquele sangue do animal, espalhava o sangue pelo altar e espalhava nele, pedindo em prol do povo, dando seu tempo e sua vida para pedir pelos outros, pedindo perdão em prol do povo, a intercessão não era só por ele e sim pelo povo também.
Existem níveis diferentes de espiritualidade com Deus, assim como no passado, um leva o sacrifício a ser feito, outro apresenta a Deus e tem aquele que vai e intercede pelo povo, que coloca a vida na brecha, que busca mais a Deus por ele e pelos outros. Antes o povo dava o que sacrificar a Deus e o sacerdote recebia, preparava e intercedia pelo povo diante de Deus, era ele quem pedia perdão, mas hoje através do sangue de Jesus, temos a liberdade de orarmos, de nos redimirmos e de adorarmos a Deus.
Hoje, Como está a sua intimidade com Deus? Existem os que levam o sacrifício, os que vão até o altar e aqueles que entram realmente na presença de Deus pela vida dos outros, e Você, em que posição tem se colocado? Tem dado pouco a Deus e ficado apenas no pouco? Deus quer que você insista mais em buscar a presença dele, que tenha ainda mais intimidade, que o seu sacrifício seja a sua própria vida, chegando em níveis espirituais mais altos.
Deus quer que você vá mais fundo no conhecer a Ele, que dê mais o seu tempo por Ele, conhecendo mais de sua palavra e de quem Ele é, que o adore mais, e assim o busque mais.
Não deixe nada atrapalhar o seu tempo com Deus, sacrifique para Ele. Abraão foi o pai da fé, pois não temeu dar seu único filho como sacrifício vivo para Ele, Abraão tinha fé, porque conhecia a Deus, sabia que o Deus que já tinha feito o impossível, que era dar o filho mesmo sendo a sua mulher estéril e ainda mais concedendo a criança na velhice, podia muito bem trazer a vida novamente a Isaque.
O que tem te impedido de chegar mais perto de Deus? Pergunte a Ele, busque a resposta e Deus vai te revelar.
Esteja sempre no primeiro amor com Deus, nenhum homem pode te conhecer tão bem quanto Deus conhece, Ele é o único que conhece a intimidade do seu coração.
Deus te escolheu primeiro, Ele via em você um filho adorador, alguém que Ele poderia confiar, que você não desistiria do caminhar, que daria a sua vida para Ele e iria até o fim. Ele quer te usar, quer que você dê frutos.
O mundo não consegue entender o amor que você tem por Deus, a sua fé nele é loucura para o mundo, porém não deixe nada entrar no seu caminho, siga em frente com Jesus, não perca a sua essência. Esteja sempre nos santos dos santos, sentindo a presença de Deus. Deus exalta aquele que se humilha, ore com singeleza de coração e descanse no Senhor, que sempre tem o melhor para ti.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Diácono Josifran Araújo,  diácono e líder do louvor da Piebhawaii no dia 13 de Junho  de 2012, culto noturno.

No comments: