Sunday, June 10, 2012

As marcas de um verdadeiro vencedor.


A paz do Senhor amados em Cristo Jesus. Hoje estudaremos alguns passos para ser um verdadeiro vencedor, as marcas que ele possui, tendo como ponto principal de nossa pregação, o livro de Gênesis, com Abraão e sua descendência como exemplos de fé e de um homem marcado por ser um vencedor com Deus.
Bem sabemos, que o ditado popular: "Mente vazia, oficina de Satanás". É uma verdade, muitos acreditam que o diabo  não tem permissão para entrar na igreja, doce ilusão meu irmão, ele entra sim, procurando observar tudo o que acontece e principalmente tentando tragar mentes que estão dispersas. Alerto aos que estão no culto e no entanto somente em corpo, pois a mente está em outros lugares, com pensamentos bem longe da palavra e das coisas de Deus, estão distraídos com conversas, aparelhos eletrônicos, idas e vindas pela igreja desnecessariamente. A esses o diabo está sempre observado, buscando uma oportunidade para entrar na vida e até mesmo fazer a pessoa se desviar de vez dos caminhos do Senhor. Ao vir para igreja, esteja focado 100% nas coisas de Deus, procure não chegar atrasado, entendemos que em certos casos é inevitável, mas já venha preparado para ter um encontro com Deus, para o adorar, para declarar seu amor por Ele, para aprender mais da palavra e se encher ainda mais do Senhor.
Em Gênesis 14: 18-24, nos diz: " E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho, e este era sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teu inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo. E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as almas e a fazenda toma para ti. Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e juro que, desde um fio até  `a cordeira dum sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que e teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão; salvo tão-somente o que os jovens comeram e a parte que toca aos varões que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte. "
O rei Melquisedeque mencionado acima, não tem a sua história descrita, não sabemos quem é o pai, a mãe, mas sabemos sim que era um grande homem, um sacerdote muito usado por Deus, muitos atribuem a ele o título de anjo de Deus na terra, enviado diretamente para cumprir a obra de Deus, e por tanto, Abrão deu a ele o dízimo de tudo.
Abrão foi um homem de Deus, saiu da terra dele, de perto da parentela e foi viver o chamado de Deus na vida dele. Assim somos nós, escolhidos por Deus, saímos de nossa terra e hoje vivemos aquilo que o Senhor tem preparado.
Vinho na Bíblia, simboliza alegria, por isso foi dado o dízimo do vinho. Aqui então, começa a nossa pregação, nós somos descendentes de Abraão, quando Jesus veio derramou seu sangue por nossas vidas e nos libertou, nos deu a chance de fazermos parte dessa grande família de Deus.
A fé de Abraão, foi posta a Deus com toda a fidelidade, não existiu e talvez não exista alguém como ele, até porque somos únicos para Deus, cada um possui seu DNA e ninguém é semelhante a você.
Deus deu muitas promessas para Abraão, assim como também te deu muitas promessas, algumas vezes até podemos esquecer aquilo que Deus nos prometeu, porém saiba que Ele não se esquece de nenhuma delas.
Salém mencionada acima, é conhecida como a Nova Jerusalém, que é tida como a terra prometida para os judeus, ao qual os eles esperam ver um dia e nós também moraremos nela, quando Jesus buscar a igreja, o mundo e o homem com suas mãos destruidoras podem até acabar com Jerusalém terrena, se assim Deus permitir, porém no coração dos judeus, que esperam a promessa de ver a Nova Jerusalém, essa promessa nunca acabará,  vai continuar a chama a ser queimada nos corações deles.
Muitos tentaram eliminar os judeus da terra, foram masacrados e humilhados, mas mesmo aqueles que partiram, com todo o desastre ocorrido, continuaram crendo na promessa, o homem não foi capaz de fazer com que dentro desses judeus o que eles acreditavam e esperavam, deixasse de ser vivido por eles. A promessa continua viva no coração dos que acreditam, independente do tamanho do impedimento que à frente.
Um verdadeiro vencedor, não deixa nunca de acreditar nas promessas que Deus um dia fez, espera sempre em Deus, que tem o melhor para ele.
A mulher de Abraão como todos sabem, era estéril, Deus já havia prometido a eles que daria sim um filho, mas com a idade chegando, não esperaram em Deus, e por idéia de Sara, Abraão entrou na serva egípcia, Hagar e assim concebeu seu primeiro filho, Ismael, da idade de 86 anos, ele seria pai pela primeira vez. Muitas das vezes a promessa pode demorar, mas não podemos deixar de acreditar, pois Deus sabe o que esta fazendo e sabe o tempo certo de nos abençoar.
A conseqüência da desobediência e do erro do casal por não aguardar em Deus e simplesmente tomar decisões por eles mesmo, foi o silêncio de Deus por 13 anos. Longo tempo sem ouvir ao Senhor, imagine a angústia deles.
Gênesis 17: 5 e 6: " E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de multidões te tenho posto. E farei frutificar grandiosamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti."
Após 13 anos então, Deus começou a falar com Abraão novamente, as promessas foram renovadas, o nome dele e da esposa foram trocados, seria tempo novo para essa família. O nome Sara quer dizer princesa. Por que Deus colocaria o nome de uma mulher já de idade de princesa? Princesas são jovens. O certo talvez seria o nome de rainha ou algo mais coerente com a idade e vivência dela. Deus é sábio, essa troca de nome seria o começo do tempo novo na vida deles, com o novo nome Sara começou a rejuvenescer, sua mente, seu corpo, começaram a ficar como de moça nova, era Deus preparando para ela receber a promessa de ser mãe.
No capítulo 18 vemos os anjos visitando a Abraão, eram três homens e um deles era o próprio Deus, eles observavam a Abraão, estava bastante quente aquele dia,  e ele se refrescava fora de sua casa, assim que ele avistou que era o Senhor, correu ao seu encontro. Dai nos perguntamos, como um homem já velho e num dia bastante quente consegue correr ? Deus renovou a vida do casal antes velhos, as promessas foram renovadas, novo fôlego. Ele corria, se esforçava, pois sabia que se tratava do seu Deus, aquele quem faz as promessas e que entrega as vitórias . Que opera o impossível.
Assim é para sua vida irmão, corra para Deus, não desista de suas promessas, não canse no caminhar, eu creio que a partir desses 6 meses, desse meio até o final do ano, Deus transformará muitas coisas, renovará suas promessas, entregará bênçãos sem medidas, sua fé será avivada e apenas glorificará a Deus com elegria, creia!
No verso 10 vemos Deus prometendo a eles o filho, dentre um ano, Sara não estava junto com eles, porém escutava a conversa em um canto separada.
Gênesis 18:10 - 16 " E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo de vida; e eis que Sara, tua mulher, terá um filho. E ouviu-o Sara a porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? E disse o Senhor a Abraão: Porque se riu Sara, dizendo: Na verdade, gerarei eu ainda, havendo já envelhecido? Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, tornarei a ti por este tempo de vida, e Sara terá um filho. E Sara negou, dizendo: Não me ri, porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste. E levantaram-se aqueles varões dali, e olharam para a banda de Sodoma; e Abraão ia com eles, acompanhando-os."
Vemos a Sara sendo repreendida pelo Senhor, ela havia negado que ria e duvidava da promessa de Deus, mesmo em pensamento, sem ter se quer aberto a boca, dai mais uma vez prova que Deus escuta até os nossos pensamentos, por isso é soberano e nos atende prontamente, as vezes recebemos aquela benção, um irmão que chega e nos abençoa com exatamente aquilo que nem pedimos a Deus, mas passou pela nossa mente, porém Deus registrou e atendeu por misericórdia e para ver o sorriso no seu rosto e os seus lábios glorificando a Ele. E quando necessário também nos repreende, pois as vezes o pecado não está no agir ou falar, mas em nossos pensamentos.
Aquele que corre com Deus, sempre alcança a sua vitória, está sempre correndo à frente. Não pare de correr, são nas pequenas coisas que Deus manifesta a sua glória e assim faz o milagre em sua vida.
Vimos esses homens partindo em direção a Sodoma e Gomorra, Abraão era íntimo de Deus, conhecia o Senhor e temeu essa ida a essas cidades, pois possuía familiares ali. Perguntou qual era o plano do Senhor e procurava saber se Ele seria misericordioso se caso houvessem ali homens temententes a Ele.
A partir do verso 28, vemos o quanto Deus é tolerante conosco, assim como foi com Abraão, mesmo sendo insistente e para alguns até mesmo incoveniente, Deus persistiu em ser paciente e mostrar o quanto é misericordioso.
Podemos começar a classificar algumas marcas do verdadeiro verncedor:

  • Acredita na promessa
  • Tem fé
  • Corre atrás de sua vitória
  • Não desiste de seus familiares
  • Tem o Senhor ao seu favor

Aqueles que confiam no Senhor, não desistem de seus familiares mediante aos problemas, mesmo as vezes parecendo impossível a conversão daquele seu primo, do seu irmão, seu pai e sua mãe, saiba que Deus é o único capaz de mudar essa história, apenas ore e confie nele.
Ló que era sobrinho de Abraão, morador de Sodoma, cidade ao qual estava condenada a destruição, por ser totalmente pecaminosa, por viver em prostituição e promiscuidade, por ter perdido o temor a Deus. Então ele recebeu alguns homens em sua casa, preparou um banquete para eles.
 Em Gênesis 19: 05 : " E chamaram Ló e disseram-lhe: Onde estão os varões que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos."
A intenção daqueles homens na verdade era abusar dos visitantes, o pecado já dominava tanto Sodoma e Gomorra, que os homens haviam perdido o interesse pelas mulheres e se relacionavam uns com os outros. Não é de hoje que o homossexualismo existe, a Bíblia prova isso.
Assim após esse processo, os homens que na verdade eram anjos, que vinham avisar  a família de Ló sobre a destruição e assim tomariam conta para que a missão dada por Deus a eles, pudesse se cumprir corretamente, eles então se revelaram a Ló.
Crente não anda com pessoas do mundo, crente tenta ganhar o ímpio para Jesus e não deve deixar o ímpio o ganhar para o mundo. Assim como Abraão que tinha Ló como seu sobrinho, era parte da família dele, andava com ele, porém deixava de ser abençoado por Deus por andar com pessoa que não dividia e vivia a mesma fé que ele.
Ló era desobediente, era medroso, não tinha determinação, impedia a Deus de agir mais pela vida de Abraão. As filhas de Ló tinham namorados, que Deus não aprovava. Aos solteiros, devem sim esperar no Senhor, pois Ele tem apenas uma pessoa especial para cada um dos filhos e filhas dele. Porém, se você deixa de esperar em Deus, vai passar pelas conseqüências e ter um processo mais longo escolhendo a pessoa errada, ou "ficar" tentando ajudar a Deus, vigie povo de Deus.
Verso 15: "E ao amanhecer, os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te toma tua mulher e tuas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade."
Aqui mostra que Ló era preguiçoso, estava dormido, teve que ser acordado pelos anjos, mesmo a cidade pronta para ser destruída, Deus tendo misericórdia, enviou os anjos para resgatá-lo, ele não tomou iniciativa e não se preparou para o que estava por vir. Deus nao gosta de crente preguiçoso, quer ser abençoado? Faça a sua parte, você age, Deus reage, é assim que funciona.
O perfil do vencedor é ser determinado, ser disposto, ser positivo, e não ser um preguiçoso. Assim como Abraão, largou tudo, largou a família, a terra natal, seu trabalho e foi cumprir o chamado de Deus, sem duvidar, sem apenas pensar nas dificuldades, mas crendo que o Deus que chama capacita e provê todas as coisas.
Verso 24 - 26: "Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os Céus sobre Sodoma e Gomorra. E derribou aquelas cidades, e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia na terra. E a mulher de Ló olhou para atrás, e ficou convertida numa estátua de sal."
Por que a mulher de Ló foi castigada? Por ter desobedecido, os anjos foram claros, vá e não olhe para atrás, ela foi avisada, mas mesmo assim sua curiosidade falou mais alto e pagou o preço com a própria vida. O crente não vive de passado, o que passou e serviu de crescimento pessoal e espiritual já foi, mas não deve ficar olhando para atrás, seu objetivo é crescer, e andar para frente, sempre marchando em vitória.
Verso 31-32: "Então a primogênita disse a menor: Nosso pai é já velho, e não há varão naquela terra que entre a nós, segundo costume de toda a terra. Vem, demos vinho a beber a nosso pai e deitemos- nos com ele, para que em vida conservemos a semente de nosso pai."
Ló deixou de ouvir a voz de Deus, não foi homem completamente temente ao Senhor, não ensinou a seus filhos nos caminho de Deus, pois se tivesse dado bom exemplo e orientado as filhas, talvez elas não teriam cometido tamanho pecado e abominação contra Deus. Não que filho do crente não erre, ou não peque, mas quando são orientados nos caminhos do Senhor, pensam duas vezes antes de cometer um pecado dessa proporção, e normalmente são tementes a Deus, mesmo errado, o que não foi o caso das filhas de Ló, não vemos nenhuma cogitação da idéia, alguma dúvida, apenas a concretização dela e nenhum remorso pelo ato cometido. A descendência das filhas de Ló, são o povo moabitas e amonitas, que foram aqueles que mais perseguiram os cristãos e não falavam sequer de Deus, eram sim adoradores de outros deuses e homens cruéis, isso representa a maldição do pecado das filhas de Ló.
Gênesis 20:1-2: " E partiu Abraão dali para a terra do Sul e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. E, havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: E minha irmã, enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara."
O rei abrigou Abraão e sua esposa no palácio, os alimentou e protegeu por um longo período, porém Abraão mentiu dizendo ser ela sua irmã, Sara era mulher jovem e bonita e o rei se interessou por ela. Deus está tratando da sua causa irmão. Então Deus veio por meio de sonho e falou diretamente a Abimeleque, para que não tocasse em Sara, que era mulher casada de homem escolhido do Senhor, e se ele tocasse nela, o mataria assim como os à sua volta.
A partir daquele sonho, entrou uma maldição no palácio, nenhuma mulher engravidava, durou por muito tempo, Abimeleque percebendo o ocorrido, lembrou do sonho e foi falar com Abraão, dizendo que sabia que Sara era sua mulher, e que as mulheres não engravidavam por se tratar de uma maldição enviada por Deus, pedindo então a ele que orasse para reverter o quadro, e assim foi feito.
Deus está cuidando da sua causa, Ele te protege de todo o mal, Deus não chega atrasado, sabe o tempo certo de te abençoar.
No capitulo 21 de Gênesis vemos Sara, concebendo a Isaque, o filho da promesa, Abraão da idade de 100 anos, podendo ver a promessa se cumprir. O vendadeiro vencedor nunca deixa de esperar as promessas do Senhor, nunca desiste da promessa.
Gênesis 26: 13-14: " E engrandeceu-se o varão e ia-se engrandecendo, até que se tornou mui grande; e tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. "
O trecho acima fala sobre Isaque, o quanto era abençoado pelo Senhor, vale a pena esperar em Deus. A vitória é garantida quando entregamos o problema a Deus, e apenas confiamos nele. Deixe o Senhor agir por você, Ele sabe o que esta fazendo. Ele conhece a sua vida, sabe do que você precisa e como te abençoar. Alegre o seu coração, deixe Deus trabalhar por você e siga os passos para ser um verdadeiro vencedor com Cristo Jesus.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 06 de Junho  de 2012, culto noturno.

No comments: