Thursday, January 12, 2012

Seja um imitador de Cristo.

A paz do Senhor a todos, nossa palavra hoje edificará muitos corações, assim como fez em nossa igreja neste último culto. A qual se baseia na carta de I Coríntios 11:01 " Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo. " Ao falarmos de Paulo, nos deparamos com um grande homem de Deus, temente a palavra do Senhor, ao qual defendia, aplicava e doutrinava com mão forte. Homem que era uma fortaleza espiritual. E sempre muito satisfatório poder falar e poder aprender com os ensinamentos deixados por Paulo. Deus nos ama muito, nos conhece muito bem, somos criaturas dele, Ele sabe nossas aflições, nossas fraquezas, nossas preocupações. Aquele que te chamou, te compreende e te ama desse jeito.
No primeiro versículo acima, vemos Paulo nos afirmando que devemos ser como Cristo, imitarmos a Cristo e aqueles que são exemplos vivos dele dentro da igreja, assim como Paulo foi.
Muitos podem pensar que por serem crentes, irem a igreja, darem o dízimo, e aparentemente fazerem tudo corretamente, são sim imitadores de Cristo. Mas devemos vigiar e nos auto- analisar. O ímpio te observa o tempo todo, o seu reflexo do ser cristão afeta direta e indiretamente muitas vidas, ao quais podem valer a conversão de uma alma. Hoje, infelizmente, muitos se dizem crentes, porém ainda não se converteram, são apenas convencidos pelo Evangelho. Não houve um novo nascimento, não deixaram as coisas do velho homem para atrás, os costumes antigos ainda estão entranhados no cotidiano deles, como por exemplo, o linguajar chulo, as roupas desapropriadas ou até mesmo a ingestão de um  gole que seja de qualquer tipo de álcool.
Ser crente é uma responsabilidade muito grande, vai além do que você pode pensar que seja. Somos embaixadores de Cristo na Terra, carregamos o nome dele, Ele é santo e imaculado, como podemos ser exemplos dele se não mudamos os nossos hábitos e somos mal reflexo dele? Quando Deus olha para Terra, Ele espera encontrar homens e mulheres que estão levando o nome de Jesus com honra, temor e responsabilidade. Que dão bom exemplo fora e dentro da igreja, que atraiam pessoas a Cristo e que não repilam por serem crentes que falham com um conduta  desapropriada.
O cristianismo não é qualquer escolha, e deve ser realizado de qualquer maneira, não se mistura com o mundo, e muito menos com religiões que não pregam o Evangelho vivo, ensinado pela Bíblia.
Hoje, se fala muito de ecumenismo, que vem a ser a união das religiões, porém isso não pode se aplicar ao cristianismo, somos diferentes, somos separados por Deus, não pode haver nenhum tipo de confusão espiritual no nosso meio. Crente, pensa, fala, age, se veste diferente, as pessoas devem olhar e ver aquela pessoa de forma diferente, com um brilho, uma alegria diferente. Estamos no mundo, porém não pertencemos a esse mundo.
Por isso Paulo nos diz, que devemos ser imitadores de Cristo, Ele foi homem como todos nós e venceu, passou por todas as tentações, provações, e acredito que ninguém passou por mais humilhação e rejeição do que Jesus. 
Será que hoje seu irmão pode ver Cristo na sua vida? Será que você pode ser um bom exemplo de Cristo para o irmão que está ao seu lado? Que dirá o homem que está no mundo.
No versículo 03 vemos, " Mas quero que saibas que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher, e Deus, a cabeça de Cristo." Paulo nos fala sobre o relacionamento conjugal e espiritual. A esposa deve sim ser submissa a seu marido, e ele por sua vez, deve amar a sua própria esposa, fala de fidelidade. O marido deve amar a sua esposa apenas, não pode querer amar a mulher do vizinho, dividir o coração em dois, isso é pecado.
A cabeça, que é o guia, sobre a submissão dentro do relacionamento, o que implica em respeito e confiança mútua. Dentro de um relacionamento matrimonial, deve haver desejo sexual, e o atendimento da necessidade dele. Aquela história de estou cansado(a), aquela dor de cabeça diária, é porta para o diabo entrar no relacionamento, o divórcio começa na cama do casal.
O marido deve cuidar de sua esposa, o tesouro que Deus o deu, a sua auxiliadora, deve ser o cabeça, instruir e mostrar o caminho para sua esposa e sua família. Usar da palavra de Deus para isso, não basta apenas usar as suas palavras, a doutrina da Bíblia deve ser aplicada para que o casamento seja feliz e saudável.
O desejo de Deus para sua vida, é que você seja abençoado, e isso não quer dizer, que uma casa para ser feliz e abençoada deve ser próspera financeiramente. A paz e a felicidade verdadeira somente vêem do Senhor.
Muitos tem falhado e sofrido por buscarem no mundo uma ajuda e uma paz que são vazias, que resolvem aquele determinado momento, uma alegria passageira, mas o crente sabe que a verdadeira felicidade e aquilo que o mundo tanto busca, somente o Pai, o Filho e o Espírito Santo nos trazem.
Versículo 09 " Porque também o varão também não foi criado por causa da sua mulher, mas a mulher por causa do seu varão." O seu marido ou seu futuro marido precisa de você amada, você é plano de Deus para o seu esposo, foi criada para ele, para saciar as necessidades dele, o ajudar e ser submissa a ele. Aquela história de querer ser acima dele, resolver tudo no grito e querer impor autoridade sobre ele, só abrirão brecha para o inimigo causar contenda no seu lar. Seja sábia e edifique o seu lar.
Deus abomina o divórcio, a família é plano de Deus, projeto do Senhor desde o princípio.
Ser crente é ser diferente, quando você aceita a Jesus como seu salvador, passa pelas águas batismais, você assume um compromisso com Deus e perante os homens na Terra, de levar o nome de Jesus contigo, de ser exemplo, de fazer a diferença, de deixar o velho homem morrer e ser nova criatura.
Deus precisa de ti para ser o vaso dele, resgatar almas que estão perdidas, que estão nesse momento já enterradas sem salvação, pois não houve alguém que pudesse falar de Jesus para elas.
Deus não está preocupado com quem você é, se você é simples e pouco instruído, ou se é intelectual, rico ou famoso, a sua posição não importa, pois Ele quer ver o seu coração e usar a sua vida, o mais o Espírito Santo realiza por ti.
Deus quer te fazer um ganhador de almas, não deixe a chance passar por você, não pense que isso é para seu vizinho do lado, é você que Ele chama. Pode através de sua vida resgatar aquele seu familiar que nunca pensou um dia entrar em uma igreja, aquele seu amigo  que no passado era seu companheiro de noitada, o seu chefe, que hoje pode te trazer alguns momentos de dificuldades no trabalho, que te humilha as vezes. Esses poderão ter as vidas transformadas, receber a salvação de Jesus, serem novas criaturas, mas Deus precisa de ti, amado, deixe Deus usar a sua vida.
Jesus tem liberdade de entrar e habitar em sua casa? Todos sabemos que quando Jesus entra é para transformar, fazer tudo novo, operar milagres, aquilo que para ti já está perdido, parece impossível, Jesus pode mudar e transformar em benção. Mas o primeiro passo deve partir de você. Basta crer, abrir a porta e deixar Ele agir por ti.
Não é tempo de parar, não desista da sua benção, abra mão de si mesmo, de seus desejos e deixe Deus governar seus pensamentos, seus desejos, seus passos, sua vida e o seu lar.
Somos crentes, somos cheios de falhas, pecamos diariamente, perfeito somente Jesus, mas somos felizes,  abençoados pelo Senhor, temos o fluir do Espírito Santo em nossas vidas, temos a alegria da salvação, temos a esperança que a benção nos alcançará em nome de Jesus.
Para seu irmão sorrir ele depende do seu sorriso, para alguém se encher de alegria, muitas vezes a sua alegria deve o contagiar, somos o povo mais feliz da Terra, somos mais que vencedores, desperte para Cristo.
Permita a alegria do Senhor contagiar os demais a sua volta, no seu trabalho, na sua igreja, na sua vizinhança, com seus familiares, seus amigos, seu esposo, seu noivo, seu namorado. Seja espelho de Jesus, o verdadeiro imitador de Cristo, para que a alegria do ser Cristão reflita nos outros a sua volta e assim, desperte o interesse deles em querer conhecer o que tanto te faz feliz. Fale do amor, da paz, da salvação de Jesus, muitos precisam de um ânimo, de uma palavra de consolo, de uma motivação, de um avivamento, que pode e deve vir através de ti amado. Porém, se não ouvir o fluir de Deus e a mudança verdadeira na sua vida, esses não poderão ser alcançados, se Cristo ainda não habita com liberdade em sua vida, em sua casa e no seu caminhar diário, não haverá a possibilidade de você ser um imitador de Cristo, deixe Deus governar por ti e seja um bom exemplo de Cristo.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 11 de Janeiro  de 2012, culto noturno.

No comments: