Thursday, August 11, 2011

Sua reação as criticas.

A paz do Senhor Jesus a todos os nossos queridos irmãos e leitores do nosso blog, ao qual tem alcançado muitas vidas para honra e gloria do Senhor, a palavra de hoje se baseia no livro de Gálatas capitulo 2, ao qual iniciamos com o verso 1-2 " Depois, passados 14 anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. E subi por uma revelação e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios e particularmente aos que estavam em estima, para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em Vão."A Bíblia e' a palavra de Deus, esse culto que realizamos podemos sentir a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo, esperamos que de onde você desfruta da leitura deste blog, Deus possa também estar com você e assim o Espírito Santo ministre em seu coração para o entendimento dessa palavra, ao qual e' destinada aos cristãos que são amadurecidos na fe', que estão certos que irão para o Céu. Na Palavra de Deus esta' escrito que Ele nos surpreende e esperamos que hoje o Espírito Santo possa nos surpreender e nos fazer ter o melhor entendimento dessa pregação. 
O Apostolo Paulo e' quem rediz essa carta de Gálatas, todo judeu devia ser circunciso pelo sacerdote, a retirado do que conhecemos por fimose, que para eles representava impureza, por isso deveria ser removido, para que pudessem estar limpos e santificados.
Verso 4 " E isso por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetidos, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, porem em servidão."
Esses irmãos mencionados acima vieram ate' Paulo com o objetivo de avaliar e julgar o tipo de pregação de Paulo, eles eram falsos cristãos, que buscavam algum erro em Paulo para que pudessem então acusa-lo. O qual apenas pregou e seguiu o direcionamento de Deus, ele não cedeu a autoridade de nenhum homem e muito menos desses falsos irmãos, que queriam que Paulo pregasse de uma forma que não fosse a verdade e o que o Espírito Santo mandava Paulo pregar.
No verso 6 vemos Paulo chamando esses irmãos de alguma coisa, algo sem importância, Paulo se preocupava em obedecer a Deus, independente do que qualquer homem falasse contra.
Seguindo para o verso 11, vemos a menção de que Paulo resistiu a cara de Pedro, chamado de repreensível.
O que entendemos aqui, e' que Pedro estava recebendo uma critica da parte de Paulo, agora e' a grande questão:  Como você tem reagido ao receber uma critica?
Muitas das vezes no's falhamos em ouvir uma critica, você e' daquela pessoa que aceita a critica, ou coloca a mão na cintura e pergunta quem e' aquela pessoa para critica-lo?
Você vê como algo positivo ou algo negativo?
Não importa qual e' a critica, mas importa como você age a essa critica, que normalmente e; algo verdadeiro, se não dermos ouvidos a uma critica, você nunca vai ter a chance de melhorar e crescer.
Para isso  você deve conhecer também os motivos que levaram aquela critica, mas o que ocorre e' que ao ouvir uma critica ja' não queremos nem mesmo dar ouvidos ao restante, que no caso são os motivos da critica.
Seguindo os versos desse capitulo de Gálatas, vemos Pedro que era um judeu, mas Deus o levantou para pregar para os gentios, Pedro era um homem de temperamento duro, bruto, arrogante, mas recebia as criticas e se consertava, não cometia os mesmos erros.
As vezes Deus te da' uma critica através de um sonho, de uma palavra na Bíblia, de um louvor que toca o seu coração, e de outras formas, cabendo a você dar ouvidos, entender e ter uma transformação verdadeira. As criticas devem fazer você mudar e assim você crescer.
Se você não gosta de ser criticado, também não critica ninguém, porque dai te da o direito de ser criticado.
O cristão leva sim desaforo para casa, e a maior diferença dele, e' que coloca aos pés do Senhor e espera que Deus o honre na hora certa.
Mateus 5:37 "Seja, porem, o vosso falar: Sim, sim, Não, não,porque o que passa disso e' de procedência maligna." 
O que você plantar você também vai colher. Se você faz o bem, também recebera' o bem, mas se faz o mau, recebe o mau, se fala com os outros de forma mal educado, as pessoas falarão com você de forma mal educada também, a maneira que você trata os demais, será dessa mesma forma que você será tratado.
Tiago 1: 19-20 "  Sabeis disto, meus amados irmãos, mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus." 
A Bíblia diz que você deve sim dar a segunda face, crente não pode responder o mau com o mau, ou agir por impulso devemos ter domínio próprio, dominar nossas acoes, as reações que temos e muito menos abrir a boca sem pensar, principalmente naquele momento de raiva, no's somos chamados para sermos a luz do mundo e trazermos vida, temos que dar um bom testemunho, nem tudo o que vem em seus pensamentos você deve soltar através de sua boca. Somos chamados para fazermos a diferença, e darmos sim bom exemplo, ouvirmos as criticas e nos consertarmos.
Quando Deus nos revela algo e' para nosso próprio crescimento, cabe a no's mesmos discernirmos e termos o principio de fe' e assim a ética crista.
Temos que ter ética no nosso falar, nosso agir, ter ética ao falar ao seu irmão, especialmente naquele momento de alertar seu irmão sobre algo.
Existem princípios éticos e o respeito mutuo entre as pessoas, existe aquele irmão que tem um temperamento mais duro e explosivo, que sera' difícil de você lidar, mas dai entra a questão do principio e de você fazer a diferença na vida dele, mostrando como um verdadeiro cristão deve agir, usando com a sabedoria do Espírito Santo.
O seu direito começa, onde termina o do outro, assim como Pedro e Paulo, um foi levantado para pregar para os gentios e outro para os judeus, o direito de Paulo começou quando o de Pedro terminou.
Se você quer ser respeitado, você deve respeitar o outro.
Provérbios 15:01 "  A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira."
O cristão deve ter uma maneira diferente de agir, de se portar, de se pronunciar, de se vestir, de se sentar, usar suas palavras com sabedoria.
Cristão não se senta de qualquer jeito, não fala qualquer coisa a todo momento, não veste qualquer coisa, não e' dessa forma que cristão age.
Nem tudo o que gostamos ou queremos deve ser feito em todos os momentos de nossas vidas, temos regras e princípios a serem seguidos,
Como tem sido a sua vida diante de Deus e perante aos seus irmãos em Cristo? Imagine se todos te tratassem da forma que você tem tratado eles? Essa historia de que você levantou de pé esquerdo e esta' num mau dia não pode existir para o cristão.
Temos que tomar cuidado, se Deus esta' nos alertando e' para que possamos sim vigiar nossa vida, devemos nos controlar, travar nossa língua, controlar nossas emoções.
Paulo tinha um espinho na carne para lembra-lo que a Gloria era apenas de Deus,  e você esta' precisando de um espinho na carne também? 
Se controle mais, peca a ajuda divina para Deus poder te moldar. Mesmo o pensamento ruim vindo a sua mente, a ira chegando, não deixe isso aflorar, porque dai você vai pecar e tudo o que fazemos deve ser feito para a gloria de Deus.
O passarinho pode ate pousar em sua cabeça, mas não deixe ele fazer ninho, não se contamine, seja forte.
Vigiemos o nosso falar, a forma que tratamos uns aos outros, mude a sua forma de ser e agir, amadureça pessoalmente e espiritualmente.
Cristão não sai batendo o pé, ele deve sair de uma forma que Cristo possa se agradar do caminhar dele, quando você da as costas para um irmão, você esta dando as costas para a noiva de Cristo. Devemos nos tratar de forma delicada e sermos maduros na fe'.
Que Deus te abençoe e te guarde, fique firme com Jesus, a sua volta não demora. Mensagem pregada pelo nosso Pastor Luiz Henrique de Oliveira Senior pastor da Piebhawaii no dia 10 de Agosto  de 2011, culto noturno.

No comments: